ESTE SISTEMA DE RASTREAMENTO DE AVIÕES VIA GPS CRIA ESTRADAS NO CÉU
Em centros de tráfego movimentado, como o Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, nos EUA, aviões podem passar um longo tempo esperando por sua vez de pousar. E em aeroportos como o de Galeão, no Rio de Janeiro, os pilotos precisam enfrentar trajetórias apertadas para evitar centros populacionais lotados e colinas na sua chegada. Mas graças a um novo ultrapreciso sistema de rastreamento por GPS, aeronaves não precisarão mais lidar com torres de controle sobrecarregadas e sinalizadores de navegação. A tecnologia é conhecida como Performance de Navegação Requerida (RNP, da sigla em inglês). Ao contrário de sistemas de gerenciamento de tráfego da era Eisenhower e sinalizadores de radionavegação terrestres usados atualmente, a RNP usa a navegação por satélite GPS para rastrear aviões com uma precisão de 10 metros e 10 segundos antes da sua chegada. Ela também exige que aviões voem ao longo de rotas tridimensionais específicas (como o GIF abaixo), resultando em