Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2009

INCENTIVO PARA ABASTECIMENTO DE AERONAVES NO AEROPORTO DE MOSSORÓ É APROVADO

Foi aprovado na tarde desta terça-feira (15), no plenário da Assembléia Legislativa, o projeto de lei do deputado estadual Leonardo Nogueira que prevê a implantação, mediante decreto, de um mecanismo tributário de redução temporária da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação (QAV), para o abastecimento de aeronaves no Aeroporto Dix-sept Rosado.

“O projeto aprovado prevê uma isenção de 90% na alíquota de ICMS para as operações com querosene de aviação e outros combustíveis, feitas no aeroporto Dix-Sept Rosado, tornando-o atrativo para as empresas decolarem de aeroportos vizinhos, como Natal e Fortaleza, e pousarem em Mossoró, para abastecer suas aeronaves, promovendo assim o embarque e desembarque de passageiros na cidade, e fomentando, por conseqüência, outras atividades econômicas, como o Turismo”, explica o deputado.

Duran…

APÓS DOIS ANOS DE ATRASO, BOEING 787 DREAMLINER FAZ SEU PRIMEIRO VOO

Com mais de dois anos de atraso, o revolucionário novo avião da Boeing, o 787 Dreamliner, decolou nesta terça-feira (15) para seu primeiro voo teste. A decolagem ocorreu em Paine Field, Everett, no Estado de Washington. Os pilotos Michael Carriker e Randall Neville farão uma série de testes básicos e checagem de sistemas no voo, que deve durar quatro horas.

Nesta foto, o Boeing 787 é acompanhado de perto por um Lockheed T-33
O lançamento do primeiro voo foi adiado cinco vezes nos últimos dois anos. A expectativa agora é que a primeira entrega - prevista inicialmente para 2008 - seja feita no fim de 2010, para a japonesa All Nipon Airways.

A aeronave é feita com materiais compostos, que são mais leves que o alumínio, que compõe a fuselagem de aviões comerciais tradicionais. Com isso, é possível ter um consumo 20% menor de combustível. A eficiência no consumo de combustível tem grande apelo entre companhias aéreas, que nos últimos anos têm enfrentado dificuldades com a volatilidade de pre…

ÁGUIA BRANCA INVESTE PARA SER MAIOR ACIONISTA DA TRIP

Mais conhecido por ser um dos três maiores do país no transporte rodoviário interestadual de passageiros, o grupo capixaba Águia Branca resolveu reforçar sua aposta na aviação comercial, setor que neste ano registra, até novembro, expansão de 15,6%.

Sem fazer qualquer barulho, usou verba própria para aumentar sua participação acionária na Trip Linhas Aéreas e passa a ser o maior acionista individual da companhia.
Em outubro, por R$ 32 milhões, comprou 8% das ações da Trip que pertenciam à Total Linhas Aéreas, e tem, agora, 44% do capital da maior empresa aérea regional do país. A alteração está sob análise da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


O grupo Águia Branca é sócio do grupo Caprioli, também do setor de transporte rodoviário de passageiros, na Trip. Os dois conglomerados têm, juntos, 72% do capital da empresa por meio da Trip Participações, sendo 36% para cada um. A compra dos 8% adicionais realizada pelo Águia Branca, que o põe na posição de maior acionista individual, foi …

ROUBO DE 30 LÂMPADAS ATRASA VOOS EM MACAPÁ

O aeroporto internacional de Macapá, administrado pela Infraero, teve cerca de 30 lâmpadas de balizamento — que ficam na pista e orientam pousos e decolagens — roubadas na madrugada de terça para quarta-feira da semana passada, como informou a coluna de Ancelmo Gois no GLOBO. O problema gerou atrasos em dois voos (da Gol e da Tam) que saem de Belém à meia-noite com escala em Macapá.

Os aviões foram obrigados a retornar e aguardar a regularização do serviço, o que ocorreu por volta das 4h de quarta-feira.

Na noite de quarta-feira, por volta das 23h, o serviço voltou a ficar indisponível porque houve uma pane, e algumas lâmpadas que foram substituídas queimaram. Novamente, o avião da Tam teve de retornar à Belém e o da Gol, que ainda não tinha decolado, teve de esperar. O sistema voltou a operar, segundo a estatal, às 23h50m.

Segundo a Infraero, foi ato de vandalismo ao sítio aeroportuário, que tem 10 quilômetros quadrados. A área é extensa e, mesmo cercada com muros, exige cuidado redobra…

TRABALHADORES DA AVIAÇÃO ACEITAM PROPOSTA DE REAJUSTE DE 6%

Os aeroviários e aeronautas aprovaram hoje, em assembleia, proposta de reajuste de 6% nos salários feita pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo (MPT-SP). O índice significa um aumento real de 1,76%. 
Nesta terça-feira, às 14 horas, as entidades que representam as duas categorias terão audiência no MPT-SP com representantes das companhias aéreas.

Na ocasião, as empresas e os sindicatos deverão confirmar se aceitam o reajuste proposto. Se aprovado, o acordo evitará a ameaça de greve feita pelos trabalhadores do setor aéreo para a véspera de Natal.

fonte/OGlobo

ÍNDIA SUSPENDE CONCORRÊNCIA DE AERONAVES DE PATRULHA

Segundo publicação do site Flightglobal informou que a Índia cancelou o RPF  para adquirir seis aeronaves de esclarecimento marítimo de alcance médio. Estas aeronaves operariam em conjunto com os oito Boeing P-8I já encomendados no início de 2009. O objetivo seria substituir os atuais Norman Islander que deixarão de operar na marinha por volta de 2013.

Dentre as aeronaves mais cotadas para esta concorrência estava a versão naval do EMB-145 da Embraer. Outros possíveis concorrentes seriam: uma versão modificada do P-8I; o Dassault Falcon 900 com sistemas da Elta israelense; variantes do AR 72 e do EADS Casa C-295. Até mesmo uma versão do E-2D Hawkeye foi cogitada.

fonte/ Flightgloba foto/divulgação

VOO QUE LEVAVA SPORTING PARA ALEMANHA REGRESSOU A LISBOA DEVIDO A AVARIA TÉCNICA

O Airbus A310-300, prefixo CS-TEI, fretado à companhia HiFly, que realizava o voo 5K-221 entre Lisboa (Portugal) e Berlin, na Alemanha, e onde seguia a bordo a equipe de futebol do Sporting, regressou a Lisboa devido a avaria técnica, disse à agência Lusa fonte ligada à navegação aérea.

"Foi detectada uma avaria técnica e o avião regressou a Lisboa. Aguarda-se agora a resolução do problema para retomar o voo", disse a fonte.

O Sporting joga quarta-feira frente ao Hertha de Berlim, na última jornada do grupo D da Liga Europa, tendo já assegurado o primeiro lugar e consequente apuramento para os 16 avos-de-final da prova.
fonte/foto/Agência Lusa/Visão

AIRBUS A380 DA AIR FRANCE PERMANECE EM NY POR PROBLEMA TÉCNICO

O Airbus A380 da Air France momentos após aterrissar em Nova York, procedente de Paris, no primeiro voo comercial do avião da companhia

Um Airbus A380 da Air France com 511 passageiros a bordo, que deveria ter decolado na segunda-feira à noite de Nova York rumo a Paris, teve que permanecer em terra por um "problema técnico" em um tanque, informou uma fonte da companhia aérea francesa.

"O voo AF007 Nova York-Paris que deveria ter decolado às 19H10 locais de segunda-feira (22H10 de Brasília) foi atrasado por um problema técnico no avião", declaroum porta-voz da empresa.

"É um problema de transmissão de combustível de um tanque para outro", explicou.

O mesmo A380, que faz a viagem Nova York-Paris desde 23 de novembro, foi obrigado no dia 30 de novembro a retornar a Nova York por uma falha nos computadores, que a empresa considerou uma "problema menor".

fonte/foto/AFP

O AVIÃO QUE CONDUZ A DISCÓRDIA

Um pequeno avião Regente vem causando discussão em Passo Fundo. Doada para ser transformada em monumento para homenagear um dos pioneiros da aviação no interior do Estado, a aeronave está há quatro anos à espera de uma definição sobre seu destino.

Aproposta de erguê-la em um pedestal na principal avenida da cidade divide opiniões e aquece o debate sobre intervenções urbanas em espaços públicos.

Desde que foi doado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para homenagear o passo-fundense Ruy Della Méa (veja box), o avião está guardado em um hangar do aeroporto de Passo Fundo. O jornalista Muryllo Della Méa, 62 anos, filho do aviador, batalha para erguer a homenagem ao pai. Inconformado com a demora em resolver o problema, reclama do descaso com a memória do município.

– A gente vê monumento de tudo que é jeito por aí. Podemos valorizar pessoas que fizeram coisas importantes para nossa cidade e Estado – diz.

A discussão inicia-se no momento em que o jornalista indica o lugar onde deveria ser e…

PROJETOS PREVEEM CONSTRUÇÃO DE AVIÃO EM BAURU, SÃO PAULO

Cada uma das três faculdades da Unesp de Bauru terá investimentos específicos. A Faculdade de Engenharia vai até construir avião. Seu diretor, Jair Manfrinato, explica que em 2010 será construído um hangar dentro da universidade. “Será o primeiro avião construído em toda a Unesp. É uma aeronave pequena que será usada para pesquisas e estudos e também o primeiro passo para termos em Bauru um curso de engenharia aeronáutica”, conta.

Ainda sob administração da faculdade estão previstas a construção em 2010 de um prédio de laboratórios de 800 m para o CTI (Colégio Técnico Industrial); e entre 2010 e 2012 um outro imóvel de cinco andares para abrigar quatro departamentos de ensino e a administração da FEB. Depois dessas obras os atuais quatro prédios usados pela faculdade serão liberados para serem transformados em salas de aula e laboratório.

Na Faac estão previstas a construção de dois departamentos de ensino entre 2011 e 2012, o de artes e representação gráfica e o de ciências humanas. …

AEROPORTO INTERNACIONAL DE ALAGOAS FICA SSEM RECEBER VOOS INTERNACIONAIS

Um problema num carro de combate a incêndio fez o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cair de categoria. Por receber voos de outros países, ele era considerado de nível VII, mas desceu dois pontos porque uma viatura que deveria ajudar no sistema de segurança está quebrada. A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Infraero - não se pronunciou oficialmente sobre o assunto, mas as companhias aéreas já temem prejuízos. Por enquanto, voos internacionais não podem chegar a Alagoas.

A informação da ‘crise’ no sistema de segurança foi denunciada à Gazetaweb na tarde desta terça-feira (15) por um funcionário de uma grande companhia aérea que não quis ser identificado. Segundo ele, a Infraero não comunicou o problema na viatura de combate a incêndio aos gerentes de Alagoas, o que acabou acarretando num transtorno com um voo que fazia o trecho São Paulo/Salvador/Maceió. “Soubemos que, quando a empresa constatou que o caminhão estava com defeito, emitiu, tempos depois, um co…

DONO REENCONTRA CÃO LEVADO DE AEROPORTO EM SÃO PAULO

O Empresário Ricky Thadeu Hergert, 27 anos, confirmou na tarde desta terça-feira que o pastor alemão Kempes foi localizado em Taubaté, a 140 quilômetros da Capital paulista. O cão havia sido levado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, no dia 26 de novembro.

Segundo Hergert, uma pessoa entrou em contato via telefone e disse estar com o animal. Ele foi até Taubaté e identificou o cachorro, que tem na orelha a inscrição D4681SP. "Ele emagreceu bastante, mas está bem", disse. A família chegou a oferecer recompensa de R$ 5 mil e colocou anúncios em jornais e na internet. No entanto, segundo o empresário, o valor não chegou a ser pago.

O cão foi roubado enquanto o dono se distraiu para digitar a senha do cartão de crédito no aeroporto. O animal, que participa de competições internacionais, teria sido levado por dois homens, que pegaram a caixa onde ele estava e colocaram em uma caminhonete parada no portão de saída. Na sequência, fugiram em disparada. "…