Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 15, 2009

AERONAVE CAI EM PORTUGAL, TRÊS MORTES

A queda de um pequeno avião nesta terça-feira (15) à noite perto da aldeia de Sete, no Concelho de Castro Verde, Distrito de Beja, em Portugal, causou a morte dos três tripulantes, disseram à agência Lusa fontes da GNR (Guarda Nacional Republicana) e dos bombeiros.

No mapa de Portugal, a localização da vila de Castro Verde
A aeronave ligeira, que pertencia à Academia Aeronáutica de Évora, caiu às 22h27 no local de Pego da Volta, perto da Aldeia de Sete, precisou à Lusa o segundo comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, Carlos Pica.

Segundo o comandante, as buscas no local já terminaram, após terem sido encontrados três cadáveres, que as autoridades supõem ser dos tripulantes da aeronave.

As buscas no local da queda da avioneta, que realizava um voo autorizado, mobilizaram 12 elementos e cinco viaturas da corporação de bombeiros de Castro Verde e militares do Destacamento de Almodôvar da GNR.

A GNR e os bombeiros aguardam a chegada ao local do acidente do deleg…

AVIÃO DA TAM SOFRE PANE EM CUIABÁ E ABORTA A DECOLAGEM

Um avião da TAM, que sairia hoje às 10h de Campo Grande e seguiria a Brasília, acabou decolando às 11h. Com escala em Cuiabá, a aeronave apresentou pane na refrigeração e deixou alguns passageiros preocupados, dentre eles o deputado federal Nelson Trad (PMDB) e o senador Delcídio Amaral (PT).

Nelson Trad conta que quando o avião pousou em Cuiabá, já começou a apresentar problemas. Após ser consertada, a aeronave tentou decolar, perdeu força já na pista por conta da pane no ar-condicionado, não consegiu levantar voo e fez uma parada brusca que assustou os passageiros. A decolagem teve de ser abortada.

Todos os passageiros, conforme o parlamentar, tiveram de descer do avião e esperar que o problema fosse sanado. Depois de ser consertada pela segunda vez, a aeronave conseguiu decolar e pousou em Brasília às 15h30.

“Foi um transtorno e a viagem ficou muito cansativa. Quando o refrigerador estragou, o calor estava insuportável”, explica Nelson Trad.

Fonte: João Humberto e Danúbia Burema (Campo…

CH'VEZ INTERESSADO EM COMPRAR UM ILYUSHIN II-62M PRESIDENCIAL

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou nesta segunda-feira que vai expropriar a aeronave da Cubana de Aviación, com a qual realizou uma recente viagem a países como Irã e Rússia.

"Vínhamos no avião que Fidel [Castro] me emprestou. Mas eu decidi expropriá-lo, o avião da Cubana de Aviación", disse Chávez, em um ato de premiação ao filósofo húngaro István Meszáros.

"Fidel, você está expropriado, parceiro", acrescentou, provocando risos na plateia.

O avião lhe foi emprestado pelo governo cubano após a moderna aeronave presidencial venezuelana apresentar problemas e ser enviada à manutenção.

A aeronave deve ser assim a mais nova "vítima" da onda de estatizações que Chávez comanda, desde 2007, em setores-chave da economia, incluindo os setores petroleiro, elétrico, de telecomunicações e de siderurgia.

fonte: Reuters

AVIÃO A SERVIÇO DA ONU FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO QUÊNIA

Guerreiro da tribo dos Massai observa avião do programa alimentar da ONU que fez um pouso de emergência nesta terça-feira (15) no Parque Nacional de Nairóbi, no Quênia. Um dos motores da aeronave falhou logo depois de ele ter decolado do aeroporto Wilson. O piloto e seu assistente sobreviveram com ferimentos leves. Na véspera, duas pessoas sobreviveram a uma queda de um pequeno avião na região.

fonte: G1 foto: Reuters

AERONAVE FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO LUCAS DO RIO VERDE, MATO GROSSO

Um avião bimotor, de uma empresa de táxi aéreo em Cuiabá, fez um pouso de emergência, ontem (15), por volta das 21h, no aeroporto de Lucas do Rio Verde. A aeronave teve problemas em um dos motores cerca de 30 minutos depois de ter decolado de Sinop. Foi feito contato, pelo telefone celular, com autoridades de Lucas e a iluminação da pista foi ligada. O avião acabou pousando e permanece no aeroporto local para ser consertado.

Seis pessoas estavam a bordo - a maioria servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que estavam em Sinop trabalhando na audiência pública sobre o planejamento estratégico para o Judiciário, realizada nesta segunda-feira à tarde. Não houve feridos. Uma viatura do Corpo de Bombeiros de Lucas foi ao local mas não foi necessário intervir.

fonte: Só Notícias

FAB COMPRA MAIS SEIS HELICÓPTEROS BLACKHAWK

A Força Aérea Brasileira assinou no último dia 3 de setembro um contrato de compra de seis novos helicópteros UH-60L Blackhawk. O negócio de cerca de 73 milhões de dólares é a segunda compra brasileira deste modelo no ano. Em julho, a FAB já havia contratado outras quatro aeronaves fabricadas pela Sikorsky por cerca de 60 milhões de dólares. Com essas compras, a Força Aérea passará a contar com 16 helicópteros do tipo. Atualmente a FAB possui seis UH-60L Blackhawk em operação.

Com a desativação dos H-1H Huey, prevista para 2010, a compra dos Blackhawk faz parte da renovação da aviação de asas rotativas da FAB. A Força também receberá 18 dos 51 Super Cougar encomendados pelo governo brasileiro no acordo com a França.
fonte: defesa Brasil

IA-63 PAMPA E O TREINAMENTO DOS PILOTOS DE CAÇA DA FORÇA AÉREA ARGENTINA

Desde o dia 3 de agosto, oito oficiais da Força Aérea Argentina, em conjunto com dois oficiais da Armada estão realizando o CEPAC 2009/2010 (Curso de Estandarización para Aviadores de Combate), no Grupo 4 de Caça da IV Brigada Aérea, em Mendoza. O curso, com duração aproximada de um ano, é realizado no sistema de armas IA-63 Pampa II. São três fases: familiarização com a aeronave, tiro ar-ar e tiro terrestre, compreendendo um total de 150 horas de voo por aluno. Segundo dados da Força Aérea Argentina, os treinadores a jato IA-63 têm 9,68m de envergadura, 10,90 de comprimento e 4,29 de altura. O peso vazio é de 2.627 kg, e o peso máximo de decolagem é de 3.800 kg. São equipados com um motor Garret TFE731-2-2N, de 1588 kg de empuxo, o que confere à aeronave uma velocidade máxima de 819 km/h. A velocidade de cruzeiro é de 747 km/h e o alcance é de 720 km.
fonte/foto FAA

UM MORTO E UM FERIDO NA QUEDA DE UM AVIÃO NO QUÊNIA

Destroços de um Cessna 404 Titan da polícia são vistos nesta segunda-feira (14) em cena de acidente próximo a Nairobi, capital do Quênia.

A bordo da aeronave estavam o piloto e o copiloto, que haviam acabado de decolar do aeroporto Wilson por volta das 19:20 (hora local). Um dos ocupantes morreu e outro ficou gravemente ferido.

Fonte: Capital News (Quênia) / G1 - Foto: AP

SOMOS HOJE MAIS SOFISTICADOS DO QUE NA ÉPOCA EM QUE DE GAULLE DISSE QUE O BRASIL NÃO ERA SÉRIO

Caça ao tesouro
Razões profundas explicam por que o Rafale
saiu na frente na guerra pelos bilhões de Brasil

Ivan Marsiglia - O Estado de S. Paulo

Em um bater de continência, o Ministério da Defesa anunciou que o Brasil vai gastar R$ 32,5 bilhões na compra de 36 caças, 4 submarinos, 51 helicópteros e tecnologia para se construir uma base, um estaleiro e um submarino de propulsão nuclear. É um dos maiores contratos do gênero no mundo, tudo para reaparelhar as Forças Armadas de um Brasil que se pretende grande - não apenas em tamanho.

A parte mais visível desse negócio estratosférico revelou-se segunda-feira, com a visita nada desinteressada do presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante os festejos do 7 de Setembro, em Brasília. Sarkozy deixou a primeira-dama, Carla Bruni, em casa para oferecer ao colega Luiz Inácio Lula da Silva uma outra sorte de avião: os caças Rafale, da empresa francesa Dassault.

Embora mais caros, menos testados e preteridos em concorrências similares, os Rafales voa…

ACRE USA DISPOSITIVO PARA FOTOS AÉREAS DE PRECISÃO E BAIXO CUSTO

Avião foi adquirido pelo Núcleo de Estudo de Planejamento do Uso da Terra da UFV

Professor João Luiz Lani apresentou aeronave a Eufran Amaral e Cleísa Cartaxo
O Acre dispõe agora de uma importante ferramenta para produção de fotografias aéreas de precisão a preços menores que os praticados no mercado. Convênio com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, possibilita o uso do dispositivo denominado Aerofotos Verticais de Baixo Custo, criado pelo pesquisador Sérvulo Batista de Rezende e aperfeiçoado por outros estudiosos, como o professor João Luiz Lani, que fez a apresentação do mecanismo instalado no avião Cessna SkyLine prefixo JDC 172, adquirido pelo Núcleo de Estudo de Planejamento do Uso da Terra (Neput) da UFV.

"O sistema possui estereoscopia, que permite fazer fotos e georreferenciamento", explicou Eufran Amaral, secretário de Estado do Meio Ambiente. Com isso, um único técnico consegue realizar o trabalho que nos sistemas antigos exigia pelo menos um outr…