quinta-feira, 30 de junho de 2011

APÓS ESTRONDO EM HÉLICE, AVIÃO DA PANTANAL FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM AEROPORTO DE SÃO PAULO

Um avião de passageiros da companhia aérea Pantanal, do grupo TAM, foi obrigado a fazer um pouso de emergência logo após decolar do aeroporto internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, na Grande São Paulo, no começo da tarde desta quinta-feira (30). 

O voo número 4758 fazia a rota São Paulo-São José do Rio de Preto, no interior do Estado (438 km da capital). Sua decolagem estava prevista para as 11h35, mas, por conta de um atraso, a partida acabou acontecendo somente às 12h39.


Segundo um passageiro do voo, que não quis se identificar, cerca de 10 minutos após a aeronave deixar o solo, foi ouvido um grande estrondo, como uma explosão, perto da hélice direita do modelo ATR-42. "Quem estava perto da janela viu muita fumaça e faíscas", contou um passageiro que, "por viajar quase todo dia", pediu sigilo sobre sua identidade.


No momento do incidente, o comandante chegou a usar o sistema de comunicação interna para avisar que "um problema mecânico" havia sido registrado --e que seria necessário retornar ao aeroporto de Guarulhos. "O pessoal ficou desesperado. A hélice ficou parada depois da explosão. Pensei que iria morrer. Fiquei muito assustado. Tinha criança, idoso chorando", lembra o passageiro.


Ao retornar à pista, ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros esperavam o avião. De toda forma, não havia mais sinais de fogo ao redor da hélice.


Além do susto, outra reclamação foi a demora para que a equipe terrestre da companhia aérea esclarecesse o ocorrido. "Nos deixaram em uma sala esperando por duas horas. E, ao final de tudo, quem ainda pretendia embarcar teve que ir para Congonhas [aeroporto que fica a 1 hora de Guarulhos]", disse o passageiro, que optou por desistir da viagem.

Outro lado

Assim como a Infraero, a companhia aérea Pantanal confirmou, em nota oficial, o incidente. Segundo a empresa, ninguém ficou ferido.

Leia a íntegra da nota:


A Pantanal informa que a aeronave que operava o voo 4758 (São Paulo/Guarulhos – São José do Rio Preto), desta quinta-feira (30), teve de retornar ao aeroporto logo após a decolagem, por volta das 11h40, devido a problemas técnicos. O comandante realizou todos os procedimentos operacionais necessários para garantir a segurança dos passageiros durante o pouso e o desembarque. Os clientes seguiram de ônibus até o aeroporto de Congonhas e foram reacomodados no voo 4716, que tem decolagem prevista para esta noite.

fonte/UOL

VAZAMENTO EM VOO DA GOL ATINGE BAGAGENS DE PASSAGEIROS EM SÃO PAULO

Um vazamento de um líquido no compartimento de bagagens de um voo da Gol atingiu as malas de passageiros que saíram de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e desembarcaram no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta quinta-feira (30).

De acordo com a companhia aérea, assim que a aeronave pousou no aeroporto, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram acionados para recolher e analisar as bagagens atingidas.
Ainda segundo a companhia, os clientes que foram prejudicados serão ressarcidos de acordo com a legislação. As bagagens foram recolhidas pela Anvisa. De acordo com a Gol, não foi possível a retirada por parte dos passageiros.

Até as 16h, ainda não havia informações sobre as causas do incidente nem qual era o líquido que vazou. O pai de uma das passageiras disse que a filha foi informada que algumas bagagens poderão ser incineradas, o que a companhia não confirma. Ela ainda aguardava informações sobre seus pertences no aeroporto.

fonte/G1

NEBLINA FECHA AEROPORTO SALGADO FILHO PARA POUSOS E DECOLAGENS


A intensa neblina que cobre a região do Aeroporto Salgado Filho, na zona norte de Porto Alegre, provocou a suspensão das operações de pouso e decolagem que ocorreriam a partir das 6h no terminal. Pelo menos um voo, vindo de Montevideo, no Uruguai, já foi cancelado e outros dois estão com atraso.

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

OVERBOOKING EM VOO DA TAP ENTRE PORTO ALEGRE E LISBOA IMPEDE EMBARQUE DE PASSAGEIROS


O excesso de passageiros para o voo da TAP entre Porto Alegre e Lisboa, em Portugal, causou confusão na noite desta quarta-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na Capital.

Permitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a prática denominada overbooking — quando a companhia vende mais bilhetes que o disponível com base na média de desistência dos voos anteriores — impediu o embarque de cinco pessoas, segundo a assessoria de imprensa da empresa aérea.

A companhia informou que cumpriu todas as normas determinadas pela Anac em caso de overbooking. Dos cinco passageiros, dois foram realocados em voos de outras empresas. Uma delas é uma jovem que ficou bastante revoltada com a situação. Ela embarcou para Paris em uma rota da TAM.

De acordo com a TAP, outras duas pessoas foram acomodadas em um hotel e embarcarão no próximo voo entre Porto Alegre e Lisboa. Uma senhora desistiu e foi reembolsada. Ela disse à companhia que reagendará a sua viagem.

O voo partiu por volta das 21h40min do Salgado Filho. A rota sem escalas foi inaugurada no dia 12 deste mês. 

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...