terça-feira, 19 de novembro de 2013

ASAS DOBRÁVEIS PERMITEM LEVAR O ENORME BOEING 777X A AEROPORTOS PEQUENOS


boeing 777x (1)

Aviões comerciais ficaram cada vez maiores ao longo das últimas décadas, mas o tamanho dos terminais na maioria dos aeroportos permanece o mesmo. Para driblar este desencontro na infraestrutura, o futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura enorme que se dobra na aterrissagem.

O 777x chamou a atenção esta semana porque, no domingo, três companhias aéreas do Oriente Médio compraram quase 300 desses jatos enormes. Os aviões só devem chegar daqui a sete anos, mas já estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do desdobramento em voos”.

boeing 777x (2)

O novo modelo tem foco em eficiência no consumo de energia, dependendo em grande parte de um novo motor super-eficiente feito pela GE.

O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões técnicas complexas, quanto maior a envergadura – a distância entre as pontas das asas - mais eficiente é o avião. (Basicamente, reduz-se a resistência criada na ponta das asas ao aumentar a proporção entre a ponta e o resto da asa.) É por isso que a envergadura dos aviões vem aumentando a um ritmo rápido. É também por isso que a Boeing começou a fazer asas muito mais leves, utilizando fibra de carbono reforçado com plástico.

boeing 777x (3)

Mas as envergaduras crescentes desses jatos criam um problema para aeroportos, que foram construídos para acomodar aviões muito menores. De acordo com a Seattle Times, a maioria dos aeroportos do mundo só pode receber aviões com envergadura de até 65 m (em alguns mega-aeroportos, o limite é de 80 m). O 777x teria uma envergadura de 71 m, mas a Boeing quer vender muitos destes aviões, então eles têm de caber em aeroportos comuns.

É por isso que a empresa está considerando asas que “se dobram” nas pontas ao aterrissar. Isso removeria até 5,5 m da envergadura, de acordo com o MIT Technology Review. Na verdade, esta não é uma ideia nova: a Boeing a patenteou em 1995, e até mesmo construiu um protótipo que nunca foi a lugar nenhum. A empresa até integrou winglets verticais – pontas dobradas da asa – em seu 737, mas eles são estacionários; na proposta para o 777x, eles seriam móveis e articulados.

fonte/foto/Gizmodo/Divulgação
Enhanced by Zemanta

FRANCÊS IMPEDIDO DE VOAR POR SER GORDO DEMAIS GANHA PASSAGEM DE AVIÃO

Um francês considerado gordo demais para voar conseguiu, finalmente, garantir um bilhete de avião para voltar para a Europa após o fracasso de um plano alternativo de levá-lo de navio, informou seu pai nesta segunda-feira. 

Kevin Chenais - que sofre de um desequilíbrio hormonal e foi aos Estados Unidos para se tratar - deve embarcar em um voo noturno da companhia Virgin de Nova York para Londres acompanhado dos pais, disse René Chenais à AFP.

No entanto, Chenais disse não ter certeza como a família fará depois que chegar a Londres.

Este é o último acontecimento de uma saga que começou no mês passado, quando a companhia aérea British Airways determinou que o jovem de 22 anos, que pesa 230 quilos, era pesado demais para embarcar.

Depois disso, a família passou uma semana no hotel de um aeroporto de Chicago, tentando resolver o problema e, com o dinheiro indo embora, decidiu que sua única opção seria pegar um trem para Nova York para, então, atravessar o Atlântico a bordo do navio de cruzeiro Queen Mary.

Mas os responsáveis pelo transatlântico "tampouco quiseram receber Kevin a bordo, alegando problemas de saúde", disse Chenais em entrevista por telefone a caminho do aeroporto, procedente de um hotel do Brooklyn.

A British Airways informou à AFP que sua equipe de atendimento ao cliente "trabalhou com diligência para encontrar uma solução" para o problema.

No entanto, segundo uma porta-voz da companhia, "não foi possível acomodar com segurança o cliente em quaisquer de nossas aeronaves". 

Chenais, que precisa de oxigênio e cuidados médicos, veio aos Estados Unidos procedente da França em maio de 2012 para se tratar na Clínica Mayo, em Minnesota.

Seus problemas de saúde, que impedem que ele leve uma vida normal, começou quando ele tinha seis meses de idade, segundo o pai.

Apesar de todos os "reveses", Chenais disse que o filho - que esperava embarcar no Queen Mary - estava "um pouco triste" em deixar os Estados Unidos.

fonte/AFP/Terra

IBÉRIA ANUNCIA "COMEÇO DE UM NOVO RUMO"

Aviação ,

A Iberia anunciou hoje que começou “um novo rumo” na sua história, divulgando “o avanço” daquilo que será a sua imagem, que inclui um novo site e logo, e que será disponibilizada em finais de novembro. O site da Iberia já apresenta a nova imagem, que, segundo a companhia, “mantém as cores da bandeira espanhola, dando mais protagonismo ao vermelho, símbolo da vitalidade e impulso que nos acompanhou ao longo de toda a nossa história e que agora continua a transmitir a expressividade e paixão que sente a Iberia”.

Como já tinha anunciado em outubro passado, a Iberia retirou a coroa do logotipo e o “B” pintado com as cores da bandeira e com a coroa, passou a apresentar uma imagem mais estilizada. O site tem agora o vermelho como cor predominante e imagens dinâmicas.
Nos aviões, de acordo com imagem disponibilizada pela companhia, o logotipo com o "B" também desaparece, passando a cauda do avião a estar toda pintada com as cores da bandeira espanhola.

Para o projeto de remodelação da imagem foram precisos cerca de três anos e quase nove mil entrevistas, em que os clientes pediam que se renovasse a imagem “mantendo os seus valores fundamentais”. No final de novembro começarão a ser feitas “as mudanças nos elementos visíveis mais relevantes” da companhia, diz ainda a Iberia.

fonte/PressTur/PanRotas

VIRACOPOS TEM NOVO RECORDE DE PASSAGEIROS E VOOS

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), transportou em outubro 822,1 mil passageiros, aumento de 14,62% na comparação com igual período do ano passado. Em relação a setembro de 2013, o aumento foi de 14,57%. No acumulado do ano, 7,6 milhões de pessoas escolheram Viracopos para viajar, número 4,6% maior que os 7,3 milhões que viajaram no mesmo período em 2012.

A movimentação de aeronaves também aumentou. Em outubro foram 11,2 mil pousos e decolagens, 19,38% a mais que os 9,4 mil no mesmo mês do ano passado. Em relação a setembro, o aumento foi de 4,27%. No total, 104,9 mil aeronaves usaram Viracopos em 2013, número 9,15% a mais que os 96,1 mil nos dez primeiros meses de 2012.

Mesmo com a maior demanda por serviços aos passageiros causada por estes aumentos no movimento do aeroporto, desde o início do ano Viracopos saltou da 10ª para a 2ª melhor nota de satisfação dos usuários entre os 15 aeroportos que vão receber voos para a Copa do Mundo. Os dados estão no Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República.

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos vem investindo constantemente em segurança, conforto e comodidade no atual terminal enquanto constrói um novo terminal com capacidade para receber 14 milhões de passageiros por ano, que será entregue em maio de 2014.

RECORDE
Viracopos também registrou recorde histórico de voos na última quinta-feira (14/11), véspera de feriado. Foram realizados 418 movimentos em um único dia, sendo 210 pousos e 208 decolagens. O recorde anterior havia sido registrado no dia 23 de julho, quando aconteceram 404 movimentos.

“Isso mostra que o aeroporto continua crescendo. O recorde foi quebrado com atendimento satisfatório aos passageiros e sem nenhum incidente operacional”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota. 
fonte/PanRotas

AVIANCA TORNA DIÁRIO VOO PORTO ALEGRE-LIMA

A Avianca ampliou suas conexões internacionais com o Brasil a partir de seu hub em Lima. Desde o dia 15, a companhia opera diariamente a rota direta Porto Alegre-Lima, sendo que aumentou de três para sete voos semanais.

Os voos, operados por um A319 – com 12 assentos na cabine executiva e 108 na econômica – saem de Porto Alegre às 6h33 e chegam em Lima às 9h32. No sentido contrário, saem de Lima às 23h02 e chegam em Porto Alegre às 5h58 do dia seguinte.

O diretor da Divisão Internacional de Avianca Brasil, Ian Gillespie, afirma que, com o aumento da frequência, a companhia responde a demanda de passageiros. “Sobretudo, estamos oferecendo uma substancial melhora na conexão do Sul.” 
fonte/PanRotas

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...