segunda-feira, 28 de setembro de 2009

VENDA DA EMBRAER PARA ARGENTINA PODE TER SIDO SUPERFATURADA

O acordo entre a fabricante brasileira de aviões Embraer e o governo argentino de Cristina Kirchner para a venda de 20 aeronaves brasileiras à estatal Aerolíneas Argentinas está sob suspeita de superfaturamento, segundo informações publicadas nesta segunda-feira, 28, pelo jornal La Nácion. Os 20 aviões modelo E190AR deverão começar a chegar ao país em julho de 2010 e vão custar US$ 698 milhões, dos quais 85% serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 15% pelo Estado argentino. As estimativas são de que o superfaturamento na compra dos 20 aviões estaria ao redor de US$ 100 milhões, conforme o jornal. Ainda segundo o La Nácion, o governo argentino não realizou uma licitação pública para a compra dos aviões,o que seria ilegal.

Cada unidade custa US$ 34,9 milhões à Argentina, mas segundo levantamento realizado pelo jornal, em novembro do ano passado, pelo mesmo modelo, a Aeroméxico pagou US$ 29 milhões, e em julho último, a TACA Airlines pagou US$ 30,5 milhões. Segundo a revista especializada Aircraft Commerce, a Air Europa pagou US$ 31 milhões pelo E195AR, "um preço idêntico ao que publicou em dezembro a revista Airline Fleet Management", destaca o jornal. Procuradas pela reportagem da Agência Estado, a Embraer e o BNDES, até às 13h50, não tinham um posicionamento sobre as informações veiculadas pelo La Nácion.

Ao La Nácion, o Ministério de Planejamento, ao qual a Secretaria de Transportes está subordinada, explica que o preço real de cada avião é de US$ 30,6 milhões, os US$ 4,3 milhões adicionais dizem respeito aos serviços extras previstos no acordo, como capacitação técnica para manutenção das aeronaves e fabricação de algumas peças e instrução de pilotos. A operação foi negociada pelo ex-secretário de Transportes, Ricardo Jaime, demitido do cargo após denúncias de corrupção e que responde a processo na Justiça. Segundo o jornal, o valor total do contrato é questionado internamente pela companhia porque é mais elevado que outras empresas pagaram pelo mesmo tipo de aeronave.

As suspeitas foram levantadas depois que o ex-presidente da Aerolíneas Argentinas e atual Ministro de Justiça, Julio Alak, disse, no início do ano, durante uma reunião de diretoria, que cada aeronave custaria no máximo US$ 29 milhões, ou seja, US$ 6 milhões a menos que o firmado pelo convênio com a Embraer, segundo o La Nácion.

A presidente Cristina Kirchner anunciou a assinatura do acordo de compra dos 20 aviões da Embraer em 21 de maio deste ano. Os aparelhos serão destinados à companhia aérea Austral, subsidiária da Aerolíneas Argentinas, reestatizada no ano passado. A Aerolíneas e a Austral não compram aviões novos desde 1992. Na época, a presidente Cristina destacou que sua intenção era de "revitalizá-las" com a aquisição de novas aeronaves.

Além da compra de aviões da Embraer, a presidente assinou um entendimento entre a Embraer e o governo argentino para o apoio ao desenvolvimento e capacitação tecnológica da Área Material Córdoba (AMC), a ex-Fábrica Militar de Aviões argentina, em processo de reestatização. O plano é que a AMC, no futuro, forneça serviços e peças para aeronaves da Embraer.

fonte/Agência Estado

TENSÃO EM AVIÃO NA HORA DE POUSAR EM FORTALEZA

Susto em um voo da Ocean Air, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza, no Ceará, na tarde desta segunda-feira (28).

Na hora do pouso, o comandante identificou um problema nos flaps - equipamento que auxilia os freios da aeronave, e precisou arremeter.

Segundo a Infraero, depois de dar uma volta sobre a Capital cearense, o comandante comunicou à torre que pousaria e que não precisaria de autorização para um pouso de emergência.

A aeronave não precisou de manutenção e seguiu viagem para Brasília.

fonte/TV Verdes Mares

CAPITÃO SULLY VAI VOLTAR A VOAR, INFORMA A US AIRWAYS


A companhia aérea US Airways anunciou nesta segunda-feira (28) que o capitão Chesley “Sully” Sullenberger, o piloto herói que pousou um avião em segurança no Rio Hudson, em Nova York, em 15 de janeiro.

Além de voltar a voar, ele vai assumir funções na manutenção da segurança das aeronaves da empresa.

Doug Parker, CEO da empresa, afirmou que a US Airways está "orgulhosa" de poder novamente contar com os serviços de Sullenberger.

Sully disse que os meses desde o pouso de emergência foram "cheios" e que ele e sua família tiveram experiências inesquecíveis. No entando, ele disse estar com saudades dos colegas e de voar.

"Em meu novo papel, vou continuar sendo o mesmo defensor da segurança de voo que sempre fui durante várias décadas", disse ele, segundo a empresa.

A data do retorno de Sully ainda não foi definida.

fonte/ G1 foto/Reuters

VOOS NACIONAIS COM DESTINO À CAPITAL BAIANA CRESCEM 5,3 %

O número de desembarques no Aeroporto Internacional de Salvador (foto) apresentou variação positiva com relação aos números alcançados no ano passado. De acordo com a Infraero, o mês de junho representou a retomada do crescimento na chegada de passageiros no terminal aéreo da capital baiana.

Dados da estatal que administra o aeroporto de Salvador apontam que de janeiro a agosto de 2009, 1,726 milhão de pessoas desembarcaram na cidade contra 1,637 milhão, o que representa um acréscimo de 5,3%. Até junho, os números se mantiveram similares ao ano passado, com algumas variações negativas registradas ao longo do semestre.

A realização de eventos importantes como o São João, a etapa de Salvador da Stock Car, a partida entre Brasil e Chile pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e o Congresso Brasileiro de Cardiologia contribuíram de forma significativa para o aumento dos desembarques na capital.

A crise econômica mundial, a queda na cotação do dólar e a Gripe A foram alguns aspectos que fizeram com que os brasileiros viajassem mais dentro do país, deixando de ir para o exterior.

fonte: correio24horas.globo.com

RYANAIR VENDE MAIS DE UM MILHÃO DE VIAGENS A 5 EUROS

A partir do aeroporto de Faro ou do Porto, os clientes da Ryanair vão poder viajar para a Europa por 5 euros.

As viagens estão disponíveis para mais de 500 rotas europeias, sendo que as reservas devem ser feitas 'online' antes da meia-noite de quinta-feira, dia 1 de Outubro, informa a Ryanair em comunicado.

Em Portugal, a 'low cost' irlandesa disponibiliza viagens com partida do aeroporto Sá Carneiro com destino a várias cidades na Europa, nomeadamente Barcelona, Madrid, Frankfurt, Milão, Paris e Bruxelas. Com partida do aeroporto de Faro é possível viajar a 5 euros para Liverpool, Bruxelas, Dublin e Londres.

A Ryanair adianta ainda que os bilhetes a 5 euros têm todas as taxas incluídas se os passageiros optarem por pagar com Visa, levando apenas uma mala de mão e abdicando de embarque prioritário.

Fonte: Económico (Portugal)

TAM TEM 146 VAGAS DE TRABALHO

Quem tem vontade de trabalhar em uma companhia área tem 146 oportunidades na TAM. Isso foi o que a empresa divulgou através do seu Twitter na noite de domingo.

Os interessados podem conferir as vagas abertas clicando aqui.

Há vagas em diversos setores, incluindo engenheiro, analista de RH, agente de aeroporto e estágio em diversas áreas.

fonte/A Notícia

SKYCATCHER FAZ VOO INAUGURAL NA CHINA

O monomotor 162 Skycatcher, com chegada prevista para o próximo ano no mercado brasileiro – onde já tem 60 unidades encomendadas – fez no dia 17 em Shenyang, no nordeste da China, o seu vôo inaugural. Fabricado pela Cessna Aircraft Company, e vendido no Brasil pela TAM Aviação Executiva, líder nacional em comercialização de jatos executivos, o avião que debutou ontem no espaço aéreo chinês realizou diversos testes de qualidade de manejo e será, agora, embarcado para os Estados Unidos, onde será remontado com vistas à sua entrega no mercado, americano, no fim do ano.

"O programa do Skycatcher continua a fazer progressos significativos com este voo inaugural de nossa primeira aeronave, seguindo à risca o que foi anunciado em julho, quando do anúncio da certificação ASTM do avião. Estamos animados com relação ao planejado e ávidos por ver o Skycatcher ocupar o seu lugar no mercado”, disse Jack J. Pelton, CEO da Cessna.

Com preço estimado em US$ 112 mil nos Estados Unidos, antes da importação, o Skycatcher é um monomotor a pistão, com propulsor Teledyne Continental O-200D de 100 HP, bi-pá e asa alta. A aeronave possui um sistema de aviônicos (Garmin 300) desenvolvido especialmente para o modelo, além de confortáveis assentos ergonômicos de fibra de carbono. A autonomia de voo de é de quase 6,0 horas e pode alcançar a velocidade de 219 km/h.

A chinesa Shenyang Aircraft Company é responsável pela fabricação da fuselagem do Skycatcher e pela sua integração ao motor e aos aviônicos, ambos fabricados nos Estados Unidos. Com uma longa experiência na produção de aviões militares e civis, a Shenyang foi escolhida após uma concorrência internacional.

fonte/foto/TAM/divulgação

AMERICANO É PRESO POR PERSEGUIR A EX-NAMORADA COM UM AVIÃO

O norte-americano Tom Huey foi preso na última quarta-feira (23) na cidade de Concord, no estado da Califórnia (EUA), acusado de perseguir sua ex-namorada com um avião, segundo reportagem do jornal local "Claycord".

Foto: Reprodução/Claycord

Avião que era usado por Tom Huey para intimar a ex-namorada. (Foto: Reprodução/Claycord)

De acordo com a polícia de Concord, Huey ficava dando círculos com o avião próximo à casa de sua ex-namorada com frequência. Ele foi detido na quarta-feira depois que pousou sua aeronave no aeroporto local.

A prisão pôs fim a mais um ano de assédio contra a ex-namorada. As brincadeiras de Huey também irritaram os vizinhos da mulher. Eles relataram que Huey ficava sobrevoando o bairro em baixa altitude desde abril de 2008, dois meses após o fim do namoro.

As autoridades afirmaram que o caso tomou novo rumo na semana passada, quando os moradores começaram a encontrar folhetos que continham insultos raciais perto da casa da mulher.

Huey foi preso no aeroporto de Concord e levado para a cadeia do Condado de Martinez. Sua fiança foi fixada em US$ 155 mi.
fonte/foto G1

OPEN DAY- EMIRATES AIRLINES - CONCURSO PARA TRIPULANTES

O Portal Meio Aéreo tem a honra de anunciar em primeira mão as datas dos próximos Open Day para contratação de comissários de voo brasileiros para a equipe de tripulantes da Emirates Airline.

Após longo período sem novas seleções, a Emirates volta a contratar em todo o mundo – Melbourne, Vancouver, Casablanca, Manila, São Paulo, Perth, Bangkok, Johannesburg, Mar Del Plata, Tunis e Sofia.

Aqui no Brasil as pré-seleções são realizadas pela Fly Right International e você já pode encaminhar seu currículo para a consultoria no e-mail: cabincrew@flyrightintl.com

Os candidatos deverão comparecer em traje social e levar:

- Currículo em Inglês;
- Foto 5×7 (em traje social e sorridente, sendo que moças devem estar de maquiagem e lenço)*
- 1 ou duas fotos de corpo inteiro casual

Para quem ainda não participou, o Open Day da Emirates é uma pré-seleção onde apresenta-se a companhia com um video, há uma redação e outros testes em inglês, além de uma entrevista individual.

Como o Open Day é uma seleção aberta ao público, há muitos candidatos e é preciso um pouco de paciência pois o processo leva cerca de 3 a 5 horas.

fonte/PortalMeioAéreo


A380 DA SINGAPORE AIRLINES REGRESSA A PARIS DEVIDO A PROBLEMAS NUM DOS MOTORES


O Airbus A380-800, prefixo 9V-SKJ, da Singapore Airlines, que voava de Paris para Singapura (voo SQ-333), teve que voltar à capital francesa, devido a problemas no motor nº 1 (Trent 970), detectados quando sobrevoava Krakow, na Polônia, duas horas e meia depois de ter decolado.

O avião leva a bordo 444 passageiros e apesar de estar concebido para continuar a voar com apenas com três dos quatro motores, regressou a Paris por precaução, onde pousou em segurança, cerca de 5:15 após a partida.

A Singapore Airlines foi a primeira companhia aérea a voar com o A380 e começou a utilizar o aparelho na rota Singapura Paris no início deste ano.

Fontes: PressTur

PARAQUEDISTA MORRE APÓS SE CHOCAR EM COLEGA

Acidente aconteceu no fim de semana, em Nova Ponte.

Outro rapaz teve politraumatismo e foi levado a hospital.



Um paraquedista de 23 anos morreu no fim de semana, em Nova Ponte (MG). O equipamento dele se enroscou em outro, em pleno ar.

Um fotógrafo registrou o acidente. Os dois paraquedistas se enroscaram a cerca de 25 metros do chão. Um deles se soltou, tentou abrir o equipamento reserva, mas era tarde demais. Após cair, o jovem chegou a receber atendimento médico, mas não resistiu.

O outro paraquedista, de 27 anos, sofreu politraumatismo, foi levado ao hospital e não corre risco de morrer.

A aterrissagem estava prevista para acontecer a cerca de cinco quilômetros do local do acidente, segundo o organizador dos saltos

Fonte: G1

DEPUTADO USA PASSAGEM DA ESPOSA

Uma situação inusitada fez atrasar a decolagem de um voo no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre. O deputado federal Marcos Antônio Ramos da Hora (PSC/PE - foto) causou um transtorno ao ser flagrado pela tripulação do voo Gol 1680, com destino a Petrolina, tentando embarcar com o bilhete no nome da esposa. Agentes da Polícia Federal de plantão no aeroporto foram acionados pelo comandante da aeronave para retirá-lo, já que o parlamentar oferecia resistência para descer do avião. Após ser conduzido para o lado de fora, o deputado teve de prestar depoimento à PF.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, o parlamentar disse, em depoimento, que teria chegado atrasado para o check in do voo, que estava marcado para as 14h20 do sábado. A versão do deputado é de que os funcionários da Gol teriam autorizado seu embarque no lugar da esposa, que tinha feito o check in com antecedência. A assessoria de imprensa da empresa aérea nega que tenha dado a autorização e alega que só teria percebido o engano após a checagem da lista dos passageiros dentro do avião.

Depois da chegada das autoridades, a PF informou que Marcos da Hora permaneceu por alguns minutos dentro do voo, mas teria agido com naturalidade diante da orientação de sair. Não houve confronto nem bate-boca, segundo a polícia.

A reportagem do Diario tentou ontem à noite localizar o deputado para comentar o caso, mas ele não foi encontrado. Segundo uma irmã dele, que não quis se identificar, o parlamentar teria embarcado no voo de outra companhia para Petrolina. A Gol disse que tentou remarcar a viagem com o cliente para outro horário, mas ele não quis.

A assessoria de imprensa da Gol lamentou o ocorrido e justificou que a medida de retirar o deputado do voo seguiu as normas de segurança da aviação mundial e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Conhecido como "negão abençoado", o deputado Marcos da Hora foi um dos mais votados na eleição de 2006. Cantor e compositor gospel, é um dos representantes da bancada evangélica do estado na CâmaraFederal.

fonte/Diário de Pernambuco foto/camara.gov.br

AERONAVE MILITAR JAPONESA ATERRISSA EM CAMPO DE ARROZ


Aeronave das forças de defesa do país termina aterrissagem em um campo de arroz, na base aérea de Ozuki, na cidade de Shimonoseki. Nenhuma pessoa ficou ferida quando o avião de carga não conseguiu frear o suficiente antes do término da pista de pouso.
fonte/foto/Terra

UM MORTO E DOZE FERIDOS EM ACIDENTE COM ULTRALEVE NA CORÉIA DO SUL

Depois de bater uma pipa, o pequeno avião Skyranger, prefixo S2176, colidiu contra um ônibus de dois andares na noite (hora local) de domingo (27) na exposição na Feira Mundial 2009 e Festival Internacional de Songdo City, Incheon, na Coréia do Sul.

Um passageiro do avião chamado On, 46 anos, morreu e o piloto de 44 anos, de sobrenome Kim, ficou gravemente ferido.

Nove crianças do ensino fundamental e dois outros adultos que estavam dentro do ônibus ficaram levemente feridos. Eles receberam tratamento de emergência em uma clínica local e no Inha University Hospital.

Ambulâncias, uma moto patrulha e caminhões de bombeiros foram mobilizados imediatamente e pulverizaram água para evitar um incêndio no motor da aeronave. A polícia disse que o avião estava participando no Incheon Sky Festival que foi realizado na Yeongjong Island, em Incheon.

Quando voltava à ilha, depois de voar sobre Songdo, uma asa da aeronave colidiu com uma pipa envolvida em uma competição que estava sendo realizada na feira. A aeronave girou no ar algumas vezes antes de cair, de acordo com investigadores. "O comitê organizador confirmou que o avião não foi convidado para a Feira e Festival Global", disse um oficial que pediu para não ser identificado. "A investigação está em andamento para determinar o motivo do acidente."

fonte/JoongAng Daily - Fotos/ Yonhap

FRANÇA SUSPENDE BUSCA DO PILOTO DO CAÇA RAFALE ACIDENTADO

A Marinha francesa anunciou neste domingo a suspensão das buscas de um dos pilotos dos dois caças Rafale que caíram no mar na quinta-feira passada, no Mediterrâneo.

"Todas as pistas que permitiam ter esperanças foram esgotadas, e decidimos suspender as buscas aéreas do piloto aeronaval às 21h00 de hoje", declarou a Marinha em um comunicado.

"Os numerosos meios empregados nos últimos três dias lamentavelmente não permitiram encontrar o capitão-de-fragata da reserva François Duflot, piloto de teste da 'Délégation générale pour l?armement (DGA)'", revelou a Marinha.

O outro piloto envolvido, que conseguiu se ejetar, foi resgatado são e salvo no dia do acidente.

Segundo o capitão-de-fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de informação da Marinha, os Rafale estão, provavelmente, a 600 metros de profundidade.

Os dois Rafale do porta-aviões "Charles-de-Gaulle" caíram, provavelmente, devido a um choque entre ambos, diante da costa de Perpignan.

O acidente foi registrado em um momento particularmente delicado para a França, já que o caça, que até agora nunca foi vendido para o exterior, aparece como favorito para vencer um contrato de cerca de 5 bilhões de euros com o Brasil.

fonte/ AFP

COM DOIS AVIÕES, O COMANDANTE MÁRIO MOREIRA AGITA O MERCADO AO ANUNCIAR ROTA ENTRE O RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assegura que não há nada certo. Mesmo assim, uma pequena empresa aérea, com frota de apenas dois aviões, agitou o mercado de transporte aéreo nacional na semana passada. A carioca Team Linhas Aéreas virou o assunto do momento ao anunciar o lançamento de uma rota alternativa à ponte aérea Rio-São Paulo. Sua intenção é ligar as duas cidades pelos aeroportos de Jacarepaguá, no Rio, e Campo de Marte, em São Paulo. A polêmica estourou imediatamente, com reclamações generalizadas, incluindo as feitas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB). Para o fundador e presidente da companhia, o coronel aviador da reserva Mário Moreira, a ligação, além de estar de acordo com a legislação vigente, é uma forma de democratizar o uso dos dois aeroportos.

Moreira (de branco): ex-coronel usou experiência como consultor para criar a Team

Moreira vive e respira aviação desde os 15 anos de idade, quando entrou na Academia da Força Aérea (AFA), da qual saiu formado piloto de jatos F-5. Com algum tempo de serviço militar, foi transferido para o Primeiro Grupamento de Aviação de Caça, na cidade gaúcha de Santa Maria. Permaneceu ali até atingir o posto de coronel aviador e de líder de esquadrão. Ao mesmo tempo, começou a cursar economia na faculdade da cidade e, após se formar, decidiu abandonar a carreira militar, em 1995. Sua primeira missão fora da Aeronáutica foi comandar uma consultoria de negócios em aviação civil, área na qual se especializou. "Ajudei a desenvolver o plano de negócios da maioria das mais novas companhias aéreas regionais do País, como a Trip e a Passaredo", diz. O trabalho despertou em Moreira o interesse em criar sua própria empresa aérea. Faltava apenas um avião ideal para colocar em prática o que ele tinha em mente.

"Durante uma consultoria para um banco, que queria avaliar a possibilidade de oferecer leasing aeronáutico para o Brasil, conheci o LE T 410", conta Moreira. Embora fabricado na República Tcheca, o avião tinha todas as características de uma aeronave ocidental. "Ele oferecia excelente qualidade técnica para voos regionais e um preço imbatível", diz. Com o fim da União Soviética, os preços dos aviões estavam muito baixos, ainda que utilizassem equipamentos (aviônicos) ocidentais de ponta. "Basicamente, o preço era tão baixo que você pagava pelos aviônicos e levava o avião de graça", diz o coronel. Em 2001, Moreira conseguiu recursos suficientes para adquirir o primeiro LE T 410 e dar início à Team. Sua proposta inicial era oferecer ligações para cidades turísticas no Rio de Janeiro, como Paraty e Angra dos Reis. "Tive muita sorte", afirma. "Naquela época, muita gente da Petrobras estava se mudando do Rio para Macaé, e fiz um acordo com a empresa", diz. "Para garantir a rota, a Petrobras se comprometeu a comprar três assentos em todos os meus voos para Macaé." Em pouco tempo, a empresa cresceu, expandiu sua malha e incorporou mais duas aeronaves. Em 2006, Moreira vivenciou uma tragédia. Em um voo entre o Rio e Macaé, um de seus aviões bateu na Serra do Mar durante mau tempo, matando todos os 19 ocupantes."Foi mais difícil sobreviver ao acidente do que começar a empresa."

A Team sobreviveu. No início de 2009, Moreira decidiu que era hora de criar uma nova ponte aérea entre São Paulo e Rio ao saber da decisão da Anac de liberar as operações em qualquer aeroporto do Rio. "Isso abriu caminho para essa rota que vamos abrir", diz o coronel. Hoje, para abrir uma rota aérea, basta que haja disponibilidade nos aeroportos de destino e origem e que a operação seja comunidada à Anac. Para ele, toda a polêmica em torno do projeto se deve a interpretações equivocadas de suas proposta. "Não se trata de mudar a ponte aérea do Santos Dumont para Jacarepaguá, mas dar uma alternativa para quem mora na Barra da Tijuca." Para especialistas, o problema é o precedente que a nova rota pode criar. "Se uma empresa oferecer o serviço, outras também vão querer oferecer", afirma Respício do Espírito Santo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (Cepta), da UFRJ. "A questão é que esses dois aeroportos não têm capacidade para receber voos regulares frequentes." Moreira também pode enfrentar outra dificuldade.

Uma das opções sugeridas no projeto do trem-bala, que liga São Paulo ao Rio, é usar o Campo de Marte como estação. Se isso ocorrer, o aeroporto pode ser desativado

fonte/Isto é Dinheiro foto/ André Coelho/Ag. O Globo

BALIZAS DO CAÇA RAFALE SÃO DETECTADAS PELA MARINHA FRANCESA

A Marinha francesa anunciou neste sábado que encontrou um pedaço da asa de um dos dois caças Rafale que caíram na quinta-feira no Mediterrâneo, assim como a descoberta do sinal de uma de suas balizas, segundo um comunicado divulgado em Paris.

Esses sinais foram detectados no mar, não muito distante do ponto de impacto das aeronaves, diante da costa de Perpignan (sul da França).

"Os Rafale estão, provavelmente, a 600 metros de profundidade", indicou à AFP o capitão de fragata Bertrand Bonneau, do Serviço de informação da Marinha francesa.

"O que foi detectado são os 'pings', as emissões acústicas dessas balizas, similares às dos aviões de carreira", indicou. Esses sinais são emitidos automaticamente quando as balizas entram em contato com a água e a alguns metros de profundidade.

A outra descoberta importante foi a de uma parte da asa a 40 km do ponto onde um dos pilotos foi encontrado são e salvo na quinta-feira após ter se ejetado.

Os dois Rafale do porta-aviões "Charles-de-Gaulle" da Marinha francesa caíram quinta-feira no mar, provavelmente, devido a um choque entre ambos, diante da costa de Perpignan.

Um dos pilotos foi resgatado são e salvo, enquanto que as buscas eram mantidas para tentar encontrar o outro, desaparecido.

Esse acidente foi registrado em um momento particularmente delicado para a França, já que seu avião de combate, que até agora nunca foi vendido para o exterior, aparece como favorito para a obtenção de um contrato de cerca de 5 bilhões de euros para a venda de 36 deles ao Brasil.

fonte/ AFP

BOEING 757 ABORTA DECOLAGEM DEVIDO A QUEBRA DE TREM DE POUSO

Na manhã deste sábado (26), o Boeing 757-200, da empresa Vim-Avia Airlines, que iria realizar o voo NN8828 entre Rimini, na Itália, até Moscou, na Rússia, teve a decolagem abortada devido a danos no trem de pouso dianteiro durante a corrida para levantar voo.

Às 08:50 (hora local) o Boeing 757-200 iniciou a corrida para a decolagem. Devido ao mau estado da pista do aeroporto de Rimini a roda da frente roda da frente da aeronave foi danificada. Imediatamente, a tripulação abortou a decolagem e parou o avião na pista.

A capa de uma das luzes da linha central de orientação da pista não estava fixada. O fragmento danificou o trem dianteiro e parte da fuselagem.

Nenhum dos 220 passageiros a bordo ficou ferido. Eles foram acomodados num hotel, onde aguardariam outro avião.

fonte/RIA Novosti/ ASN

PILOTO ERRA PISTA AO FAZER POUSO FORÇADO NA ALEMANHA

Após o pouso acidentado: a aeronave no guard rail da pista de testes

Um piloto de 65 anos de idade, pilotando seu planador Diamond HK-36TTC Super Dimona, prefixo D-KDMJ, confundiu uma pista de testes de carros com a pista do Aeroporto de Manching (IGS/ETSI), na Alemanha, neste sábado (26).

Durante o pouso, o piloto confundiu uma pista de carros próxima ao aeroporto ao realizar um pouso forçado.

O trem de aterrissagem ficou destruido. O piloto e seu acompanhante de 61 anos de idade escaparam ilesos. Danos: cerca de 40.000 Euros.

fonte/abendzeitung.de /ASN foto/dpa

HELICÓPTERO CAI EM JOENESBURGO

Um helicóptero caiu em Ruimsig, a oeste de Joanesburgo, na África do Sul, neste sábado (26), com o piloto e seu passageiro escapando ilesos, segundo os paramédicos do ER24.

"Quando os paramédicos chegaram ao local do acidente, cerca de 08:45, eles encontraram tanto o piloto quanto seu passageiro em pé ao lado do helicóptero", disse o porta-voz Werner Vermaak.

Vermaak disse que os dois recusaram atendimento médico.

Ele disse que o helicóptero Robinson R44 Raven II, prefixo ZS-RWD, registrado para Inkosi Management Consultants, havia acabado de decolar de um local próximo, quando caiu pouco depois.

Vermaak disse que a causa do acidente seria investigada pelas autoridades competentes.

fontes/ news24.com /ASN foto/ Werner Vermaak/ER24

HELICÓPTERO DE RESGATE MÉDICO CAI NA CAROLINA DO SUL

Um helicóptero médico caiu na sexta-feira (25) em uma área arborizada do Condado de Georgetown, na Carolina do Sul, nos EUA, matando seus três ocupantes.

A aeronave Eurocopter AS350B2, prefixo N417AE, da Omniflight Helicopters Inc., tentava aterrissar no aeroporto do Condado de Georgetown após desviar por causa do mau tempo.

OS três membros da tripulação da Carolina Lifecare, O piloto Patrick Walters, 45 anos, a enfermeira de voo, Dianna Conner, 42, e o médico de voo Randolph Dove, 39, morreram quando o helicóptero médico caiu depois que transportou um paciente de Charleston, de acordo com as autoridades.

Segundo a investigação da NTSB (National Transportation Safety Board) um número desproporcional de acidentes acontecem quando um paciente não está a bordo.

fontes/The Sun News / ASN fotos/Tom Murray/(The Sun News

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...