Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2015

CUBESAT AESP-14 SERÁ LANÇADO PELA ISS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (5)

Brasília, 29 de janeiro de 2015 – O cubesat AESP-14, primeiro satélite de pequeno porte 100% desenvolvido no país, será lançado ao espaço a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) na próxima quinta-feira (5). A missão do nanossatélite é validar subsistemas produzidos por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP).
Para cumprir sua tarefa, 30 minutos após o lançamento será ativado um modem a bordo, que transmitirá informações de cientistas brasileiros na frequência de rádio amador e os dez primeiros rádio amadores que captarem a transmissão receberão certificado de participação.
O modem tem potência de 500 mW operando na frequência de 437.600 MHz. O cubesat transmitirá informações com uma taxa de 9600 bps padrão G3RUH na modulação GFSK. Para a comunidade radioamadora, receber os frames de telemetria e decodificá-los, o documento básico está disponível no site do PROJETO AESP-14. Sua…

FORÇA AÉREA BRASILEIRA SOB NOVO COMANDO

O novo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) possui 46 anos de experiência e uma carreira definida pela superação, eficiência e capacidade de decisão. Com humildade e tranquilidade, o Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato (63) assume agora o grande desafio de conduzir a Aeronáutica, com a missão de perpetuar e aperfeiçoar o trabalho desenvolvido pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito por 08 anos: uma gestão de sucesso marcada pela expansão, reaparelhamento e reconhecimento da Força, especialmente na Defesa Aérea e no Controle do Tráfego Aéreo.
fonte/ FAB

AVIÃO BATE EM CABO DE ALTA TENSÃO EM BOA VISTA, CAI E DEIXA 2 PILOTOS FERIDOS

Avião caiu após bater em fio de alta tensão (Foto: Thiago Cabral/G1 RR)
Um avião monomotor caiu na tarde desta quinta-feira (29) em uma pista de pouso improvisada numa fazenda na região de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista. De acordo com testemunhas, a aeronave iria pousar quando bateu em um cabo de alta tensão e 'engatou' o bico e parte dianteira das asas. Duas pessoas ficarem feridas.

Segundo um tenente do Corpo de Bombeiros, os dois homens que estavam no monomotor sobreviveram ao acidente.

"Um deles conseguiu sair andando e teve alguns ferimentos, mas não sabemos a gravidade. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral de Roraima (HGR). O outro ficou preso às ferragens e nossa equipe o retirou de lá. Esse teve o pé esquerdo quebrado e o fêmur, além de vários ferimentos, sendo atendido pelo Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência", afirmou.
O local do acidente está isolado. De acordo com o tenente, a Agência Nacional de Aviação Civil (An…

EM MEIO A DIVERGÊNCIAS, MORADORES ESPERAM INDENIZAÇÕES

Gustavo T. de Miranda Vítimas ainda esperam ser ressarcidas Moradores próximos do local do acidente aéreo que matou o presidenciável Eduardo Campos e seis membros da sua equipe, no Boqueirão, em 13 de agosto, receberam com ceticismo os primeiros dados revelados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Segundo as informações preliminares divulgadas, o piloto do Cessna Citation 560XLS+ fez o trajeto diferente do previsto na carta. “A gente não pode concluir que ele tenha feito um atalho. Ele fez um procedimento diferente do que estava previsto”, disse, anteontem, o tenente-coronel da Aeronáutica Raul de Souza.

Residentes dos arredores onde o jato caiu consideram que a investigação não muda a pendência em torno dos pagamentos de indenizações e da responsabilização pelos prejuízos causados pela destruição deixada pelo acidente.

“Os pilotos já estão mortos, não podem se defender. Dizer que eles são culpados não muda em nada a nossa situ…