quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CONTROLADOR AÉREO DOS EUA BRINCAVA COM AMIGA ENQUANTO ACONTECIA ACIDENTE

Uma gravação da torre de controle revelou na quinta-feira que um controlador de tráfego aéreo estava fazendo piada sobre um gato morto com uma amiga aos risos, enquanto um avião voava para uma colisão com um helicóptero.

Nove pessoas, incluindo cinco turistas italianos, morreram no acidente de 08 de Agosto sobre o Rio Hudson, em Nova Iorque.

A Administração da Aviação Federal (FAA) liberou na quinta-feira a gravação em reposta a um pedido da Agência Associated Press que invocou a Lei da Liberdade de Informação.

fonte/ Agência Lusa via Visão

FAB REALIZA ENLACE INÉDITO DE COMUNICAÇÕES SEGURAS ENTRE AERONAVES

r-99-a-e-b-a1-a29-f5m-foto-fab

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou um enlace inédito de comunicação segura durante a Operação Laguna, no Mato Grosso do Sul, em exercício conjunto das Forças Armadas Brasileiras. Pela primeira vez, as comunicações entre aeronaves de transporte C-105 Amazonas foram realizadas com o avião-radar E-99 e com caças A-29 Super Tucano e F-5EM por meio de sistema com criptografia de voz, para impedir a interceptação inimiga.

O teste ocorreu em uma das missões do dia 2 de outubro, no início das operações aéreas, enquanto a tropa do Comando Conjunto avançava em território inimigo, de acordo com o cenário fictício do conflito. Num mesmo pacote ocorreram missões de transporte e lançamento de carga, patrulha aérea de combate e escolta.

A rede de comunicações V/UHF foi utilizada com medidas de proteção eletrônica eficazes contra eventuais meios de escuta inimiga, tornando a operação mais segura no contexto de guerra moderna, além de promover o aumento da capacidade operacional da FAB.

fonte/ CECOMSAER

AERONAVE ALBATROZ EM FLORIANÓPOLIS


No dia 4 de outubro, a histórica aeronave Albatroz ficou em exposição estática na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), durante o evento “Portões Abertos 2009”.

Em todo o período de exposição, o modelo, que pertenceu ao 2°/10° GAv na década de 70 e brilhou nos céus de Florianópolis como aeronave de busca e salvamento, ficou com suas portas abertas para visitação pública.

Há uma réplica da referida aeronave em exposição permanente na BAFL. Esta homenagem foi dedicada aos homens e às máquinas do 2°/10° GAV, Esquadrão Pelicano, que construíram parte da história da Base Aérea de Florianópolis.

fonte/foto BAFL

VÍDEO - COLEÇÃO DE AVIÕES - MINIATURAS - SENSACIONAL

MARINHA DO BRASIL RESGATA TRIPULANTE ENFERMO EM NAVIO MERCANTE

Super Lynx da MB pousado no Rebekka N

A Marinha do Brasil informa que na noite do dia 05 de outubro (segunda-feira), a Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) recebeu fax da empresa Oceanus Agência Marítima S/A, solicitando apoio médico especializado para um dos tripulantes embarcado no Navio Mercante “Rebekka N.”, de bandeira liberiana. O tripulante, de 61 anos de idade, também filipino, apresentava fortes dores no peito e pressão alta, com sintomas de angina. O navio graneleiro, de 322m de comprimento, havia partido do porto de Tubarão-ES com destino à Coréia do Sul e encontrava-se a, aproximadamente, 620 milhas náuticas (1.240Km) a leste de Cabo Frio-RJ.

A CPES informou o fato ao Serviço de Salvamento da Marinha instalado no Comando do 1º Distrito Naval (SALVAMAR SUESTE) que solicitou ao Comando-em-Chefe da Esquadra a disponibilização da Fragata “Independência” que se encontrava em exercício no litoral do Espírito Santo. A Fragata interrompeu o exercício e navegou ao encontro do Navio Mercante “Rebekka N.”, a fim de resgatar o tripulante enfermo.

Ainda na noite do dia 05, um médico da Marinha, por telefone, passou a orientar o Comandante do Navio Mercante. Na tarde do dia 6 de outubro a Fragata aproximou-se do Mercante e enviou um helicóptero, modelo “Super Lynx”, com médico cardiologista. O helicóptero pousou no Navio Mercante, resgatou o tripulante enfermo e o transferiu para a Fragata “Independência”. Após aproximar-se da costa, cerca de 1h do dia 07 de outubro, o tripulante enfermo foi transportado por helicóptero da Fragata até o Aeroporto de Vitória-ES, onde foi recebido por equipe médica contratada pela empresa de navegação responsável pelo navio e conduzido ao Hospital Santa Rita.
Mais uma vez a Marinha do Brasil sente-se orgulhosa em poder contribuir para o salvamento de uma vida humana no mar.

dsc03687

fragata-independencia

fonte/foto Comando do 1º Distrito Naval

SELEÇÃO ESCOCESA TOMA SUSTO EM INCIDENTE COM AVIÃO

A seleção escocesa tomou um grande susto nesta quarta-feira quando o avião em que jogadores e comissão técnica estavam a bordo quase colidiu com outra aeronave, bem perto do aeroporto de Heatrow, em Londres. Os escoceses fizeram escala na capital inglesa para seguir para o Japão, onde tem um amistoso no próximo sábado.

O jato da British Airways estava a apenas 15 metros do chão quando o piloto teve de fazer uma rápida manobra para não bater com outro avião que estava na pista.

Ninguém se machucou no incidente e a aeronave com a seleção escocesa conseguiu pousar 15 minutos mais tarde. "Nós estávamos no caminho para descer e arremetemos.

O piloto disse: 'teremos de pousar novamente'", afirmou o chefe-executivo da Confederação Escocesa de Futebol (SFA), Gordon Smith.

O porta-voz da SFA Rob Shorthouse também comentou sobre o incidente. "Nós estávamos a pouco mais de 15 metros do chão. Os jogadores reagiram do mesmo jeito que todos que estavam a bordo. Foram momentos de tensão, mas todo mundo está bem".

fonte/ Terra

INCÊNDIO EM AVIÃO DO PRESIDENTE DE GÂMBIA

O avião que devia transportar o Presidente gambiano, Yahya Jammeh, para Paris pegou fogo no Aeroporto Internacional de Banjul, obrigando-o a anular a sua viagem, soube quarta-feira de fonte oficial na capital gambiana.

O aparelho pegou fogo quando o Presidente gambiano saudava as personalidades que se despediam dele.

Um comunicado de imprensa da Presidência anunciou o adiamento, por razões técnicas, da viagem oficial do Presidente Jammeh para Paris com vista a participar na 35ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A Gâmbia é um país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a Oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal por todos os outros lados. A sua capital é Banjul.

A vigente Constituição de Gâmbia foi aprovada, depois de um referendo, a 16 de Janeiro de 1997, após um golpe de Estado em 1994 que dissolveu o Parlamento e derrogou a Constituição de 1970.

A Gâmbia é uma República presidencialista não democrática. O presidente da República é eleito por sufrágio universal para um período de cinco anos. O poder legislativo reside na Assembleia Nacional, composta por quarenta e oito membros, dos que 43 são eleitos por sufrágio universal, e cinco os elege o Presidente da República.

O poder executivo está dividido entre o Chefe do Estado e o Presidente do Governo, nomeado pela Assembleia entre uma trinca eleita pelo Presidente da República, enquanto a Justiça se articula em torno do Tribunal Supremo que se organiza administrativamente segundo o modelo francês.

fonte/ Angop

SUSPEITA DE QUEDA DE AVIÃO MOBILIZA POLÍCIA NA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI

A polícia paraguaia realiza buscas na tentativa de encontrar um avião que teria caído, ontem (7), a 80 km de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira com a cidade de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. Moradores relataram que o avião, um bimotor, voava baixo e depois desapareceu.

De acordo com o site Capitan Bado, a aeronave desapareceu entre a região de Cerro 21 e Fortuna Cuazu, por volta das 19h. Nesta manhã, há forte neblina no local, o que impede um sobrevôo na região.

Não há registro de avião desaparecido, o que reforça a tese de voo ilegal. Na região, é intenso o tráfego de aeronaves a serviço do tráfico de drogas.

fonte/foto Campo Grande News

ANAC AUTUA EMPRESA AÉREA POR IRREGULARIDADES EM VOOS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autuou a empresa aérea Trip para operar apenas com os aviões com capacidade média de 45 passageiros.

De acordo com a Anac, a empresa estava operando irregularmente com aeronaves com capacidade para cerca de 65 passageiros. A medida vale para as linhas que atendem Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis.

A Agência informou ainda que os aeroportos dessas três cidades não oferecem condições de segurança para receber tantas pessoas. Até o momento, a empresa não se pronunciou.

fonte/ TVCA

PÁSSARO INVADE AVIÃOE ATRASA VOO NA COREIA DO SUL

Um avião de passageiros da Korean Air Line foi impedido de decolar do Aeroporto Internacional de Gimpo, em Seul, em direção a Yeosu, a 455 quilômetros da capital, para que os comissários de bordo pudessem retirar um passarinho que estava voando dentro da aeronave.

"O pardal entrou pela porta e foi visto durante o embarque dos passageiros", afirmou Cho Hyung-chul, porta-voz da companhia aérea.

Os passageiros foram retirados do avião enquanto os funcionários tentavam capturar a ave e evitar que ela participasse do voo.

"Pegamos o pardal e o soltamos logo depois", afirma Cho.

Os 123 passageiros foram colocados a bordo de outra aeronave, o que provocou um atraso de quase 3 horas na decolagem.

fonte/G1

QUEDA DE MIG-23MATA DOIS PILOTOS NA LÍBIA


A queda de um caça Mikoyan-Gurevich MiG-23 da Força Aérea da Líbia (semelhante ao da foto acima) na manhã de hoje (7) no subúrbio de Trípoli, na Líbia, causou a morte dos dois oficiais-pilotos, que tinham a patente de coronel.

O caça estava se apresentando em um um show aéreo na Terceira Feira de Aviação da Líbia, a LAVEX 2009, no Aeroporto Internacional Ma'atiqa.

Uma fonte disse ao The Tripoli Post que o acidente ocorreu às 11:06 (hora local) em Souq Al-Jumaa, subúrbio de Trípoli.

O caça estava voando a baixa altitude participando do show aéreo. Numa manobra de descida em mergulho, o nariz da aeronave atingiu uma casa de um andar.

Duas mulheres ficaram levemente feridas e foram levadas para um hospital onde realizaram um check-up e, em seguida, foram liberadas, acrescentou a fonte.

fonte The Tripoli Post / ASN

FORTE CHUVA CAUSA DESTRUIÇÀO NO AEROPORTO DERIO BRANCO


Na quarta-feira (7), uma forte chuva trouxe prejuízos no Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre.

Um avião que vinha de Cruzeiro do Sul-AC teve dificuldades para pousar por causa de fortes ventos. Dois aviões de médio porte e dois de pequeno porte que encontravam-se no aeroporto foram danificados, deles um avião bi-motor virou, os vidros a torre e do mirante quebraram. No mirante algumas pessoas que aguardavam chegada do voo ficaram feridas, os vidros não suportaram a força dos ventos e quebraram.

Uma parte da cerca de contenção caiu, o telhado do aeroporto e dois hangares também desabou, o aeroporto encontra-se sem iluminação.

Os voo da empresa TAM e GOL estão atrasados. O tempo estimado para o retorno do aeroporto voltar funcionar 100% é de aproximadamente 15 dias.

"Os prejuízos são muitos. Precisaremos de pelo menos uma semana para construir tudo que foi destruído. Estamos trabalhando para que possamos operar normalmente em uma hora", disse Daniel Sobrinho, superintendente da Infraero no Acre.

"Foram cinco minutos de muito terror. Crianças, mulheres, homens e idosos tiveram que correr e tentar se proteger. Estava indo para Cruzeiro do Sul, mas desisti", disse Flaviana Paiva, de 39 anos.

fonte/foto oriobranco.net

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...