terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

RASANTE EM TERESINA




A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou ao Portal O Dia que está apurando o caso do voo rasante realizado na tarde do último sábado (18), durante o Corso de Teresina. Segundo o órgão, se ficarem comprovadas irregularidades, a Agência aplicará as medidas cabíveis ao piloto responsável pelo voo. 
 
A aeronave do modelo Piper Seneca sobrevoou a Avenida Raul Lopes em um voo rasante, assustando foliões e comerciantes que estavam no local. Segundo relatos de pessoas que estavam presentes no momento do incidente, o avião sobrevoou a avenida em uma altura alarmante, causando pânico entre os presentes.

De acordo com um vídeo gravado por um dos passageiros no momento do voo e publicado na página "Avião sem noção" no Facebook, pelo menos três pessoas se encontram na aeronave no momento em que ela sobrevoa a Avenida Raul Lopes. O piloto supostamente seria Jaime Oliveira Júnior, que é alertado pelos próprios passageiros sobre a altura irregular do voo, um deles chega a dizer no vídeo “Comandante irresponsável do cão”, referindo-se ao risco da atitude tomada pelo piloto.

Jaime Júnior é filho do coronel Jaime Oliveira, diretor de Operações e Fiscalização da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito).

A aeronave é um modelo bimotor executiva de pequeno porte, com capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. No vídeo é possível observar o avião sobrevoando a Avenida João XXIII, e em seguida a Avenida Raul Lopes, onde acontecia o Corso de Teresina. Em determinado momento, a aeronave passa ao lado da Ponte Estaiada, bem abaixo da altura do mirante da ponte, estrutura mais alta do local.

O vídeo já teve mais de 157 mil visualizações e gerou polêmica entre os seguidores da página "Avião sem noção". Alguns deles chegam a alertar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio da página oficial do órgão, sobre a conduta irregular do piloto. "Arriscando a vida não só dele, mas dos amigos e do pessoal em terra", diz um dos internautas.

fonte/foto/portalodia/youtube

Dados da aeronave

MATRÍCULA: PTWBX

Proprietário:
FORT MOTOCICLETAS LTDA
CPF/CGC:

Operador:
FORT MOTOCICLETAS LTDA
CPF/CGC:

Fabricante:
EMBRAER
Modelo:
EMB-810C
Número de Série:
810400
Tipo ICAO :
PA34
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MLTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
2073 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
14675
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
250110


Data de Validade do CA:
16/06/20
Data de Validade da IAM:
080617
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 21/02/2017 15:42:25

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...