quinta-feira, 30 de abril de 2015

EMBRAER DIVULGA OS RESULTADOS DO 1º TRIMESTRE DE 2015

 
​São José dos Campos, 30 de abril de 2015 - (BM&FBOVESPA: EMBR3, NYSE: ERJ) As informações operacionais e financeiras da Empresa, exceto quando de outra forma indicadas, são apresentadas com base em números consolidados de acordo com as normas contábeis IFRS (International Financial Reporting Standards) e em Reais. Os dados financeiros correspondentes aos trimestres são derivados de demonstrações financeiras não auditadas, enquanto aqueles correspondentes aos períodos anuais são auditados, exceto quando de outra forma indicado.


DESTAQUES


- No 1º trimestre de 2015 (1T15), a Embraer entregou 20 aeronaves comerciais e 12 executivas (sendo dez jatos leves e dois grandes);

- A carteira de pedidos firmes (backlog) terminou o trimestre em US$ 20,4 bilhões, comparada aos US$ 19,2 bilhões do 1T14 e aos US$ 20,9 bilhões do final de 2014;

- Como resultado das entregas de aeronaves bem como da receita do negócio de Defesa & Segurança, a Receita líquida atingiu R$ 3.068,3 milhões no 1T15;

- As margens EBIT  e EBITDA² atingiram 7,5% e 14,0%, respectivamente no 1T15 - maiores que os 7,4% e 12,1%, respectivamente, alcançados no 1T14;

- O Prejuízo líquido atribuído aos acionistas da Embraer foi de R$ 196,0 milhões e o Prejuízo por ação foi de R$ 0,2676 no 1T15;

- Lucro líquido ajustado (excluídos o Imposto de renda e contribuição social diferidos)3 foi de R$ 131,2 milhões no 1T15;

- A Embraer encerrou o 1T15 com uma posição de Caixa total de R$ 5.800,0 milhões, com um Total de financiamento de R$ 7.665,4 milhões, resultando em uma Dívida líquida de R$ 1.865,4 milhões no trimestre.


 


fonte/Embraer/foto/RobertoFantinel

HELICÓPETRO EUROCPTER EC 155 B1 TINHA PÁ QUEBRADA EM ACIDENTE QUE MATOU FILHO DO GOVERNADOR DE SÃO PAULO

Investigadores da Polícia Civil e da Aeronáutica ouvidos pelo G1 disseram ter concluído preliminarmente que houve quebra das pás do helicóptero que caiu em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Ao menos uma delas teria se partido durante o voo, antes de a aeronave cair. Inicialmente, especialistas em aviação apontaram a possibilidade de elas terem se soltado do rotor ao analisarem filmagem da queda em 2 de abril (veja acima vídeo feito com imagens anteriores e recentes do local atingido pelos destroços).

A hipótese de quebra do conjunto de pás que compõem a hélice principal é uma das linhas da investigação para explicar a queda do helicóptero que matou cinco pessoas, incluindo o filho caçula do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e que completa um mês no sábado (2). 

Na próxima quarta-feira (6), a Polícia Civil deverá pedir à Justiça a prorrogação do prazo para concluir a investigação que apura se a queda do helicóptero que deixou cinco mortos foi acidental ou intencional. Procurada, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a apuração está na fase de coleta de dados e, por isso, não poderia se pronunciar oficialmente sobre o que foi encontrado.

A equipe de reportagem apurou que a perícia quer saber agora o que quebrou essas pás enquanto o helicóptero estava no ar. Motor, rotor principal, as cinco pás quebradas e parte dos destroços encontrados estão sendo montados no Campo de Marte, na capital paulista, para tentar reconstruir parte do helicóptero. A análise desses objetos poderá dar pistas sobre as possíveis causas da queda da aeronave.

Foto feita logo após a queda do rotor do helicóptero no banheiro do casal Fuchs: imagem mostra pá do conjunto de hélices quebrada (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal) 
Foto feita logo após a queda do rotor do helicóptero no banheiro do casal Fuchs: imagem mostra pá do conjunto de hélices quebrada (Foto: Divulgação / Arquivo pessoal)
 
Nesta semana, o G1 acompanhou a visita de representantes da Aeronáutica, da polícia e do Escritório de investigação e Análise da aviação civil francesa (BEA) à casa atingida pelo rotor do helicóptero. Proprietário do imóvel, o engenheiro Ricardo Fuchs afirma que os pinos de sustentação das cinco pás continuavam intactos após a queda (veja foto acima).

“Achei um pedaço da pá que estava trincado, quebrado”, disse ele. “Mas vi no rotor que prendia as pás que todo sistema de articulação estava intacto, ou seja: as pás não se soltaram como disseram antes; elas, na verdade, se quebraram.”

Hipótese para queda
De acordo com a investigação, a quebra de ao menos uma das pás já seria capaz de desestabilizar o helicóptero de fabricação francesa, danificando as outras pás, gerando instabilidade e perda de sustentação no ar. Essa é uma das hipóteses apuradas para tentar explicar a queda da aeronave sobre duas casas do Condomínio Fazendinha, em Carapicuíba.

Como o caso corre sob segredo de Justiça, policiais civis, peritos da Superintendência da Polícia Técnico-Científica e militares da FAB que participam da investigação foram ouvidos sob a condição de que seus nomes não fossem divulgados.

De acordo com eles, uma das pás pode ter se quebrado durante o voo devido à vibração. Duas pás teriam sido danificadas por essa situação. Cada pá é feita para suportar uma certa trepidação, mas se alguma peça for colocada de forma inadequada existe o risco de que a aceleração cause fissura no componente.

Entre as possibilidades avaliadas estão: erro de manutenção, falha do material usado ou batida em pássaro.

Quase um mês depois, Ricardo Fuchs aponta para buraco no teto do banheiro por onde passou rotor, que destruiu detalho e estrutura de concreto até parar no piso (Foto: Kleber Tomaz / G1)Quase um mês depois, Ricardo Fuchs aponta para buraco no teto do banheiro por onde passou rotor, que destruiu o telhado e estrutura de concreto até parar no piso. Ele e a mulher estão morando num imóvel cedido pela Seripatri, dona do helicóptero, até que a casa deles seja reformada pela empresa (Foto: Kleber Tomaz / G1)
 
Além das análises técnicas da perícia, o que corrobora a tese de quebra das pás e não de soltura delas são depoimentos de testemunhas que viram a queda do helicóptero. Ao menos duas pessoas disseram aos policiais do 1º Distrito Policial (DP) de Carapicuíba e aos técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) ter visto as pás se quebrarem no ar ou serem encontradas quebradas.

O auxiliar Odair Rodrigues Condé disse à investigação e ao SPTV ter presenciado os últimos instantes do helicóptero, antes da queda. "A hélice saiu e bateu na lateral dele. Aí ele começou a girar no ar alto, girar, girar, girar, e caiu lá embaixo. Eu vi a pá dele caindo aqui embaixo também, beirando a cerca", afirmou.

O engenheiro Ricardo Fuchs, que viu a aeronave cair no seu quintal e o rotor dela atravessar o telhado e parar no banheiro, falou ao G1 o que contou à polícia sobre a quebra das pás e como escapou de ser atingido pelo helicóptero. "Vi o aparelho instável, caindo, dei cinco passos e o chão tremeu, como terremoto. Ainda fui perto para ver se alguém estava vivo. O rotor que caiu no banheiro mostrou que as pás da hélice foram quebradas".

Membros da BEA, Aeronáutica e Polícia Civil visitam uma das casas onde aeronave caiu (Foto: Kleber Tomaz / G1) 
Membros da BEA, Aeronáutica e Polícia Civil visitam
uma das casas onde aeronave caiu
(Foto: Kleber Tomaz / G1)
 
Polícia e Aeronáutica já ouviram os depoimentos de mais de dez pessoas. São e serão ouvidas testemunhas que viram a queda da aeronave, representantes da Seripatri Participações, dona do helicóptero, da Helipark, responsável pela manutenção da aeronave, e da Helibrás, que fez a manutenção das pás das hélices.

O Instituto de Criminalística (IC) ainda fez um mapeamento aéreo da queda. Imagens de câmeras de segurança que mostram um objeto, semelhante a uma pá, se desprender do helicóptero antes da queda, também estão sendo analisadas
.
 
Queda
O helicóptero modelo EC 155 B1, fabricado pela Eurocopter France, prefixo PPLLS, pertencia à Seripatri Participações, empresa de investimentos de José Seripieri Jr., fundador da Qualicorp, que administra planos de saúde coletivos.

O piloto Carlos Gonçalves e o mecânico Paulo Moraes eram da Seripatri. Erick Martinho e Leandro Souza eram mecânicos da Helipark. Thomaz Alckmin teria sido convidado pelo piloto para participar do voo teste para balanceamento da aeronave.

O helicóptero havia passado por manutenção preventiva na Helipark, que fica a cerca de 2 quilômetros do local da queda, e de onde o aparelho decolou às 17h02. Seis minutos depois, a aeronave caiu.

fonte/foto/G1

HOMEM MORRE AO PASSAR MAL EM VOO E AVIÃO FAZ POUSO EM VITÓRIA

Um homem morreu após passar mal a bordo de uma aeronave da Gol, na manhã desta quinta-feira (30). Segundo a Infraero, o passageiro saiu de Salvador , na Bahia com destino ao Rio de Janeiro, mas apresentou complicações de saúde dentro do avião e o piloto precisou pousar em Vitória.

Ainda segundo a Infraero, equipes de emergência com ambulância já aguardavam o passageiro em solo. Quando o avião pousou, ele recebeu atendimento ainda dentro da aeronave, mas acabou morrendo.

O tipo de complicação de saúde do homem e a situação dos outros passageiros que estavam no avião ainda não foram informados pela Gol.

Nota da companhia
"A GOL Linhas Aéreas Inteligentes informa que o voo G3 1961 (Salvador – Rio de Janeiro), nesta manhã (30/4), alternou para o aeroporto de Vitória após um dos seus passageiros passar mal durante o voo. A companhia prestou imediatamente toda a assistência ao cliente e solicitou a presença do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU) logo após o pouso, mas, infelizmente, antes de ser levado a um hospital, foi constatado o falecimento deste passageiro. A GOL lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares do cliente".

fonte/G1

AVIÃO DA EASYFLY SAI DA PISTA NA COLÔMBIA

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Um turbo-hélice BA Jetstream 41 da companhia colombiana de voos regionais colombiana Easyfly (matrícula KH-4585) com 32 pessoas a bordo saiu da pista após o pouso no Aeroporto de El Caraño, na cidade de Quibdó, departamento [província] de Chocó, na parte ocidental do país. O avião procedia de Medellín.

Trata-se de um aeroporto que está situado numa zona montanhosa, caracterizada por chuvas persistentes e com uma pista exígua.

Um comunicado da Aeronáutica Civil confirmou o incidente e esclareceu que todos os 32 ocupantes da aeronave se encontram bem, embora cinco tenham sofrido leves escoriações no local da ocorrência. Os danos visíveis na aeronave são de pouca monta.

EasyFly BA_Jetstream41_LaCaraño 28abr15 750px

O Governo da Colômbia tem em execução um plano de melhoramentos da rede aeroportuária do país, sendo El Caraño, um dos aeroportos contemplado com obras que dotarão a pista de tamanho semelhante à média dos aeroportos de capitais provinciais.

As obras só deverão estar completas em 2016 e compreendem o redesenho da pista e sua repavimentação de forma a receber aviões de até 150 passageiros de lotação em melhores condições de segurança. Também estão previstos melhoramentos na actual aerogare e serviços de apoio aos passageiros, tendo em conta que El Caraño é uma das zonas que mais chove durante o ano em todo o mundo.

fonte/foto/NewsAvia

VÍDEO DO ATAQUE AO AEROPORTO DE SANA PELA COALIZÃO ÁRABE


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