quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ADOLESCENTES ESQUECIDOS NO AEROPORTO DOS GUARARAPES RETORNAM AO PARANÁ



Quatro adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, que sonhavam jogar num time de futebol em Pernambuco, retornam nesta quinta-feira ao Paraná ainda de mãos abanando. Os garotos desembarcaram no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, na noite de terça-feira, mas ninguém apareceu lá para pegá-los.

- O cara não foi buscar a gente lá no Aeroporto. A gente dormiu lá mesmo sem comer, sem nada, um frio na barriga também - disse um dos garotos.

Os adolescentes, que são da cidade de Londrina, disseram ter sido chamados para jogar no Tiradentes. O clube, porém, não existe. Só no dia seguinte o homem que os convidou a jogar futebol em Pernambuco apareceu. José Correia Lima, morador da cidade de Garanhuns, disse que é empresário de jogadores e que os adolescentes iriam jogar no Sete de Setembro de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Ele disse que não teve tempo de ir buscar os quatro no aeroporto porque só foi avisado que eles estavam chegando no dia do desembarque.

A Delegacia do Turista registrou o incidente e em seguida enviou os adolescentes para o Conselho Tutelar do bairro da Boa Vista. Os conselheiros decidiram que os adolescentes passariam a noite de quarta-feira em um hotel. Também entraram em contato com as famílias e recomendaram que os adolescentes voltassem para suas casas.

A Prefeitura do Recife se encarregou de pagar a hospedagem e as passagens de avião até Londrina.

- Voltar para casa, treinar de novo e ir para lugar melhor, que tenha certeza que vai dar certo - disse aliviado um dos adolescentes.

Lima disse que quer mesmo que eles joguem em Garanhuns, mas que falta tomar 'providências legais'.

fonte/O Globo foto/TV Globo

MUSICO QUE TEVE O VIOLÃO QUEBRADO PELA UNITES VIRA FENÔMENO NO YOUTUBE E LANÇA CARREIRA NA WEB

"Se eu fosse advogado, provavelmente processaria, mas, como sou compositor, fazer música foi a minha maneira de denunciar". Após ter seu violão quebrado em um voo da United Airlines, o até então desconhecido compositor canadense Dave Carroll resolveu contar o drama vivido na busca de uma compensação por parte da companhia aérea em um série de vídeos no YouTube. O primeiro deles, "United Breaks Guitars", virou hit, com mais de 5 milhões de acessos. Carroll virou fenômeno instantâneo. A "carreira" na web já rendeu uma segunda produção, e um terceiro vídeo de protesto deve ser lançado em breve.

Em junho de 2008, Dave e seus companheiros da banda Sons of Maxwell viajavam de Halifax, no Canadá, para Nebraska, nos EUA. Enquanto aguardavam o fim de uma escala em Chicago, os passageiros passavam o tempo dentro da aeronave observando as bagagens serem colocadas no avião. Foi quando uma voz de um passageiro, do outro lado do avião, disse que violões "estavam sendo lançados" pelo ar. Dave e a banda "trocaram olhares de terror" e um deles foi checar o que acontecia.

Dave só verificou o estado do violão longe do aeroporto de Nebraska. E quando foi reclamar do violão quebrado, seis dias depois, a companhia aérea disse que era tarde. Depois, informou que a queixa deveria ter sido feita ainda em Chicago. Até "uma tal de Ms. Irlweg" afirmar por e-mail, nove meses depois, que a United nada podia fazer. E quem pagou o pato, ou os R$ 2.200 do conserto do violão acústico Taylor 710, de R$ 6.475, foi o próprio Dave. A mágoa virou o refrão:

"United, você quebrou meu violão Taylor/ Grande ajuda você é/Você quebrou, você deve consertar/É responsável, admita/Eu deveria ter voado com outra companhia ou ter ido de carro/Porque a United quebra violões".

Um dia após a publicação do primeiro vídeo, já um sucesso, o jogo virou: a companhia aérea procurou Dave e ofereceu compensar o prejuízo em troca de que o vídeo fosse retirado do ar. Dave não aceitou e achou injusta a tentativa da United de tentar calá-lo tão facilmente. Além do mais, o marketing na web estava de vento em popa.

- Jamais poderia imaginar que o vídeo fosse se transformar em um hit. Muitas pessoas já passaram por esse tipo de problema com as companhias aéreas. Queremos um melhor atendimento ao consumidor. Achei que o vídeo ajudaria mais pessoas, seria um serviço maior que eu simplesmente aceitar o dinheiro e deixar de contar a história - contou em entrevista por telefone.

No dia 17 de agosto, o segundo vídeo da série foi publicado no YouTube. Não teve tanta audiência quanto o primeiro, mas também fez sucesso pedindo que a United "aceite as consequências de deixar certos carregadores de bagagem quebrar" os pertences dos passageiros. Um terceiro ainda está por vir, ainda sem data para ir ao ar. ( Assista ao segundo vídeo 'United Breaks Guitars' no YouTube )



Além da United, a fabricante Taylor também entrou em contato com Dave, solidarizando-se com a incidente. Convidou o músico para visitar sua fábrica na Califórnia, presenteou-o com dois violões novos e divulgou um vídeo no YouTube esclarecendo que, de acordo com as regras vigentes nos Estados Unidos, instrumentos podem viajar no avião junto com os donos, desde que devidamente embalados.

Três meses após a publicação do primeiro vídeo e mais de um ano depois do drama do violão quebrado, Dave já acha que por pior que tenha sido o processo, o final da história valeu a pena. O hit, assim como sua discografia anterior, está à venda no iTunes e já o levou para Austrália, Inglaterra e novamente para os Estados Unidos. Voando em outra companhia áerea, claro.

fonte/O Globo

BRITÂNICA ACUSADA DE FICAR BÊBADA E SEMINUA EM VOO É ABSOLVIDA


O que 12 taças de vinho tinto podem fazer com a herdeira de uma indústria de cerveja em pleno voo? No caso da socialite britânica Clare Irby, 30 anos, um grande barraco – que acabou sem grandes consequências, além do escândalo.

Acusada de ficar bêbada, mostrar sua calcinha fio-dental e permitir que outro passageiro tocasse seus seios, ela não foi considerada culpada por um tribunal de Londres. O incidente ocorreu em um voo da Kingfisher Airlines de Bangalore, na Índia, para o aeroporto de Heathrow, na capital britânica, em 26 de março.

Filha de um banqueiro e pertencente à família da marca Guinness, Clare estava acompanhada pelo filho de dois anos. O comandante do voo, Vivek Sondhi, disse aos jurados que a socialite estava “à beira de se tornar perigosa” e que teria pedido ao chefe dos comissários para parar de servir bebida alcoólica à passageira. A socialite negou as acusações. O júri – oito homens e quatro mulheres – levou apenas 40 minutos para a declarar “não culpada de estar bêbada a bordo”.

– Sinto muito pelas pessoas que sentaram perto de mim, porque sei que sou mais barulhenta do que a média. Tenho uma criança para cuidar e me assegurar que ela se comporte bem – declarou Claire, que festejou a sentença na saída da corte.

Bebida a bordo

Efeitos do álcool aumentam a bordo, diz o toxicologista forense Sami El Jundi:

- A pressurização das cabines diminui um pouco a quantidade de oxigênio no ar, o que provoca efeitos semelhantes aos causados por uma pequena dose de álcool. A ingestão de bebida nessas condições potencializa as consequências.

– O limite é sempre individual. O ideal é não correr riscos e não consumir álcool nem antes, nem durante o voo – alerta o médico.

Fonte: Zero Hora - Foto: thisislondon.co.uk

BICICLETA SUPEERA HELICÓPTERO EM DESAFIO ENTRE MEIOS DE TRANSPOSTE EM SÃO PAULO






Os organizadores do 4º Desafio Intermodal, realizado nesta noite de quinta-feira (17) em São Paulo, afirmam que novamente as bicicletas foram o meio de transporte mais rápido em um teste realizado entre a Zona Sul e o Centro.

A largada ocorreu às 18h na Praça General Gentil Falcão, no Brooklin. O objetivo era chegar o mais rápido possível, sem desrespeitar as regras de trânsito, até a sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá.

Vinte e dois minutos e 33 segundos depois da largada, um ciclista que utilizava uma bicicleta sem marchas foi o primeiro a chegar ao ponto de encontro. Na sequência, um motociclista cumpriu o trajeto com 25 minutos, seguido de um ciclista que trabalha com entrega de encomendas (bike courier). O terceiro colocado fez o trajeto em 25m30s.

Apenas em quarto lugar chegou o participante que optou por um helicóptero. O tempo de deslocamento até o heliponto e a espera de liberação do tráfego aéreo contribuíram para o desempenho do meio de transporte.

O quinto a chegar foi outro ciclista, mais experiente e que recorreu a avenidas de trânsito mais rápido. Ele precisou de 37 minutos. Em sexto, mais um ciclista, que utilizou vias alternativas, levando 38m20s. Em sétimo, foi um motoboy, que gastou 42m28s, mas dispendeu R$ 1,50 e emitiu 1,44 kg de gás carbônico.

Correndo, o primeiro pedestre a chegar levou 66m03s e ficou na nona posição. Quem cumpriu o trajeto de ônibus chego em 11º e precisou de 71m20s, mas foi mais rápido de quem utilizou o carro. O motorista foi apenas o 12º, com 82m.

O pedestre caminhando levou 92m e ficou à frente até mesmo de quem recorreu ao trem, à ponte orca e o metrô, que gastou 99m. A pior opção foi a integração ônibus e metrô, o penúltimo colocado, com 109m.

O desafio acontece desde 2006 em São Paulo, sempre na quinta-feira anterior ao Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro. Todos os anos, o horário de saída e trajeto são os mesmos.

No 1º Desafio Intermodal, realizado em 2006, quem seguiu de moto ou bicicleta concluiu o trajeto em menos tempo. Nos outros dois anos, a bicicleta se mostrou de novo o meio de transporte mais rápido nesse percurso.

Bicicleta foi considerado o meio de transporte mais rápido

fonte/ G1/SPTV foto/divulgação

VÍDEO - TROCA DA TURBINA DO BOEING 777

AIR CANADA PINTA AERONAVE COM AS CORES DA BANDA U2

A Air Canada pintou o Airbus A320-211 com as cores da banda irlandesa U2 eo título Three Sixty Aérea. Um em turnê e Apoio ao álbum "No Line on the Horizon", produzido pelo grupo em 2009.

A personalização de aeronaves e serviços é feita pela Air Canada Jetz, uma empresa do grupo Air Canadá Fretamentos especializada em. A Jetz está preparada para Oferecer um atendimento diferenciado, voltado às Necessidades de clientes corporativos, grupos de incentivo, equipes esportivas, executivos, entre outros.

Para atender o segmento, a Air Canada mudou a configuração de cinco de suas aeronaves Airbus A320, garantindo aos clientes da Jetz o conforto, a qualidade ea exclusividade que caracteriza sua classe empresarial. Entre os clientes da empresa estão Phil Collins, Rogers Communications, Bruce Springsteen, Rolling Stones e U2.

A Air Canadá também já Decorou o A320 para a turnê Vertigo do U2, em 2005/2006. A turnê deste ano, U2 360 º, ganhou este nome após a banda colocar em cena um palco de 360 graus, com uma configuração que Considerou única. Segundo o U2, "esta é a primeira vez que uma banda faz turnê por estádios usando uma estrutura tão singular e original".

Fonte: Brasilturis

VOA O PRIMEIRO GRIPEN DA TAILÂNDIA

gripen-tailandia-primeiro-voo-foto-stefan-kalm-saab

A Gripen International informou que o primeiro caça Gripen encomendado pela Tailândia fez, em 16 de setembro, o seu voo inaugural. A surtida durou 80 minutos, com o piloto de testes da Saab, Mats Thorbiörnsson, nos controles.

O caça é parte de um sistema completo de aeronaves e de comando e controle, encomendado à Administração Sueca de Material de Defesa (Swedish Defence Materiel Administration - FMV), num acordo de governo a governo.

O pacote inclui um primeiro lote de seis caças Gripen C/D com equipamentos e serviços associados, uma aeronave Saab 340 equipada com radar Erieye, outro Saab 340 para transporte e treinamento, além de um sistema de comando e controle com data links.

A Real Força Aérea Tailandesa iniciará o treinamento no Gripen no ano que vem, na Suécia, e os primeiros caças deverão chegar à Tailândia em 2011.

fonte/foto Gripen International

PERU LANÇA FOGUETE

A agência espacial do Peru (Comisión Nacional de Investigación y Desarrollo Aeroespacial - CONIDA) realizou no início deste mês, em 2 de setembro, mais um lançamento de foguete de sondagem, o Paulet 1M, versão melhorada do Paulet 1 testado em dezembro de 2006. O lançamento foi executado a partir da base científica de Punta Lobos (Pucusana).

A operação contou com o apoio da Força Aérea Peruana, que também trabalhou no projeto e construção do foguete. O Paulet 1M tem 2,8 metros, massa aproximada de 90 kg e é destinado a realização de experimentos científicos em alta atmosfera, medição de contaminação ambiental, excesso de carbono, pesquisas relacionadas à camada de ozônio e sobre os efeitos ionosféricos influenciados pelo Sol.

O Peru é um dos países sul-americanos, como Brasil, Argentina, Chile, Colombia e Venezuela com atividades no campo espacial.

fonte/CONIDA

AIRBUS VÊ DEMANDA POR AVIÕES CRESCER COM FIM DA CRISE

A Airbus melhorou suas previsões para a demanda de aviões com o fim da crise que envolveu a indústria. A companhia acrescentou que o tráfego de passageiros em 2010 vai crescer 4,6 por cento.

A Airbus vê demanda global para 25 mil novas aeronaves no período de 20 anos entre 2009 e 2029, ante 24.262 unidades que previa para entre 2007 e 2027.

A empresa acrescentou que, apesar da esperada queda no tráfego de passageiros Neste ano (expressa em RPKs), estima um crescimento de 4,6 por cento em 2010 e continuação em níveis similares.

"Transporte aéreo é uma indústria em expansão e um ingrediente essencial da economia mundial", afirmou o vice-presidente de operações da Airbus para clientes, John Leahy, em comunicado. Segundo ele, a substituição de aeronaves antigas e a expansão de companhias aéreas de baixo custo vão impulsionar o crescimento futuro das encomendas.

A Airbus espera que os pedidos de novos aviões alcance os 3,1 trilhões de dólares.

A rival Boeing informou em previsão equivalente em junho que espera que a indústria registre encomendas de 29 mil aviões nos próximos 20 anos, num valor de 3,2 trilhões de dólares.

fonte/Reuters

AIR EUROPA ENTRA EM PORTUGAL COM ESTRATÉGIA COMERCIAL AGRESSIVA

Para comemorar o início das operações regulares entre Madrid e Lisboa, que começam no próximo dia 21, com 3 voos diários, a Air Europa pôs em marcha uma campanha promocional algo inédita. Válida para reservas efectuadas a partir de hoje e até 31 de Outubro, por cada bilhete comprado, a companhia aérea oferece mais um bilhete, a ser usado em viagens a realizar até ao final de Março.

Apesar desta campanha, o director-geral da Air Europa fez questão de sublinhar que “não somos uma low cost”. Ao Turisver, sublinhou: “não somos uma companhia low cost, antes somos uma companhia low fare”. Por isso, os portugueses podem esperar da Air Europa “muito boas tarifas, mas com todos os serviços habituais, como é o caso do transporte de bagagens, sem que o passageiro tenha que pagar por isso”.


Respondendo ao Turisver sobre os motivos que levaram a companhia a voar para Lisboa, o responsável afirmou: “queríamos entrar no mercado português, porque como grupo já estamos em Portugal com o operador e agências de viagens, mas não estávamos com a companhia aérea, e era muito importante que o fizéssemos, até porque Lisboa era uma das grandes cidades europeias que ainda não ligávamos a Madrid”. Por outro lado, afirmou “Portugal é um mercado muito importante para os nossos voos de longo curso, um mercado que pode ajudar a alimentar essas nossas rotas”.

Quanto a perspectivas para a nova rota no primeiro ano de operações, o director-geral assumiu que o objectivo é “conseguir 70% de ocupação”, o que “dará cerca de 100 passageiros por voo”.

fonte/Turisver foto/divulgação

QUEDA DE AERONAVE EMCASTRO VERDE MATA TRÊS PESSOAS

A queda de uma aeronaveeta ontem à noite perto da aldeia de Sete, no Concelho de Castro Verde (Beja), causou a morte dos três tripulantes – dois holandeses e um espanhol -, disseram fontes da GNR e dos bombeiros.


O avião acidentado, em foto de 31.08.2008

A aeronave ligeira, que pertencia à Academia Aeronáutica de Évora, tinha partido de Sevilha e seguia em direcção a Évora quando caiu, às 22h27, no local de Pego da Volta, perto da Aldeia de Sete, precisou o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica.

Os ocupantes da avioneta eram dois holandeses, com idades "entre os 18 e os 20 anos", e um homem de nacionalidade espanhola, de 27 anos. "Tudo aponta para que o espanhol fosse o instrutor e os dois holandeses os alunos", acrescentou Carlos Pica.

As buscas no local da queda da avioneta, que realizava um voo autorizado, mobilizaram 12 elementos e cinco viaturas da corporação de bombeiros de Castro Verde e militares do Destacamento de Almodôvar da GNR.

O caso vai ser entregue ao Instituto Nacional de Aviação Civil para averiguar as causas do acidente.



fonte ASN/ Última Hora /RTP Notícias

POLO DE CAPACITAÇÃO AERONÁUTICA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SÃO PAULO, FOI CRIADO DIA 16

São Paulo ganhou um Polo de Capacitação Aeronáutica, com a união de instituições públicas e privadas para a cooperação técnico-cientítfica e a formação de pessoal para a indústria aeronáutica – especialmente engenheiros e mecânicos.

O Protocolo de Intenções do novo Polo foi assinado em 16 de setembro,em São José dos Campos (SP), no auditório principal do Parque Tecnológico, que fica no Km 138 da Rodovia Presidente Dutra.

Um dos objetivos do novo Polo é o desenvolvimento de políticas públicas por meio de projetos e atividades voltadas para o treinamento de recursos humanos, além do desenvolvimento e difusão de tecnologia, planejamento e desenvolvimento da aviação civil.

O Protocolo de Intenções foi firmado pelo Diretor de Aeronavegabilidade e Operações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Cláudio Passos Simão; pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; pelo Prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury; e ainda pelo representante da Associação das Indústrias Aeroespaciais Brasileiras (AIAB) Walter Bartels e pela Diretora Superintendente do CEETEPS, Laura Laganá.

Esse é o terceiro projeto do gênero desenvolvido pela ANAC, com apoio dos governos estaduais. O primeiro, no Rio Grande do Sul, em 2008, permitiu a formação de 130 jovens, entre homens e mulheres, com bolsas de 75% dos custos nos aeroclubes gaúchos. No segundo, em Minas Gerais, o governo estadual disponibilizou 300 bolsas de estudos e ainda cedeu um terreno para a construção de um Núcleo Comum de Laboratórios que poderá ser usado por todos os alunos de mecânica de manutenção aeronáutica das escolas que fazem parte do Polo. Além disso, as escolas que integram o projeto apresentaram para ANAC um novo modelo de matriz curricular, que está sendo analisado pela Agência.

O Polo de Capacitação Aeronáutica de São Paulo é uma iniciativa da ANAC para incentivar o surgimento de novos profissionais, já que esse é um mercado que está em forte crescimento.

O objetivo é começar a preparar os profissionais para suportar as demandas futuras da indústria do setor, que tem em São José dos Campos um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo, a Embraer.

fonte: ANAC

VÍDEO - HUSKY DECOLANDO DE UMA PICAPE

PELOTAS PODERÁ TER HELICÓPTERO PARA O SAMU


A autonomia da aeronave é de três horas de voo, o que representa 640 quilômetros

Pelotas pode ser a primeira cidade do Estado a ter um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) equipado para transportar pacientes em estado grave. A parceria seria feita com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Um encontro hoje à tarde na secretaria de saúde de Pelotas definiu o interesse de realizar a parceria para utilizar a aeronave no atendimento emergencial.

Hoje o helicóptero, modelo Bell 407, é usado no Pronasci Fronteiras que envolve 31 municípios das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. O projeto é uma operação conjunta entre órgãos de segurança no combate aos crimes na área rural do Estado.

Com pequenas adaptações, como a remoção de duas poltronas, poderá ser usado no resgate de vítimas de acidentes ou na transferência de pacientes em estado grave.

A principal vantagem será a diminuição no tempo de remoção. Uma viagem de Pelotas para Bagé, por exemplo, que de carro leva duas horas e meia, a bordo do Bell 407 o paciente chegaria ao município da campanha em 40 minutos. A autonomia da aeronave é de três horas de voo, o que representa 640 quilômetros.

—A PRF faria o treinamento com os profissionais do Samu para atender estes casos de acidentes graves e remoções intermunicipais. Caso a base fique aqui em Pelotas, toda a região ganhará, pois tem local para abastecimento. É um ponto estratégico — analisou o comandante da aeronave, Antônio Aurélio Lins Leal.

Um médico e um enfermeiro da Samu ficariam a disposição para atendimentos no helicóptero.

—Faremos todo o esforço possível para que esta parceria dê certo. A população da região ganhará muito com isso — afirmou Edi Marlene Monteiro, coordenadora geral Samu Pelotas.

Segundo a PRF, a cooperação com municípios também é feita em outros Estados, como Santa Catarina.

—Agora só dependemos da articulação política. Nossa parte foi oferecer o helicóptero, estamos à disposição para que a região sul ganhe com esta parceria. Se o acordo for firmado, Pelotas será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a ter o serviço — disse Mário Zanini, inspetor da PRF.

O modelo Bell 407 estacionado no pátio da PRF, na BR-116 (rodovia Porto Alegre-Pelotas) despertou a curiosidade da estudante Sheila Mackedanz, 35 anos. Ela e a irmã olharam todos os detalhes e levaram uma recordação fotográfica ao lado do helicóptero para casa.

—Estava passando por aqui e não resisti. Tive que parar para admirar, olhar de perto. Melhor ainda saber que ele poderá ser usado para salvar vidas — disse a estudante.

Fonte e foto: Giacomo Bertinetti (Zero Hora)

AVIÕES AGRÍCOLAS E DE INSTRUÇÃO PREOCUPAM TÉCNICOS

A aviação agrícola e a de instrução são as que mais preocupam os técnicos em segurança operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A primeira apresentou expressivo aumento no número absoluto de acidentes, passando de 12, em 2006, para 23, em 2008 - crescimento de 91,6%.

A segunda ampliou a participação em relação ao total de acidentes aéreos no País - de 4%, em 1999, para 13%, no ano passado, o mais elevado no período entre 1999 e 2008. Em ambos os setores, a tendência observada pelo relatório da Anac é de alta.

A agência usou dois indicadores - um extraído do Ministério da Agricultura e outro de seu próprio banco de dados - para analisar o comportamento dessas atividades ao longo dos anos. Os números absolutos de acidentes na aviação agrícola, por exemplo, foram comparados por milhão de hectares plantados. A taxa, que em 2006 ficava em torno de 1,5, saltou para 2,5 no ano passado. O índice de fatalidades, porém, se mantém estável desde 2004. Para o gerente-geral de Pesquisa e Análise em Segurança Operacional da Anac, Ricardo Senra, uma das explicações para o aumento está na maior notificação das ocorrências.

"Antigamente, os donos de aviões agrícolas podiam deixar de comunicar um acidente e a chance de serem descobertos era mínima", assinala Senra. "O risco hoje é muito maior, pois, com um celular ou uma câmera digital, alguém pode fotografar ou filmar o acidente e repassar para os órgãos de investigação." Também não se pode desprezar o fato de, por atuar nos rincões do País, o setor estar menos exposto à fiscalização, o que abre brechas para irregularidades - desde voos "piratas", sem as autorizações exigidas, até a montagem de aeronaves adaptadas para pulverizar agrotóxicos na lavoura.

O diagnóstico sobre os voos de instrução também é preocupante. O estudo da Anac atribui o crescimento dos acidentes no setor, entre outros fatores, ao "sucateamento da frota dos aeroclubes e deficiências no processo de instrução". Também registra um aumento das aeronaves usadas em aulas em relação à frota total em operação no País - de 10%, em 2005, para 15,3% em 2008, ano em que ocorreram 16 acidentes. Dados do Cenipa mostram que as ocorrências com aviões de instrução se concentram na Região Metropolitana de São Paulo e no interior do Estado, redutos das escolas de aviação.

Fonte: Agência Estado via iG

PLUNA COMEÇA A VOAR PARA FOZ DO IGUAÇU NO DIA 18

No próximo dia 18 de setembro a Pluna, empresa aérea uruguaia, começa a voar para Foz do Iguaçu com dois voos semanais: quarta-feira e sábado, saindo de Montevidéu às 13h20 e chegando na Terra das Cataratas as 15h50. Os novos voos vão abrir uma oportunidade maior para os uruguaios visitar o Destino Iguaçu, além de potencializar o projeto de transformar o aeroporto de Foz num hub (concentração de voos) na região sul do Brasil.

A infraestrutura aeroportuária de Foz do Iguaçu é considerada suficiente para as aeronaves já existentes e para muitas outras que deverão vir em breve, conforme a negociação que o trade turístico vem fazendo desde 2007. “A ampliação de voos vindos de diferentes regiões ou países para Foz do Iguaçu já estava prevista no programa de crescimento do turismo. A Pluna é de extrema importância, uma vez que devolve o status de aeroporto internacional e fomenta o turismo da cidade através da liberação de uma demanda reprimida que tínhamos”, argumenta o presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Enio Eidt.

Com a abertura desse novo mercado, o número de visitantes à Terra das Cataratas deverá aumentar, uma vez que o índice de visitantes uruguaios ainda é pequeno, devido as dificuldades aéreas que existem para chegar à região Trinacional. Nos dias de hoje, a visitação dos uruguaios para Foz do Iguaçu é quase inexpressiva e isso se dá pelo fato de que existe uma deficiência na malha aérea entre Uruguai e Foz do Iguaçu.

Atualmente os voos ofertados são via Buenos Buenos Aires/Iguazu/AR, o que torna muito caro o bilhete. A outra opção é fazer Montevideo/Curitiba/PR e vir a Foz de ônibus, trajeto que não atrai o público de poder aquisitivo maior.

As aeronaves da Pluna são Bombardier CRJ900 NextGen, com 90 assentos e contam com design e tecnologia de última geração, concebidos especialmente para voos regionais, característica da empresa uruguaia. A tecnologia aplicada permite maiores níveis de eficiência do que qualquer outra aeronave de sua categoria, e seu interior foi especialmente projetado para proporcionar uma espetacular experiência a bordo.

Fonte: ABN News

UBATUBA PODERÁ RECEBER BASE DE OPERAÇÕES DA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

No último dia 3, o prefeito Eduardo Cesar recebeu o comandante do CavEx - Comando de Aviação do Exército, General-de-Brigada do Exército, Roberto Sebastião Peternelli Junior, onde foram discutidos assuntos pertinentes a possível instalação de uma base operacional do Exército no aeroporto de Ubatuba.

O Aeroporto de Ubatuba

César considera que sendo uma cidade turística, seria um considerável avanço para Ubatuba o fato de que a mesma venha a ser ser beneficiada com esse ponto de operações de aeronaves do Exército, onde haverá possibilidade da chegada de helicópteros durante a noite.

De acordo com o General Peternelli Junior, a base deverá ter um heliponto, onde será possível, mesmo à noite, pouso e decolagens de aeronaves, incluindo-se aí a questão turística ou casos de emergências como a necessidade de locomoção a uma UTI.

Entre as autoridades presentes às negociações estavam: o superintendente do Daesp, Sérgio Augusto de Arruda Camargo; o engenheiro do Daesp, Jamil Abukater; diretor da Administração Regional de Itanhaém, José Antonio da Fonseca; diretor da Divisão de Aeroportos do Interior, José Mauro de Figueiredo Garcia e a administradora do aeroporto de Ubatuba, Cleonice B. da Silva Andrade.

Fonte: Ocimar Barbosa (Agora Vale) - Foto: Emilio Campi

PORTUGAL AIR SHOW 2009

Mais de 50 mil visitantes são esperados no Portugal Air Show. A bienal aeronáutica "levanta voo" na sexta-feira em Évora para três dias de festival aéreo.

Ainda com memória presente no acidente ocorrido no passado mês de Agosto, a organização anuncia que foram reforçadas todas as condições de segurança. Várias aeronaves são apresentadas pela primeira vez em Portugal, como o P51 Mustang da segunda guerra mundial.

Segundo Marco Araújo, da organização, um dos destaques do evento é a exibição da patrulha acrobática da força aérea espanhola.

Para além do festival, o Portugal Air Show assume-se como uma feira de negócios, com mais de 80 expositores. Uma vertente destacada pelo Presidente da Câmara de Évora.

Os visitantes terão ainda a possibilidade de assistir a exposições, demonstrações de aeromodelismo, participar em actividades radicais, experimentar um dos simuladores de voo ou realizar baptismos de voo.

Fonte: Rádio Diana FM

ADIADA LICITAÇÃO DO AEROPORTO DE ANÁPOLIS

A empresa pública responsável pela licitação das obras do novo aeroporto de cargas de Anápolis, a Goiás Parcerias adiou, sem previsão de data, a abertura das propostas das empresas interessadas na obra. A data fixada para a licitação era hoje. O aviso de adiamento foi publicado em jornais de circulação regional e em diários oficiais, conforme determina a lei.

De acordo com o diretor técnico Delano Cavalcanti Calixto, a Goiás Parcerias apresentou no dia 8 de setembro justificativas e documentação solicitadas pelo Tribunal de Contas do Estado - TCE para esclarecer possíveis dúvidas do tribunal. Contudo, não houve tempo para que o tema fosse discutido na reunião plenária do TCE, na semana passada. A Goiás Parcerias vai continuar seu trabalho para que a licitação ocorra o mais rapidamente possível.

O aeroporto de cargas de Anápolis faz parte do conjunto de obras da Plataforma Logística Multimodal de Goiás, que prevê a integração dos modais rodoviário, ferroviário e aéreo.

Fonte: Goiás Agora

CURSO AVANÇADO DE AVIAÇÃO EM VISITA A BRASÍLIA

AAV no 2/6 GAv

No período de 24 de agosto a 28 de agosto, o Curso Avançado de Aviação realiza visitas de instrução a diversas unidades do Exército e da Força Aérea, com destaque para o Comando de Operações Terrestres, o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, a Diretoria de Material de Aviação do Exército e 2º/6º GAV Guardião. O objetivo da atividade foi consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos no Centro.

fonte: Revista do Exército

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...