sábado, 28 de fevereiro de 2009

AEROPORTO MUNICIPAL DE SÃO PEDRO SERÁ REABERTO HOJE


Oficialmente liberado pela Anac, Aeroporto Municipal de São Pedro retoma as atividadesUma grande festa aviatória vai tomar conta do Aeroporto Municipal de São Pedro nesta manhã. Localizado na Rodovia SP-304, na proximidade que liga São Pedro à Águas de São Pedro, o local ficou cerca de seis anos interditado. Com apoio da Prefeitura e do comandante Luiz Bandini - atual responsável pelo Aeroporto - o local só pode ser reativado depois de regulamentar algumas normas determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).Para garantir a diversão na reabertura, o evento contará com a participação do grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira (Gafab)."Vamos dar uma pequena demonstração do tipo de eventos que podem acontecer neste espaço, como balonismo, paraquedismo e vários shows aéreos", disse o integrante do Gafab, Phelippe Longo, ao explicar que se trata de uma entidade sem fins lucrativos que promove eventos aéreos com o objetivo de divulgar a aviação civil e a Força Aérea Brasileira.Inaugurado na década de 40 pelo fundador da cidade de Águas de São Pedro, Octávio Moura Andrade, o aeroporto de São Pedro foi construído para facilitar o acesso de quem visitava o Grande Hotel São Pedro. Com algumas modificações nos anos 60, o lugar foi usado para grandes eventos. "Houve uma revoada com a participação de 400 aviões de todos os lugares do mundo", informou Bandini.No final do ano passado, um grupo de empresários eslovenos esteve no aeroporto para conhecer sua infraestrutura. De acordo com a secretaria de comunicação, o objetivo dos visitantes é o de construir um hangar para a montagem de aviões ultraleves - que viriam da Eslovênia."Graças ao trabalho conjunto com o Aeroclube de São Pedro, conseguimos a homologação do aeroporto e a liberação para pousos e decolagens", enfatizou o prefeito de São Pedro, Eduardo Modesto, ao lembrar que, além da Anac, o processo de reativação também contou com um técnico do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).MUDANÇASCom 1.100 metros de comprimento, 30 de largura e 50 de "stop way" em cada cabeceira, a pista foi sinalizada com balizamentos, "táxi way" e biruta. Aeronaves bimotor e monomotor, de pequeno e médio porte agora podem aterrissar e decolar no Aeroporto de São Pedro, que é identificado pela sigla "SD-AE" (Serra Delta - Alfa Eco). De sua posição sobre a Terra, a longitude é de 47°, 53 minutos e 44 segundos; a latitude é de 22°, 34 minutos e 59 segundos; e, a altitude em relação ao nível do mar é de 566,35 metros e 1.869ft (pés).

Fonte: Daniella Oliveira (Gazeta de Piracicaba)

PASSAGEIROS SAEM ILESOS EM POUSO DE EMERGÊNCIA NA ROMÊNIA



Cerca de 20 ambulâncias aguardavam a aterrissagem para socorrer possíveis feridos.
Um avião da companhia romena Carpatair teve neste sábado que fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto da cidade de Timisoara (oeste), devido a problemas no trem de pouso, mas as 51 pessoas a bordo saíram ilesas, informou a imprensa local.
Os 47 passageiros da aeronave e os quatro membros da tripulação não sofreram nenhum ferimento no incidente, disse a porta-voz do terminal aéreo, Carmen Stoica.
O avião, um Saab 2000, voava de Chisnau (República da Moldávia) para Timisoara, mas, antes de pousar, sobrevoou por mais de uma hora e meia a cidade de destino devido aos problemas no trem de aterrissagem. Segundo o vice-presidente da Carpatair, Dan Andrei, o trem de pouso dianteiro emperrou.
"Na aterrissagem, o avião desceu com os dois trens laterais, freou bruscamente e depois, a uma velocidade reduzida, inclinou-se para frente. (Durante as manobras,) O trem de pouso dianteiro permaneceu emperrado", disse Andrei à agência Agerpres.
Cerca de 20 ambulâncias e equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros aguardavam a aterrissagem do avião para socorrer possíveis feridos e evitar a explosão da aeronave.

fonte: terra

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...