terça-feira, 23 de setembro de 2014

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DEBATE INSTALAÇÃO DA 1A. UNIVERSIDADE AERONÁUTICA

Representantes do Grupo São José 2030 se reuniram com o prefeito Carlinhos Almeida (PT) para discutir a proposta de criação de uma “Universidade Aeronáutica” em São José dos Campos.
O São José 2030 foi criado em novembro do ano passado, durante um seminário que autoridades, empresários e lideranças traçaram estratégias para o futuro de São José dos Campos.

A intenção do grupo é lançar ideias e projetos para serem executados até 2030 para o desenvolvimento da cidade.

O engenheiro Ozires Silva, que lidera o Grupo 2030 disse que a ideia da Universidade do Ar seria a implantação de um Centro de Formação de mão-de-obra para o setor aeronáutico do Brasil, que está em fase de expansão.

“Faltam grandes escolas de formação de pessoal para o setor aéreo. O segredo é bons Recursos Humanos”, disse o engenheiro.

Segundo ele, São José reúne uma série de atributos diferentes de outras cidades do país. “E nós podemos crescer como uma cidade muito mais importante, gerando oportunidades que todos nós desejamos”, disse Ozires.

“A ideia está lançada. Temos agora que concretiza-la. O prefeito foi muito receptivo à proposta”, pontuou Ozires.

Ele frisou ainda que esse Centro de Formação de Pessoal também pode ser encampado por uma instituição de ensino da cidade. “Temos escolas que podem criar esse centro”, declarou.

Apoio. O prefeito Carlinhos Almeida disse ontem que um local adequado para a instalação desse centro é o Parque Tecnológico, que tem todo o ambiente necessário para abrigar a “Universidade do Ar”.

Carlinhos relatou que o Centro de Formação de Pessoal para o setor aéreo contemplaria profissões como especialistas em manutenção de aeronaves e de administração de aeroportos. “Com abertura dos aeroportos à iniciativa privada, será necessário a formação de pessoal qualificado para o transporte aéreo”, disse.

Embora ainda seja uma proposta embrionária, o prefeito colocou o seu governo à disposição para colaborar com o Grupo São José 2030.

Carlinhos informou que o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), que já mantém parceria com o grupo e a Secretaria Municipal de Planejamento podem colaborar na formatação de um projeto nos moldes da sugestão feita pelo engenheiro Ozires.

O conceito da Universidade do Ar tem como um dos modelos a americana Embry-Riddle Aeronautical University, que tem campi na Florida e no Arizona. A instituição é considerada um dos principais centros de formação aeroespacial do mundo. A escola oferece cursos em áreas como ciência aeronáutica e engenharia aeroespacial, entre outros.

Proposta
Líder do Grupo São José 2030, o engenheiro Ozires Silva, lançou proposta para a criação de uma “Universidade Aeronáutica em São José dos Campos

Formação
Trata-se de um Centro de formação de Recursos Humanos para o setor aéreo

Qualificação
Segundo o engenheiro, o país precisa de pessoal qualificado, pois a aviação está em expansão

Apoio
O governo Carlinhos Almeida (PT) vai apoiar a iniciativa e colocou o Ipplan e a Secretaria Municipal de Planejamento à disposição do grupo

Sede
Seria no Parque Tecnológico


fonte/OVale

AIR FRANCE ADIA PROJETO DA TRANSAVIA EUROPE ATÉ FINAL 2014 MAS PILOTOS MANTÉM GREVE

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Os pilotos da Air France mantêm a greve, mesmo depois de o CEO da companhia Air France KLM, Alexandre de Juniac, ter anunciado esta segunda-feira, em entrevista ao diário francês ‘Le Monde’, que o projecto da Transavia Europe (nova low cost pan-europeia) foi adiado até ao final do ano.

De acordo com um comunicado do SNPL (maior sindicato de pilotos da Air France), citado pela imprensa francesa , os pilotos encaram a “última proposta” divulgada por Alexandre de Juniac, como “uma provocação”, tendo em conta que já completaram oito dias de greve e que consideram que o que está em causa é a “deslocalização (…) de empregos de pilotos de direito francês”.

O comunicado diz ainda que a proposta divulgada pelo referido CEO não passa de uma “cortina de fumo” pois não dá garantias adicionais “nem resolve qualquer problema”.

Assim, mantém-se a perspectiva de continuação da greve pelo menos até à próxima sexta-feira, dia 26, que a companhia já indicou deverá levar ao cancelamento de cerca de 52% dos seus voos amanhã, dia em que estima cerca de 57% dos seus pilotos farão greve.

De acordo com o site da ANA, estão cancelados os três voos Air France, de amanhã, com partida de Lisboa para o Paris (Charles de Gaulle): AF1025 (11h55), AF1625 (15h25) e o AF1925 (18h40).

Relativamente às chegadas a Lisboa, de voos da Air France, o site indica, para hoje, dia 22, o cancelamento do AF1124 (22h20), e, para amanhã, o cancelamento do AF1024 (11h05) e do AF1924 (17h50).

Na entrevista ao diário “Le Monde”, Alexandre de Juniac revela que ele e o CEO da Air France, Frédéric Gagey, fizeram “uma última proposta” ao SNPL, que consiste em ganhar tempo “para um diálogo aprofundado sobre o projeto “de criação de filiais da Transavia na Europa”.

Na entrevista, Alexandre de Juniac admite que a greve tem penalizado fortemente a Air France, ilustrando que as perdas com sete dias de greve dariam para comprar quatro aviões de médio curso.
“É urgente sair da situação”, conclui o executivo, que também diz que a sua “última proposta” não pode esperar por uma resposta dos sindicatos, que entretanto fizeram saber que mantêm a greve.

O jornal “le Monde” diz ainda que em contrapartida da suspensão do projeto da Transavia Europe, a Administração quer o acordo do sindicato para aumentar a frota da Transavia França de 14 para 37 aviões, avisando que se não obtiver esse compromisso então terá que denunciar o acordo em vigor relativamente à criação dessa companhia, pelo qual os pilotos podem optar pela low cost sem quebra de remuneração.

O que está em causa é qual a resposta da companhia ao avanço das low cost que lhe ‘esmagam’ a rentabilidade do seu médio curso, o qual, segundo os dados que publicou, perdeu 243 milhões de euros em 2013.

Os pilotos, por sua vez, argumentam que não querem uma “deslocalização” dos seus postos de trabalho.

fonte/foto/NewsAvia

VOO TURÍSTICO ESPACIAL DEVERÁ OCORRER EM 2015

A única operadora brasileira a oferecer um pacote turístico para o espaço sideral aguarda a aprovação da International Academy of Astronautics (IAA) para a execução da primeira viagem comercial fora da Terra. Somente depois do aval, é que a empresa irá receber o pagamento das reservas de pelo menos três grandes empresários e artistas interessados em adquirir o produto, que foi lançado no País em 2012, com previsão de acontecer em março de 2015. Os passeios a bordo da nave espacial Lynx cumprirão jornadas de 60 minutos, com saídas da base aérea de Curaçao, no Caribe, de onde — bem do alto — é possível se ter a melhor visão das Américas do Sul e do Norte. Com capacidade para duas pessoas – o piloto e o turista —, a aeronave foi fabricada pela empresa norte-americana XCor Aerospace, que recentemente se uniu à holandesa Space Expedition Corporation (SXC), para vender pacotes espaciais em países como Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Reino Unido. A operação tem um custo de US$ 107 mil por pessoa.

“A aeronave que realizará os passeios pode decolar e pousar em qualquer aeroporto. Por isso, compramos a ideia. Acreditamos que, no futuro, será possível viabilizar viagens com tempo reduzidíssimo para o Japão, por exemplo”, comenta o diretor-presidente da Operadora Sanchat Tour, Roberto Silva. Ele explica que os pacotes incluem também as passagens aéreas até Curaçao, além de hospedagem em resort antes da viagem ao espaço, uma vez que é necessário fazer um treinamento. 

“O passageiro deverá chegar a Curaçao com três dias de antecedência, para passar por simulações do voo”, informa. Outro requisito será o condicionamento físico e a boa saúde. O passageiro não pode ter problemas no coração, por exemplo. “O turista precisa apresentar atestado médico, que comprove capacidade de suportar uma velocidade 4G, ou seja, quatro vezes maior que o peso do corpo”, diz Silva. Segundo o empresário, o perfil dos interessados é bem específico: “em geral, são pilotos de fórmula 1, pilotos de avião e outras pessoas que gostam de velocidade.”

Entre o grupo de futuros “astronautas por uma hora”, está o estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UNB) Pedro Henrique Dória Nehme, 23 anos, que foi contemplado com uma viagem ao espaço por ter vencido um concurso com mais de 129 mil participantes de todo o mundo, promovido pela companhia aérea holandesa KLM. O desafio lançado era adivinhar em que ponto um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS iria estourar. O resultado proposto por Nehme foi o mais próximo.

“Foi um choque”, afirma Nehme, ao descrever a sensação que teve ao receber a notícia, em março de 2013. Passado o susto inicial, veio a felicidade e a expectativa de participar de um evento que promete ser “intenso e revolucionário”, na opinião do estudante. Pudera: o número de pessoas que viram a Terra de cima é pouco mais de 500. “Quero poder dividir esta experiência com o Brasil, a ponto de que haja uma repercussão grande no sentido de incentivar o desenvolvimento do setor espacial.” Estagiário da Agência Espacial Brasileira (AEB), Nehme pretende levar um experimento brasileiro para ser testado durante o treinamento e o voo.

Após decolar normalmente, a aeronave Lynx subirá verticalmente (90 graus), atingindo uma altura aproximada de 100 quilômetros acima do nível do mar, cruzando a chamada linha de Kármán, limite entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. A tripulação flutuará em gravidade zero por aproximadamente sete minutos, com os motores desligados. Depois, planará em círculos até retornar a seu ponto de partida, que inicialmente é a base aérea da ilha caribenha de Curaçao. Segundo Silva, até agora já há mais de 500 reservas para as viagens espaciais, realizadas junto a outras operadoras de turismo no mundo todo. “A ideia é operar com dois voos diários”, planeja Silva.

Passageiros participarão de missões de treinamento
Para poder estar completamente preparado para a viagem ao espaço, o passageiro pode participar de missões de treino opcionais da Space Expedition Corporation (SXC), empresa holandesa que vende pacotes turísticos com sete minutos de contemplação a vista para a Terra em agências dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Reino Unido. O treinamento tem como objetivo mostrar e habituar o viajante aos níveis de gravidade e a voar em aeronave em alta velocidade.

De acordo com o diretor-presidente da operadora brasileira Sanchat Tour, Roberto Silva, há testes obrigatórios aos quais o turista deverá se submeter. Em uma primeira fase, o interessado deverá enviar dados completos com exames médicos para avaliação da equipe responsável pelos voos. Depois, o passageiro fará uma simulação de voo, para garantir que irá resistir à gravidade zero e à velocidade quatro vezes mais alta que o som.

O estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UNB), Pedro Henrique Dória Nehme, que foi contemplado com uma viagem gratuita ao espaço a bordo da aeronave holandesa Lynx, afirma que já está praticando exercícios para ficar adaptado fisicamente aos testes.

“Primeiro, entrarei em jato de treinamento de pilotos, passando por acelerações, a cada 20 segundos, que alcançarão 4G, depois é a vez de entrar no simulador, uma espécie de centrífuga que fica rodando e submetendo novamente o corpo às acelerações. Por último, passarei pelo teste do voo zero G, realizado em avião comercial sem a maioria das poltronas”, detalha Nehme, empolgado com a missão. Neste último, se fica em um ambiente de gravidade zero durante 30 segundos. Isso se repete algumas vezes para ter a sensação antes do voo, e assim estar preparado para a aventura.

fonte/JornalDoComércio

SATÉLITE SINO-BRASILEIRO CBERS-4 PRONTO PARA SER COLOCADO EM ÓRBITA

O programa de lançamento do satélite sino-brasileiro CBERS-4 pode iniciar-se, anunciou sábado em Pequim o coordenador do Segmento Espacial, o brasileiro António Carlos de Oliveira Júnior.

O satélite é o quinto desenvolvido ao abrigo de um acordo de cooperação entre o Brasil e a China, tendo a revisão final do projecto, etapa importante que antecede o seu lançamento, sido realizada no passado dia 18 de Setembro corrente.

Especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, na sigla em inglês) apresentaram e discutiram os resultados dos testes eléctricos e ambientais realizados no novo modelo do satélite sino-brasileiro, que tem lançamento previsto para Dezembro.

“Não tendo sido identificada qualquer problema de maior, a conclusão dos especialistas dos dois países foi a de que o satélite está pronto para iniciar a sua campanha de lançamento”, disse António Carlos de Oliveira Júnior, de acordo com a Agência Espacial Brasileira.

O satélite segue agora para a base de lançamento de satélites de Taoyuan, na província de Shanxi, 760 quilómetros a sudoeste de Pequim, onde deverá chegar dia 16 de Outubro próximo.

fonte/FAB/Notimp

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