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Mostrando postagens de janeiro 7, 2010
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AZUL LINHAS AÉREAS BRASILEIRAS LANÇA CONCURSO - PILOTO AZUL

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A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, em parceria com a GameLib e a Microsoft – Games for Windows, lançou o concurso cultural Piloto Azul. A idéia é incentivar as pessoas a pilotarem o Embraer 195 ou o Embraer 190, as aeronaves da frota da ... Azul, no Microsoft Flight Simulator e postarem seus vídeos no You Tube. O primeiro lugar vai ganhar, além dos 30 minutos de simulador, um Windows 7 Ultimate, um Combat Flight Simulator e um teclado Wired Keyboard 200. Confira mais informações em http://www.gamelib.com.br/pilotoazul fonte/foto/AzulLinhasAéreas/Divulgação

AS MELHORES COMPANHIAS AÉREAS NA OPINIÃO DOS PASSAGEIROS

Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro é um portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que permite aos passageiros avaliar a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil. Os consumidores devem dar notas de 1 a 10 para 11 diferentes quesitos. Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros foi a OceanAir , que recebeu 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de Serviço de Bordo, com nota 8,03, e o pior Atendimento de Reclamações, com 7,03. A segunda colocada no ranking foi a Trip , com nota média de 7,33 e 240 avaliações de passageiros. Sua melhor nota foi também em Serviço de Bordo (7,65) e a pior em Atendimento de Reclamações (6,94). Entre as empresas internacionais, a mais bem avaliada foi a colombiana Avianca , com nota média 8,29. Sua melhor nota foi em Pontualidade (8,92) e a pior foi em Atendimento na Sala de Embarque

LADRÃO ROUBA PASSAGEIROS QUE DORMIAM EM VOO DE TÓQUIO A PARI

"Há uma investigação em andamento", disse um porta-voz da polícia do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, ao ser questionado sobre reportagem da versão online do jornal Le Figaro. O jornal disse que cerca de 4.000 euros teriam sido roubados de cinco passageiros da classe executiva do Boeing 777-300, prefixo F-GSQA, enquanto dormiam no voo noturno. "Neste voo, o AF-277, que decola do (aeroporto) de Narita, em Tóquio, às 10 da noite, passageiros geralmente dormem até acordar pouco antes de aterrissar em Paris às 4 da manhã", disse uma das supostas vítimas ao Le Figaro. Uma mulher alertou a tripulação ao acordar e verificar que uma grande quantia havia desaparecido, disse o passageiro. "Esta mulher chamou a equipe para dizer que toda a quantia em sua bolsa havia sido roubada. Contando francos suíços, euros e ienes, havia aparentemente cerca de 3.000 euros", disse o passageiro. Uma porta-voz da Air France disse que o piloto alertou a polícia, que

TERCEIRA PISTA DO AFONSO PENA, PARANÁ, AINDA É UM SONHO

O antigo projeto de construção de uma terceira pista para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, ainda tem um longo caminho a ser percorrido. Depois de uma exaustiva reunião de mais de três horas ontem à tarde no aeroporto, a conclusão é que vai ter que se começar praticamente do zero, mesmo com todas as discussões dos últimos 13 anos sobre o assunto. De recurso para a obra, até agora, também não há nada garantido. Os técnicos envolvidos perceberam que muito do que já tinha sido feito está desatualizado, porque o projeto não teve continuidade. “Tem que começar, de novo, desde o primeiro passo, não tem outro jeito de continuar”, desabafou o coordenador do Grupo de Trabalho do Afonso Pena, Walmor Weiss. Novos estudos ambientais também precisam ser feitos, segundo o técnico. Hoje acontece mais uma reunião técnica, desta vez com representantes da prefeitura de São José dos Pinhais, para discutir a desapropriação de casas que estão na área onde a terceira pis

AEROPORTO DE MARINGÁ, PARANÁ, R$ 3 MILHÕES PARA AMPLIAR O PÁTIO

O incremento na demanda de passageiros em 2009 deflagrou a construção de um novo pátio para acolher aeronaves. A obra que começa no final de janeiro, vai aumentar em 13 mil m2 o espaço e consumir R$ 3 milhões. A ampliação equivale a 50% da área destinada para a aviação comercial e poderá abrigar três aeronaves do porte de um Boeing 737 ou dois Boeings 747. O pátio existente acomoda sete 737. “Vamos ampliar a capacidade para receber mais aeronaves porque a demanda aumentou substancialmente no último ano”, disse Marcos Valêncio, superintendente do Aeroporto Regional de Maringá. O dinheiro para o investimento é proveniente do Programa Federal de Auxílio dos Aeroportos (Profaa), com contrapartida do governo do Paraná. Os 747 de cargas terão que esperar um pouco mais para operar no aeroporto, devido à sua carga máxima ser de 385 toneladas. A pista e o pátio atual têm capacidade para aviões de até 138 toneladas. Para receber aviões mais pesados, os 2,1 mil metros de pista terão a

UBERABA TENTA ATRAIR ESCALA DE VOO ENTRE SÃO PAULO E GOIÂNIA

A Infraero em Uberaba tem uma nova rota na mira para aumentar o leque de opções de viagens para os uberabenses em 2010. O projeto consiste em tentar atrair um voo de Goiânia para cá. Segundo João Itacir Gottfried Freitas, superintendente da Infraero na cidade, já foram mantidos diálogos com representantes de companhias aéreas para atrair uma que opere a rota Goiânia/São Paulo e aceite fazer uma parada em Uberaba. Atualmente, a Gol e a TAM têm oito voos diários ligando as capitais goiana e paulista, mas nenhuma utiliza Uberaba como escala, mas sim Uberlândia. Ainda de acordo com o superintendente da Infraero local, a TAM já manifestou o interesse em fazer esta escala no município, mas a concorrência de Uberlândia dificulta. “A proximidade com esta cidade nos afeta e as duas empresas optam, atualmente, pelo município vizinho. No entanto, não desistimos deste plano e vamos concentrar esforços nele neste ano”, revela. João Itacir informa que tem, constantemente, “levantado dados

AEROPORTO DE MARAINGÁ, PARANÁ, COM POUCOS BANHEIROS E CADEIRAS

Quem viaja de avião deve estar no aeroporto uma hora antes do horário de embarque. Em Maringá, as poucas opções de gastronomia, a ausência de salas de espera reservadas e até os banheiros – poucos e pequenos – são apontados por passageiros como deficiências do prédio. No corredor em frente ao check-in, apenas 12 cadeiras estofadas estão disponíveis para passageiros e acompanhantes. As duas torneiras do banheiro feminino do térreo esguicham água quando acionadas, molhando as mãos e o que mais estiver perto da usuária. Em um deles faltam ganchos para pendurar bolsas. Ontem, em particular, o odor era pouco agradável e havia papéis pelo chão. A situação do banheiro chamou a atenção da médica Andréa Ricci, de Paraíso do Norte, que embarca todo mês com destino a Porto Alegre para aulas de especialização. “Estava estranho, nem papel tinha”, diz ela. De volta a Maringá no voo que chega no início da madrugada, Andréa sente falta de uma lanchonete aberta. “Não tem jeito de comprar nem um

AEROPORTO DE JOINVILLE, LIBERAÇÃO ESTÁ BEM PERTO

A liberação total dos 1.640 metros de pista do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola está mais perto de ocorrer. A superintendência regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Joinville, vai encaminhar o pedido, nesta semana, ao Centro Integrado de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta 2). A restrição ainda existe em um trecho de 240 metros na cabeceira 15, no lado do rio Cubatão, e para operações em dias chuvosos. De acordo com a superintendência do terminal, mais algumas árvores tiveram de ser cortadas à pedido do órgão para que a liberação aconteça. A expectativa é que até o final da semana a operação seja concluída. Em seguida, a Infraero vai enviar fotos que comprovam a ação e a pista poderá ser finalmente liberada. No final de setembro, a Aeronáutica proibiu as operações à noite e durante tempo chuvoso. O resultado imediato foi a suspensão de quatro dos 12 voos que chegam e partem diariamente. A liberação parcial da pista, que garantiu a

EMPRESAS DE TRANSPORTE NÃO INFORMAM DIREITO DE REEMBOLSO DE BILHETES E TABELA DE PREÇOS

A falta de informações sobre o direito de reembolso dos bilhetes de viagem em caso de desistência e a validade das passagens foram as principais irregularidades encontradas pelo Procon-SP na fiscalização realizada entre o Natal e o Ano Novo. O órgão fiscalizou o terminal rodoviário Tietê e os aeroportos de Congonhas e de Cumbica entre o Natal e o Ano Novo. Das 27 empresas de transporte rodoviário fiscalizadas, 20 serão autuadas. Duas empresas de transporte rodoviário também descumpriram a exigência - prevista no Código de Defesa do Consumidor - de afixar em local visível a tabela de preçso das passagens para pagamento à vista. Outras irregularidades encontradas foram a falta da informação, no “bilhete de viagem do idoso”, de que é preciso chegar ao local de embarque com 30 minutos de antecedência, além de não possuir o número do atendimento ao consumidor (SAC). Aéreas Nas aéreas, junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o Procon fiscalizou 22 empresas e 91 voos. A

RG SERÁ OBRIGATÓRIO PARA PODER EMBARCAR EM AVIÃO A PARTIR DE MARÇO

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A partir de 1º de março, quem embarcar no país, em voo doméstico ou internacional, deverá apresentar um documento de identificação ao ser chamado para o embarque. Hoje a identificação é feita apenas no check-in (e pela PF, em voos internacionais). No portão de embarque, somente o cartão de embarque é cobrado. Essa é uma das alterações prevista em uma resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) publicada no "Diário Oficial" da União, no mês passado. A medida tem o objetivo de "garantir que o passageiro que efetivamente entra na aeronave é o mesmo que consta do cartão de embarque", segundo explica Rodrigo Ferreira de Oliveira, superintendente de infraestrutura aeroportuária da agência. Essa troca de passageiros é mais frequente do que se pensa, afirma Ronaldo Jenkins, diretor técnico do Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias). "Outro dia aconteceu um problema até com uma artista, que estava levando a mãe de graça, numa passagem que era

HOMEM FAZ PIADINHA SOBRE BOMBA E É PROIBIDO DE VIAJAR

Um alemão de 42 anos arruinou as férias que sua família pretendia tirar no Egito. Quando estava na fila do Aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, na terça-feira (5) para passar pela revista, o sujeito disse brincando que tinha explosivos na cueca. Os policiais chamaram o engraçadinho e perguntaram que realmente ele levava bombas na cueca. O homem admitiu que tinha contado uma piadinha de mau gosto. Mesmo assim, a polícia fez uma revista completa no alemão e, para a sorte dele, não encontrou nada. A família foi impedida de entrar no avião, não recebeu reembolso da companhia aérea e o sujeito ainda vai ter de pagar uma multa. Se realmente o engraçadinho tivesse uma cueca-bomba, ele poderia passar até três anos na cadeia. fonte/Expresso MT / Global Travel News

TRÁFEGO AÉREO DO BRASIL CRESCEU EM PORTUGAL

O Brasil voltou a apresentar um grande desempenho nas partidas e desembarques de estrangeiros em Portugal, com mais de 95 mil passageiros e o crescimento de dois dígitos nas chegadas ao Aeroporto de Lisboa. Com estes números, o mercado do Brasil passou a ser o terceiro destino de origem com maior ascensão, logo depois da Espanha e França. Entre os meses de Janeiro a Outubro, o Brasil estava na quinta posição em número de passageiros embarcados e desembarcados em Lisboa, com 892.791, uma queda de 8,2%, ou seja, quase 80 mil em relação ao ano anterior. Nos onze meses de Janeiro a Novembro de 2009, os voos de e para o Brasil transportaram 990.359 passageiros. Este crescimento significa uma inversão no quadro geral de viagens dos brasileiros e europeus. Seis cidades capitais brasileiras que tem voos da TAP para Lisboa apresentam-se na relação das 30 mais no desempenho geral. fonte/Opção Turismo

ACIDENTE COM AVIÃO DAS FORÇAS ARMADAS DO EQUADOR MATA SEIS MILITARES

Seis militares equatorianos morreram nesta quarta-feira (6) na queda de um avião do Exército na Amazônia, informou à AFP um porta-voz da instituição. O acidente ocorreu quando o avião, um Cessna 206 das Forças Armadas equatorianas, voava entre os povoados de Taisha e Shell, esta última a 135 km a sudeste de Quito, em uma missão de abastecimento. A queda, que ocorreu às 16h53 local (19H53 Brasília), matou dois suboficiais, o piloto e o copiloto, e quatro soldados que prestavam o serviço militar obrigatório. Os pilotos, tenentes Edison Narváez e Raúl Cadena, tentaram fazer manobras para aterrissar de emergência numa pista do setor de Mamayak, na provincia de Pastazapero, mas não obtiveram êxito. Os outros falecidos são os soldados Moreno, Ortíz, Analuisa e Guanotaxi. Este foi o terceiro acidente aéreo envolvendo as Forças Armadas do Equador nos últimos três meses, após a queda de um helicóptero Dhruv, em 27 de outubro, durante uma cerimônia militar em Quito, com dois tripulante