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Mostrando postagens de janeiro 6, 2010

VENEZUELA DIZ TER PROVAS DE INCURSÃO AÉREA NORTE-AMERICANA

O governo da Venezuela assegurou ter provas para embasar a denúncia de que seu espaço aéreo foi violado por forças norte-americanas que operam na região do Caribe a partir das Antilhas Holandesas. O vice-presidente do país, Ramón Carrizález, relatou nesta terça-feira (4) que, "no dia 17 de maio de 2009, um avião de guerra norte-americano partiu de Curaçao, violou nosso espaço aéreo e uma zona exclusiva de voo, como é a Base Aérea de La Orchila", no Caribe. "Temos os registros dos diálogos da torre de controle com o avião, em que se perguntou se tinham autorização para sobrevoar a área e os motivos da incursão", disse. "Temos também as trajetórias do voo e as colocamos à disposição para demonstrar que Curaçao é usada para violar a soberania nacional", complementou. A afirmação de Carrizález contraria o Comando Sul dos Estados Unidos, que havia negado qualquer invasão do espaço aéreo venezuelano e reiterou que as operações no Caribe fazem parte somen

REGRAS PARA VIAGEM DE CRIANÇAS EM VOOS INTERNACIONAIS AINDA SÃO DESCONHECIDAS PELOS PAIS

Uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de abril de 2009, modificou as regras para autorização de viagens para crianças em voos internacionais. A medida prevê a elaboração de uma autorização com foto recente da criança e a autenticação desse documento em cartório pelo pai, mãe e/ou responsável legal. A autorização é necessária nos casos em que a criança viaje sozinha ou desacompanhada de um dos pais. De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Notários e Registradores (Anoreg), Alan Guerra, a medida visa melhorar a segurança dos voos às crianças desacompanhadas. “A resolução 74 age em favor da segurança da criança e do adolescente, já que o pai, mãe ou responsável, além de redigir o documento, precisa, ele mesmo - e não mais terceiros, como antigamente - se dirigir ao cartório e autenticar”, afirma o presidente da associação. Muitos pais, entretanto, criticam a pouca divulgação dessas medidas. “Esse tipo de informação não é acessível. Ficamos sabendo no c

AERONÁUTICA INICIA AVALIAÇÃO PARA INSTALAR O ILS NO AEROPORTO DE JOINVILLE

O início da vistoria no Aeroporto de Joinville que será feita pelos técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) está previsto para a manhã desta quarta. Alguns membros da equipe, que vai avaliar a necessidade de instalação de um ILS (sistema de pouso por instrumento), que facilita os pousos com tempo ruim, não chegaram a tempo e por isso o trabalho que iria começar na terça foi transferido. Critérios técnicos que incluem a parte estrutural da pista do aeroporto e medições das distâncias de onde será instalado o aparelho serão avaliados até sábado. Só depois dos estudos concluídos o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai dar um parecer sobre a necessidade de instalação do ILS e qual tipo de equipamento se ajusta ao terminal. O valor aproximado do aparelho é de R$ 2,1 milhões. Esta é a primeira vez que Joinville recebe uma comitiva da Aeronáutica para avaliar a necessidade de instalação do equipamento. O pedido da visita foi encaminhado pela Prefeitura ao

VÍDEO - MIG-29 SMT

CAÇAS - DECISÃO SERÁ POLÍTICA, DIZ AMORIM

  O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deu sinais quarta-feira de que o relatório técnico da Aeronáutica sobre o projeto FX-2 de renovação da frota da Aeronáutica que apontou o caça sueco da empresa Saab como o mais vantajoso para o Brasil deve ser mesmo deixado de lado pelo governo: – A decisão será sempre política – resumiu Amorim ao participar de uma conferência de imprensa em Genebra (Suíça). – Evidentemente, vamos estudar, levando em conta as questões técnicas, mas a decisão final cabe ao ministro da Defesa e ao presidente da República. A preferência dos militares brasileiros pelos caças suecos também não abalou o ministro da Defesa francês, Hervé Morin, que, em entrevista à rede de TV francesa BMF, lembrou que a França estabeleceu uma aliança estratégica para o Brasil traduzida na venda, no ano passado, de helicópteros militares e submarinos no valor de 4,5 bilhões de euros. Segundo Morin, a oferta francesa inclui a transferência tecnológica ao Brasil, que pass

BOEING DIZ ESPERAR QUE ESCOLHA BRASILEIRA SEJA TÉCNICA

A Boeing divulgou comunicado ontem dizendo esperar "que a decisão final seja tomada com base nas propostas técnicas e estratégias prioritárias do governo brasileiro". "Acreditamos firmemente que o Programa Super Hornet oferece ao Brasil segurança garantida, a expansão da indústria aeroespacial e valores estratégicos de longo prazo", disse a empresa. "Ademais, a Força Aérea Brasileira publicou nota em seu website na qual confirma que o relatório final ainda não foi entregue ao Ministério da Defesa." Na avaliação técnica feita pela Aeronáutica, o Gripen NG, da sueca Saab, foi o mais bem avaliado e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo. O Rafale, da francesa Dassault, ficou em terceiro e último lugar. O "sumário executivo" do relatório da FAB, com as conclusões finais das mais de 30 mil páginas de dados, apontou o fator financeiro como decisivo para a classificação do caça sueco: o Gripen NG, até por ser monomotor e

RAFALE É FERRARI E GRIPEN É VOLVO, DIZ MINISTRO FRANCÊS

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O sueco Gripen (acima) e o francês Rafale O ministro francês da Defesa, Hervé Morin, comparou nesta quarta-feira o caça francês Rafale a uma Ferrari e qualificou de "rumores" as informações sobre a preferência da Força Aérea Brasileira (FAB) pelo Gripen NG sueco, que comparou a um Volvo. "Não se pode comparar uma Ferrari a um Volvo", afirmou o ministro à rádio RMC, defendendo o aparelho francês, que nunca foi exportado e pela compra do qual o presidente da França, Nicolas Sarkozy, obteve em setembro passado em Brasília um acordo de princípio de seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva. "O Rafale é o único avião multimissões do mundo, ou seja, o único que pode cumprir ao mesmo tempo missões de defesa, de ataque e de reconhecimento", prosseguiu Morin. "O Gripen não é um avião multimissões. O Gripen é um avião que não voa, que não existe e que ainda não saiu do papel", declarou. A Folha de São Paulo afirmou na terça-feira

MAIS ABERTO, PROJETO ESCOLHIDO É O QUE OFERECE MAIS RISCOS

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A escolha técnica da FAB pelo pacote do Gripen NG mostra que os militares priorizaram o avião mais barato e com projeto mais aberto do ponto de vista tecnológico e industrial, mas também o mais arriscado em termos de prazos para a entrega do produto final. Saab, Boeing e Dassault entregaram três concepções diferentes em suas ofertas. O Gripen NG é uma versão de demonstração do desenvolvimento de um avião que já conta com duas gerações anteriores, mas não existe além do protótipo. Rafale é um produto pronto, embora a versão ofertada fosse aberta a alguns aprimoramentos conjuntos. Já o F/A-18 E/F, amplamente utilizado, é uma estrutura fechada. Qualquer escolha é defensável. O debate acabou sendo qualificado com as audiências públicas e a exposição do tema pela imprensa. Ninguém mais fala em "transferência de tecnologia total". Todos os aviões usam, em maior ou menor escala, peças de fabricantes diversos. O que torna o Rafale um avião caro é o fato de que sua produção é

RÚSSIA VENDE 20 MIG-29 FULCRUM SMT Á BIRMÂNIA

 A Rússia vai entregar 20 aviões  MiG-29 Fulcrum SMT a Myanmar em troca de 570 milhões de dólares. A força aérea de Myanmar opera atualmente 10 MiG-29B e 2 MiG-29UB  pelo que estes aviões terão uma manutenção simplificado representado ainda assim um notável incremento da capacidade da força aérea da ditadura militar birmanesa devido às capacidades de manobrabilidade do aparelho russo. Não sendo certo, é muito provável que os aparelhos vendidos sejam os mesmos que a Argélia recusou em 2007 por não estarem nos padrões de qualidade esperados… O MiG-29SMT tem um alcance mais alargado do que qualquer versão anterior, resolvendo parcialmente um dos problema crónicos deste excelente caça russo, uma agilidade acrescida devido aos motores de jato orientado, mantêm os elevados padrões de manutenção de todos os caças MiG-29. Incorpora nova aviónica eletrónica, assim como um novo radar  ZHUK-ME , miras no capacete e pode utilizar um extenso leque de armamento como os mísseis ar-ar RVV-AE, R-2

JOBIM SE IRRITA COM VAZAMENTO SOBRE CAÇAS E DECRETA SILÊNCIO

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem, por meio de sua assessoria, que mantém o que ele declarou em entrevista à Folha em dezembro sobre a renovação dos caças da Aeronáutica, no sentido de que "a FAB não fará ranking de proposta, analisará os critérios individualmente, e o presidente é quem fará juízo de valor sobre a relevância de cada um". A manifestação foi feita por e-mail, usando o verbo assim, no futuro, para ratificar a versão oficial de que o relatório da Aeronáutica, concluído no dia 18 de dezembro, não foi entregue ao ministro até agora. Em nota divulgada ontem, a Aeronáutica confirma que encerrou o relatório e ainda não o enviou à Defesa. Ressalta que o documento é "pautado na valorização dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (offset) e transferência de tecnologia". A seus assessores Jobim disse que se sentiu "pressionado" com a divulgação, na Folha de ontem, d

FRANÇA SE CALA SOBRE PARECER FAVORÁVEL AO CAÇA SUECO

A informação de que a Força Aérea Brasileira (FAB) classificou o caça Rafale, da Dassault, em último lugar em seu parecer técnico - o sueco Gripen NG foi apontado como a melhor opção e o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, ficou em segundo - repercutiu na imprensa francesa, mas não quebrou o silêncio do governo de Nicolas Sarkozy. Contudo, a estratégia de atuar nos bastidores seguiria em curso: segundo o jornal "Libération", a Dassault estaria reduzindo seus preços para tentar conquistar o contrato. A reportagem contatou o almirante Edouard Guillaud, porta-voz do tema no governo francês, em busca de uma reação sobre relatório, revelado pela revista "Veja" e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Por meio de uma assessora, ele disse que não se manifestaria. O silêncio também foi a resposta de executivos da Dassault. Enquanto a empresa francesa se calou, os suecos mantiveram o perfil discreto. "Se a informação for verdadeira, será uma notícia m

FAB NEGA TER ENTREGUE RELATÓRIO SOBRE CAÇAS AO MINISTÉRIO DA DEFESA

A FAB desmentiu a imprensa e negou ontem que tenha entregue ao Ministério da Defesa um relatório técnico sobre a licitação para a compra de 36 aviões caça acompanhado de um parecer favorável à oferta apresentada pela Suécia, em detrimento das feitas por França e Estados Unidos. O brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, chefe do Centro de Comunicação Social de Aeronáutica, assina um comunicado que diz que o relatório está concluído. Porém, a nota ressalta que, "até o momento, (o documento) não foi enviado ao Ministério da Defesa". Com este pronunciamento, a FAB desmentiu a informação publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo", que disse que a comissão técnica já comunicou ao ministério sua preferência pelo modelo sueco Gripen NG. A "Folha" afirmou ter tido acesso ao relatório enviado ao ministério. O documento aponta o F-18 Super Hornet, da americana Boeing, como o segundo caça na preferência dos militares da Aeronáutica. Já o francês Rafale, o pref

AEROCLUBE DEBARRETOS COMEMORA 71 E FORMA NOVOS PILOTOS

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O Aero Clube de Barretos, fundado no dia 7 de fevereiro de 1939, vem formando pilotos para Aviação Civil do Brasil desde a sua criação. No domingo, dia 3, o jovem Guilherme Ali de Oliveira, 19 anos, realizou seu vôo solo (sem a presença do instrutor dentro da aeronave), dando assim um passo importante para ingressar no mercado da aviação civil. De acordo com as avaliações de especialistas, a formatura do jovem Guilherme Ali de Oliveira, está acontecendo em uma época muito boa para aviação brasileira, uma vez que o setor está em plena expansão no Brasil e as contratações estão crescendo no país, visando a Copa do Mundo no Brasil em 2014 e as Olimpíadas de 2016. O piloto Guilherme Ali poderá também conquistar no futuro, uma vaga neste crescente mercado de trabalho, principalmente pelo fato de estar hoje cursando o 3º ano do curso de Ciências Aeronáuticas na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, na cidade de Londrina. Além de Guilherme Ali de Oliveira, nos últimos anos, vários p

EMBRAER NEGA SER CREDORA DIRETA DA MESA AIR GROUP, MAS É FIADORA

A Embraer comunicou nesta quarta-feira não ser credora da companhia aérea norte-americana Mesa Air Group, que na véspera pediu concordata nos Estados Unidos. Apesar disso, a fabricante brasileira informou ter obrigações com garantias associadas a financiamentos de 36 jatos ERJ 145, de 50 assentos, da Mesa Air Group. Conforme a Embraer, o valor de 67 milhões de dólares está alocado em reserva adicional à sua posição de caixa, e faz parte de um montante total de 493,2 milhões de dólares em depósitos em garantia registrados nas demonstrações financeiras relativas ao exercício de 2008. A Mesa Air Group, focada em voos regionais, pediu proteção contra falência em um tribunal de Manhattan na terça-feira para eliminar o excesso de aeronaves e chegar a uma “conclusão em melhor tempo” em um litígio com a Delta Air Lines. Nos documentos à Justiça, a Mesa listou ativos de 975 milhões de dólares e dívidas de 869 milhões de dólares, com data-base em 30 de setembro

MESA AIR GROUP PEDE CONCORDATA E REDUZIRÁ FROTA

A companhia aérea norte-americana de voos regionais Mesa Air Group pediu proteção contra falência em um tribunal de Manhattan nesta terça-feira para eliminar o excesso de aeronaves e chegar a uma "conclusão em melhor tempo" sobre seu litígio com a Delta Air Lines. A Mesa informou que opera atualmente 130 aeronaves, com 700 decolagens diárias para 127 cidades. A empresa tem em sua frota cerca de 20 aviões da Embraer com capacidade para 50 passageiros. De acordo com informações disponíveis no site da fabricante brasileira de aeronaves, a companhia aérea norte-americana não tem novos jatos a receber. A joint-venture havaiana de baixo custo da Mesa, a go!-Mokulele, não faz parte da concordata e continuará a operar com capacidade total, segundo disse a empresa em comunicado. Nos documentos à Justiça, a Mesa listou ativos de 975 milhões de dólares e dívidas de 869 milhões de dólares, com data-base em 30 de setembro de 2009. A Mesa oferece serviços de transporte aéreo regio

SDE CONCLUI QUE SETE EMPRESAS DE TRANSPORTE AÉREO DE CARGAS FORMARAM CARTEL

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concluiu que houve formação de cartel por sete companhias de transporte aéreo de cargas. As empresas acusadas são a Air France, American Airlines, KLM, ABSA, VarigLog, Alitalia e United Airlines . Após dois anos de investigações foi constatada a prática de cartel no repasse de adicional de combustível autorizado pelo antigo Departamento de Aviação Civil (DAC, substituído pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac) entre 2003 e 2005. Segundo a secretaria, o DAC autorizou as companhias a aumentar o valor cobrado pelo frete e executivos das empresas combinaram o preço e a data para iniciar o reajuste do adicional de combustível. Quinze executivos e funcionários das sete empresas estariam envolvidos na negociação que resultou na formação do cartel. Agora, o parecer da SDE será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que vai decidir se aplica sanções às companhias. A multa para as

SATA DEIXA PASSAGEIROS PRESOS EM PORTO SANTO DEVIDO A AVARIA EM AVIÃO

A transportadora aérea açoriana SATA voltou a cancelar o voo previsto para as 20:00 (hora local), que ligaria a Madeira ao Porto Santo, devido ao atraso da chegada da peça de substituição da aeronave, deixando a ilha sem ligações durante todo o dia. O responsável pela comunicação da companhia, José Gamboa, já confirmou à Lusa que devido às más condições atmosféricas [nevoeiro], na ilha de Ponta Delgada, “foi de todo impossível fazer chegar a tempo, à Madeira, a peça que iria permitir arranjar a aeronave, obrigando, por isso, ao cancelamento do voo para Porto Santo previsto para as 20.00”. Pela segunda vez, no mesmo dia, a SATA viu-se obrigada a cancelar os voos inter-ilhas, fazendo com que só quarta-feira possam ser restabelecidas as ligações aéreas. “A reparação vai ser feita ainda hoje, mas não permite a ligação com o Porto Santo, tendo a companhia optado por reprogramar o voo para amanhã de manhã, levando os 47 passageiros”, afirmou. A aeronave ATP faz também as ligações com

TRÊS EMPRESAS SE APRESENTAM PARA REALIZAR SERVIÇO DE SOLO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DA PARAÍBA

Pelo menos três empresas especializadas em serviço de atendimento em solo em aeroportos devem participar de um processo de apresentação de propostas a serem fechadas com a empresa Fly Brasil, que vai operar voos charters de Amsterdã (Holanda) a João Pessoa, a partir de abril. Na segunda-feira (05) uma comissão de empresários e representantes do Governo do Estado e das prefeituras de João Pessoa e do Conde discutiu detalhes sobre a operação. Por enquanto ainda há problema de estrutura para o pouso do avião, tendo em vista o Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto , na Grande João Pessoa, não disponibilizar equipamentos como uma escada adaptável ao avião, um push-back (trator) para levar o avião até a área de operação e pessoal para trabalho de retirada de bagagens dos passageiros. Uma dessas três empresas disponibilizaria esses serviços. fonte/Turismo em Foco/paraiba.com.br

AEROPORTO DE JUAZEIRO JÁ OPERA COM 5 VOOS DIÁRIOS

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Juazeiro do Norte. Começa a operar, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste município, o quinto voo diário, desta vez para o Estado de São Paulo, pela OceanAir. A demanda de usuários tem sido crescente na região. Com o novo implemento, a perspectiva é de fechar o ano de 2009 com o balanço de 250 mil embarques e desembarques e não 230 mil como estava previsto anteriormente. Para 2010, já há uma estimativa, dentro desse processo crescente do número de usuários, de passar dos 300 mil passageiros. Um dos principais problemas, em relação a esse crescimento, tem sido a condição estrutural do aeroporto. O terminal tem capacidade de suporte para apenas 50 passageiros. Uma grande reforma do aeroporto virá apenas em 2011, com investimentos de R$ 50 milhões. Ano que vem, algumas ampliações, com investimentos de R$ 5 milhões e capacidade para 187 passageiros. Normalmente, quando chega um voo no local a condição é de superlotação e as reclamações dos usuários são constantes

BANDA CHICLETE COM BANANA COMPRA AVIÃO ESTIMADO EM R$ 17 MILHÕES

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Dois pilotos norte-americanos pousaram na noite desta terça-feira, 5, no aeroporto de Salvador. Vieram do Canadá trazer o Learjet 45 de oito lugares comprado por Bel Marques para servir a banda Chiclete com Banana em seus shows pelo mundo. O grupo acha que perde muito tempo nos vôos com aeronaves convencionais. O Learjet 45 custa algo em torno de US$ 10 milhões, ou pouco mais de R$ 17 milhões. fonte/Levi Vasconcelos Coluna Tempo Presente (A Tarde On Line)/foto/divulgação