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Mostrando postagens de julho 12, 2009

QUANDO OS AVIÕES SE CANSAM

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Problemas enfrentados pela fadiga dos materiais de aviões e o que a indústria aeronáutica está fazendo para garantir o máximo de segurança; ainda, quadro com acidentes causados por fadiga de materiais. Parte da fuselagem desaparece no ar e expõe um problema que os engenheiros aeronáuticos aprendem a prevenir: a fadiga dos materiais. A segurança da estrutura, para eles, está acima de tudo. O Boeing 737 da Aloha Airlines decolou do aeroporto da cidade de Hilo, no arquipélago do Havaí, naquele 28 de abril de 1988, e tudo levava a crer que seria mais uma breve viagem de rotina até Honolulu, numa ilha próxima. Alguns dos noventa passageiros reclamaram um pouco da turbulência no início do vôo, mas, minutos depois, olhavam já com impaciência o sinal luminoso que mandava manter os cintos de segurança atados. Santo mandamento. Pois, assim que o avião, com dezenove anos de uso, nivelou a 7 000 metros, a altitude prevista de vôo, ouviu-se um forte estrondo e, subitamente, o teto da primeira class

SEM ENCOMENDAS,EMBRAER ESTUDA FECHAR FÁBRICA NA CHINA

A operação industrial da Embraer na China está em risco. Com o cancelamento de pedidos e sem novas encomendas, a empresa cogita fechar as portas da fábrica de Harbin, no norte do país, onde são feitos aviões do modelo ERJ 145. Pelos contratos em vigor, a Embraer tem serviço para manter a unidade funcionando apenas até a metade de 2011. Se não surgirem novos pedidos, a avaliação é que não faz sentido seguir montando aviões na China. A decisão de manter ou não a fábrica no país asiático deve ser tomada até meados do ano que vem. “Os próximos movimentos estratégicos para a nossa presença industrial na China devem ser definidos dentro de doze meses”, diz o presidente da Embraer, Frederico Curado. Segundo o executivo, o prejuízo para encerrar as operações não seria grande. A Embraer e sua parceira China Aviation Industry Corporation (Avic) aplicaram US$ 25 milhões no negócio. Apesar da brasileira possuir 51% da joint venture, a sócia chinesa construiu a maior parte da infraestrutura. O mai

BOEING ESTÁ PRONTA PARA TRANSFERIR PARTE DA PRODUÇÃO DO F-18 SUPER HORNET PARA O BRASIL

Segundo informações do sempre bem informado site de noticias empresarial Bloomberg, Jim Albaugh, chefe do setor de defesa da Boeing que disse que a empresa fechou acordos de transferência de tecnologia com 27 empresas brasileiras que são plenamente capazes de produzir importantes conjuntos de peças para o F-18. A Declaração faz parte de um pacote de iniciativas do fabricante no sentido de divulgar o esforço da empresa em vencer a licitação de caças da Força Aérea Brasileira – FAB. “Uma parcela importante do F-18 será construída aqui,” disse Albaugh. “Para cada dólar que vai para esse avião, esse dinheiro virá de volta para o Brasil com a fabricação, do software, a aviónica, e a eletrônica.” E completou “O F-18 está sendo produzido atualmente em uma taxa de 43 por o ano, comparada a 13 por o ano do Rafale e a 5 para o Gripen, assim entendemos que a Boeing pode ganhar no menor custo por a unidade”. Boeing, conta com a venda no mercado estrangeiro para compensar a diminuição de encomendas

12 MIL NOTEBOOKS SÃO ESQUECIDOS POR SEMANA NOS AEROPORTOS DOS EUA

Cerca de 12 mil notebooks são encontrados por semana nos aeroportos americanos, sendo que só no aeroporto de Los Angeles são esquecidos 1.200 por semana. São as conclusões de um estudo do fabricante da "Dell Computers". Muitos computadores são esquecidos nos postos de controle e só 33 por cento é que são recuperados, de acordo com o que noticia o "El Pais". A investigação apurou ainda que entre 65 a 70 por cento dos notebooks perdidos nunca são reclamados. Para além disso, 53 por cento dos passageiros da classe executiva guadavam informação empresarial nos seus computadores. De todos os que guardavam informação confidencial, a maioria (65 por cento) não tomou nenhuma medida para proteger os dados enquanto viajavam. Menos de metade (42 por cento) reconhecem que não guardam cópias de segurança dos seus dados. O estudo foi realizado na primeira metade de 2008. Foram supervisionados 106 aeroportos dos Estados Unidos e questionou-se mais de 800 passageiros da classe exec

NORDESTE AVIAÇÃO REGIONAL PLANEJA VOAR EM 2009

Um grupo de empresários uniu-se para criar uma companhia de voos regionais no Nordeste, região do Brasil que hoje não conta com empresas locais de transporte aéreo de passageiros. Com investimento inicial de R$ 35 milhões, a Nordeste Aviação Regional (Noar) está em processo de certificação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e tentará iniciar os voos até o fim do ano. O projeto é encabeçado pelos empresários de Caruaru (PE) Vicente Jorge Espíndola Rodrigues e Luiz de França Leite, com 50% e 10% de participação na Noar, respectivamente. Os dois já são sócios em diferentes negócios em território nordestino, que incluem estações de rádio, a Faculdade Vale do Ipojuca, empresas do ramo imobiliário e a TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo. Os outros sócios são Mario Cesar Moreira, que também preside a aérea regional Team, com sede no Rio, e empresários cujos nomes a companhia prefere que não sejam publicados até que sejam aprovados pela Anac. A Noar fechou contrato em junho para rec