domingo, 22 de maio de 2011

VÍDEO - PARANDO O HELICÓPTERO

CINZAS DO VULCÃO DEVEM CHEGAR À ESCÓCIA NA TERÇA-FEIRA, DIZ EUROCONTROL

Logo of EUROCONTROL. For usage see the visual ...Image via Wikipedia
A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvoetn deve alcançar o norte da Escócia na terça-feira e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira, se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo o Eurocontrol (organismo europeu de controle aéreo) em seu site.

Segundo a nota, "a nuvem de cinzas alcançará o norte da Escócia na terça-feira, 24 de maio. Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio". As autoridades aeroportuárias temem que as cinzas vulcânicas danifiquem os motores dos aviões.

O Eurocontrol afirma ainda que não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo neste domingo nem na segunda-feira na Europa, com exceção do já anunciado fechamento na Irlanda. Segundo o centro, o fechamento do espaço aéreo irlandês não afetaria as rotas transatlânticas em que a Irlanda está inserida e a situação deve se normalizar em até 24 horas.

O vulcão Grimsvoetn, no sudeste do país, entrou em erupção no sábado. É o vulcão mais ativo da Islândia, entrando em atividade nove vezes entre 1922 e 2004. A erupção, que põe em contato a lava e o gelo, emite uma imensa coluna de fumaça que alcançou os 20 km de altura.

Em abril de 2010, a erupção do vulcão islandês Eyjafjoell mergulhou no caos todo o transporte aéreo mundial durante quase um mês e provocou o maior fechamento do espaço aéreo decretado na Europa em tempos de paz, com mais de 100 mil voos cancelados e mais de oito milhões de passageiros esperando para se deslocar.

fonte/AFP/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

ESPAÇO AÉREO ISLANDÊS É FECHADO POR CAUSA DE VULCÃO


A Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea (Eurocontrol) confirmou neste domingo o fechamento temporário do espaço aéreo da Islândia por causa da nuvem de cinza provocada pela erupção na noite passada do vulcão Grimsvötn, no sul do país. 

Os responsáveis da Eurocontrol anunciaram através da rede social Twitter que o espaço aéreo islandês permanecerá fechado de forma temporária, embora não prevejam que a situação afete o resto do espaço aéreo europeu nem os voos transatlânticos. 

Segundo destacaram, a nuvem de cinza já supera os 12 km e os ventos sopram do norte ou noroeste. A Eurocontrol discutirá o impacto da erupção do Grimsvötn e possíveis medidas para a gestão do tráfego aéreo em coordenação com os centros vulcânicos de Londres e Toulouse (França). 

A última erupção deste vulcão ocorreu em 2004 e durou poucos dias. O Grimsvötn fica em uma região despovoada e não há habitantes em um raio de 100 quilômetros ao redor da cratera.
No ano passado, a erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull, provocou um caos aéreo durante semanas que colapsou o tráfego internacional de toda a Europa. 

fonte/EFE/Terra
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...