sábado, 22 de fevereiro de 2014

CARTAS AERONÁUTICAS DE SÃO PAULO NO GOOGLE EARTH - AIC N 23/13


Parabéns ao I Ten PM Alexandre Oliveira de Paula,   pelo belo trabalho e a gentileza de disponibilizar....

Comandante FLÁVIO RESENDE
Introdução
Há uns meses atrás, em 2013, eu descobri o site Piloto Policial e lá encontrei uma página com um belo trabalho realizado pelo I Ten PM Alexandre Oliveira de Paula, onde ele usou o Google Earth para traçar os limites das TMA/CTR de São Paulo e a REH 3 com os pontos de notificação.

Mas como a versão do seu trabalho era focada na AIC N 05/10 e o DECEA atualizou esta Circular de Informação Aeronáutica, eu me inspirei no trabalho dele e tomei a iniciativa de refazer e atualizar tudo conforme a nova AIC N 23/13, com a inclusão da REA 1; com as VAC de Congonhas e Marte atualizadas; aeródromos aos arredores da TMA, a carta WAC 3262 e os Espaços Aéreos Condicionados.

Como o arquivo inicialmente elaborado pelo Alexandre foi de grande valia para a minha compreensão do complexo espaço aéreo de São Paulo eu também gostaria de colaborar com a atualização do mesmo e dessa forma contribuir para um planejamento de voo mais eficaz e seguro para todos!

O intuito do arquivo é facilitar a visualização de todas as informações constantes nas cartas presentes e transferir a “visão desenhada”, comumente encontrada nas cartas aeronáuticas, para a “visão satélite” conforme estamos habituados em voos VFR no dia-a-dia. Lembrando que em hipótese alguma o arquivo exime a responsabilidade do comandante em consultar o ROTAER, NOTAM, AIP-BRASIL, AIC N23/13, as cartas de aeródromos e etc, pois ambos são necessários para um bom planejamento de voo.

Instalação do programa Google Earth
Para abrir o arquivo “Cartas Aeronáuticas de SP” é necessário ter o programa Google Earth instalado no computador. Ele pode ser facilmente encontrado para download neste site: www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm

Após a instalação do Google Earth vá ao menu “Arquivo / Abrir” e selecione o arquivo “Cartas Aeronáuticas de SP”. Uma vez aberto, provavelmente o arquivo aparecerá na coluna esquerda da tela e dentro da pasta “Lugares temporários”, caso isso aconteça é só clicar na pasta, arrastá-la e soltá-la dentro da pasta “Meus lugares” ou com o botão direito do mouse clique em recortar e depois cole dentro de “Meus lugares”. É aconselhável fazer este procedimento, pois caso você deseje fazer alguma alteração, posteriormente é só ir ao menu “Arquivo / Salvar / Salvar meus lugares”.

tmagoogle

Repare que ao lado esquerdo da tela do programa é possível observar diversas pastas e dentro das mesmas possuem arquivos editáveis que tornam possível a visualização dos limites do Espaço Aéreo das TMA/CTR de São Paulo, assim como os pontos de notificação, referências visuais, aeródromos, limites da FIR Brasília/Curitiba e etc.

Ao lado esquerdo de cada pasta e dos arquivos dentro delas é possível clicar no “quadrado branco” e marcá-lo [v]. Sendo que ao clicar aparece as imagens na tela e ao desclicar as imagens somem, conforme sua preferência de visualização.

As cartas e suas informações foram plotadas no Google Earth de modo que suas demarcações se ajustassem o máximo possível dentro dos limites das cidades, lagos, rodovias e outras referências visuais. A maioria dos pontos de notificação e aeródromos foram ajustados conforme as coordenadas geográficas dos mesmos e outros visualmente, de forma que não prejudicasse a sua identificação e consequente localização.


Símbolos
simbolos

Nota: Qualquer sugestão ou crítica entrar em contato pelo e-mail admin@pilotopolicial.com.br e enviaremos aos autor, ou se preferir faça seu comentário diretamente  no artigo.


Atualizações – O arquivo “Cartas Aeronáuticas de (SP) v1.0” poderá ser atualizado para outras versões buscando sempre melhorias, correções ou sugestões enviadas ao autor. Para pesquisar sua atualização é só consultar no campo de busca do site www.4Shared.com por “Cartas Aeronáuticas” e observar se há outras versões mais recentes, por exemplo: “v1.1, v1.2…v2.0”.

Autor: Flávio Resende é Piloto Comercial de Helicóptero, recém formado e concluindo o INVH prático. Também é graduado em Propaganda & Marketing pela ESAMC.

fonte/Blog Piloto Policial

ACIDENTE COM AVIÃO AGRÍCOLA BRASILEIRO NO CHILE


Aeronave agrícola, com matrícula brasileira, que estava combatendo incêndio no Chile, fez pouso de emergência após decolar do aeroporto de Carriel SUr, Chile.

O Air Tractor AT-802, matrícula PR-TAF, estava a caminho de um incêndio em San Pedro, Concepción quando sofreu sofreu problemas no motor, após alijar a carga d'água fez um pouso de emergência em um pântano em Hualpén.  O piloto saiu ileso.

fonte/ASN/foto/Twitter

Dados da aeronave/Via RAB

 
MATRÍCULA: PRTAF
 
 
Proprietário:
AIR TRACTOR INC.
CPF/CGC:

Operador:
TUCANO AVIACAO AGRICOLA LTDA
CPF/CGC:
01512709000139
 
Fabricante:
AIR TRACTOR
Modelo:
AT-802
Número de Série:
802-0477
Tipo ICAO :
AT8T
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR TURBOHELICE
Peso Máximo de Decolagem:
7258 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
000


Categoria de Registro:
PRIVADA SERV.AEREO ESPECIALIZADO PUBLICO-AEROAGRICOLA
Número dos Certificados (CM - CA):
21568
Situação no RAB:
ALIENACAO FIDUCIARIA
Data da Compra/Transferência:
210213


Data de Validade do CA:
23/01/19
Data de Validade da IAM:
060115
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 22/02/2014 11:30:58

PILOTO DESAPARECE COM AERONAVE E É PROCURADO POR EQUIPE DA FAB



Imagem de aeronave foi registrada dias antes do desaparecimento (Foto: Arquivo pessoal)
Um piloto está desaparecido desde quarta-feira (19) depois de sair de Novo Progresso (PA) e seguir em direção a Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, onde deveria fazer uma parada. Depois, iria decolar para Telêmaco Borba (PR), onde ele mora. No entanto, Daniel Martins, de 55 anos, não foi mais visto. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma equipe faz buscas pelo avião monomotor em uma região entre Pará e Mato Grosso. Porém, até as 14h24 [horário de Mato Grosso] a aeronave não havia sido localizada.
saiba mais

"A bordo da aeronave da FAB está uma equipe do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação, de Campo Grande, especializado em busca e salvamento", informou a FAB, por meio da assessoria de imprensa. Segundo a FAB, são adotados procedimentos técnicos para a busca. São delimitados quadrados de varredura por áreas. Na manhã desta sexta-feira (21), por exemplo, foram feitas nas proximidades de Novo Progresso e devem se estender para as demais áreas, para onde a aeronave teria seguido, inclusive a região de Rondonópolis.

Um amigo do piloto desaparecido disse que a previsão era de que Daniel Martins pousasse com a aeronave em Rondonópolis cerca de três horas e meia depois da decolagem, o que não ocorreu. "Ele nem chegou a Rondonópolis. Quando ele saiu de Novo Progresso, o tempo estava nublado, mas a nossa esperança é que ele tenha acionado o paraquedas e seja localizado o quanto antes", disse Marcelo Pucci, que também é piloto. A previsão era de que chegasse a Telêmaco Borba até as 17h de quarta-feira.

Marcelo explicou que essa era a terceira vez que o amigo fazia esse trajeto no comando da aeronave. Daniel é piloto comercial e, segundo o amigo, estava sozinho.

fonte/G1/foto/ArquivoPessoal

Dados da aeronave/Via RAB


MATRÍCULA: PRJHR
Proprietário:
JOAO ALBERTO PIEDADE PUCCI E OUTROS
CPF/CGC:
02641232987
Operador:
JOAO ALBERTO PIEDADE PUCCI E OUTROS
CPF/CGC:
02641232987
Fabricante:
CIRRUS DESIGN
Modelo:
SR22
Número de Série:
2980
Tipo ICAO :
SR22
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1542 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
17690
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
180213


Data de Validade do CA:
24/04/14
Data de Validade da IAM:
270914
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 22/02/2014 11:14:12

     

    HELICÓPTERO CONTRATADO PELA SAPESP É ALVEJADO EM MORRO DE SANTOS


    N/A
     
    Um helicóptero de carga foi atingido por um tiro enquanto se preparava para realizar uma operação especial na área dos morros de Santos (veja ao lado). O incidente aconteceu no final da manhã da quarta-feira.

    Os dois tripulantes (piloto e copiloto) faziam um voo de reconhecimento do Morro da Penha com a aeronave russa Kamov, contratada por R$ 65 mil pela Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) para transportar um gerador de energia de quatro toneladas para o topo do morro. O equipamento melhoraria o fornecimento de água na área elevada.

    A operação, inédita na região, estava marcada para às 7 horas de ontem e previa a interdição, inclusive, da Avenida Martins Fontes. Mas foi cancelada por recomendação da Polícia Civil.

    O comando da corporação na região comunicou o ocorrido à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e aconselhou a ambas a suspender temporariamente sobrevoos a cargo da Sabesp na área do Saboó e dos morros.


    O Pouso
    A aeronave, após ser atingida, fez um pouso na Base Aérea de Santos, onde aguardava desde o início desta semana, para realizar o transporte da carga considerada especial.

    “Ninguém se feriu e o sistema operacional do helicóptero não ficou comprometido. Mas o momento em que o projétil perfurou a parte de baixo do motor foi sentido pelos pilotos”, afirmou o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo (Deinter-6), Aldo Galiano Junior. Ele acompanha as investigações e promete ações especiais para encontrar o atirador.

    De acordo com Galiano, a perícia ainda não conseguiu descobrir o calibre do projétil e, portanto, é cedo para atestar de qual arma ele pode ter saído. “O helicóptero estava voando baixo, então o tiro pode ter sido de uma pistola, como também de um fuzil”. A perfuração só foi identificada durante a manutenção, após o pouso.

    “O local atingido (abaixo do rotor) mostra que a intenção era danificar o helicóptero. Mas não sabemos se foi mira ou acaso”, considera.  Galiano lembra ainda que duas quadrilhas que atuavam no Saboó foram presas recentemente, mas admite que a região ainda precisa de intervenção policial. “A área pertence ao 5º Distrito Policial de Santos (Zona Noroeste). Estamos somando esforços para apurar o que houve e agir já na próxima semana, antes do Carnaval”, garante.
     

    Segurança Aérea

    Apesar de o incidente ter ocorrido durante um voo, a Aeronáutica, por meio da assessoria de comunicação, afirmou ter conhecimento do caso, mas que não fará investigações, já que se trata de uma “ocorrência policial”. Disse também que o helicóptero pousou em segurança e, conforme programado, na Base Aérea de Santos, no início da tarde de quarta-feira, onde permanece até então.

    Além disso, a FAB afirmou que ainda não recebeu oficialmente a notificação da polícia para restringir o tráfego aéreo no local. Os documentos podem estar no “tempo de reação” (trânsito de documentação), que deverá passar antes pelo órgão de aviação civil. Também procurada, a Anac reiterou que a possibilidade de isolamento do tráfego cabe à Aeronáutica.

    Sem resposta

    A Sabesp, também por meio da assessoria de imprensa, afirmou que não “tinha conhecimentos sobre o ocorrido” e não se pronunciará a respeito. Da mesma forma, disse que não há previsão de uma nova data para o transporte do gerador ocorrer. A Helicargo, empresa de locação de aeronaves e proprietária do Kamov, foi procurada, mas até o fechamento desta edição não se pronunciou sobre o assunto.
     
    fonte/ATribuna

    SERGE DASSAULT, QUARTO HOMEM MAIS RICO DA FRANÇA FOI PRESO

    Não é só no Brasil....compra de votos...


    A polícia francesa deteve hoje o bilionário Serge Dassault, 88 anos, para o questionar sobre uma alegada compra de votos quando foi autarca entre 1995 e 2009.

    Dassault, accionista do fabricante de jactos como o Rafale (Dassault Aviation), foi autarca da cidade Corbeil-Essonnes, nos arredores de Paris.

    A imunidade parlamentar do senador do partido centro-direita (UMP), de Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac, foi retirada na semana passada a pedido do próprio, segundo o Le Monde, para se poder defender em tribunal das acusações. As eleições de 2008 foram anuladas pelo Conselho de Estado depois de os investigadores concluírem que existiam evidências de compra de votos.

    Nas últimas semanas, o aliado de Dassault e sucessor na autarquia, Jean-Pierre Bechter, entrou também como arguido no caso, assim como dois assistentes Cristela de Oliveira e Younes Bounouara.

    Cristela Oliveira é suspeita de ter atribuído casas da autarquia a famílias que prometeram votar em Dassault e, depois, em Bechter. A troca de ‘presentes' por votos incluía ainda o pagamento de carta de condução e tinha como alvos preferidos os mais desfavorecidos das comunidades de imigrantes.
    A justiça está a analisar as ligações do caso a transferências milionárias realizadas entre o Líbano e França nesse período.

    Segundo a Forbes, Dassault é o quarto homem mais rico de França com uma fortuna estimada em 13 mil milhões de euros. Em 1998, o senador recebeu uma sentença de prisão de dois anos, de pena suspensa, no caso Agusta - suborno a membros do partido socialista da Bélgica para vencer um contrato de fornecimento de helicópteros militares.

    fonte/Sapo.pt
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