terça-feira, 3 de março de 2009

APÓS LANÇAMENTO, AZUL SE DESTACA NA WEB



Recém-lançada no mercado brasileiro, a companhia obteve a melhor média de comentários entre as companhias aéreas nas mídias sociais da web desde dezembro, segundo levantamento do IC Digital Index/Aviação. TAM obteve 2º lugar.

A Azul, companhia aérea lançada em dezembro no mercado brasileiro, obteve um destaque positivo nos últimos dois meses em mídias sociais da web (Blogs e Orkut) frente a seus concorrentes, apesar de ter registrado menos de 1% do total do mercado em janeiro, segundo dados da Anac. Os dados são do IC Digital Index/Aviação, levantamento feito pela agência de Comunicação Imagem Corporativa que avalia a imagem das empresas mais importantes do setor por meio de análise dos comentários publicados na internet. A pesquisa, feita nos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009 em quase 500 posts em blogs e mais de 800 comunidades do Orkut, cruza a intensidade da presença das companhias aéreas brasileiras e a qualidade dos comentários realizados a respeito das empresas nos espaços sociais da web.

Foi registrado um total de 148 comentários em blogs sobre a Azul, além de 65 comunidades no Orkut dedicadas à companhia. De maneira geral, os internautas se referiram à tecnologia das aeronaves da companhia, adquiridas junto à Embraer, citadas positivamente pelo desempenho (silêncio ao decolar), conforto (espaço entre as poltronas) e segurança (contam com o dispositivo HUD – Head Up Displays, que disponibiliza informações adicionais importantes ao piloto). Além disso, também repercutiram os preços baixos da companhia e apontaram a chegada da Azul como uma nova opção para os consumidores entre as empresas tradicionais. Quatro comentários se referiram à proibição da operação comercial da companhia no aeroporto Santos Dumont (RJ), apenas repercutindo o fato, sem emitir nenhuma opinião.

Empresa consolidada no mercado nacional e líder de transporte doméstico de passageiros no Brasil desde 2003, a TAM obteve a segunda colocação no IC Digital Index, com um total de 76 citações em blogs e 37 comunidades dedicadas a ela no Orkut. A liderança do ranking nacional de aviação, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), suscitou a maior parte dos comentários positivos. A expansão de novos negócios da TAM também foi destaque, como a parceria de compartilhamento de vôos com a Air Canada. Entre os comentários negativos figuraram posts com críticas às refeições servidas a bordo.

A Varig, marca de propriedade da Gol, obteve a terceira colocação no ranking. Muitos comentários vinculam a companhia a atrasos nos voos e problemas operacionais no check-in dos aeroportos, principalmente em conjunto com a Gol. Entretanto, a empresa ainda mantém o antigo prestígio entre uma parcela dos internautas, que a vê como um símbolo nacional e companhia aérea com um histórico de qualidade. Isso ocorre principalmente no Orkut, onde a empresa mantém um alto número de comunidades dedicadas – 543, com várias das maiores comunidades contendo elogios à antiga Varig.

A Gol, apesar da presença em 110 blogs e 131 comunidades no Orkut, obteve a quarta colocação no ranking em função do índice de comentários negativos (40%) – os comentários se referiram principalmente a reclamações sobre atraso de vôos da companhia. A pesquisa também registrou menções negativas em relação ao fundador e presidente do Conselho da companhia, Nenê Constantino, e comentários sobre uma pane em um avião da empresa que partiu de Porto Seguro em direção ao aeroporto internacional de Guarulhos.

Na quinta colocação aparece a TRIP Linhas Aéreas, controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca. A companhia, que obteve um número bem menor de postagens em relação às primeiras colocadas (17 blogs e 10 comunidades do Orkut) foi bem avaliada pelos internautas, com comentários que apontaram para uma empresa consolidada na aviação regional na América do Sul e que fechou 2008 com boa lucratividade, prevendo crescimento, expansão e compra de aeronaves para o ano de 2009.


IC Digital Index – Setor de Aviação1.: Dezembro 2008 a Janeiro de 2009:
CIA: | Coment. Pos. Coment. Neg. Coment, neutros Blogs Orkut
Azul : 1ª ….....41,5% ..........15,0%..................3,4% …..........148......65
TAM: 2ª........40,4%.......... 23,4%............... 36,1%............... 76..... 37
Varig: 3ª........18,6%............ 44%................ 37,3%............... 76....543
Gol: 4ª...........24,9%........ 40,0%................. 35,1%............. 110.... 131
TRI: 5ª............52,9%........ 11,7%................. 35,3%.............. 17.......10
Webjet: 6ª......25,0%........ 36,1%................. 38,8%..............36.........9
OceanAir: 7ª...13,0%.........43,4%.................43,5%............... 23........2

1. Seis companhias aéreas mais bem colocadas no ranking de passageiros transportados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em janeiro de 2009, concentrando 99,5% do mercado (Varig/Gol são computadas pela Anac em conjunto) | 2. Soma de comentários em blogs e comunidades do Orkut. | 3. Número de postagens referentes à companhia entre os meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009. | 4. Média mensal de comunidades dedicadas à companhia no Orkut entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009. A busca é limitada a mil comunidades. A avaliação do teor, positivo ou negativo, é feita nas 100 comunidades mais representativas, que normalmente representam 99% do universo total de membros

A Webjet e a OceanAir obtiveram, respectivamente, a sexta e sétima posições. As postagens sobre a Webjet mencionaram atrasos constantes, bem como problemas na operação em geral. Já a OceanAir obteve poucas postagens em blogs e Orkut (neste, apenas 2 comunidades), com baixo índice de comentários positivos – apenas 13%. No geral, os internautas também relacionaram a empresa a atrasos, além de problemas no transporte de bagagem.

A pesquisa revelou ainda que a Vasp e a Transbrasil, embora há anos fora do mercado, ainda são intensamente lembradas pelos internautas nas redes sociais, refletindo o que acontece também com a “antiga Varig”. Atualmente existem no Orkut cerca de 30 comunidades dedicadas à Vasp, que reúnem 8.199 membros – a maior delas, “Eu tenho saudades da Vasp”, possui 583 membros. Já a Transbrasil possui 50 comunidades dedicadas a si, reunindo 5.578 membros. A maior comunidade dedicada à companhia, “Saudosa Transbrasil”, reúne 2.881 membros.

Consumer Generated Media – No Brasil, segundo pesquisa do Ibope Net/Ratings, atualmente existem cerca de 43 milhões de internautas. Este público cria seus próprios conteúdos de acordo com suas experiências e percepções sobre os mais diversos assuntos, nos mais diversos formatos, como blogs e comunidades virtuais. Este novo tipo de veículo de comunicação – consumer generated media, conforme foi batizada nos EUA – tem se apresentado como uma fonte alternativa de informação às mídias tradicionais e ganhado cada vez mais importância. A Imagem Corporativa realiza periodicamente monitoramentos setoriais em diversos segmentos da economia.

fonte: Portal Fator Brasil

DRAGON AVIATION LEASING RECEBE PRIMEIRO AIRBUS COMPRADO DIRETAMENTE





A Dragon Aviation Leasing, empresa de locação de aeronaves com sede em Pequim, recebeu essa semana, durante uma cerimônia de entrega em Toulouse, França, a sua primeira aeronave Airbus comprada diretamente. A aeronave, a primeira entre as 13 unidades A320 que a empresa encomendou, foi locada para a Air France. A Dragon Aviation é uma joint-venture entre a China Aviation Supplies Holding Company (CAS), a AeCap e a Calyon Airfinance, criada em 2006 em resposta ao crescimento do segmento de aviação da China, cujo objetivo é atender a demanda do mercado mundial por aeronaves, principalmente da China e de outros países da Ásia. “A entrega da primeira aeronave comprada diretamente da Airbus é um importante passo nos planos da joint-venture de criar uma frota de US$1 bilhão em aeronaves nos próximos anos. Apesar de a atual crise financeira influenciar negativamente o segmento de aviação comercial no mundo inteiro, ainda apostamos no potencial de crescimento do setor. De acordo com as previsões econômicas de longo prazo para a China e outros países da Ásia, a demanda por modelos econômicos como as aeronaves da Família A320 deve continuar por muitos anos", afirmou Jean-Louis Chevrot, CEO da Dragon Aviation Leasing. “Estamos orgulhosos por termos a Air France como usuária de uma de nossas aeronaves A320. Nossa estratégia é investir em aeronaves com custos operacionais baixos que trarão um impacto positivo na lucratividade de nossos clientes".John Leahy, Diretor de Operações de Clientes da Airbus, afirmou: “A China é um mercado em crescimento e estamos contentes com o fato de a Dragon Aviation Leasing ter escolhido construir a sua frota com aeronaves da Família A320. Isso representa um claro voto de confiança no nosso programa de aeronaves de corredor único que é líder de vendas. A eficiência econômica da aeronave faz da família A320 um ativo importantíssimo para empresas de locação e operadoras do mundo inteiro”.A Airbus entregará a primeira aeronave A320 montada na linha de montagem final da China (FALC), localizada na cidade de Tajinn, à Dragon Aviation Leasing. A Família A320, que inclui os modelos A318, A319, A320 e A321, é considerada referência em termos de aeronaves de corredor único. Toda a família é equipada com controles fly-by-wire e possuem cabines únicas e compatibilidade operacional. Cerca de 6.300 aeronaves da Família A320 da Airbus já foram vendidas e mais de 3.700 já foram entregues a aproximadamente 220 clientes e operadoras no mudo inteiro, tornando-a o modelo de aeronave comercial mais vendido de todos os tempos. Com confiabilidade comprovada e maior vida útil, as aeronaves da Família A320 têm o menor custo operacional entre as aeronaves de corredor único, além de oferecem um sistema exclusivo de container compatível com o padrão mundial de aeronaves de corpo largo.

fonte: Portal Fator Brasil

TAP OFERECE MELHORES CONDIÇÕES AOS SURFISTAS


A TAP reduz em 50% as tarifas para o transporte de equipamentos de surf. As novas condições, já em vigor, permitem reduzir para metade os valores a serem pagos pelos passageiros mediante o transporte, em saco próprio, de uma ou mais pranchas com peso de até 10 kg e a assinatura, pelo passageiro, de um termo de responsabilidade pelas mesmas. Além desta redução, o preço passa a ser por saco, independentemente do número de prancha que contenha, o que, nestes casos, se traduz numa diminuição superior a 50% da tarifa a ser paga.

O transporte continua a ser gratuito para as pranchas com dimensões até 150 cm, dentro da franquia de bagagem. Para as pranchas com mais de 150 cm, a taxa aplicável desce para os 37,5 euros nos vôos europeus e para 75 euros nos intercontinentais.

Com esta nova oferta, resultante de acordo estabelecido entre a TAP e a Associação Nacional de Surfistas, a companhia procura ir ao encontro das expectativas dos surfistas, oferecendo-lhes uma proposta de serviço mais conveniente e adequada às suas necessidades.

Perfil da TAP - A TAP é atualmente a companhia aérea com as melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de oito capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal para Lisboa. A Companhia cobre atualmente 59 destinos em 26 países a nível mundial. Operando em média mais de 1.850 vôos por semana, a TAP dispõe de uma moderna frota de 53 aviões Airbus, aos quais acrescem mais 16 aviões ao serviço da PGA, adquirida em 2007, totalizando assim uma frota global de 69 aeronaves. [Call Center: 0300 210 6060 | Site: www.FlyTAP.com].

fonte: Portal Fator Brasil

AGUSTAWESTLAND ENTREGA DOIS HELICÓPTEROS À AMIL NA HELIEXPO 2009




A empresa de planos de saúde recebeu duas aeronaves, modelos Power e Koala, que serão utilizadas para transporte executivo e resgate aeromédico. Em uma cerimônia realizada na última segunda-feira (23/02) na Heliexpo 2009, realizada em Anaheim, nos Estados Unidos, a Amil (Assistência Médica Internacional Ltda) recebeu duas novas aeronaves da AgustaWestland. A Heliexpo é o evento mais importante da indústria de helicópteros no mundo. Os modelos AW109E Power e AW119 Koala Ke foram entregues à Amil por representantes da fabricante italiana e da Synergy Aerospace, distribuidora exclusiva da marca no Brasil. A Amil comprou o Koala para operações de resgate aeromédico e o Power, para transporte VIP. Os helicópteros serão utilizados por uma das empresas da Amil Participações Ltda, a Aeromil. A Aeromil foi fundada em 1993 para administrar o Amil Resgate Saúde, serviço referência no transporte aeromédico na América Latina. É certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e conta com unidades e equipes preparadas para procedimentos de alta complexidade em casos de emergência médica. A Aeromil atende em média de 4.200 casos por ano, sendo que mais de um quarto necessita do uso de transporte aéreo. A cerimônia de entrega das aeronaves na Heliexpo 2009 contou com as presenças de Henrique Grossi, presidente da Aeromil e executivos da AgustaWestland e da Synergy Aerospace. Desde a parceria com o Grupo Synergy, a AgustaWestland ampliou rapidamente sua participação no mercado nacional. Mais de 100 aeronaves da fabricante italiana foram entregues nos últimos anos, com destaque para uso em operações de transporte executivo/VIP e transporte offshore. Os modelos Agusta - O AW 119 Koala Ke é um monoturbina de oito assentos, desenvolvido para oferecer a mais alta capacidade de transporte, potência e performance da categoria. Possui cabine para reconfiguração rápida, melhor peso de decolagem (2850kg) e melhor velocidade de cruzeiro rápido (255Km/h). É o único monoturbina com piloto-automático e é utilizado pela polícia de Nova York, entre outros clientes. A AgustaWestland já recebeu mais de 190 pedidos do AW 119 de usuários de 30 países num total de 90 clientes. Já o AW 109 Power é um bimotor leve, que também comporta oito assentos. Também é uma aeronave bastante versátil, com grande flexibilidade de cabine, permitindo operações em transporte de passageiros, serviço de busca e salvamento, resgate aeromédico, missões policiais, transporte de cargas e offshore. Até o momento, cerca de 470 aeronaves do modelo Power foram encomendadas à AgustaWestland para uso civil e militar, em mais de 50 países. Perfil da Synergy Aerospace - A Synergy Aerospace opera no Brasil através de sua subsidiária OceanAir Táxi Aéreo. É uma empresa do Grupo Synergy, do qual também fazem parte a Avianca (Colombia), OceanAir Linhas Aéreas (Brasil), Vipsa (Equador), Helicol / PAS (Colômbia) e a Turbserv, que se dedica à revisão de turbinas. A OceanAir Táxi Aéreo atua no mercado brasileiro como representante e distribuidora exclusiva dos jatos executivos da Bombardier Aerospace, dos turboélices da Pilatus Aircraft e dos helicópteros da AgustaWestland. Além disso, oferece serviços de fretamento de jatos executivos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A OceanAir Táxi Aéreo também mantém um centro de serviços devidamente autorizado por cada um dos fabricantes, oferecendo serviços de manutenção para toda a linha de jatos da Bombardier, os helicópteros da AgustaWestland e os turboélices da Pilatus.

fonte: Portal Fator Brasil

BOLOGNA ASSUME TAM AVIAÇÃO EXECUTIVA

O executivo assumirá a presidência no lugar de Rui Aquino, que passa a ser consultor da empresa,Marco Bologna assume nesta segunda-feira (02/03) a presidência da TAM Aviação Executiva. O executivo, que já presidiu a companhia entre os anos de 2001 e 2007 e desde então ocupava uma das cadeiras do conselho da TEP (TAM Empreendimentos e Participações).Assim que deixou a TAM - após o acidente com o AirBus, que matou 199 pessoas - Bologna foi para a presidência da WTorre, cargo que deixou no final do ano passado.Na TAM Aviação Executiva, Bologna substituirá Rui Aquino. Este, por sua vez, ocupará o cargo de consultor para assuntos institucionais da empresa até o final deste ano.
Fonte: Época/Negócios/Online

PARA LULA, É PRECISO REATIVAR USO DE AVIÕES DA EMBRAER POR AÉREAS DO PAÍS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o governo vai promover discussões internas para descobrir maneiras de ampliar o uso de aviões da Embraer no Brasil. Lula voltou a afirmar que as demissões feitas pela fabricantes de aeronaves foram causadas pelos cancelamentos de encomendas por clientes internacionais, que formam 90% da carteira da Embraer.- O desafio é pensar como usar os aviões da Embraer em voos regionais. Não podemos nem nos queixar das empresas (estrangeiras) que cancelaram pedidos, pois as empresas brasileiras não compram aviões da Embraer - disse Lula em São Paulo, lembrando que as aéreas locais utilizam aeronaves Boeing e Airbus.No último mês, a empresa anunciou a demissão de 4,2 mil funcionários , o correspondente a cerca de 20% de sua força de trabalho. A medida no entanto está suspensa até quinta-feira por decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Campinas.Reunião com MP termina sem acordoNa tarde desta segunda-feira, terminou sem acordo a reunião entre representantes da Embraer, do sindicato dos metalúrgicos e do Ministério Público do Trabalho. O procurador Roberto Ribeiro propôs a reintegração dos 4,2 mil funcionários e, na sequência, a abertura de negociação para a redução de gastos. A Embraer, que foi representada por dois advogados, não aceitou a proposta.- Nossa posição é que a demissão coletiva tem de ser precedida de negociação, o que não aconteceu no caso da Embraer - afirmou Ribeiro.Como o processo ainda corre na esfera administrativa, ele afirmou que antes de tomar qualquer decisão vai esperar pelo resultado de audiência de conciliação marcada para esta quinta-feira no Tribunal Regional do Trabalho.Café com o presidenteMais cedo, em seu programa de rádio "Café com o presidente", Lula admitiu que o desemprego aumentará em fevereiro. Ao comentar o corte de 20% nos postos de trabalho pela Embraer, o presidente avaliou o caso como "uma grande anomalia".- Chamei a direção da Embraer e disse que eles foram precipitados, que poderiam ter negociado com os trabalhadores. Já tínhamos outras experiências no Brasil em que a negociação é o melhor caminho. Obviamente que vamos trabalhar para ver se a Embraer consegue ter as encomendas, produzir os aviões e vender, porque essa é a certeza de que teremos os postos de trabalho ocupados pelos trabalhadores outra vez.Apesar das declarações em seu programa, Lula comentou no evento em São Paulo que "as críticas que tinha que fazer" à Embraer já foram feitas à empresa juntamente com o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Miguel Jorge. O presidente fez os comentários após recepção do primeiro-ministro dos Países Baixos, Jan Peter Balkenende, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Fonte: O Globo

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...