quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PESQUISA AVALIA SERVIÇOS DE 15 PRINCIPAIS AEROPORTOS BRASILEIROS



Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil avaliou a qualidade dos serviços nos 15 principais aeroportos brasileiros. Foram ouvidas mais de 15 mil pessoas.

O maior aeroporto do país é também onde os passageiros tem a pior impressão. Em uma escala que vai de um a cinco, Guarulhos, na Grande São Paulo, ficou em último lugar: 3,09. A reclamação foi geral: do atendimento, da falta de conforto, da falta de cadeiras.

Cristian Reis andou bastante até achar uma tomada para carregar o celular, mas teve que esperar em pé. “Já fiquei feliz porque encontrei aqui para poder esperar o voo e ficar em comunicação e contato com a família e os amigos”, disse.

Quem passa pelo terminal disse que se sente inseguro e que falta limpeza. A pesquisa foi feita pela Secretaria Nacional de Aviação Civil no segundo trimestre, bem no começo da Copa do Mundo. Em todo país, os passageiros avaliaram a estrutura, o estacionamento, os serviços, o tempo de espera para fazer o check-in, receber as malas.

O Aeroporto de Curitiba teve a melhor média geral, quando se leva em consideração todos os itens.

Na maioria dos aeroportos pesquisados, o custo para estacionar o carro, para fazer compras e, principalmente, para fazer lanche é o que mais deixa os passageiros insatisfeitos. E a alimentação foi o item com a pior avaliação.

“Os aeroportos hoje estão atraindo um nível de população com uma renda mais baixa. Então, é incompatível os custos de alimentação para pessoas que estão acessando a esse novo tempo de aeroportos”, avalia o professor de engenharia de transportes Márcio Aguiar.

Para a Secretaria Nacional de Aviação Civil, a pesquisa ajuda a melhorar as políticas que devem ser implementadas nos aeroportos brasileiros.

“A experiência que tem sido bem sucedida é a quebra do monopólio e abrir para a concorrência. Até então, nos aeroportos havia o monopólio geral, inclusive monopólio de alimentação.”, diz Moreira Franco, ministro da Secretária Nacional de Aviação Civil.

Ainda segundo a pesquisa, o atendimento no check-in foi um dos itens mais bem avaliados.
“Tem que melhorar muita coisa. A gente ainda falta um pouco de estrutura, mas em relação do que estava na Copa a gente já deu uma evoluída”, analisa a nutricionista Paula Taranto.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos declarou que tem investido em segurança, em tecnologia e na ampliação dos pontos comerciais desde que assumiu a administração, em fevereiro do ano passado. E que, desde então, a oferta de vagas no estacionamento mais que dobrou.

fonte/FOTO/G1

CENIPA RECOMENDA QUE AEROPORTO DE TERESINA RECUPERE PISTA PARA EVITAR ACIDENTES

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) emitiu documento recomendando que sejam feitos reparos na pista do Aeroporto Petrônio Portela, em Teresina. A medida foi tomada após ser constatado que fissuras e desgastes na estrutura asfáltica podem ter contribuído para o acidente ocorrido em setembro de 2013 quando um bimotor de aerolevantamento acabou ficando de bico na pista após decolagem mal sucedida.

De acordo com o relatório do acidente, houve um esvaziamento do trem de pouso dianteiro no momento em que o avião corria para a decolagem. Por conta do atrito com o asfalto, a estrutura foi recolhida automaticamente fazendo com que a aeronave percorresse mais 300 metros sem o trem de pouso e parasse de bico no meio da pista.

As observações feitas durante as investigações apontam que a cobertura asfáltica da pista do Aeroporto se encontrava em processo de deterioração quando o acidente aconteceu. Segundo o levantamento do CENIPA, a estrutura apresentava diversas rachaduras, algumas delas com aproximadamente um metro de comprimento e 10 cm de largura, além de desprendimento de fragmentos.

A nota emitida em março deste ano pede que a administração do aeroporto adote, o mais breve possível, as medidas necessárias para a recuperação das condições da pista de pouso e decolagem, principalmente no que se refere à cobertura asfáltica, O objetivo é evitar que mais acidentes ou até outros de maior gravidade ocorram.

O PortalODia.com tentou contado com o superintendente da Infraero em Teresina, Sânzio Renato Teixeira da Silva, mas ele se encontra em reunião e não pode comentar o caso no momento.

Entenda o caso
Em 26 de setembro do ano passado, um bimotor modelo AC690 acabou parando de bico no meio da pista do Aeroporto Petrônio Portela durante uma decolagem. A aeronave era ocupada pelo piloto e mais três pessoas e iria fazer o levantamento geográfico da área. Nenhum dos passageiros sofreu lesões, mas a aeronave acabou ficando com sua estrutura inferior e de trem de pouso comprometida por conta do atrito com a pista.

Acidente com o Cessna 172
O CENIPA ainda não concluiu o relatório do acidente no Aeroporto de Teresina em dezembro do ano passado. Na ocasião, um bimotor modelo Cessna 172 Skyhawk caiu minutos depois de decolar com quatro pessoas a bordo, sendo três estudantes de uma faculdade particular que faziam aulas de voo.
O prazo dado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) para a conclusão da investigação foi de um ano.

fonte/ODia

CONCURSO PARA MÉDICOS NA FAB

No início do mês de julho a Aeronáutica começou a receber as inscrições dos candidatos que tenham até 36 anos de idade e que estejam interessados em concorrer para alguma das 80 ofertas de postos de trabalho que estão sendo disponibilizadas para o Curso de Adaptação de Médico (CAMAR) para o ano de 2015.

Requisitos para a participação:
Dentre os principais requisitos exigidos está o fato de que o candidato precisa contar com curso superior na área de Medicina e também possuir o título de especialista na área para a qual está pretendendo concorrer.

Detalhes sobre as vagas:
De acordo com as informações divulgadas pela comissão responsável pela organização dessa seleção está previsto que sejam selecionados profissionais para as seguintes especialidades médicas: Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Reumatologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria Neonatal, Pediatria, Cancerologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cirurgia Torácica, Endocrinologia, Medicina Intensiva, Neurologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Como participar:
Os profissionais que atenderem os requisitos de participação solicitados poderão se inscrever até a data limite de 5 de agosto de 2014. As inscrições serão recebidas via internet por meio do site do Comando da Aeronáutica no endereço eletrônico: www.fab.mil.br. Também foi disponibilizado o endereço www.ciaar.com.br que tem a mesma finalidade. Para validar a inscrição o candidato deverá pagar uma taxa de candidatura no valor de R$ 120.

Seleção dos inscritos:
Para a seleção dos candidatos inscritos neste certame estão previstas a realização de prova de língua portuguesa, conhecimentos específicos, exames de aptidão psicológica e validação documental dentre outras fases.

A previsão é de que as provas de caráter objetivo sejam aplicadas no dia 21 de setembro de 2014.
O CAMAR é ministrado na capital mineira Belo Horizonte. A duração do mesmo é de 17 semanas. São 21 dias em regime de internato. Durante a realização do curso os profissionais participantes terão a oportunidade de receber orientações gerais, técnicas-especializadas e militares.

Assim que forem aprovados no curso os profissionais serão alçados a posição de Primeiro-Tenente Médico. Nessa função eles deverão cumprir cinco anos, no mínimo, no posto.

fonte/ConcursoAtuais

BOEING 787-800 DREAMLINER ATERRA DE EMERGÊNCIA NA BASE AÉREA DAS LAJES


Um avião de passageiros da Thomson Airways aterrou na madrugada de hoje, dia 5 de Agosto, de emergência, na Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, arquipélago dos Açores, no Atlântico Norte.

O aparelho é um Boeing 787-8 Dreamliner (G-TUIE), que fazia o voo TOM157 de Puerto Plata (República Dominicana) para Manchester, no Reino Unido, com cerca de 250 passageiros.

O comandante optou por divergir para o aeroporto açoriano, devido a uma avaria mecânica, que afectava um dos motores da aeronave, e que se verificou quando voavam sobre o Atlântico, já com quase cinco horas de viagem. Nada foi contudo confirmado quanto às causas da avaria e a informação que dispomos, por enquanto, é de fontes aeroportuárias não oficiais.

O certo é que tudo correu bem, o ‘Dreamliner’ aterrou nas Lajes pelas 03h30 locais (menos duas horas que a hora UTC). A companhia tratou de mandar um outro avião que chegou na manhã de hoje à ilha Terceira. Os passageiros já retomaram viagem num Boeing 767-300ER (registo G-OBYH) da mesma companhia que já partiu em direcção a Manchester pelas 12h35 locais (14h35 UTC).

No Boeing 767-300ER chegou uma equipa de técnicos britânicos que já está a fazer uma primeira vistoria ao avião avariado.

Curiosamente, esta aterragem de emergência proporcionou a primeira presença de um avião Boeing 787 num aeroporto da Região Autónoma dos Açores, arquipélago com governo autónomo, mas sob soberania portuguesa.

fonte/NewsAvia 

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