sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AEROFESTA 2009 - AMERICANA

PRIMEIRO A318 DA BRITISH AIRWAYS CHEGA A GATWICH

primeiro Airbus A318 da British Airways, dotado de uma cabine somente para a categoria ´´ business´´ , foi entregue hoje em Gatwick e após alguns testes será utilizado nas rotas transatlânticas, à partir do aeroporto London City.

A imprensa especializada viajou no avião, durante o voo de entrega, originado em Hamburgo, Alemanha. Durante o voo foi testado o sistema de conectividade móvel OnAir; sistema este que permitirá aos passageiros o envio e o recebimento de e-mails.

A British Airways, vai operar este avião com 32 assentos e já com com aprovação de voos ETOPS de 180 minutos, à partir do aeroporto de London City , na rota para Nova York, onde operará no aeroporto JFK.


Durante a breve cerimônia de entrega, em Finkenweder, o diretor regional de vendas européias da Airbus, Angus Robson, declarou que a companhia aérea britânica tornou-se a segunda empresa aérea do mundo a operar com a família A320 completa.

´´Nos últimos cinco ou seis anos, fomos consultados por muitas companhias aéreas interessadas em utilizar o A318 em rotas entre londres e Nova York, mas somente a British Airways fez da idéia um projeto real,´´ disse Robson.

O Cockpit do A318 é dotado de um sistema no painel superior, visando armar e configurar os spoilers da aeronave, para o ângulo de 5.5° da linha de glideslope do London City, assim que os outros sistemas de pouso, à bordo sejam ativados.



O gerente de treinamento de equipamento Airbus, da British Airways, Capitão Simon Kinsey, declarou que serão realizados vários testes de aproximação na base aérea de Lyneham em Wiltshire. Lyneham oferece melhor estrutura, que outras alternativas, tais como: Manston ou Brize Norton, outra base da RAF, segundo ele.

Embora os trabalhos de decoração do interior da aeronave já estejam definidos para implementação, a companhia aérea não divulgará detalhes até o voo inaugural no fim de setembro.

Fonte: FG/David Kaminski-Morrow

ANAC AUTORIZA US AIRWAYS A OPERAR NO BRASIL



A Anac publicou no Diário Oficial da União a autorização de funcionamento jurídico para as operações US Airways no Brasil. Com isso companhia norte-americana pode começar a operar efetivamente no País. O capital destacado da companhia para operações de serviço de transporte aéreo internacional regular de passageiro, carga e mala postal é de U$ 300 mil.

A empresa inicia no dia 2 de dezembro operações entre o Rio de Janeiro e Charlotte, na Carolina do Norte (EUA), continuando para a Filadélfia, na Pensilvânia. Recentemente a companhia trocou slots com a Delta e poderá voar, em breve para São Paulo. No Brasil, a gerencia de Vendas da companhia está sob responsabilidade de Rogério Schaffer.

Fonte: Panrotas

PASSAGEIROS FICAM 8 HORAS DENTRO DO AVIÃO APÓS POUSAR EM SP

SÃO PAULO - Passageiros de voos que deveriam pousar em Cumbica na manhã desta sexta-feira, 28, enfrentaram situação caótica por causa do desvio nos voos, provocado pelo mau tempo em São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Em um dos voos da Swiss Air, vindo de Londres, passageiros ficaram mais de 8 horas dentro do avião após o pouso em Viracopos. "Não era só o nosso (avião), eram uns cinco. Não deixaram a gente descer de jeito nenhum, porque o avião ficou na pista", conta a produtora de moda Mariana Pompeu de Camargo Monteiro, de 30 anos.

O voo fez uma escala em Zurique, na Suíça, e chegou ao Brasil às 5 horas. Por causa do mau tempo, não teve permissão para pousar em Cumbica e foi desviado para Viracopos. Alguns passageiros se sentiram mal após ficar tanto tempo dentro da aeronave. "Só tinha água. Não tinha comida, não tinha mais nada. Um homem estava tremendo, falando que tinha problema do coração".

Por causa da demora na liberação, houve tumulto. "As pessoas estavam brigando (com a tripulação). Estava uma situação caótica, era um colapso", conta a produtora. "Mas os comissários foram educados. Eles sempre vinham e diziam para esperar 20 minutos porque não tinham autorizado o desembarque."

O avião só decolou de Viracopos com destino a Cumbica no fim da manhã e pousou na capital paulista às 13h. Por volta das 13h30, Mariana ainda passava pelo posto de imigração da Polícia Federal. "Quero ver como vai ser para pegar as bagagens agora". Depois ela disse, no entanto, que não teve problemas para recolher as malas. "Oito horas no avião e 20 minutos para desembarcar", finalizou.

Fonte: ESTADO

MORADORES ACHAM OBJETO EM FORMA DE MÍSSIL EM TERRENO NO ESPÍRITO SANTO


Uma peça de forma semelhante a de um míssil foi encontrada no quintal de uma casa, em Pedro Canário, no norte do Espírito Santo. A polícia foi acionada e isolou a área. Peritos acreditam que o objeto, de cerca de 2 m de comprimento, seja um tanque de combustível de uma aeronave.

O artefato foi localizado por um agricultor, que acionou as autoridades do município. "Fui chamado pelo juiz da Comarca e estive no local. Fiquei espantado com o objeto. Chamei peritos da polícia técnica e eles acreditam que se trate de um tanque de combustível de alguma aeronave, e não de um míssil, como os primeiros moradores achavam", disse o delegado José Augusto.

O isolamento foi feito para evitar que curiosos mexam no artefato. O delegado também acionou a Força Aérea, que deve enviar militares ao local para avaliar e remover o objeto.

De acordo com o delegado, um agricultor da região disse que a Força Aérea realizou exercícios militares na região, em 1978, e que o objeto teria caído de um dos aviões. A peça não tem indicação de procedência.

Um acidente na BR-101, envolvendo um caminhão que estaria carregado com material militar, há cerca de oito anos, é outra hipótese investigada pela polícia para o aparecimento da peça. Parte da carga teria sido saqueada e, na época, as Forças Armadas teriam feito buscas em várias propriedades da região.

A reportagem tentou contato com a assessoria da Força Aérea Brasileira, mas ninguém foi localizado para comentar o caso.

Fonte:Terra foto:Polícia Civil/ES

TAM RECEBE O AVIÃO NÚMERO 4.000 DA FAMÍLIA AIRBUS




A Airbus anunciou nesta sexta-feira a entrega de um avião A319 à companhia aérea TAM, que representa a aeronave número quatro mil da família dos A320.

No voo inaugural, que fará o trajeto de Hamburgo, na Alemanha, para o Brasil, a TAM transportará equipamentos especializados para escolas de crianças incapacitadas, informou a fabricante em comunicado.

Os equipamentos foram doados pela organização Aviação Sem Fronteiras, da Alemanha, ajudada pela Fundação Airbus.

"A entrega desse avião será mais emocionante quando chegar ao Brasil para contribuir com uma iniciativa importante no campo da responsabilidade social", declarou a presidente do Conselho de Administração da TAM, Maria Cláudia Oliveira.

Para o presidente da Airbus, Tom Enders, a entrega simboliza "não só o enorme sucesso do programa A320", mas também a "grande associação" de sua empresa com a TAM, segundo ele principal usuário de Airbus no hemisfério sul.

A família A320, que inclui A318, A319, A320 e A321, tem as despesas de exploração mais baixas de sua categoria, graças à regularidade técnica e ao aumento do período entre as revisões de manutenção, explica a nota.


fonte: Ivertia fotos/divulgação

BRASÍLIA GANHA SUA PRIMEIRA COMPANHIA AÉREA



Fotos do IL 96-300, TU 204-100 e LET 410

A partir de dezembro de 2009, começarão a pousar nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília os aviões da Clean Air Transportes Aéreos, primeira companhia tipicamente brasiliense.
Com voos diários, a empresa fará três rotas, ligando Brasília a Natal, Porto Alegre e Manaus. As operações aéreas da empresas começarão com aeronaves L410 de fabricação tcheco-russa com 19 assentos, dois Tu-204 com capacidade de até 210 passageiros e um cargueiro. Mas tudo indica que já a partir dos primeiros meses de 2010 a Clean Air pode alçar voos mais altos. O diretor comercial da nova empresa, Mohamad Said, guarda a sete chaves algumas novidades, que segundo ele, serão repassadas no seu devido tempo.
"Dois novos aviões da Ilyshin Finance Corporation (IFC), companhia russa, serão entregue a cada ano", explicou Said. Um pré- contrato assinado entre a Clean Air e a IFC já garantiu oito aeronaves a nova empresa. São dois IL96-300 que utilizará até 310 assentos que serão utilizados em vôos internacionais, quatro Tu-240 (modelos CE e CME) com até 210 assentos, para os vôos domésticos.
Grande parte dos assentos serão destinados à classe executiva. A Clean Air também comprou dois cargueiros da companhia russa. Não foram revelados os valores do contrato, mas Said informou que os aviões russos estão com preços 35% mais barato que os encontrados no mercado internacional.

Treinamento russo
Em novembro, uma equipe de pilotos e demais tripulantes partirão para Moscou para serem treinados nas aeronaves compradas pela Clean Air.
Após o treinamento, a equipe retornará ao Brasil trazendo os aviões que serão utilizados nos primeiros vôos da nova empresa. Em fevereiro de 2010, uma outra equipe receberá treinamento no IL 96-300, que estará operando no Brasil no mês seguinte, provavelmente em voos internacionais.


fonte: Correio Brasiliense fotos: divulgação

NEVOEIRO FECHA AEROPORTOS

SÃO PAULO, FLORIANÓPOLIS e CURITIBA - Um forte nevoeiro prejudicou as operações dos aeroportos em São Paulo, Paraná e Santa Catarina no início da manhã desta sexta-feira.

Em São Paulo, a visibilidade nos aeroportos de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Congonhas, na zona sul da capital, ficou entre 100 e 150 metros no início da manhã. O Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou fechado para pousos entre 5h50m e 9h, após operar por instrumentos durante toda a madrugada. Até 9h30m, 47 voos - 30 internacionais e 17 nacionais - haviam sido desviados para outros aeroportos, entre eles o do Galeão, no Rio de Janeiro, o de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Dos 67 voos previstos para decolar de Cumbica até 10h, 17 foram cancelados e 21 estão atrasados.

O Aeroporto de Congonhas também teve pousos e decolagens suspensos no começo da manhã. A Infraero informou que o aeroporto, que abre às 6h, operou por instrumentos no começo do dia. No entanto, o aeroporto ficou mais de 2 horas sem pousos ou decolagens. A primeira partida só aconteceu por volta das 8h20m. Até 10h, 16 dos 64 voos previstos para deixar o aeroporto foram cancelados. Outros 22 sofreram atrasos.

A umidade deixada pela frente fria, o frio da madrugada e a falta de ventos causaram a neblina na capital paulista, que cobriu também as marginais Tietê e Pinheiros e prejudicou a visibilidade do motorista.

Após a forte névoa, o dia será de sol e a temperatura máxima deve chegar a 26 graus, segundo a Climatempo.

Os principais aeroportos de Santa Catarina também sofreram interrupção dos pousos e decolagens por conta do nevoeiro. As operações no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, estão suspensas por tempo indeterminado. As chegadas e partidas de aeronaves também foram interrompidas nos aeroportos de Joinville e Navegantes, no Litoral Norte, nas primeiras horas do dia.

Em Curitiba, o nevoeiro também fechou o Aeroporto Afonso Pena desde as 2h para pousos e decolagens. Até as 8 horas, seis voos registravam atraso superior a 30 minutos e outros cinco haviam sido cancelados, de acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os aeroportos de Londrina e Maringá, também no Paraná, permaneceram abertos, mas registram atrasos.

fonte: G1

PILOTO FICA FERIDO DURANTE TESTE DE AVIÃO QUE CAIU EM RIO VERDE, MATO GROSSO


Um piloto de 49 anos ficou ferido, na tarde de quinta-feira (27), enquanto testava o próprio avião, que caiu, próximo ao Bairro José Antônio, em Rio Verde de Mato Grosso.

José Roberto Buhler da Costa pilotava um avião Cessna 182P, prefixo PT-JLN, que tinha passado por manutenção e voaria para Guararapes-SP, quando perdeu o controle e caiu. Segundo o site Edição de Notícias, moradores das redondezas afirmam que José teve de fazer manobras bruscas para não atingir uma casa.

O piloto foi socorrido pelo filho e levado para o hospital de Rio Verde com cortes no rosto e escoriações no corpo. A polícia foi até o local mas esperava a chegada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para analisar o acidente e investigar as causas da queda.

Fonte: TV Morena - Fotos: Sidney Assis

HELICÓPTERO AMERICANO É ATACADO POR PIRATAS SOMALIS

SH-60B Seahawk similar ao atacado pelos piratas somalis

Um grupo de piratas somalis atirou com uma "arma de grande calibre" contra um helicóptero americano, informou nesta quinta-feira (27) o Comando Central da Quinta Frota dos Estados Unidos.

Em comunicado, a Marinha americana explica o fato destacando que não respondeu ao ataque e que ninguém ficou ferido.

Os piratas estavam no navio de bandeira taiuanesa Win Far, sequestrado em 6 de abril com 30 tripulantes a bordo e que é utilizado desde então como base para outros ataques.

O helicóptero Sikorsky SH-60B Seahawk atacado fazia um voo de vigilância rotineiro perto do Win Far, atracado ao sul da cidade somali de Garacad quando ocorreu o incidente.

Ataques frustrados

Na última quarta-feira, o Comando Conjunto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Portugal, que lidera a unidade de combate à pirataria, anunciou que a força naval da entidade frustrou 16 dos 37 ataques registrados contra navios nos últimos cinco meses.

Em comunicado, o comando da Otan em Portugal, localizado em Oeiras, nos arredores de Lisboa, considerou como "encorajador" o balanço da operação "Allied Protector", desenvolvida entre março e agosto nas águas do Chifre da África e comandada pela fragata portuguesa "Corte Real".

Além disso, a organização, que informou sobre o registro de 12 sequestros, comunicou que mais de 150 suspeitos passaram por interrogatórios e que com eles foi apreendido um "grande número" de armas.


Fonte: iG

AEROPORTO DE GUARULHOS FECHA DEVIDO A FORTE NEVOEIRO

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), foi fechado para pousos e decolagens entre as 5h50 e 9h devido a um forte nevoeiro que atinge a região nesta manhã de sexta-feira. Segundo a Infraero, durante a madrugada, 43 voos foram alternados para Campinas, Ribeirão Preto, Confins (MG), e para o Galeão, no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com a Infraero, até as 9h, 13 voos haviam sido cancelados e nove estavam atrasados. O aeroporto de Congonhas operava, às 9h25, por instrumentos e, até as 9h, nove voos haviam sido cancelados e 11 estavam atrasados.

Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina também sofreram com a neblina. O aeroporto de Florianópolis chegou a ficar fechado pela manhã.

Neblina deve continuar
Segundo o Climatempo, a neblina deve voltar ao Estado São Paulo no sábado pela manhã. No domingo, o fenômeno aparece com menor intensidade.

A neblina é causada pela baixa temperatura aliada à alta umidade relativa do ar no início do dia. O Climatempo informa que a visibilidade no aeroporto Campo de Marte, às 10h, estava em 1,5 km. Durante a manhã, no aeroporto de Guarulhos, a visibilidade estava em apenas 100 m.

fonte:Terra

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...