quarta-feira, 10 de março de 2010

QUADRO COMPARATIVO ENTRE HELICÓPTEROS LEVES, BITURBINAS

Neste comparativo, entre algumas aeronaves biturbinas leves, foram considerados os menores pesos disponíveis nas fichas técnicas dos helicópteros, considerando que as performances apresentadas são em condição ISA, ao nível do mar.Nas características apresentadas pelos fabricantes, existem várias condições que influeciam o desempenho das aeronaves, por isso, é importante que se leia as fichas técnicas dos helicópteros, pois os desempenhos são diferentes e pode paracer, nesse comparativo, que uma aeronave é melhor que a outra. 

Essa premissa não é verdadeira, pois cada aeronave apresenta características diferentes e outras semelhantes. É preciso, antes, definir a operação que será realizada com ela e, ai sim, identificar a melhor aeronave para a operação.  

Uma dica para definir qual a aeronave mais adequada para a operação seria pontuar os tópicos do comparativo, estabelecendo pesos de 1 a 3, ou seja, imaginando, por exemplo, que fará uma operação off shore, a autonomia deve ter peso 3 e o tipo de esqui peso 1, mas se sua operação tiver a necessidade de pousar em áreas restritas e acidentadas, os tipos de esquis (alto, baixo, fixo, retrátil) devem ter peso 3 e, talvez, a autonomia peso 2 ou 1 e assim por diante.
  
Uma questão importante é saber se há, no Brasil, empresas de manutenção homologadas e com capacidade logística para realizar o serviço, tanto para o helicóptero, como para os motores.  

Outro detalhe importante é a diferença do peso máximo de decolagem e o peso vazio da aeronave. Esse fator é importante, pois, quanto maior a diferença, maior será o peso disponível da aeronave (quantidade de combustível, tripulantes, carga, etc). Aqui poderíamos estabelecer peso 3. É importante lembrar que foram utilizados valores padrão de peso vazio e que, conforme os equipamentos instalados, pode variar, mas é um bom referencial.  

Estabelecendo pesos nos critérios apresentados no comparativo, conseguirá identificar as aeronaves que mais se adequam ao tipo de operação definida.  

No quadro, a performance de cada aeronave é colocada conforme tabela apresentada pelos fabricantes, cujos referenciais são os pesos das mesmas. Para cada peso estabelecido na ficha técnica dos fabricantes, as aeronaves apresentam uma performance diferente. Nesta tabela estão os melhores desempenhos de cada aeronave com seus pesos de referência e utilizando os motores Pratt & Whitney.  

O Bell 429 deverá estar homologado no Brasil no final de 2010. Essa aeronave possui ótima performance e já está disponível no mercado americano.  

Clique na imagem e veja o comparativo
(Após clicar sobre a imagem, abrirá uma nova página e você deverá clicar novamente sobre ela para ampliar e ver em tamanho real.)
  

FONTE/PILOTOPOLICIAL
Texto e quadro comparativo: Eduardo Alexandre Beni 

VITÕRIA VOOS SUSPENSOS - BALIZAMENTO NOTURNO INOPERANTE

Todos os voos estão suspensos em decorrência de uma pane ocorrida no Balizamento Noturno da pista de pousos e decolagens do Aeroporto de Vitória, Eurico de Aguiar Salles, SBVT/VIX.

O problema ocorreu por volta das 20:35LT e não há previsão de restabelecimento das operações.
Minutos após, dois voos que estavam em aproximação para pouso em Vitória tiveram que alternar:
O TRIP 5415 procedente de Salvador com escala em Ilhéus que deveria pousar às 20:10LT alternou Ipatinga às 20:45LT, Minas Gerais.
O GOL 1614 procedente de Confins, Minas Gerais, que deveria pousar às 20:35LT alternou o Rio de Janeiro, Santos Dumont às 21:04LT.

Aeronaves que estavam em solo, inclusive com passageiros embarcados tiveram que desembarcar seus passageiros e cancelar os voos.

A pouco o DECEA divulgou um NOTAM referente ao problema:

SBVT - VITORIA/EURICO DE AGUIAR SALLES , ES
- AGA -
10/03/10 01:12 - 10/03/10 23:59
TODAS FAC LGT AREA LDG U/S)
(F0422/2010)

fonte/VIXagora/aerovirtual;org

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