quinta-feira, 29 de julho de 2010

JATO EXECUTIVO PHENOM 100 EXPANDE SUA ACEITAÇÃO MUNDIAL

Autoridades do Canadá, Egito e República Dominicana são as mais recentes a certificar o avião. São José dos Campos – Após 20 meses de operação, o jato executivo Phenom 100 já conta com mais de 150 unidades entregues. Com a expansão do número de clientes em todo o mundo, surge a necessidade de o avião cumprir a legislação própria de cada país para que possa ser registrado localmente. 
 
Neste contexto, o Phenom 100 é hoje certificado por 18 autoridades de aviação civil. As mais recentes aprovações foram concedidas pela Transport Canada Civil Aviation (TCCA), do Canadá, a Egyptian Civil Aviation Authority (ECAA), do Egito, e a Direção Geral de Aviação Civil (DGAC), da República Dominicana. O Phenom 100 é um jato novo, concebido pela Embraer para a categoria entry level. 
 
O conceito foi introduzido em 2005 e o avião fez o primeiro vôo no dia 26 de julho de 2007. As certificações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no Brasil, e pela Federal Aviation Administration (FAA), nos Estados Unidos, aconteceram em dezembro de 2008, dando início às primeiras entregas. 
 
A partir de então, a aceitação global da aeronave cresceu a passos firmes, resultando em várias certificações adicionais de autoridades de aviação civil dos países onde o Phenom 100 tem clientes. Em 2009, o jato foi certificado pela Agência Européia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA), e também na África do Sul, Argentina, Austrália, Ilha de Man, México, Panamá, Porto Rico e Venezuela. Este ano, Canadá, Colômbia, Egito, Equador, Filipinas, Índia e República Dominicana já validaram o avião. Em breve, outros países farão parte desta lista. 
 
O Phenom 100 tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em parceria com o BMW Group DesignworksUSA. Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para Montevidéu sem escalas. 
 
O jato é o mais rápido e com a maior capacidade de bagagem da sua categoria. A avançada cabine de pilotagem e o lavatório traseiro privativo são alguns dos diferenciais competitivos do avião. Os clientes do Phenom 100 contam com uma ampla rede de suporte composta por seis unidades próprias e mais de 30 autorizadas em todo o mundo, além de parcerias com renomadas empresas Frota de Phenom 100 avança pelo mundo de logística e treinamento de pilotos e mecânicos. 
 
A Embraer oferece inspeções de rotina, manutenção programada e não-programada e programas especiais de serviços, como o Embraer Executive Care (EEC). A estrutura de apoio da Empresa abrange operações de vôo e suporte técnico e de manutenção customizados de acordo com o perfil de operação de cada aeronave, além de um Contact Center com atendimento 24 horas, todos os dias da semana. Tal estrutura possibilita significativa redução dos custos e do tempo de permanência em solo das aeronaves e maximiza os benefícios desta importante ferramenta de negócios. 
 
fonte/PortalFatorBrasil/
  • Portal Fator Brasil
Enhanced by Zemanta

CURSO GRATUITO DA ANAC PARA PILOTOS CHEGA A CUIABÁ E BELO HORIZONTE EM AGOSTO


Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) vão receber da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em agosto, o curso gratuito para formação de pilotos como examinadores credenciados. O curso terá uma avaliação e o registro do chamado "voo de check" de novos pilotos, para comprovar a capacidade técnica na aeronave. 
O curso já esteve presente em cidades como São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus. Ele vai oferecer 50 vagas para pilotos instrutores de empresas aéreas, aeroclubes, escolas de aviação civil, centros de treinamento e órgãos de segurança pública. A ficha de inscrição para o curso está disponível no endereço eletrônico http://www.anac.gov.br/sepc/formulario/index.asp.

fonte/Mercado&Eventos
Enhanced by Zemanta

PANTANAL, DA TAM, AUMENTA DESTINOS ATENDIDOS DE SEIS PARA 15

A Pantanal, empresa aérea regional comprada pela TAM no final do ano passado, vai aumentar o número de cidades atendidas de seis para 15 a partir de 23 de agosto.

A nova malha terá 44 voos, sendo que 21 deles serão operados a partir dos aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, e dois de Brasília.

As rotas servidas com aeronaves turboélice ATR 42, com capacidade para 45 passageiros, terão como base o aeroporto de Guarulhos, enquanto as que vão decolar ou pousar em Congonhas e Brasília serão operadas com dois jatos Airbus A319, com 144 lugares, e um avião A320, com 174 assentos, também da fabricante europeia.

Os jatos da Airbus foram alugados pela TAM e "estavam em processo de devolução porque seus contratos de leasing estavam próximos do vencimento, mas foram prorrogados até que a Pantanal defina a ampliação e renovação de sua frota própria", afirma a TAM em comunicado.

Em 20 de julho, a quarta maior companhia aérea do Brasil, Azul, anunciou a compra de 20 aviões turboélice modelo ATR 72-600, com opções para mais 20 unidades, em um contrato de cerca de 850 milhões de dólares. Com os novos aviões, a empresa planeja operar destinos distantes até 800 quilômetros de seus principais centros de operação, que incluem o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

fonte/Reuters/UOL
Enhanced by Zemanta

ACIDENTE COM HELICÓPTERO MÉDICO MATA 3 NOS ESTADOS UNIDOS

Três pessoas morreram nesta quarta-feira após a queda de um helicóptero médico na localidade de Tucson, no estado americano do Arizona, segundo a Air Methods, companhia que operava a nave.

A empresa indicou que os mortos são o piloto, uma enfermeira e um paramédico que estavam a bordo. Os nomes das vítimas só devem ser divulgados nesta quinta-feira.

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos indicou que, no momento do acidente, não havia nenhum paciente no helicóptero.

A FAA informou ainda que o piloto estava em contato com os controladores aéreos quando aconteceu o acidente, e que até o momento não foi identificado nenhum problema.

Testemunhas declararam ao jornal "The Arizona Daily Star" que o helicóptero se chocou contra uma cerca de uma casa e que o piloto manobrou em seguida para se afastar do prédio. 

BLOG: sites internacionais informam que 1 pessoa morreu e 2 ficaram feridas, sem confirmação até o momento.

fonte/EFE/Terra
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...