terça-feira, 6 de agosto de 2013

CALENDÁRIO DE PORTÕES ABERTOS DA FAB EM 2013


AVIÃO DA TAM TEM BICO AMASSADO POR CHOQUE COM AVE NO VOO BH-RIO

Um avião da TAM pousou no aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, com sua parte dianteira amassada. O voo JJ 3759 saiu de Confins, em Belo Horizonte (MG), às 14h48 desta terça-feira (6) e aterrissou às 15h38 na capital fluminense, segundo a companhia. A suspeita, segundo passageiros, é que um urubu tenha atingido a aeronave durante a descida. A repórter Isabela Scalabrini, da TV Globo em Minas Gerais, registrou o amasso no bico do avião (veja imagem acima).

Procurada pelo G1, a TAM confirmou que a aeronave foi atingida por uma ave, mas não detalhou a espécie. "Os passageiros desembarcaram normalmente e a aeronave seguiu para manutenção", informou a companhia aérea, por meio da assessoria de imprensa.

Uma passageira do voo disse que, durante o processo de pouso, viu urubus ao lado esquerdo da aeronave. Segundo Isabela Scalabrini, o avião derrapou para o mesmo lado quanto tocou a pista do aeroporto Santos Dumont.  No entanto, os passageiros não sentiram nenhum choque no ar, na descida.

fonte/G1/foto/ Isabela Scalabrini/ TV Globo

AVIÃO DA TAM FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA APÓS PILOTO SENTIR MAL ESTAR


Um voo da TAM que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris teve que fazer um pouso de emergência em Salvador após o piloto sentir um mal estar. O comandante do voo JJ9374, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi encaminhado a hospital tão logo a aeronave pousou no aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães.

Segundo o balcão de informações da companhia aérea no aeroporto, o piloto precisou ser reanimado e, por volta das 6h, já encontrava-se fora de perigo e em observação. O avião partiu do Rio de Janeiro em torno da 0h e realizou o procedimento em Salvador por volta das 2h.

Uma passageira entrevistada pela Rádio Gaúcha disse que o pouso de emergência teria sido provocado por uma parada cardíaca sofrida pelo piloto em pleno voo, mas a informação não foi confirmada pelo balcão da TAM. O voo deve prosseguir ao meio-dia rumo a Paris.

fonte/ZeroHora

INCIDENTE COM EMBRAER PHENOM 300 NOS ESTADOS UNIDOS

Um jato executivo, de propriedade da  Flighjt Options LCC, prefixo N327FL, número de série 50500094, sai da pista ao pousar no aeroporto de Flying Cloud, em Minneapolis. Não houve feridos entre os dois tripulantes e a aeronave sofreu danos leves.

fonte/ASN/foto/Twitter 

INCIDENTE COM AIRBUS DA AIR CHINA NO DIA 4 (SÁBADO)

Um Airbus A319-100 da Air China, matrícula B-2364, realizando o voo CA-4538, de Yiwu para Chengdu (China), com 74 passageiros, começou a afundar na pista após o pouso. A tripulação observou que depois de cruzar a cabeceira da pista para virar na área de segurança, as principais rodas do trem de pouso começaram a afundar( 10 cm) no asfalto, e impedindo a movimentação na superfície pavimentada.

O aeroporto foi fechado até que os passageiros desembarcassem e fossem transferidos de volta para uma superfície pavimentada segura.

O diretor do aeroporto suspeita que o calor incomum e o sol forte fez com que o asfalto da área de segurança no final da pista não suportasse as 60 toneladas de peso da aeronave.

fonte/foto/AvHerald

INCIDENTE COM BOEING COREANO EM NIIGATA NA SEGUNDA-FEIRA (5)


Um Boeing 737-900 da Korean Airlines, matrícula HL7599,  realizando o voo KE-763, de Seul (Coreia do Sul)  para Niigata (Japão), aterrou na pista 10 as 19:44 L (10:44 Z), e ultrapassou o final da pista, parando com o trem do nariz fora da superfície pavimentada.  Não houve feridos e a aeronave não sofreu danos.


fonte/foto/AvHerald

VULCANAIR P68C


MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...