Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 14, 2009

CINDACTA II VAI OPERAR EM 2010 COM SOFTWARE SAGITÁRIO DA ATECH

O Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), com sede em Curitiba, deve começar a operar, em março do próximo ano, um novo software de controle de voo, com tecnologia totalmente brasileira. “A vantagem desse software é que nos dá uma capacidade maior de controle e gerenciamento”, disse nesta segunda-feira, 14, o comandante interino do Cindacta 2, coronel Leônidas de Araújo Medeiros Júnior.

O software, conhecido como Sagitário (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional), já está em testes na unidade paranaense, instalada em um prédio de quatro andares totalmente subterrâneo.

Segundo o coronel, uma das novidades do novo sistema é que ele informa qualquer possível conflito de voo antes mesmo de as aeronaves deixarem o chão. O software segue todas as práticas e recomendações do mercado internacional, incluindo as da Eurocontrol (Organização Européia para a Segurança da Navegação Aérea).

“É t…

AVIÃO COM JACKSON LAGO E MINISTRO CARLOS LUPPI SOFRE PANE

O ministro do Trabalho Carlos Luppi e o governador deposto Jackson Lago (PDT) estiveram neste domingo (13) na cidade de Timon.
Marcada para chegar a Timon às 09 horas, a comitiva liderada pelo ministro Carlos Luppi e o ex-governador Jackson Lago só desembarcaram no aeroporto da cidade depois das 11 horas da manhã.
O blog do jornalista Elias Lacerda (Portal AZ) esteve fazendo a cobertura da visita e apurou o motivo do atraso. Segundo ele, a demora foi em razão de um acidente que poderia ter sido trágico.

Ao saírem de Imperatriz com destino a Timon, a aeronave com o ministro Luppi, o ex-governador Jackson Lago e o ex-secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha sofreu um vazamento de combustível pelo tanque.

Já em pleno vôo, o problema foi detectado por Weverton que viu o derramamento de querosene por meio da janela do avião. A situação obrigou o piloto a retornar para o aeroporto da cidade maranhense.

Descobriu-se então que a tampa do tanque estava mal vedada e o avião só voltou a deco…

ALIANÇA COM O BRASIL PODE SALVAR A TAP

A aviação comercial vive a pior crise da sua história. Mais grave que em 2001, altura marcada pelos atentados nos EUA. A TAP não escapou ilesa e o seu futuro poderá estar, agora, dependente de uma aliança com o Brasil.

Perdas anuais sucessivas, conflitos internos e uma recessão técnica. É neste ponto que se encontra a companhia aérea nacional. O cenário não é animador e a urgência em encontrar uma solução que garanta a manutenção da empresa impõe-se. Segundo Raymond Benjamin, secretário-geral da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o futuro da TAP está dependente de uma aliança com outra empresa.

"A TAP terá de desenvolver uma estratégia para encontrar alianças com outras companhias aéreas para poder atingir massa crítica suficiente para continuar a sua existência", afirmou o responsável em entrevista ao JN, durante a sua passagem por Lisboa para a comemoração dos 100 anos da aviação civil. Os aliados da TAP poderão estar espalhados por Angola e Moçambique, ou …

WEBJET PASSA A OPERAR NOVOS VOOS E AMPLIA OFERTA EM 25%

A Webjet Linhas Aéreas inicia a partir de amanhã (15), a operação de sua nova malha aérea, com 84 voos, para um total de 125 trechos. Serão nove freqüências, a mais, e um aumento de 25% na oferta de voos para os passageiros. O maior reforço acontece nas ligações para o Nordeste, que passam a ter mais opções de horários nas saídas de São Paulo e do Rio de Janeiro, atendendo à demanda da alta temporada.

Partindo de São Paulo (Guarulhos), serão mais dois voos diretos e diários para Fortaleza (saídas 7h25 e 18h50 / retorno 6h50 e 17h17), além de mais um voo direto, também diário, para Salvador, (saída 12h30 / retorno 14h30), e para Recife, (saída 18h30 / retorno 21h15). Os paulistas também passam a contar com uma nova ligação diária para Natal, via Fortaleza, e uma nova frequência diária para Curitiba (saída 15h28 / retorno 9h42).

A partir do Rio de Janeiro (Galeão), haverá o acréscimo de voos diretos para Porto Alegre (saída 20h29 / retorno 6h32)), Brasília (saída 9h14 / retorno 17h56) e…

CONGONHAS ABRE ESPAÇO PARA MAIS EMPRESAS VOAREM EM 2010

Mais companhias de aviação poderão conseguir um espaço para voar ao Aeroporto de Congonhas no próximo ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai receber até 15 de janeiro de 2010, a documentação das empresas interessadas em um dos slots (horários de pousos ou decolagens) que serão redistribuídos pela reguladora. Por enquanto, estão habilitadas para obtenção de horários a Total Linhas Aéreas e a Air Minas, enquanto a WebJet tem sua documentação está em análise pela Anac.

Até então, somente TAM Linhas Aéreas, Gol Transportes Aéreos, OceanAir e Pantanal tinham estas licenças e como o aeroporto é considerado saturado, não tendo espaço para novas operações, a Anac estabeleceu novas regras para abrir espaço à outras empresas. "Os passageiros serão os beneficiados. Com mais empresas, eles terão mais opções e preços mais baixos para voar a partir de Congonhas", comentou Solange Paiva Vieira, atual diretora presidente da Anac.

O limite do aeroporto da capital paulista está d…

AEROPROTO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL, SERÁ AMPLIADO

A Infraero assinará na quarta-feira (16), um convênio para a ampliação do Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS). Passará dos atuais 1,08 mil para 2,41 mil hectares. Será um acordo de cooperação com o governo estadual e a prefeitura de Campo Grande com os Comandos do Exército e da Aeronáutica.

O limite de recursos para a ampliação do sítio será de R$ 20 milhões e o decreto deve sair um mês após a assinatura do convênio. Após essa etapa, caberá à Infraero fazer a revisão do Plano Diretor do aeroporto e elaborar estudos e projetos de engenharia da primeira fase de desenvolvimento do aeroporto, que incluirá o novo Terminal de Passageiros e o novo pátio de aeronaves. Há possibilidade do projeto aumentar para duas novas pistas, uma delas com até três mil metros.

Confirmaram presença na solenidade programada para 11 horas, no Centro de Convenções de Campo Grande, entre outras autoridades, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigad…

AEROPORTOS DE SINOP, ALTA FLORESTA E RONDONÓPOLIS, MATO GROSSO, GANHAM BRIGADISTAS

A diretoria de Engenharia da Aeronáutica concluiu, ontem, o treinamento contra incêndio em aeroportos oferecido a bombeiros de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, além de integrantes da Guarda de Trânsito de Sinop e Alta Floresta. A duração foi de 11 dias e dos 41 participantes 4 reprovaram. Os agentes foram capacitados a constituir brigadas nas respectivas cidades e atuar, principalmente, em ocorrências envolvendo aeronaves.

A entrega de certificados ocorreu ontem em uma cerimônia no aeroporto João Figueiredo, em Sinop, com a presença de representantes da Aeronáutica, os prefeitos Juarez Costa e Maria Izaura (Alta Floresta) e secretários municipais. A qualificação de pessoas para operar o caminhão AP2 é uma das exigências da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Segundo o responsável pelo 6º Comando Aéreo Regional, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, a conclusão desta etapa representa benefícios para as cidades que possuem a unidade de combate à incêndio pois, a partir de agora, …

JOGO DE EMPURRA INDEFINE DATA PARA VOO DE INSTRUMENTO NO AEROPORTO DE BAURU, SÃO PAULO

Parece que não acabará tão cedo a novela institulada “voo por instrumento no aeroporto de Bauru”. Na última terça-feira, passageiros que não conseguiram embarcar nos aviões devido ao tempo eram puro desânimo. O terminal funciona hoje apenas para operações visuais diurna e noturna e não deve ter uma melhora rápida na situação.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Comercial) informou que não recebeu ainda nenhuma solicitação para homologar voo por instrumentos no aeroporto de Bauru. A homologação final será dada pela agência, porém, só depois dos testes do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).

A agência esclarece que normalmente os administradores de aeroportos aguardam a finalização dos trabalhos do Decea para pedir a homologação final na Anac.

O departamento já iniciou parte dos testes necessários em Bauru. Por meio do ICA (Instituto de Cartografia Aeronáutica), foi feito o levantamento cartográfico de obstáculos no aeroporto entre os dias 22 e 28 de agosto. A partir disso …

AVIÃO SAI DA PISTA E INVADE ÁREA AO LADO DE HANGAR NO AEROPORTO TOM JOBIM

Um avião da empresa canadense Air Transat, que passava por testes, saiu da pista no começo da noite de domingo (18) e invadiu uma área ao lado de um hangar no aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, zona norte do Rio.

Avião sai da pista e invade área ao lado de hangar no aeroporto Tom Jobim, no Rio
Segundo a Infraero (estatal responsável pela administração dos aeroportos), o acidente aconteceu próximo a um terminal de cargas. Ninguém ficou ferido.

A Infraero informou também que a aeronave passava por um teste de motores no aeroporto quando rolou dos calços e invadiu a área.

De acordo com informações do aeroporto, o avião passava por manutenção preventiva. A Folha Online tentou contato com a empresa canadense, mas ainda não obteve resposta.

fonte/foto/FolhaOnline

CRISTINA KIRCHNER RECEBE AMEÇA DE MORTE EM VIAGEM DE HELICÓPTERO

Gravação veiculada pela rádio C5N revelou que a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu uma ameaça de morte via rádio quando seguia para a Casa Rosada a bordo de um helicóptero, na sexta-feira (11).

Na gravação, o piloto do helicóptero da frota presidencial conversa com os controladores de tráfego aéreo de um aeroporto enquanto vai de Olivos até a Casa Rosada, com a presidente a bordo. Em ao menos três momentos, as indicações técnicas são interrompidas por frases como "matem a égua", "matem o peixe" e "matem-na".


fonte/FolhaOnLine

EMBRAER CORTA DE NOVO PREVISÃO DE PRODUÇÃO

A Embraer anunciou a fornecedores uma redução de 23% nos planos de produção para 2010, que toma como base os níveis de setembro deste ano. A empresa já havia anunciado uma queda de 41% em relação ao mesmo período de 2008, quando teve início a crise econômica mundial. O comunicado foi feito na semana passada, durante encontro anual com fornecedores, nas instalações da empresa, em São José dos Campos, e contrasta com as previsões de retomada firme das taxas de crescimento da economia brasileira no próximo ano. Consultada, a Embraer não comentou o assunto.

"Saímos dessa reunião em desespero. Estou destinando parte do meu maquinário, antes voltado à fabricação de peças para a Embraer, para o setor de petróleo", afirma um dos fornecedores procurados pelo Valor. Segundo ele, as cerca de 70 empresas que compõem a cadeia de fornecimento da indústria aeronáutica na região de São José dos Campos cortaram para quase a metade o quadro de funcionários de novembro de 2008. A queda nas enco…