terça-feira, 15 de outubro de 2013

EX-PILOTO DA FAB TRABALHA PARA REALIZAR UM SONHO, CONSTRUIR SUA AERONAVE


Para muitos amigos, foi uma loucura  Jorge Canto se dedicar à construção do Whisky IV, todo em madeira  de freijó e compensado aeronáutico  (Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Para muitos amigos, foi uma loucura Jorge Canto se dedicar à construção do Whisky IV, todo em madeira de freijó e compensado aeronáutico

Movido pelos 35 anos de voos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), o coronel Jorge Canto, 58, decidiu realizar um desejo antigo ao se tornar reservista: construir um avião experimental de pequeno porte. Há cinco anos, ele monta sozinho o modelo de madeira de freijó e compensado aeronáutico com base em um projeto italiano.

 O mais inusitado é o local onde ocorre todo o processo: o quintal da própria casa, na Quadra 29 do Park Way. É lá que o piloto passa horas a fio a cortar, serrar, colar, parafusar e, aos poucos, dar vida ao aeroplano. A primeira viagem a bordo do Whisky IV está prevista para 2015. Jorge não será o único tripulante. A mulher dele, Cynthia Maria da Silva, 56 anos, que fez parte da primeira turma de mulheres da FAB, vai encarar a aventura ao lado do marido.

Ao saberem da façanha, muitos acharam loucura a ideia da construção do avião “caseiro”, até porque, na Academia da Força Aérea, ninguém aprende noções básicas de como montar aeronaves. Ele foi induzido pela curiosidade. Tornou-se autodidata depois de comprar livros especializados e se tornar sócio da Associação Brasileira de Aviação Experimental. 

Enquanto a maioria estranhava a decisão de Jorge, Cynthia o apoiava incondicionalmente. Tanto que ela foi a responsável por convencê-lo a mudar o projeto inicial da aeronave. “Eu queria que fosse apenas de um lugar. Mas ela me obrigou a fazer de dois. E assim foi feito”, contou o piloto, que perde a noção de tempo quando entra no escritório. “Eu não sinto ciúmes, nem o questiono. É um momento dele. Ele é determinado, persistente. É admirável o que ele está fazendo”, reconhece a paulistana, que também entrou para a reserva. 

fonte/foto/CorreioBraziliense

CAÇAS F-16 DERRUBAM 2 AVIÕES NA VENEZUELA


O chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais , Vladimir Padrino Lopez , informou através de sua conta no Twitter sobre o abate de duas aeronaves que invadiram o espaço aéreo venezuelano sem autorização ontem durante a noite.

A informação foi retuiteada pelo Ministro do Interior, da Justiça e da Paz , Miguel Rodriguez Torres, através de sua conta na rede social.

 O Presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello , disse durante uma conferência de imprensa , o que levou as autoridades a realizaram a derrubada dos aviões.
 
Nenhuma das aeronaves responderam as nossas solicitações e atiramos.
"Isso é uma ameaça e demonstra como nossas Forças Armadas estão preparadas para defender a soberania nacional ".
Eu não sei quem são os donos dos aviões, mas eu acho que aqueles eram apenas crianças que tinham o rádio desligado e não responderam. E eles vêm para ataques contra nossas Forças Armadas " , disse Cabello .
 
fonte/foto/VenezuelaDefensa

AVIÃO COM 14 A BORDO DESAPARECE NO MÉXICO


 


Autoridades mexicanas buscavam nesta segunda-feira (14) um avião comercial Cessna 208B Grand Caravan, registro XA-TXM, que desapareceu de manhã no noroeste do país com ao menos 14 pessoas a bordo.

O diretor da Defesa Civil do Estado de Baja California Sur, Carlos Enríquez, disse que a aeronave, com capacidade de até 20 pessoas incluindo a tripulação, deveria ter chegado à cidade de Constitución, neste estado, às 9h30 (11h30 em Brasília) e desde então seu paradeiro é desconhecido.



A autoridade acrescentou que a busca já começou, mas que as condições climáticas causadas pela aproximação da tempestade tropical Octave dificultavam o acesso.

"Sairia uma aeronave da Marina (para procurar o avião desaparecido), mas as condições não servem para fazer essa busca. Foi suspensa até que o clima melhore um pouco", disse Enríquez à Reuters.

A imprensa local afirmou que o avião pertencia à companhia comercial Aeroguerrero. Representantes da empresa não puderam ser contatados de imediato para comentar o paradeiro do avião.

fonte/ASN/Reuters/G1/foto/fulano.info/
 
 
 
 
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...