Postagens

Mostrando postagens de janeiro 4, 2010

VÍDEO - FARNBOROUGH AIR SHOW - 1950

BOEING DA RYANAIR FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA

Um avião da Ryanair que fazia hoje (4) à tarde o voo FR-4021 entre Liverpool, na Inglaterra e Agadir, em Marrocos, com 116 passageiros e seis tripulantes a bordo teve que aterrissar de emergência no Aeroporto Liverpool-John Lennon de onde decolara cerca de 25 minutos antes. Segundo informação oficial, uma luz de incêndio a bordo se acendeu no cockpit do Boeing 737-8AS, prefixo EI-EFW, em razão do mau funcionamento do indicador. O avião regressou a Liverpool cerca das 16h00 (hora local). A imprensa britânica diz que o aeroporto John Lennon, em Liverpool, ficou fechado cerca de uma hora devido ao incidente. A Ryanair também confirmou a informação de que o incidente teria sido causado apenas uma avaria no indicador e salientou que a política da companhia é colocar a segurança dos passageiros e tripulantes como primeira prioridade. A imprensa britânica noticiou que as equipes de segurança vistoriaram o avião com equipamentos térmicos para detectarem se havia algum indício de fogo.

ULTRALEVE CAI EM TIMBÓ, SANTA CATARINA

O piloto José Mainhardt tem experiência de mais de 30 anos em voos esportivos. Uma pane no ultraleve obrigou o pouso forçado. Ele partiu de Lontras e sobrevoou a cidade de Taió, para voo panorâmico, passou pela área da Barragem Oeste e como o tempo apresentava nuvens sobre a montanhas, não era propício a longa distância, resolveu retornar a base. "As outras condições climáticas estavam excelentes para voar, um dia realmente lindo e muito bom, mas o motor deu pane e tive de fazer as manobras de pouso forçado", disse ele, agora pela manha, no seu escritório de Taió. O avião "pilonou" ( caiu de bico para baixo e cauda para cima) sem muito tempo para escolhas. "Eu estava a cerca de dois mil pés de altura, - (700 metros) e tinha um minuto e meio para achar um lugar e planar, porque o motor pifou. Tentei 3 vezes fazer pegar e não deu certo. Achei um retângulo naquelas arrozeiras e tive de baixar ali mesmo" explicou. O piloto José Mainhardt, que estava so

AEROPORTO DE WASHINGTON SOFRE APAGÃO APÓS EUA REFORÇAREM SEGURANÇA

O Aeroporto Nacional Ronald Reagan, ao lado de Washington, ficou sem eletricidade na tarde desta segunda-feira, interrompendo voos e o sistema de segurança. O incidente ocorreu um dia depois de os Estados Unidos anunciarem medidas mais rígidas para reforçar a segurança dos aeroportos contra atentados terroristas. Courtney Mickalonis, porta-voz da Autoridade Metropolitana dos Aeroportos de Washington, afirma que o fornecimento de energia elétrica foi interrompido perto das 12h30 locais. Segundo ela, os funcionários acreditam que o problema é externo ao aeroporto. Ontem, Administração de Segurança em Transporte (TSA, na sigla em inglês), determinou que passageiros com destino aos EUA provenientes de Nigéria, Iêmen, Irã, Cuba e outros países considerados "de interesse" passarão por revistas mais rigorosas, o que inclui visualização por máquinas e revistas manuais. A medida entrou em vigor hoje, mas todos os passageiros com destino aos Estados Unidos podem passar p

HELICÓPTERO QUE ACOMPANHAVA O RALLY DAKAR CAI NA ARGENTINA

Imagem
Um helicóptero que transportava dois jornalistas argentinos que fazem a cobertura do Rally Dakar caiu na manhã de hoje (4) próximo ao trecho da prova, na cidade de Fiambala, na Argentina. Segundo informações da Polícia de Fronteira Argentina (Gendarmerie), que fez o resgate das vítimas, havia quatro pessoas na aeronave: os dois jornalistas e dois pilotos. Todos estão fora de perigo e sofreram apenas ferimentos leves. Os pilotos foram levados até um hospital próximo e os jornalistas até o acampamento do Rally Dakar. A aeronave é do modelo Robinson 44 e teve perda de sustentação durante o voo. Segundo informações locais, as condições climáticas não eram das melhores e ventava muito, o que pode ter contribuído para o problema no helicóptero. As informações são do site argentino Emol. Acidente de helicóptero Não é a primeira vez que o Rally Dakar enfrenta problemas com helicópteros. O fato mais marcante aconteceu em 1986 com criador da prova, Thierry Sabine, que morreu apó

SUCESSÃO DE ERROS PROVOCOU POUSO DE AVIÃO DA DELTA EM TAXIWAY

Imagem
Após investigar o incidente envolvendo o Boeing 767-332/ER, prefixo N185DN, da Delta Air Lines, ocorrido na madrugada do dia 19 de outubro de 2009 durante o pouso em Atlanta do voo DL-60 procedente do Rio de Janeiro com 183 passageiros e 12 tripulantes, quando o avião aterrissou na taxiway ao invés da pista de pouso, o NTSB (National Trasportation Safety Board) emitiu seu relatório final apontando uma cadeia de eventos que culminou no erro dos pilotos, informou a ATI. Segudo o NTSB tudo começou quando um checador que acompanhava o voo na cabine de comando passou mal, ainda em cruzeiro, e foi transferido para a cabine de passageiros. Os pilotos então notificaram o despacho da Delta, prontificando a empresa a declarar uma emergência médica para o controle de tráfego aéreo, e foi tomada a decisão de prosseguir com o voo rumo a Atlanta. Quando a aeronave já se aproximava do aeroporto, o controlador de voo perguntou aos pilotos se estes gostariam de alterar a pista designada

NOVO PRESIDENTE DA TAM AFASTA FUSÃO COM A TAP

Novo presidente da brasileira TAM afasta fusão com a TAP Líbano Barroso diz estar focado no crescimento orgânico da maior companhia aérea brasileira e que não há “nenhuma negociação com a TAP”. Líbano Barroso (foto) é parco em palavras no que toca a uma eventual parceria com a portuguesa TAP, mas é definitivo. O recém empossado presidente da TAM, a maior companhia área brasileira, diz que não há, nem nunca houve, qualquer acordo com a companhia aérea portuguesa. Para já, explica em declarações ao Diário Económico, está focado no crescimento orgânico e no desenvolvimento de um grupo multi-negócios baseado na aviação. "Não temos nenhuma negociação com a TAP, não temos nenhum pacto. Hoje a estratégia da empresa é de seguir com um crescimento orgânico", diz Líbano Barroso em entrevista telefónica. Refugiando-se no facto da TAM estar cotada na Bovespa, bolsa de Valores de S. Paulo, Barroso, que até há uma semana era administrador financeiro da companhia aérea brasileira, opt

BOEING DA CAA SAI DA PISTA NO CONGO

U m Boeing 727, operado pela Compagnie Africaine d'Aviation (CAA), sofreu danos consideráveis na sequência de um escape da pista ao pousar no Aeroporto N'Djili (FIH), em Kinshasa, na República Democrática do Congo, na manhã do sábado (2). O Boeing 727-231/Adv(F/RE) Super 27, prefixo 9Q-CAA, realizava um voo de carga de Kinshasa para Kananga (ambas cidades da República Democrática do Congo, quando sofreu um problema hidráulico logo após a decolagem, o que levou a tripulação a regressar ao Aeroporto N'Djili, em Kinshasa. A aeronave teria aterrissado na pista 06 do aeroporto sob chuva muito pesada e, ao tocar na pista 06, coberta por água parada, saiu lateralmente dessa pista. A matrícula do avião foi confirmada como 9Q-CAA (ex-N54354), prefixo usado anteriormente pela aeronave Ilyushin IL-18B - retirada de serviço - da mesma companhia. Os relatórios iniciais sugerem, a asa direita pode ter quebrado e se separado também. fonte/BGA.Blog

VÍDEO - LANDING KAU TAK - HOME COCKPIT

TAM - FALTA DE RESPEITO COM CONSUMIDOR

A TAM definitivamente perdeu o respeito pelo consumidor. Quem tentava embarcar ontem de Fortaleza para Brasília, teve de enfrentar não apenas a desorganização da empresa, como a má vontade dos funcionários em tentar amenizar o problema. Alguns, aliás, recorriam ao cinismo com os passageiros, que pagaram pelo serviço mas não conseguiam embarcar. E diziam sem qualquer constrangimento que a TAM pratica, sim, ovebooking, algo considerado pela Anac (Agência Nacional de Avião Civil) irregular. Mais: debochavam dos passageiros afirmando que quem estivesse insatisfeito, que procurasse o Procon para defender seus direitos. A média de atrasos nos voos da TAM ontem, em todo o País, era de pelo menos uma hora e meia. Em alguns aeroportos mais movimentados, a espera pelo embarque poderia ultrapassar as três horas. O estranho é que as demais companhias, que também enfrentavam problemas de organização, se esforçavam para agilizar o embarque dos passageiros. No balcão da TAM o que se via era má v

PILOTOS PEDEM NOVAS MEDIDAS DE SEGURANÇA - VOO AF447

Dois pilotos que investigaram por conta própria a queda do voo 447 da Air France entre Rio de Janeiro e Paris pediram novas medidas de segurança na espera de medidores de velocidade totalmente confiáveis, e denunciaram o "autismo" do Escritório de Investigações e Análises (BEA, sigla em francês), encarregado de investigar o acidente. Em relatório publicado parcialmente neste domingo pela publicação francesa Journal du Dimanche, Gérard Arnoux, presidente do Sindicato dos Pilotos da Air France (Spaf), e Henri Marnet-Cornus, ex-piloto de Airbus A340, defendem a obrigação temporária de evitar as áreas com cristais de gelo, que podem entupir os sensores Pitot. Em sua investigação, publicada no início de outubro, Arnoux e Marnet-Cornus afirmaram que estes medidores de velocidade provocaram o acidente do voo AF447, que deixou 228 mortos em junho passado. Segundo eles, as sondas foram entupidas por gelo, provocando uma série de falhas sucessivas. No novo documento, que entre

MAIS INVESTIMENTOS GARANTEM MINAS COMO POLO DE AVIAÇÃO

Imagem
Vetor Norte. IAS planeja testar motores e fabricar peças de aeronaves; novos projetos somam R$ 1 bilhão Aeroporto Indústria, Confins e Gol também consolidam projetos na região Clique sobre a imagem para ampliá-la A Increase Aviation Service (IAS), única empresa brasileira de manutenção de aeronaves, planeja quer R$ 15 milhões para atuar na área de testes e manutenção de motores em São José da Lapa, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte que está integrada ao Polo de Aviação Civil do Vetor Norte, que neste ano terá sua consolidação com vários projetos virando realidade. A empresa também busca parceiros estrangeiros para transferência de tecnologia para a fabricação em Minas de componentes de aeronaves. "Com isso vamos reduzir significativamente a importação de peças", disse o diretor da IAS, Ronaldo Aldrin. "Já tivemos visitas de prováveis parceiros norte-americanos, europeus e israelenses", completou. Em março do ano passado, a empresa se instalo

TURISTAS FRETAM AERONAVES PARA SAIR DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO

Turistas no litoral norte encontram no fretamento de aeronaves a alternativa para voltar para casa. Segundo a empresa de táxi-aéreo Helicharter helicópteros, que opera em Ubatuba, quatro voos partiram com destino a São Paulo. Os aviões bimotores chegam da capital e têm capacidade para cinco passageiros além do piloto. Ir de Ubatuba para São Paulo custa R$4,5 mil. "Desde cedo, a cada dez minutos recebemos ligação perguntando sobre o fretamento para São José dos Campos e Taubaté. Mas o destino mais procurado é a capital", diz o instrutor de voo Daniel Oliveira. Ainda segundo ele, neste domingo (3) a empresa está priorizando o translado de passageiros. Ele explica que as aeronaves são pilotadas por instrumento, por isso, podem pousar e decolar, apesar da neblina na serra. "Com os helicópteros, não podemos fazer isso", explica Daniel Oliveira, instrutor de voo da empresa. O principal produto da empresa é o voo panorâmico de helicóptero, que em dias normais de te

CORTE DE ENERGIA PARALISA AEROPORTOS DAS ILHAS CANÁRIAS

Imagem
Uma avaria no Centro de Controle Aéreo das Canárias deixou hoje sem energia elétrica os oito aeroportos destas ilhas na Espanha, e levou à suspensão das operações de aterrissagem e decolagem. AIS Canarias A falha de energia ocorreu às 10:30 (hora local) e durou apenas meia hora, e os oito aeroportos já funcionam normalmente, informaram fontes da Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea (Aena). As mesmas fontes afirmaram que não se sabe, por enquanto, a causa da avaria, que afetou as conexões aéreas e os voos com destino à América do Sul que ocupam o espaço aéreo das Ilhas Canárias. Também informaram que a avaria levou a uma nova regulação do tráfego aéreo e que estão saída os voos mais rápidos, para tentar diminuir a demora, mas espera que tudo volte ao normal em algumas horas. Os aeroportos das Ilhas Canárias tinham programado 939 voos ontem e muitos foram afetados por atrasos causados por casa dessa falha. Durante a falha, 43 aviões que estavam programados para decolar d

DUZENTOS PORTUGUESES RETIDOS NO AEROPORTO DE MADRID

Há cerca de 200 passageiros portugueses retidos esta noite no aeroporto de Barajas, em Madrid, devido ao cancelamento do voo 7985 da Easyjet, que tinha como destino Lisboa. A transportadora justifica-se com uma greve nas Canárias. Segundo responsáveis da Easyjet avançaram ao SOL, o voo Madrid-Lisboa da tarde de domingo foi cancelado devido à greve dos controladores aéreos das Ilhas Canárias, o que impediu a descolagem da aeronave em causa, estacionada a esta hora na ilha de Lanzarote. No entanto, as informações contradizem outras declarações de responsáveis da companhia aérea, que apontavam a avaria do avião como causa do cancelamento. Regista-se o cancelamento de outros dois voos este domingo em Barajas, o da Easyjet que ligaria Madrid a Amesterdão e o da Swiss entre Barajas e Zurique. Cerca de 200 passageiros portugueses foram afectados pelo cancelamento do voo 7985, que tinha partida prevista para as 20h de Madrid (19h em Lisboa). Vários passageiros optaram por alugar viat

BOEING DA KLM FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NA HOLANDA

Imagem
Um avião da KLM teve que retornar ao aeroporto de partida na tarde deste domingo não muito tempo depois de decolar. O Boeing 737-8BK, prefixo  PH-BXU , retornou para o Aeroporto Amsterdam-Schiphol, na Holanda, porque a luz indicativa do trem de pouso indicou que quando ele não estava recolhido completamente. O avião havia partido para o voo KL-1703 com destino a Madri, na Espanha. O Boeing estava a cerca de vinte minutos no ar, a 10.000 pés, quando a tripulação decidiu retornar. O avião pousou em segurança na pista 06 do aeroporto, aproximadamente 45 minutos após a partida. O porta-voz da KLM informou que não foi um pouso de emergência, mas sim um pouso apenas como uma precaução em razão da falha do dispositivo. Os passageiros seguiram voo para Madri utilizando o Boeing 737-800, prefixo  PH-BXH , com um atraso de três horas. fonte/Reuters via ad.nl / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação/foto/AFP

EMABRAER ERJ-190 DA AERO REPÚBLICA FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NA COLÔMBIA

Um avião Embraer ERJ-190 da empresa Aero República , com 63 passageiros, aterrissou de emergencia no Aeroporto de Eldorado de Bogotá, após sofrer um problema de despressurização da cabine neste domingo (3). A tripulação da aeronave que faria o voo P5-7540, de Bogotá para a ilha caribenha de  San Andrés , ambas localidades colombianas, percebeu, logo após a decolagem, às 11:15 (hora local), que um dos pneus do trem de pouso não recolheu, ficando para fora do avião, além de uma das porta da sala de bagagem que ficou aberta, permitindo a despressurização. O ERJ-190 teve que fazer um sobrevoo para queimar combustível e, assim, poder realizar o pouso de emergência. Ante a situação de emergência, várias ambulâncias foram deslocadas para o aeroporto internacional onde estam presentes os outros serviços de socorro. As autoridades não reportaram feridos. fonte/W Radio / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

BOEING DA ARKEFLY FAZ POUSO FORÇADO NA FINLÂNDIA

O Boeing 737-8K5, prefixo PH-TFB, operado pela companhia aérea de charter holandesa Arkefly fez um pouso forçado no Aeroporto de Rovaniemi (RVN/EFRO), na Finlândia, na tarde deste domingo (3) após uma sequência de problemas com sistema de controle de voo da aeronave. Os serviços de emergência foram mobilizados no aeroporto para aguardar o pouso forçado do Boeing - que transportava 181 passageiros e sete tripulantes - em rota do voo OR-602, de Kittilä (EFKT), na Finlândia, para Amsterdã (EHAM), na Holanda. A aeronave aterrissou sem incidentes. A tripilação acredita que a cauda do avião raspou a superfície da pista de Kittilä no momento da decolagem. Na noite (hora local) deste domingo a aeronave estava em Rovaniemi sendo submetida a uma inspeção seguida da reparação necessária. fonte/YLE.fi / ASN / Aviation Herald/ NoticiasSobreAviação

COLISÃO COM PÁSSARO OBRIGA AVIÃO DA JAL A REALIZAR POUSO DE EMERGÊNCIA NO JAPÃO

Imagem
Eram 11:07 (hora local) quando o Boeing 767-346, prefixo JA8299, da JAL decolou para o voo JL-3302, a partir do Aeroporto New Chitose (CTS/RJCC), na região metropolitana de Sapporo, com destino ao Aeroporto de Kobe (UKB/RJBE), ambas cidades do Japão, com 231 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Durante a subida inicial logo após a decolagem, a 200 pés, um pássaro entrou em rota de colisão com o Boeing da Japan Airlines e acabou sendo sugado pelo motor esquerdo da aeronave (JT9D). Um incêndio iniciou-se no motor e a tripulação imediatamente o desligou. Veja a sequência do incidente O avião retornou para o Aeroporto em Sapporo onde realizou uma aterrissagem segura 15 minutos após a partida. Não houve ferimentos entre os passageiros e tripulantes. De acordo com a JAL, o Boeing aspirou um pássaro para dentro do motor esquerdo, um "bird strike". Após passar por uma checagem verificou-se que o motor ficou danificado o suficiente para exigir sua substituição.

IDOSOS MORREM EM QUEDA DE AVIÃO NA BÉLGICA

Imagem
Mulher de 76 anos, que pilotava, e passageiro de 74 morreram. Na tarde de sábado (2), em Ursel, na Bélgica, o avião de pequeno porte Reims/Cessna F.172P Skyhawk II, prefixo OO-TRB, caiu matando seus dois ocupantes. O avião tinha aterrissagem prevista para às 17 (hora local) de sábado no Aeroporto Ursel, de onde havia decolado horas antes para um passeio. Por volta das 16:30 horas o Cessna desapareceu do radar do aeroporto. Uma forte nevasca atingia a região naquele momento. Neste domingo foram encontrados os destroços da aeronave em mata de Ursel, na Bélgica, neste domingo (3). A bordo estava a piloto, Maria Cornelis (foto ao lado), uma mulher de 76 anos, e um passageiro, um homem de 74 anos. Um helicóptero da Polícia Federal e um Sea King da Base Aérea de Koksijde foram utilizados nas buscas pela aeronave. A agência belga de aviação afirmou que está investigando o caso. fonte/foto/hbvl.be / flightlevel.be / ASN / G1 

VEJA FOTOS DO ACIDENTE COM BOEING NA ALEMANHA

Imagem
foto/Wiebold TV/Google Earth

AEROPORTO CAMPEÃO DE ARREMETIDAS

Dos seis aeroportos com voos regulares administrados pelo Daesp, o de Rio Preto  é o campeão com toques de arremetidas de aeronaves. O toque de arremetida é um procedimento de emergência que o piloto faz para retomar o voo quando detectado falhas no procedimento do pouso ou quando o piloto não tiver referencia visual por causa do mau tempo. Em muitos casos o piloto também precisa arremeter voo quando a pista está com água acumulada. A arremetida pode ocorrer ainda em vôo ou após a aeronave ter tocado a pista. Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), dos 1.242 aviões que passaram pela cidade em novembro, 17% arremeteram. O índice foi ainda maior em outubro, quando 30% dos 1.335 voos tiveram de fazer o procedimento. Três empresas operam em Rio Preto com voos comerciais para seis destinos. O aeroporto de Marília está em segundo lugar com o maior número de arremetidas em novembro. Foram 1.113 voos, sendo que 10% deles arremeteram. Em Ribeirão Preto,

BAURUENSE PROJETA TURBINA A JATO 100% NACIONAL PARA AVIÕES DE MONITORAMENTO

Imagem
Produzir uma turbina 100% nacional para equipar aviões não tripulados em ações de monitoramento. Esse é o objetivo de um grupo de especialistas em aviação, física e engenharia aeronáutica que, em 2008, desenvolveu a TR 3500 - primeira turbina totalmente desenvolvida no Brasil. O equipamento foi testado com sucesso inclusive para combustíveis alternativos. Além da querosene usada em aviação, a turbina nacional funcionou com álcool. O tenente-coronel da reserva da Aeronáutica Francisco Antônio Correa Domingues, bauruense e filho do professor Muricy Domingues, foi o responsável pelo funcionamento da turbina. O protótipo levou nove meses para ser produzido. Ele foi desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a empresa de engenharia Polaris Tecnologia. Fazem parte do grupo, o coordenador geral e professor do ITA, Homero Santiago Maciel e, pela empresa, o engenheiro aeronáutico Alberto Carlos Pereira Filho, o engenheiro de infraestrutura aeronáutica Milt