sexta-feira, 2 de novembro de 2012

PILOTO PASSA MAL E MONOMOTOR CAPOTA NO AEROCLUBE DE PINA, RECIFE

Piloto passa mal e monomotor capota no Aeroclube do Pina

Publicado em 02.11.2012, às 12h30


a7595508d387bae43b7589728aebb706.jpg
O piloto pode ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o voo
Foto: Igo Bione/JC Imagem

Por volta das 11h desta sexta-feira (2), feriado de Finados, um monomotor capotou no Aeroclube de Pernambuco (Acpe), no Pina, Zona Sul do Recife, após o piloto Paulo Afonso de Oliveira Lima, de 55 anos, passar mal durante o voo e tentar fazer um pouso de emergência. A aeronave, que tocou o chão em alta velocidade, pilonou (termo usado para capotagem de aviões) após sair da pista.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma viatura ao local. O monomotor, que vinha de Natal, no Rio Grande do Norte, é um ultraleve avançado RV-9 (considerado um modelo experimental) e pertencia ao piloto, que viajava sozinho.

De acordo com informações do Hospital da Restauração, para onde a vítima foi socorrida por um helicóptero da Polícia Federal, Paulo Afonso pode ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante o voo. Ainda segundo a unidade de saúde, o estado de saúde dele é grave. Está em coma.

Segundo o presidente do Aeroclube, Francisco Rodrigues, o piloto não sofreu ferimentos externos, o que torna mais provável a hipótese dele ter passado mal durante o voo.

Paulo Afonso de Oliveira Lima viajava para o Recife para participar de um encontro de pilotos, o Airventure Pernambuco. O evento é considerado o maior do gênero dentro do Norte e Nordeste e acontece pela primeira vez no Estado, com palestras, exposições e apresentações culturais. Por conta do acidente, parte da programação (que segue até o domingo), está suspensa.


fonte/JC/N10

ATUALIZADO 16:05 - AVIÃO CAI E MATA 4 PESSOAS EM MATO GROSSO


Governador lamenta morte de engenheiros em queda de avião

Em nota publicada no site da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom) o governador Silval Barbosa disse lamentar a morte de dois engenheiros da Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana, Orlando Monteiro da Silva e Sidney Benedito Nunes, ambos de 57 anos e vítimas de acidente aéreo ocorrido na tarde desta quinta-feira (1º), entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia. 
O avião com os corpos do engenheiros, além do piloto Thyago Santoro, 24, e o co-piloto ainda não identificado, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (02). Silval externou suas condolências às famílias neste momento de dor. "Estendo meu pesar aos familiares nesse momento de dor. Uma tragédia que nos deixa muito tristes". Ainda não há previsão do horário em que os corpos serão translados para Cuiabá.



Quatro pessoas ocupantes de um avião de pequeno porte que, segundo informações preliminares, saiu do município de Confresa (1.160 Km a nordeste da Capital) com destino a Cuiabá morreram após o avião bater em uma serra e cair numa região de mata em uma fazenda de Nova Brasilândia (215 Km ao sul de Cuiabá). O primeiro contato com o Corpo de Bombeiros da região foi feito por equipes de Brasília por volta das 18h40 desta quinta-feira (1º). Equipes de busca composto por bombeiros e policiais militares passaram a noite realizando buscas vindo a encontrar o avião somente na manhã desta sexta-feira (02) com todos os ocupantes mortos. As 4 vítimas são homens.

No avião que acredita-se que seja um monomotor, estavam o piloto, co-piloto e outros 2 passageiros que segundo as primeiras informações da Polícia Militar da cidadade, seriam 2 engenheiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Campo Verde (131 Km ao sul de Cuiabá), ainda não há identificação das vítimas, uma vez que a equipe de perícia que foi atender o caso ainda não retornou. 

Suspeita-se que a aeronave apresentou algum tipo de problema e o piloto tentou fazer um pouso de emergência, mas foi surpreendido pelo início da Serra do Roncador e tentou arremeter. Sem sucesso. Acabou colidindo na serra e o avião caiu numa região de mata. As buscas tiveram início por volta das 22h de quinta-feira e somente na manhã desta sexta-feira é que foi localizado o avião parcialmente destruído. Não houve incêndio. Chovia na região no momento do acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, antes da queda o piloto passou um SOS (pedido de socorro) indicando problemas na aeronave. O sinal foi captado por uma base aérea em Brasília que logo depois acionou os bombeiros da região. O cabo Vitor de Souza, da Polícia Militar de Nova Brasilândia informou que o local é de difícil acesso e não há sinal para celular. Ele informou que no local estão uma viatura da PM e outra da Polícia Civil da PM da cidade, além de outras 2 viaturas da PM de Campo Verde e Chapada dos Guimarães. Um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deve retirar os corpos do local nesta sexta-feira. Provavelmente, os corpos serão levados para Instituto Médico Legal de Primavera do Leste, que geralmente atende a demanda da cidade. 

fonte/GazetaDigital

PILOTO DA FORÇA AÉREA ESPANHOLA MORRE EM ACIDENTE


O Mi­nis­tério da De­fesa da Es­panha in­formou que um pi­loto da força aérea morreu e outro ficou gra­ve­mente fe­rido nesta sexta-feira quando o avião deles caiu du­rante uma missão de trei­na­mento no su­do­este do país.

A pasta disse, em co­mu­ni­cado, que o avião, um Northrop F-5, apa­ren­te­mente teve uma falha na tur­bina e bateu forte no chão en­quanto ten­tava re­a­lizar um pouso de emer­gência perto da base da força aérea de Ta­laver la Real. O ins­trutor do voo morreu com o im­pacto e seu es­tu­dante foi le­vado para um hos­pital local. 

A força aérea es­pa­nhola já teve 14 pi­lotos mortos em aci­dentes e perdeu 12 aviões F-5 desde 1984. 

fonte/As­so­ci­ated Press/DM

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...