Postagens

Mostrando postagens de outubro 29, 2009

QUEDA DE HELICÓPTERO NA SELVA PERUANA MATA DOIS

Imagem
A queda de um helicóptero hoje (29) entre as localidades de Trompeteros e Saramurona, na região de Loreto, na Amazônia peruana, deixou dois mortos e dois feridos, informaram veículos de imprensa em Lima. Os falecidos foram identificados como Hernie Córdova, o piloto da aeronave, e Edgard Zevallos, segundo o portal de notícias Peru.com. A aeronave era um Eurocopter Ecureuil (Esquilo) da empresa Helinka . Na terça-feira passada, um helicóptero do Exército do Peru caiu em uma região remota do departamento (estado) de Huancavelica, no sudeste do país, após enfrentar fortes ventos, mas seus tripulantes ficaram apenas feridos. fonte/EFE / Tiempos De La Internet / peru.com

AVIÃO DA FAB QUE SUMIU NA AMAZÔNIA EMITIU SINAL DE EMERGÊNCIA

A Força Aérea Brasileira afirmou na noite desta quinta-feira que recebeu um sinal de emergência emitido pela aeronova C-98 Caravan, que desapareceu durante viagem entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM) com 11 pessoas a bordo. Segundo a FAB, o sinal foi dado 58 minutos após a decolagem. De acordo com o órgão, baseado nas informações dos últimos contatos e do sinal de emergência, foi possível estabelecer uma área para o início das buscas. Os trabalhos vão continuar durante a noite com naves dotadas de sensores térmicos. A FAB informou que será montada uma base das operações na cidade de Cruzeiro do Sul. Trinta e seis militares, entre médicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para a localidade. Mais de cem militares participam da operação na região. As famílias dos militares e dos civis estão recebendo assistência e informações sobre o trabalho de busca. fonte/Terra

7º ETA - ESQUADRÃO COBRA

Imagem
Os Esquadrões de Transporte Aéreo foram criados em 12 de maio de 1969, pela Portaria R012/GM3, com o objetivo de descentralizar as operações do Comando de Transporte Aéreo (COMTA) e realizar missões de transporte aeroterrestre, logístico, lançamento de cargas, evacuação aeromédica, humanitárias e de socorro a vítimas em casos de desastres naturais, atuando subordinados diretamente a cada Comando de Zona Aérea (COMZAE)onde estavam baseados. A partir de 1986, as Zonas Aéreas foram redenominadas Comandos Aéreos Regionais (COMAR). Sediado na Base Aérea de Manaus - AM, o Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA), o Esquadrão Cobra, é o mais novos dos ETAs, tendo sido criado no dia 04 de julho de 1983, com a divisão da área do I COMAR e a criação do VII COMAR, a qual está subordinado. O 7º ETA realiza suas missões na parte oriental da Amazônia brasileira, compreendendo os Estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia. Equipado inicialmente com os Embraer

ESPECIALISTA COGITA POUSO FORÇADO OU ACIDENTE, NO VOO DO AVIÃO DA FAB DESAPARECIDO

Imagem
Editor da revista Flap Internacional , especializada em aviação, o jornalista Flávio Marcos de Souza arrisca duas possibilidades para o desaparecimento da aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) na região entre o Acre e o Amazonas: pouso forçado ou um acidente provocado pelo mau tempo na região. Embora frise que "é muito cedo para a gente levantar hipóteses", o jornalista diz que as duas explicações são as mais comuns em casos como o desta quinta-feira. "O piloto pode ter perdido altitude ou houve uma pane no motor e o avião desceu em uma clareira ou pista de pouso, mas como aquela região é inóspita, ainda não conseguiu se comunicar com (os aeroportos de) Manaus ou Rio Branco. Outra possibilidade é de um acidente, já que naquele trecho o mau tempo prevalece." Segundo ele, tempestades são uma constante na região e, para voar por ali, toda nave pr

ROTA DE AVIÃO DA FAB DESAPARECIDO É COMPLICADA, DIZEM PILOTOS

Imagem
rota do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desaparecido entre Cruzeiro do Sul (AC) e Tab A atinga (AM) nesta quinta-feira (29) é "complicada", na avaliação de pilotos que conhecem a região, porque não tem área para pouso de emergência, em razão do excesso de árvores. A aeronave C-98 Caravan, um monomotor com capacidade para até 14 pessoas, decolou às 8h30 de Cruzeiro do Sul mas não chegou ao destino. Segundo informações da Infraero, 11 pessoas embarcaram no avião. Há informações de que sete dessas pessoas estavam a serviço da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) para uma operação de vacinação em aldeia indígena. A FAB informou que dois helicópteros e um avião participam das buscas. O comandante Renato Nascimento, ex-piloto da FAB, hoje na aviação civil, conta que a rota é pouco usada por ter poucos recursos. “Ali não tem nada, só árvore e rio. Não tem pista, não tem apoio, não tem radar.

AVIÃO DA FAB DESAPARECE NA AMAZÔNIA

Imagem
Imagem do C-98 Caravan, similar à aeronave da FAB que desapareceu na Amazônia Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, a aeronave partiu de Cruzeiro do Sul (AC) com destino a Tabatinga (AM). No avião, viajavam 11 pessoas: sete funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dois militares do Exército e os dois pilotos da Força Aérea. Segundo as primeiras informações, a aeronave estava levando os funcionários da Funasa para fazer vacinação em uma comunidade indígena. Equipes de resgate fazem buscas na região. Dois helicópteros H-60 Blackhawk e um avião C-105 Amazonas da FAB são usados na operação. Leia a nota da FAB: "O Comando da Aeronáutica informa que uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) desapareceu hoje (dia 29), pela manhã, quando realizava um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM). A aeronave decolou às

FROTA DE E-JETS DA EMBRAER ALCANÇA 3 MILHÕES DE HORAS DE VOO

Imagem
A frota da família EMBRAER 170/190 de E-Jets da Embraer continua a atingir números significativos. O mais recente marco foi o alcance de 3 milhões de horas de vôo, obtido com uma excelente confiabilidade operacional. Atualmente, as mais de 600 aeronaves em operação já transportaram 130 milhões de passageiros, apoiando companhias aéreas com modelos de negócios que vão desde serviços regionais e malhas aéreas principais até transportadores de baixo custo. “A indústria de transporte aéreo está sujeita a oscilações na demanda de passageiros resultantes de mudanças no cenário econômico. Poder contar com aviões flexíveis e confiáveis como os E-Jets em suas frotas elimina alguns dos riscos aos quais as companhias aéreas estão expostas, oferecendo alternativas mais seguras em tempos difíceis”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. Os E-Jets são a família de aeronaves comerciais de maior confiabilidade na categoria de até 122

BOEING ACELERA PROGRAMA DO 787

Imagem
A construtora americana Boeing anunciou nesta quarta-feira que irá acelerar seu programa do novo modelo 787, com a abertura de uma segunda linha de montagem na Carolina do Sul (sudeste dos Estados Unidos). A iniciativa "vai aumentar nossa capacidade de produção para responder à demanda" , declarou o diretor de aviação comercial da Boeing, Jim Albaugh. A Boeing já possui fábricas na Carolina do Sul, onde são montados elementos da fuselagem do novo avião Dreamliner 787. A decisão da empresa, tomada após vários meses de negociações com o sindicato dos mecânicos IAM - que expressou sua decepção, pois não tem presença na Carolina do Sul. Inicialmente, a entrega das primeiras encomendas do 787, apresentado como a aeronave mais econômica do mercado, estava prevista para maio do ano passado. No entanto, depois de uma série de atrasos, a companhia fixou novo prazo para o quarto trimestre de 2010. fonte/BoeingCo./foto/divulgação

EASA CERTIFICA SISTEMAS 'BRAKES TO VACATE" E 'RUNWAY OVERRUN WARNING 7 PREVENTIN" PARA AIRBUS A380

Após os recentes e bem sucedidos testes de desenvolvimento, os sistemas “Brake to Vacate” (BTV) e “Runway Overrun Warning and Prevention” (ROW/ROP) foram aprovados e certificados pela Agência Européia de Segurança em Aviação (EASA). O sistema BTV, uma inovação da Airbus, auxilia o piloto a amenizar o congestionamento dos aeroportos e aprimorar o tempo de manobras na pista, enquanto o sistema ROW/ROP endereça os riscos de ultrapassar os limites da pista durante o procedimento de aterrissagem. Ambas as soluções são patenteadas pela Airbus. O BTV foi projetado por uma equipe transnacional sediada em Toulouse, na França, e em Filton, na Inglaterra. Ao combinar o conteúdo do GPS integral do A380 e informações do banco de dados de aeroportos (On-Board Airport Navigation System) com os sistemas Auto-Flight e Auto-Brake, o BTV oferece ao piloto, em tempo real, qual a distância exata de frenagem para chegar até a saída de preferência. O sistema ainda permite que os pilotos tenham acesso aos

AIRBUS DA ASIANA AIRLINES BATE A CAUDA NA PISTA AO POUSAR NO JAPÃO

Na quarta-feira (28), o Airbus A321-231, prefixo HL7763, da Asiana Airlines, realizando o voo OZ-1125 - entre Seul, na Coréia do Sul e Osaka, no Japão, com 147 pessoas a bordo, aterrissou no aeroporto de Kansai, em Osaka às 10:08 L (01:08 Z) atingido a pista com cauda. A tripulação decidiu arremeter e realizou uma aterrissagem segura 11 minutos mais tarde. Não há relato de feridos. A inspeção revelou marcas de raspagem e danos de 1,8 metros de comprimento por 30 centímetros de largura na parte inferior da cauda do avião. O CAA (Comitê de Investigação) do Japão, informou que a aeronave sofreu danos substanciais. O Transportation Safety Board japonês avaliou a ocorrência como um acidente e enviou três investigadores para analisar as causas. fonte/Aviation Herald

TURBULÊNCIA EM AVIÃO DA AMERICAN AIRLINES DEIXA 9 FERIDOS NO JAPÃO

Nove passageiros a bordo do Boeing 777-200, prefixo N777AN da American Airlines ficaram feridos na segunda-feira (26) quando a aeronave foi atingida por forte turbulência do ar a cerca de 70 km a sudeste do Aeroporto Internacional de Narita, no Japão. Os feridos foram Levados para um hospital próximo ao aeroporto. Não houve informações sobre a extensão de seus ferimentos. O avião realizava o voo AA-61, do Aeroporto Dallas-Fort Worth para Narita e levava 228 pessoas a bordo. fontes/Aviation Herald / The Japan Times

APARELHOS COM BATRIA DE LÍTIO SÃO RISCO DE INCÊNDIO EM VOOS

Já que cada vez mais pessoas carregam uma alta variedade de eletrônicos em viagens - às vezes, há mais aparelhos que passageiros a bordo de um avião -, os incêndios causados por eles em aviões estão se tornando mais frequentes. Mais de metade dos 22 incêndios causados por baterias em cabines de aviões de passageiros, de 1999 para cá, aconteceram nos três últimos anos. Um especialista em segurança aérea afirmou que esses aparelhos podem ser - um risco irrestrito de incêndio - que as pessoas podem carregar em aviões. Este mês, a Administração Federal da Aviação (FAA) dos Estados Unidos decidiu promulgar diretrizes especiais para as linhas aéreas sobre um novo aparelho: os leitores de cartões de crédito que muitas delas começaram a fornecer aos comissários de bordo para que estes possam receber pelas bebidas, alimentos e suvenires vendidos em voo. Embora as linhas aéreas já estejam usando esses leitores portáteis de cartões de crédito há anos, a FAA anunciou no começo deste mês que