SUPERJET 100 ENTRA NOS CÉUS DA AMÉRICA LATINA
RIA Novosti
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O projeto russo Superjet 100 está compensando uma série de perdas de prestígio causadas por acidentes aéreos com esta aeronave. O aperfeiçoamento de alguns blocos e agregados veio aumentar a sua competitividade em mercados externos. A companhia aérea mexicana Interjet pretende comprar 20 engenhos desta série até ao fim de 2014.
De acordo com o presidente da
companhia, José Alvarez, os investimentos para a aquisição irão superar 1
bilhão de dólares. O contrato será implementado mediante créditos
bancários concedidos pela Itália, França e a Rússia. Os primeiros lotes
serão fornecidos já em maio de 2013. O último avião será entregue ao
México em dezembro de 2014.
O aumento do parque de
aviões da Interjet vem abrindo excelentes perspetivas perante a
companhia aérea mexicana. A aquisição de novos Superjet tornará possível
a criação de 80 rotas tanto internas como externas. Planeja-se, por
exemplo, abrir novas rotas com destino aos EUA e à Colômbia.
Trata-se
de um projeto muito interessante para ambas as partes, afirma em
entrevista à Voz da Rússia Oleg Panteleev, diretor do Serviço Analítico
da agência Aviaport.
“A companhia mexicana, em vias
de crescimento, precisa de uma aeronave desse tipo. O novo avião
convém-lhe pelas características apresentadas pela empresa fabricante.
Há que referir ainda dois aspetos essenciais: os prazos de entrega, que
devem ser respeitados na íntegra, e a segurança do avião, de acordo com
as especificações indicadas pela empresa produtora”.
Deste
modo, o Superjet 100 irá substituir as aeronaves A320 por motivos
econômicos: os aviões russos consomem menos 15% do combustível que os
concorrentes. Embora o México não desista de produtos do consórcio
Airbus, os engenhos russos preencherão uma lacuna existente no mercado
mexicano, por serem mais adaptados para o uso em zonas montanhosas com
elevadas temperaturas e em rotas aéreas superiores a 1000 km de
extensão. A direção da Interjet espera contar com a elevada intensidade
de voos que os aviões russos poderão suportar.
Da
cooperação com o México dependerá ainda o futuro destino do avião russo
no mercado internacional. Como se sabe, uma série de acidentes levou à
correção dos planos de alguns potenciais consumidores. Mas os
especialistas estão convencidos de que o novo engenho será capaz de
superar este período difícil, podendo atrair a atenção de muitos
clientes, frisou o diretor-geral da Aliança de Tecnologias Aéreas,
Viktor Pryadka.
“O avião será útil para outras
companhias, se forem realizados oportunamente os aperfeiçoamentos
necessários. Devido aos motores econômicos e aos componentes importados,
o Superjet será capaz de fazer concorrência nos mercados do México e de
alguns outros países”.
Se atual projeto for um
sucesso, os novos contratos serão concluídos já em breve. Apesar de o
mercado estar saturado, o avião russo não tem muitos concorrentes e
continua no foco das atenções de países do sudeste asiático. Mas nessa
zona, muita coisa dependerá da política de marketing da empresa Sukhoi. Os especialistas farão tudo para que o projeto seja bem-sucedido.
fonte/VozDaRussia
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