Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 17, 2009

COMPANHIAS AÉREAS TESTAM VAREJO A 35 MIL PÉS

Os passageiros de voos nos Estados Unidos já estão pagando por sanduíches, bebidas, travesseiros e até pelos fones de ouvidos, que costumavam ser distribuídos no início da viagem e devolvidos na aterrisagem. É o que mostra matéria publicada nesta terça-feira no site do jornal americano New York Times.

Enquanto as empresas de aviação civil procuram cada vez mais reduzir seus custos através da venda destes serviços usuais a voos, por que não também começar a vender serviços de limousine ou até mesmo ingressos para espetáculos da Brodway?

Para muitas empresas, ainda não passa de uma ideia. Mas a American Airlines já começou a testar o conceito de varejo no ar. A companhia está vendendo bilhetes para o Heathrow Express - trem que liga o maior aeroporto inglês ao centro de Londres - nos voos cujo destino seja a capital britânica.

A American Airlines também está oferecendo acesso à internet nos voos, além de itens do SkyMall, um catálogo com variados tipos de produtos que vem ocupando espaço n…

AEROPORTO DE ILHÉUS PODE VOLTAR A OPERAR AINDA ESTE ANO

A Aeronáutica já concluiu os estudos e elaborou uma nova carta de aproximação para pouso noturno no aeroporto de Ilhéus, no sul do estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17), durante reunião que teve a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Governo, além de representantes das empresas aéreas.

A carta de aproximação é um documento que estabelece o caminho e os procedimentos que devem ser seguidos pelos pilotos no momento do pouso no aeroporto. Segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do Departamento de Espaço Aéreo da Aeronáutica, o novo procedimento elimina as dificuldades causadas por obstáculos e garante a segurança para pouso visual à noite em Ilhéus. “A nova carta estabelece um ponto onde a aeronave desce por instrumentos a dois mil pés de altitude, a partir dali, havendo condição visual, o piloto completa o pouso, não havendo, ele tem toda a segurança para interromper o procedimento e arremeter”, afirmou o brigadeiro.

Para elaborar a carta a Aeronáu…

ANAC LIBERA VOOS NOTURNOS EM JOINVILLE

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou na manhã desta terça-feira as operações noturnas no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville.

Com a inspeção feita na segunda-feira por técnicos do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), a agência resolveu reverter a limitação do uso da pista, imposta desde o dia 22 de setembro.

Permanece apenas a limitação de 220 metros a partir da cabeceira 15, porque ainda há um grupo de árvores que precisa ser retirado. A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) diz que o trabalho deve se estender até terça-feira.

fonte/ANoticia
A Notícia

JATINHOS EM TEMPO DE FARTURA

Se há hoje nas grandes empresas um movimento quase obrigatório, é o de troca-troca de jatinhos. Sempre, claro, por um melhor e mais caro, uma renovação típica dos tempos de fartura.
A Coteminas, do vice José Alencar, por exemplo, acaba de comprar um Falcon 2000 LX. Pagou 33 milhões de dólares pelo brinquedo, que chega ao Brasil em março.

É, diz quem entende do riscado, o mais moderno jato bimotor transcontinental de sua categoria: pode transportar dez passageiros e voar direto de São Paulo a Miami sem escalas. O Citation X que a empresa possui será vendido.

fonte/Radar Online/ Veja

EMBRAER NÃO VAI PARA PRODUÇÃO DO ERJ-145

A fabricante de aviões Embraer não vai interromper a produção da aeronave modelo ERJ-145, um jato de 50 lugares, afirmou o presidente-executivo da empresa, Frederico Curado. Ele acrescentou que a companhia ainda não decidiu se fabricará uma aeronave maior na China.

"Não vamos descontinuar a produção", disse Curado durante a feira Dubai Air Show.

O jornal Estado de S. Paulo publicou este mês que a fabricante de aviões brasileira tinha decidido abandonar a produção do modelo 145. O diário também publicou que a Embraer vai produzir o jato E-190, de 120 lugares, na China.

Nesta terça-feira, o presidente da Embraer informou que a empresa não tem uma decisão sobre produção na China. "Eu diria que por volta dos próximos seis meses deveremos decidir sobre isso."

A Embraer anunciou nesta terça-feira que vendeu cinco jatos 175 para a Oman Air, em transação avaliada em 177,5 milhões de dólares. O valor pode dobrar se todas as opções de compra forem exercidas. O primeiro avião de …

AIR AUSTRAL ENCOMENDA AVIÃO PARA 840 PASSAGEIROS POR VIAGEM

A Air Austral confirmou encomenda para dois superjumbos A380, da Airbus, que vão transportar mais de 800 pessoas nas primeiras versões configuradas totalmente em classe econômica do maior avião de passageiros do mundo.

A companhia aérea da ilha La Réunion, informou que encomendou as aeronaves configuradas para transportar 840 passageiros e planeja usá-las entre Paris e o território francês no Oceano Índico a partir de 2014.

O A380 entrou em serviço em 2007 e é projetado para carregar 525 passageiros em três classes ou 850 pessoas quando seus dois andares são ocupados por assentos de classe econômica.

Até agora, compradores do avião vinham se concentrando em atrair passageiros abastados com facilidades como camas e chuveiros na primeira classe, o que faz a capacidade ficar em torno de 500 passageiros.

A encomenda do A380 inclui opções para mais duas aeronaves do modelo para atenderem futuras rotas no Caribe.

fonte/ Reuters

ESQUADRILHA DA FUMAÇA VISITA LAR DE IDOSOS

Realizar acrobacias no céu sem esquecer os problemas na terra. A vida dos integrantes do Esquadrão de Demonstração Áerea (EDA) não se resume a treinamento e apresentação. A equipe da Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente pelas arriscadas manobras áereas, encontra espaço na agenda para visitar entidades filantrópicas por todo o país. Na manhã de ontem, o grupo formado por 36 pilotos encerrou a passagem pelo Rio Grande do Norte visitando o Lar de Assistência a Criança (Lac), que atende cerca de 70 crianças carentes, e o Lar Espírita Alvorada Nova (Lean), onde moram 38 idosos, em Parnamirim.


Os idosos que moram no Lean tiveram uma manhã diferente. Genir Daura da Silva ficou admirada com a quantidade de visitantes. "Nunca vi tanto homem bonito", brincou. Maria Conceição da Silva, 97, não perdeu tempo. Conversou com os pilotos e até pediu para ir para o Sudeste junto com a Esquadrilha da Fumaça. Atendendo ao pedido dos colegas, o major David começou a cantar a música Cari…

BOEING CAI EM MALI COM CARGA DE COCAÍNA PROVENIENTE DA VENEZUELA

Um avião proveniente da Venezuela descarregou cocaína perto de Gao, em Mali, caindo logo em seguida, justamente depois de decolar, anunciou nesta segunda-feira em Dacar o encarregado regional do Escritório das Naciones Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), Alexandre Schmidt. O acidente aconteceu no dia 5 de novembro, mas só foi divulgado hoje.

"O Boeing pousou numa pista improvisada a 15 km de Gao (noroeste) com sua carga de produtos ilícitos", informou Schmidt, durante entrevista à imprensa.

"Ainda não se sabe a quantidade de droga transportada, mas "um Boeing pode carregar 10 toneladas", destacou.

A droga não foi encontrada. A Interpol, já advertida, está realizando uma investigação.

"É a primeira vez que temos conhecimento" de uma remessa de cocaína sul-americana à África utilizando um avião com esta capacidade, informou.

Nos últimos anos, a África ocidental tornou-se um importante centro de trânsito de cocaína sul-americana para os mercados europeu…

A330 É A PRIMEIRA AERONAVE CERTIFICADA PARA ETOPS 'ALÉM DE 180 MINUTOS'

A Agência Européia de Segurança em Aviação (EASA) certificou todos os modelos Airbus A330 com o Certificado de Operações de Voo Estendido para Aeronaves de dois motores (ETOPS) “além de 180 minutos”. Essa autorização torna as aeronaves da Família A330 as primeiras a receberem esse tipo de certificação, tanto da EASA quanto da FAA (Agência Americana da Aviação). O novo recurso estará disponível de acordo com a escolha do cliente e poderá estender a distância de desvio em até 1.700 milhas náuticas. Essa distância corresponde ao tempo máximo de desvio proporcionado pelo ETOPS ao modelo A330, que é de aproximadamente 240 minutos (em uma velocidade abaixo das condições padrão com um motor inoperante).

As operadoras de aviões de dois motores que optarem por esse recurso agora poderão voar para novas rotas que atualmente não operam dentro das regras do ETOPS. Para as aeronaves A330, exemplos de novas rotas incluem a porção sul do Oceano Atlântico e as áreas centrais e sul do Oceano Pacífico, …

VOO ATRASA E REVO;TA PASSAGEIROS EM MARINGÁ

Um voo da companhia Azul Linhas Aéreas que deveria seguir do Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, sentido Campinas (SP), foi cancelado e provocou muita confusão no terminal maringaense, nesta segunda-feira (16). Cerca de 100 passageiros deveriam ter embarcado às 5h40 da manhã, mas próximo das 15 horas eles ainda esperavam pelo voo. Revoltados, houve tumulto e muita reclamação dos passageiros.

O saguão do aeroporto foi o palco do protesto, os clientes da empresa aérea pressionavam os funcionários que trabalham nos guichês da companhia. “Estou desde as 4 horas da madrugada aqui, com fome, sujo, sem lugar para descansar. Ou seja, um descaso total”, disse o passageiro Alexandre Nonato.

Segundo os clientes, o voo teria que sair as 5h40, como foi cancelado pelo mau tempo, a empresa teria prometido outra aeronave próximo do meio-dia, o que não aconteceu. A Azul ainda teria oferecido aos clientes passagens de ônibus e provocou ainda mais revolta dos passageiros. “Eu não posso viajar de ôni…

DOSE TRIPLA DE STAR ALLIANCE PARA OS EUA

Até outubro, havia apenas uma companhia aérea americana ligada à Star Alliance que fazia voos no Brasil, a United. A partir de 16 de dezembro, com a estreia da US Airways no país, ligando o Rio a Charlotte, na Carolina do Norte, serão três. Em 27 de outubro, a Continental celebrou sua entrada na aliança global com um evento em Nova Jersey no qual reuniu executivos das outras empresas já associadas e as que ainda estão para se unir, como a brasileira TAM, que deve ganhar sua carteirinha de entrada até o primeiro semestre de 2010.

A multiplicação por três de companhias da Star Alliance que saem do Rio para os EUA significa mais facilidade em alcançar destinos além dos conhecidos e ainda muito procurados Nova York e Miami. A Continental tem hubs (pontos de distribuição) no aeroporto de Newark Liberty, em Nova Jersey; em Houston, e em Cleveland. Charlotte, o destino final do novo voo da US Airways, é um hub da empresa para outros 150 destinos dentro do país. E a United tem voos do Rio e Sã…

AUTORIDADES PARAGUAIAS APURAM POUSO DE AVIÃO VENEZUELANO EM BASE MILITAR

Dois ministros e comandantes das Forças Armadas do Paraguai foram chamados a ir diante da comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados responder pelo pouso de um avião militar venezuelano em uma base do país, na quinta-feira passada (19), informaram os porta-vozes do Congresso nesta segunda-feira.

O avião, um Hércules C-130, permaneceu em solo paraguaio por pouco mais de duas horas.

"Precisamos compreender de forma precisa porque desceu um avião militar venezuelano no aeroporto da Força Aérea, quantos tripulantes e passageiros havia e se parte deles ficaram ou não em nosso país", disse o presidente da comissão, José López Chávez, em entrevista à agência de notícias France Presse.

Chávez, que pretende ao partido de oposição Unace, convocou os ministros de Relações Exteriores e de Defesa, Héctor Lacognata e Luis Bareiro, respectivamente, assim como o comandante das Forças Militares, o general Oscar Velázquez.

Paralelamente, o presidente em exercício, Federico Franco, an…