ASAS DOBRÁVEIS PERMITEM LEVAR O ENORME BOEING 777X A AEROPORTOS PEQUENOS
Aviões comerciais ficaram cada vez
maiores ao longo das últimas décadas, mas o tamanho dos terminais na
maioria dos aeroportos permanece o mesmo. Para driblar este desencontro
na infraestrutura, o futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura
enorme que se dobra na aterrissagem.
O 777x chamou a atenção esta semana porque, no domingo, três companhias aéreas do Oriente Médio compraram quase 300 desses jatos enormes. Os aviões só devem chegar daqui a sete anos, mas já estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do desdobramento em voos”.
O novo modelo tem foco em eficiência no consumo de energia,
dependendo em grande parte de um novo motor super-eficiente feito pela
GE.
O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões técnicas
complexas, quanto maior a envergadura – a distância entre as pontas das
asas - mais eficiente é o avião. (Basicamente, reduz-se a resistência
criada na ponta das asas ao aumentar a proporção entre a ponta e o resto
da asa.) É por isso que a envergadura dos aviões vem aumentando a um
ritmo rápido. É também por isso que a Boeing começou a fazer asas muito
mais leves, utilizando fibra de carbono reforçado com plástico.
Mas as envergaduras crescentes desses jatos criam um problema para
aeroportos, que foram construídos para acomodar aviões muito menores. De acordo com a Seattle Times,
a maioria dos aeroportos do mundo só pode receber aviões com
envergadura de até 65 m (em alguns mega-aeroportos, o limite é de 80 m).
O 777x teria uma envergadura de 71 m, mas a Boeing quer vender muitos
destes aviões, então eles têm de caber em aeroportos comuns.
É por isso que a empresa está considerando asas que “se dobram” nas
pontas ao aterrissar. Isso removeria até 5,5 m da envergadura, de acordo com o MIT Technology Review.
Na verdade, esta não é uma ideia nova: a Boeing a patenteou em 1995, e
até mesmo construiu um protótipo que nunca foi a lugar nenhum. A empresa
até integrou winglets verticais – pontas dobradas da asa – em seu 737, mas eles são estacionários; na proposta para o 777x, eles seriam móveis e articulados.
fonte/foto/Gizmodo/Divulgação
Comentários