sábado, 3 de setembro de 2011

QUATRO CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE COM AVIÃO MILITAR CHILENO SÃO ENCONTRADOS NO PACÍFICO

A megaoperação de resgate de um avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira perto da ilha Robinson Crusoé, no oceano Pacífico, com 21 pessoas a bordo, permitiu até agora o resgate de quatro corpos, confirmaram autoridades do país.

— Até o momento foram encontrados dois corpos de mulheres e dois corpos de homens, que em nenhum dos casos foram identificados — afirmou o secretário-geral da Força Aérea do Chile (FACH), Maximiliano Larraechea.

O avião sofreu um "acidente violento que certamente não deixaria pessoas vivas, mas ainda temos esperanças", disse Larraechea sobre o acidente ocorrido com o avião.

Os corpos foram encontrados pelas equipes de resgate e por moradores locais que se uniram aos trabalhos de busca, liderados pela Força Aérea e pela Marinha chilena.

Mais cedo, o general Larraechea havia confirmado que o avião sofreu um acidente após duas tentativas frustradas de aterrissar na ilha Robinson Crusoé, localizada a 700 km de distância do continente.

— Temos a convicção de que o avião está acidentado — disse Larraechea.

A equipe de resgate é liderada pelo ministro da Defesa, Andrés Allamand, e pelo chefe da Força Aérea do Chile, e envolveu o envio até a região de seis aviões e duas fragatas.

A operação de busca teve início na noite de sexta-feira, com a decolagem de um avião Hércules C-130, do qual foram lançados ao mar oito paraquedistas, que encontraram flutuando uma das portas do avião, que havia decolado ao meio-dia de sexta-feira, confirmou o ministro Allamand.

— A única coisa que conseguimos comprovar é a informação sobre a descoberta da porta — afirmou o ministro.

— Disse que enfrentávamos um cenário particularmente adverso e isso se comprovou nas últimas horas — disse Allamand, antes de embarcar em outro avião que previa chegar à ilha nas primeiras horas desta manhã.

O prefeito da ilha, Leopoldo González, também afirmou que durante a noite foi encontrada uma parte da fuselagem do avião, o que não foi confirmado pela FACH.

Apresentador de TV estava a bordo

O acidente comoveu o Chile, porque entre os passageiros desaparecidos encontra-se uma equipe de cinco profissionais da Televisão Nacional do Chile (TVN) liderada por Camiroaga, um dos rostos mais confiáveis e queridos da televisão local.

Camiroaga integrava uma equipe que se dirigia à ilha Robinson Crusoé — de cerca de 600 habitantes — para conhecer os avanços dos trabalhos de reconstrução do local, arrasado por um tsunami no dia 27 de fevereiro de 2010.


Apresentador Felipe Camiroaga estava a bordo
Foto: AFP


O avião militar foi declarado desaparecido na tarde de sexta-feira, após tentar pousar na ilha em duas ocasiões, sem sucesso.

— O avião realizou um primeiro sobrevoo, que é rotineiro, sobre a pista, e depois tentou a aterrissagem, mas um vento o forçou para o lado direito — relatou o chefe da torre de controle de Juan Fernández, Felipe Paredes.

— Depois, se elevou em uma manobra que eu pensei que era para tentar pousar. O avião se perdeu atrás de uma colina. Se perfilou novamente, mas não voltou a aparecer".


fonte/fotoAFP/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

EMPRESAS VÃO ÀS UNIVERSIDADES ATRÁS DE NOVOS PILOTOS

A Gol Boeing 737-700Image via Wikipedia
Uma boa notícia para quem pensa em concretizar o sonho de trabalhar a milhares de metros do chão: o mundo está precisando de mais pilotos e profissionais da aviação. Os pré-requisitos, contudo, estão mais altos. Ainda que não seja necessário ter uma formação superior, as empresas têm buscado nas graduações pessoas com uma habilitação mais completa para comandarem suas aeronaves.

Com o aquecimento da economia, cresceu o número de brasileiros que podem comprar uma passagem de avião: em 2010, foram cerca de 74 milhões de embarques, 22% a mais do que no ano anterior. Isso e a perspectiva de curto prazo no País - com a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 - levam as grandes companhias a escancararem as portas para os novos profissionais saídos da faculdade.

De acordo com Hildebrando Hoffmann, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), cerca de 60 vagas são abertas por semestre e a grande maioria dos formandos vai para a pilotagem.

Apesar de já ser um número expressivo, Hoffmann acredita que ainda há espaço para expansão. O coordenador-geral do curso de Ciências Aeronáuticas da PUC-GO, Raul Francé, completa: "as 23 faculdades do Brasil não estão dando conta. Existem mais aviões entrando no mercado do que as escolas estão conseguindo suprir".
Demanda antiga
Criado em 1993, o curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS foi um dos pioneiros no País. Motivada por uma demanda da extinta Varig, que na época estava em franco desenvolvimento e necessitava melhorar a qualificação dos seus profissionais, a instituição investiu na área.

Ao longo dos três anos de curso, os alunos não são preparados apenas para serem pilotos, mas também para atuarem em outras áreas. As matérias são dividas em três grupos: aviação, que tem disciplinas como teorias de voo, motores aeronáuticos, manutenção e sistema de aeronaves; gestão, que lida com organização do transporte aéreo, legislação da profissão, segurança e também sobrevivência.

A última parte é a prática. O estudante deve cumprir 165 horas de voos simulados e mais 160 horas de voo real. Para André Boff, 30 anos, que se formou em 2006 pela PUCRS e atualmente é co-piloto da companhia Azul Linhas Aéreas, esses são "os melhores momentos, horas que literalmente voam".

Boff acredita que ser piloto é uma oportunidade única: "é um desafio ter um equipamento altamente complexo sobre o seu controle", destaca. 

Antes de ingressar no curso, contudo, é preciso preencher alguns requisitos. "O aluno que entra precisa passar no vestibular, ter mais de 17 anos, devido a uma determinação da Agência Nacional de Aviação (ANAC), e também já ter voado mais de 25 horas", relata Hoffmann. 

Brincadeira do videogame virou profissão
"Desde criança, meus brinquedos favoritos eram aviões". Essa frase remete ao começo do fascínio de Rodrigo Coelho pela aviação. Hoje, aos 31 anos, ele viu seu sonho virar realidade, pois é co-piloto da Gol Linhas Aéreas.

Coelho conta que esse interesse diminuiu aos 14 anos, quando ele só pensava em jogar basquete. Mas a fixação voltou quando o irmão comprou o game Microsoft Flight Simulator, em que é possível simular um voo real na tela do computador. "Vendo meu irmão e seus amigos jogarem, percebi que isto seria um desafio interessante. E, de repente, todo o encanto com a aviação voltou.

Comecei a me interessar por mecânica, aerodinâmica, meteorologia e toda ciência ligada à aviação. Além, é claro, da pilotagem, que eu via como uma paixão e uma técnica a ser aprimorada a cada dia, de forma viciante", relata Rodrigo.

O piloto acredita que, para a pessoa realmente saber se esse é o curso que deve seguir, é preciso que se informe o máximo possível, visite um aeroclube e também faça um voo experimental. Para ele, a profissão será cada vez mais vital. "Acredito que a humanidade dependente da aviação como um meio de transporte rápido, seguro e eficaz, de tal forma que sempre existirá oportunidades para quem quiser começar", salienta.

fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

ENCONTRADO PRIMEIRO CORPO DO ACIDENTE DE AVIÃO MILITAR DESAPARECIDO NO CHILE

A Marinha chilena confirmou na manhã deste sábado a descoberta do primeiro corpo sem vida de uma tripulante do avião que, com 21 passageiros, foi reportado como desaparecido na tarde de sexta-feira na ilha Robinson Crusoé, no oceano Pacífico.

"Temos informações da área de Juan Fernández (o arquipélago onde está a ilha) de que encontramos um corpo feminino sem vida", informou à Televisão Nacional do Chile o almirante da Marinha chilena Cristián de la Masa. "Ainda não temos informação sobre a identidade", acrescentou.

A descoberta, explicou o almirante, ocorreu às 07h20 (local e de Brasília) por parte de funcionários da Marinha chilena que realizavam na região trabalhos de busca do avião, um Casa 212 da Força Aérea do Chile com 21 passageiros a bordo, entre eles o apresentador de televisão chileno Felipe Camiroaga.

Por sua vez, o general da Força Aérea Maximiliano Larraechea confirmou que já é um fato que o avião sofreu um acidente após duas tentativas frustradas de aterrissar na ilha Robinson Crusoé, localizada a 700 km de distância do continente.

"Temos a convicção de que o avião está acidentado", disse Larraechea à imprensa. A equipe liderada pelo apresentador Felipe Camiroaga se dirigia à ilha para realizar uma reportagem sobre os trabalhos de reconstrução do povoado - de cerca de 600 habitantes - atingido por um tsunami no dia 27 de fevereiro de 2010.

fonte/AFP/Terra
Enhanced by Zemanta

AEROPORTO DE VITORIA DA CONQUISTA, BAHIA, PODE PERDER VOOS

Obstáculos no entorno do Aeroporto de Vitória da Conquista, na Bahia, podem provocar o rebaixamento da categoria do terminal para nível 2 e impedir a operação de jatos no local. A adequação é uma exigência da Portaria 256, emitida pelo Comando da Aeronáutica.

Para evitar que isso aconteça estiveram reunidos ontem (quinta-feira, dia 1º) o diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Jorge Alberto Vianna, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o secretário de Meio Ambiente, Valdemir Dias, o assessor de Tráfego Aéreo do Cindacta 3, José William Ferreira Lima, e o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Jorge Viegas.

Após o debate sobre as possíveis soluções para o terminal, o prefeito Menezes assumiu o compromisso de elaborar com sua equipe um plano para remoção dos obstáculos com ações a curto e longo prazo.

“Ficou definido que o plano será feito pela prefeitura, que tem até 15 de setembro para apresentá-lo para análise na Anac, e regulamentação no Decea. Esperamos que o plano seja aprovado e que consigamos manter as atividades com jatos, sem prejuízo aos usuários e as empresas que operam no local”, disse Vianna.

Atualmente, Trip e Passaredo operam voos regulares a partir do aeroporto. No entanto, apenas Passaredo com jatos E-145. Entre os obstáculos encontrados na cabeceira da pista está a existência de torres de antena para celular, postos de combustíveis, depósito de lixo e outras construções. 
 
fonte/PanRotas

TAM INFORMA HORÁRIOS DE VOOS CANCELADOS PARA CUTITIBA E LONDRINA

A Tam informa que, em decorrência da interdição programada em determinados horários dos aeroportos de Curitiba e Londrina (PR), não vai operar alguns pousos e decolagens programados para estas localidades.

A interdição em Curitiba, de 17 de setembro de 2011 a 17 de junho de 2012, deve-se a reformas na pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que estará inoperante de segunda a sábado, entre 0h15 e 6h15, e de sábado e domingo, entre 20h15 e 12h15.

Também para reformas na pista, o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina (PR), estará interditado nos finais de semana (entre as 19h de sábado e às 11h de domingo) do período que vai de 1º de outubro de 2011 a 28 de fevereiro de 2012.

Os passageiros destes voos poderão remarcar seus bilhetes sem cobranças de taxas e serão reacomodados em frequências não afetadas pela interdição, conforme disponibilidade. Para alterar ou remarcar o bilhete, a companhia orienta o cliente a procurar o agente de viagens ou entrar em contato com a central de vendas da Tam, que atende pelos telefones 4002-5700 (para capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades). 
 
fonte/PanRotas
Enhanced by Zemanta

PRIMEIRAS IMAGENS DO QUE RESTOU DO HELICÓPTERO QUE CAIU EM SÃO SEBASTIÃO


A equipe de reportagem do Vanguarda TV conseguiu chegar ao local por terra, e acompanhou o trabalho dos peritos. Percorreram por mais de uma hora a trilha que levou as equipes de resgate até o helicóptero. A aeronave caiu e pegou fogo na serra do mar.





Sobrou pouca coisa da fuselagem. O motor com parte das hélices deve ser retirado do local para perícia. No local ainda estavam policiais militares, Defesa Civil e uma equipe de especialistas em acidentes da Força Aérea Brasileira.

Foi numa clareira que um helicóptero da FAB retirou os corpos das três vítimas até uma base de pouso em Maresias. Morreram no acidente o empresário André Martins e um casal de amigos, todos de Campinas.

O modelo do helicóptero não tem caixa preta, por isso o trabalho de investigação é bem mais complicado. As equipes têm que olhar peças, a posição dos destroços, tudo para tentar descobrir como aconteceu o acidente. As peças eletrônicas foram levadas nesta sexta-feira (02). O motor traseiro até agora não foi encontrado.

Os três mortos no acidente foram enterrados nesta sexta-feira (02) em Campinas. Segundo a Aeronáutica a perícia sobre as causas do acidente não tem prazo para ser concluída.

fonte/foto/VNews

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...