quarta-feira, 18 de março de 2009

AVIÃO CAPOTA DURANTE POUSO EM S. JOSÉ, FLORIANÓPOLIS

Na manhã desta terça-feira, mecânicos começaram a desmontar o avião que capotou durante o pouso na tarde de segunda-feira no Aeroclube de Santa Catarina, em São José, na Grande Florianópolis. Na aeronáutica, o termo técnico para esse tipo de acidente é pilonagem.A direção da escola de pilotos não quis se pronunciar sobre o que houve com o avião, que pertence à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e está cedido ao aeroclube. Um relatório vai apontar a causa do acidente. Na segunda, um aluno do aeroclube ficou ferido depois que a aeronave que pilotava saiu da pista e capotou durante um pouso. O aluno, que não teve o nome divulgado, sofreu escoriações e chegou a ser levado ao hospital, sendo liberado em seguida. Segundo testemunhas, ele treinava pousos e decolagens quando, por volta das 16h, quando aterrissava o monomotor, teria perdido o controle da aeronave. O avião com prefixo PP-FLT saiu da pista a uma velocidade de aproximadamente 100 km/h e seguiu em alta velocidade até capotar em meio a arbustos, a cerca de 200 metros da pista, numa fazenda vizinha ao aeroclube no bairro Sertão do Imaruim.
fonte: rbs/diario catarinense

AEROLULA A QUEBRA E LULA VOLTA AO BRASIL NO SUCATINHA


BRASÍLIA - Os dois aviões usados pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na viagem aos Estados Unidos tiveram problemas no retorno ao Brasil. O avião principal, o Airbus apelidado de Aerolula, nem decolou do aeroporto internacional JFK, de Nova York, porque a porta empenou quando a escada de embarque estava sendo retirada. O presidente e a comitiva tiveram de passar, então, para o avião reserva, o Boeing 737 chamado de Sucatinha. No processo de aterrissagem em Brasília, os flaps do Sucatinha não funcionaram e o avião foi parado somente nos freios.
Os problemas nos aviões atrasaram em quatro horas a chegada de Lula a Brasília. A previsão inicial era que ele desembarcasse às 4h desta terça, mas Lula só chegou a Brasília às 8h da manhã.
Na noite de segunda, Lula e a comitiva - integrada por ministros como Dilma Rousseff (Casa Civil) e Guido Mantega (Fazenda) e assessores diretos - já estavam acomodados no Airbus, com decolagem autorizada pelo aeroporto, quando a porta foi danificada. O carro que aproxima a escada de embarque da porta estava alto demais, e a escada enganchou na porta. Quando o carro se afastou, a porta foi puxada junto e ficou empenada.
Por cerca de 30 minutos, os técnicos tentaram consertar a porta, com Lula a bordo, mas não obtiveram sucesso. O presidente e a comitiva foram transferidos para o Sucatinha, que, até então, traria os funcionários do chamado escalão avançado - grupo de servidores do Planalto que prepara as viagens presidenciais.
No meio do caminho, como o Sucatinha não tem autonomia de voo, teve de fazer uma parada estratégica, de uma hora, em Trinidad e Tobago, no Caribe, para reabastecimento. Na chegada a Brasília, mais um susto. Os flaps - equipamento nas asas acionado durante os pousos para ajudar a parar a aeronave - não funcionaram. O piloto teve de aterrissar usando só os freios. Quando a comitiva estava descendo do avião, o próprio presidente Lula chamou a atenção para os pneus, que começavam a esvaziar, por causa do aquecimento.
Os funcionários deixados em Nova York devem retornar nesta quarta ou na quinta ao Brasil, em aviões de carreira, e o Aerolula deve ser consertado nos Estados Unidos. O Airbus foi comprado pelo presidente em 2004 para substituir um velho Boeing 707 apelidado de Sucatão, que já causava constrangimentos ao governo por ser um modelo proibido em diversos países, devido, principalmente, ao excesso de ruídos que fazia nas operações de pouso e decolagem.

fonte: Oglobo.com

AVIÃO DA JAL FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM XANGAI


Um avião da Japan Airlines (JAL) com 222 pessoas a bordo com destino a Tóquio foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Xangai pouco depois de decolar, em função de "problemas com o motor", informou a agência de notícias chinesa Xinhua.Dez minutos depois de decolar de Xangai, tripulantes do Boeing 747-446, prefixo JA8086 notaram o problema e o avião começou a "sacudir levemente", segundo a Xinhua.Investigações preliminares dão conta de que o avião teria se chocado com aves logo após a decolagem e esta seria a causa do problema.

Fontes: InvestNews / avherald.com

AVIÃO DA PORTUGÁLIA ATERRISOU EM EMERGÊNCIA NO AEROPORTO SÁ CARNEIRO


Na passada sexta-feira, dia 6 de Março, por volta das 10.50 horas, o CDOS (Centro Distrital de Operações de Socorro) emitiu um alerta amarelo para o Aeroporto do Porto, devido a aeronave em dificuldades, mobilizando-se os meios previstos para tal situação de emergência.Ao local, entre outros, ocorreram ao local meios dos bombeiros da Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Porto, Ermesinde, Póvoa, entre outros, além da polícia, INEM e Protecção Cívil maiata.Eram cerca das 11.15 minutos quando, já com os referidos meios no local, a aeronave aterrou em segurança, obrigando à natural desmobilização de meios.Ao que o MaiaHoje apurou, a aeronave pertencia à companhia Portugália, era da marca Fokker, modelo 100, que normalmente faz a “ponte” entre o aeroporto de Lisboa e do Porto.Apesar dos nossos esforços não conseguimos, em tempo útil, chegar à fala com nenhum responsável pelo assunto, mas segundo outras fontes ter-se-á tratado de uma avaria no painel de instrumentos do comandante que indicava um eventual incêndio nos motores, levando o comandante a declarar a situação de emergência ao controle de tráfego. Como o referido aparelho não permite a visualização directa dos motores pela tripulação, até ao momento da aterragem, desconhecia-se a gravidade da situação.Depois de verificada apenas a referida avaria na instrumentação, a aeronave algum tempo depois levantaria de novo voo sem registar problemas.
Fonte: Maia Hoje (Portugal)

CABO VERDE, AVARIA LEVA AVIÃO DA TACV REGRESSAR



Boeing 757 dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV) fazia segunda-feira a ligação Cidade da Praia/Lisboa.O Boeing 757 dos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV), que fazia segunda-feira a ligação Cidade da Praia/Lisboa, regressou à capital cabo-verdiana pouco depois de ter levantado voo, devido a uma avaria que acabou por ser reparada.Segundo a edição online do semanário cabo-verdiano A Semana, que cita o director de manutenção dos TACV, João de Pina, pouco depois de levantar voo acendeu-se uma «luz de alerta», que levou o piloto a avisar as autoridades aeronáuticas da situação.João de Pina adiantou, porém, que a avaria «era mínima» mas, uma vez que o aparelho acabara de fazer a ligação entre Fortaleza (Brasil) e a Cidade da Praia, os técnicos entenderam pedir ao comandante do avião para regressar ao Aeroporto Internacional da Praia.«O aparelho tinha descolado havia cerca de 10 minutos quando uma luz no painel de controlo acendeu. O piloto reportou os problemas aos técnicos e estes aconselharam-no a retornar ao aeroporto para reparar a avaria. Foi por uma questão de precaução», realçou o director de manutenção dos TACV.João de Pina adiantou que o voo foi retomado após a equipa técnica resolver o problema, na manhã de segunda-feira.

Fonte: IOL Diário

AVIÃO SAI DA PISTA E ATOLA NA LAMA EM AERPORTO HOLANDÊS


Um Boeing 747-400 de carga da empresa Cargolux saiu da pista no Aeroporto Aachen, em Maastricht, na Holanda, e acabou com o trem de pouso frontal atolado na lama, causando a interrupção dos voos no terminal.Segundo Mark Keulers, porta-voz do aeroporto localizado a 200 km de Amsterdã, ninguém se feriu no incidente. Keulers disse que o avião oriundo do Quênia acabou saindo da pista logo após ter pousado.

Fonte: Terra

MÉXICO COMPRA SEIS HELICÓPTEROS EC 725



La Secretaría de Defensa de México ha otorgado a Eurocopter un pedido de 6 helicópteros EC725, que serán destinados principalmente a misiones de transporte y protección civil. Es la primera vez que la Secretaría de Defensa de México opta por helicópteros del fabricante europeo. El pedido refuerza la presencia de Eurocopter en el país, ya que la Secretaría de Marina ya dispone de aparatos de la gama Eurocopter – concretamente de Panther- y la Presidencia del Estado del Estado de helicópteros EC225 y Super Puma.El EC725 es un aparato biturbina de la familia Cougar, de peso medio (11 toneladas), provisto de un rotor principal de cinco palas. Dispone de una notable capacidad de combustible, lo que le permite una autonomía de cinco horas y media de vuelo. Aparte de dos pilotos, puede transportar hasta 29 pasajeros y fue diseñado diseñado para llevar a cabo misiones tan diferentes como búsqueda y salvamento, transporte sanitario y de largas distancias, así como de apoyo logístico. Este modelo había recibido ya 151 pedidos antes de este contrato.

fonte: Defensa.com

OGMA MANTÉM CONTRATO COM A LÍBIA PARA MANUTENÇÃO DO C-130

OGMA (Embraer) mantém contrato com a Líbia para manutenção de aviões militares"O contrato de manutenção dos aviões C-130 será prolongado e mais do que isso haverá um upgrading dos próprios aviónicos e da electrónica do avião C-130", disse o ministro português da Defesa.
O ministro português da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, consguiu garantir, durante visita a Trípoli, a continuidade do contrato entra a OGMA-Oficinas Gerais de Manutenção Aeronáutica, controlada pela brasileira Embraer, para manutenção dos aviões militares líbios C-130, noticiou hoje a rádio TSF, de Lisboa."O contrato de manutenção dos aviões C-130 será prolongado e mais do que isso haverá um upgrading dos próprios aviónicos e da electrónica do avião C-130", disse o ministro português, citado pela TSF.
Nesta visita do ministro da Defesa à Líbia foi também garantido o reforço da cooperação militar com destaque para a troca de experiências e técnicas de operação entre as forças especiais dos dois países.
fonte: Africa 21

ARGENTINA VAI REESTATIZAR A FMA


A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou o envio ao Congresso de um projeto de lei para reestatizar a Fábrica Militar de Aviões controlada desde a década de 90 pela americana Lockheed Martin. Como mostra reportagem da correspondente do Globo, Janaína Figueiredo, a recuperação da fábrica de aviões, localizada na província de Córdoba, é um dos aspectos centrais das negociações entre o governo argentino e a Embraer.
Na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Buenos Aires, no ano passado, um possível acordo entre a Casa Rosada e a Embraer foi discutido pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que, na época, assegurou que a empresa aceitaria assumir o controle da fábrica em Córdoba, exigindo, como contrapartida, a compra de aviões por parte do Estado argentino.Cristina defendeu a necessidade de "recuperar o prestígio perdido" pela indústria aeronáutica argentina nas últimas décadas:O projeto de reestatização será enviado esta semana ao Congresso. A fábrica tem 1.100 trabalhadores e foi privatizada pelo ex-presidente Carlos Menem (1989-1999).
fonte: O Globo

PILOTO BRASILEIRO QUE MORREU EM PEDRO JUAN ERA PROCURADO

O brasileiro Nelson Insaurralde, que morreu no domingo na queda de uma aeronave, em Pedro Juan Caballero, já era procurado por tráfico de drogas no Paraguai e e no Brasil.
Insaurralde já havia sido denunciado pelo tráfico de um quilo e cem gramas de cocaína, em flagrante ocorrido no dia 9 de maio de 2003.
Dentro da aeronave estava o colombiano Eduardo Benavides Rodriguez. O avião era o mesmo que caiu na semana passada.
Insaurralde também seria o piloto do avião que caiu em São José do Rio Preto com 177 quilos de crack.

Fontes: ABC Color / TV Morena

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...