Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 20, 2011

AEROPORTUÁRIOS AMEAÇAM "RADICALIZAR" GREVE

O Sina (Sindicato Nacional dos Aeroportuários) recusou o acordo para estabilidade de 12 meses oferecida pela Infraero aos trabalhadores dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Campinas. Com isso, o tom ameno dos grevistas, que permaneceu durante todo o dia, mudou no início da noite. 
"Há muitos aeroportuários que querem adotar uma postura mais firme com o governo e paralisar todos os três aeroportos. Estamos segurando. Esse movimento não afetou a vida dos usuários e o governo não está reconhecendo isso", disse Francisco Lemos, presidente do Sina.
A razão para abreviar o movimento é uma eventual oferta de participação da categoria na discussão do edital que será lançado para a concessão dos três terminais. 
A categoria quer negociar estabilidade de pelo menos dez anos, após a concessão dos aeroportos, e também quer entrar na discussão de temas operacionais dos três complexos aeroportuários. 
Os aeroportuários não aceitam negociar temas pela via da consulta pública …

TAM CONFIRMA COMPRA DE 32 AIRBUS A320 ECOEFICIENTES

A Tam finalizou acordo para aquisição de 32 aeronaves Airbus A320 ecoeficientes, compreendendo 22 A320neo e dez aeronaves da família A320. O pedido segue um Memorando de Entendimento assinado em fevereiro passado. A escolha do motor será anunciada pela companhia em data posterior.

“Aeronaves eficientes em combustível são essenciais para nosso programa de conservação de combustível e para a nossa contribuição na redução de emissões de CO2 da indústria", disse José Zaidan Maluf, vice-presidente de Contratos e Suprimentos da Tam Linhas Aéreas. “Como parte de nossos contínuos esforços para melhorar nossa eficiência operacional, os novos A320 nos permitirão manter uma frota jovem, reduzir custos e melhorar ainda mais nossa performance ambiental”.

“Estamos muito orgulhosos que nosso cliente de longa data e uma das maiores operadoras da família A320 estará entre os primeiros clientes a se beneficiar da capacidade aumentada do A320neo, incluindo uma redução de 15 por cento …

TAM PERDE ESPAÇO PARA CHILENOS NO COMANDO DA LATAM

A TAM perderá espaço no comando da Latam, empresa resultante da fusão com a LAN Airlines. A avaliação do mercado é de que, mesmo tendo Maurício Rolim Amaro na presidência do Conselho de Administração da nova companhia, a palavra final ficará com os chilenos. Primeiro, porque a LAN terá 70% de participação do capital da Latam, enquanto a TAM fica com apenas 30%. 
Segundo, a sede da nova área será em Santiago, no Chile, e o presidente executivo será chileno. E ainda mais importante é o fato de que a família Cueto, que controla a LAN, é conhecida pelo pulso firme na gestão. “Os atuais controladores da LAN levam a empresa na rédea curta. Não por acaso, a qualidade de gestão da LAN é reconhecida no mundo inteiro. Já a TAM vem perdendo o controle operacional de seus negócios desde a morte de seu fundador, o comandante Rolim Amaro. 
A ascendência dos chilenos em termos de gestão e controle da Latam deverá ser natural”, diz Danilo Amaral, sócio da Trindade Investimento…

20 DE OUTUBRO - DIA DO CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO

Hoje como todo 20 de outubro comemaora-se o dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, data celebrada com outros 136 países em todo mundo, reunindo mais de 50.000 profissionais que festejam também o aniversário de 50 anos da fundação da IFACTA.


NEGOCIAÇÕES AVANÇAM E GREVE DOS AEROPORTUÁRIOS PODE ACABAR HOJE

Uma negociação corre neste momento nos bastidores do setor aéreo brasileiro para por fim à greve dos aeroportuários em três aeroportos, Campinas, Brasília e São Paulo. 

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, Francisco Lemos, acenou com a possibilidade de suspender o movimento ainda hoje, embora a categoria esteja mobilizada para permanecer parada até a meia-noite desta sexta-feira.
A razão para abreviar o movimento é uma eventual oferta de participação da categoria na discussão do edital que será lançado para a concessão dos três terminais.


A indicação de que a categoria possa ser admitida na mesa que definirá a modelagem da concessão veio, segundo o presidente do Sina, do secretário-executivo da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), Cleverson Aroeira da Silva, e do diretor de administração da Infraero, José Antônio Eirado Neto. Ambos, ainda segundo Lemos, teriam recebido sinal verde do governo para atender a reivindicação e abreviar o fim da greve.…

FOTO MOSTRA FUNCIONÁRIOS "ENXUGANDO" PISTA COM RODOS

Prática já é rotina em dias chuvosos; poços se formam ao longo da pista

Uma foto enviada por um leitor mostra bem a calamidade da pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco. Em dias de chuva, funcionários já deixam seus rodos e vassouras a postos para, logo após a água passar, irem para a pista tirar os verdadeiros poços que se formam ao longo dos quase 2 km de pista.
A situação já se tornou rotina no aeroporto.
Como a pista não tem sistema para dar vazão à água, ela se acumula, criando riscos para as operações de pouso e decolagem. Segundo funcionários ouvidos por Agazeta.net, as aeronaves ficam rodando pelos céus da capital até a água ser retirada.
Já os aviões em solo não podem decolar. Em alguns casos o atraso dos voos chega a mais de uma hora. A situação mais calamitosa é no pátio do aeroporto, onde ocorre o embarque e desembarque dos passageiros. Nesta área o acúmulo de água chega a ser bem maior.
Ano passado uma aeronave da TAM ficou com o trem de pouso “atolado” em u…

COM GREVE, OPERAÇÃO COMEÇA SEM INCIDENTES EM AEROPORTOS DE SÃO PAULO

Os funcionários da INFRAERO estão em greve por 48 horas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e em Viracopos, em Campinas, no interior do estado, em protesto contra os planos do governo federal de privatizar os terminais. A paralisação, que atinge também os funcionários do aeroporto de Brasília, teve início à 0h desta quinta-feira (20).
Nas primeiras horas desta sexta, porém, os passageiros embarcavam sem problemas. Em Guarulhos e em Campinas, o movimento era tranquilo e passageiros e funcionários de companhias aéreas não relatavam problemas. Em Guarulhos, durante a madrugada, houve uma manifestação dos funcionários da Infraero. Aqueles que trabalham na área de embarque foram substituídos por funcionários de uma empresa terceirizada de segurança. O painel de informações funcionava normalmente por volta das 6h30.

No Aeroporto de Viracopos o movimento era normal nesta manhã. Por volta das 6h30, apenas o voo da Azul para Curitiba apresentava um pouco de at…