Postagens

Mostrando postagens de setembro 11, 2013

ESTE SISTEMA DE RASTREAMENTO DE AVIÕES VIA GPS CRIA ESTRADAS NO CÉU

Imagem
Em centros de tráfego movimentado, como o Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago, nos EUA, aviões podem passar um longo tempo esperando por sua vez de pousar. E em aeroportos como o de Galeão, no Rio de Janeiro, os pilotos precisam enfrentar trajetórias apertadas para evitar centros populacionais lotados e colinas na sua chegada. Mas graças a um novo ultrapreciso sistema de rastreamento por GPS, aeronaves não precisarão mais lidar com torres de controle sobrecarregadas e sinalizadores de navegação. A tecnologia é conhecida como Performance de Navegação Requerida (RNP, da sigla em inglês). Ao contrário de sistemas de gerenciamento de tráfego da era Eisenhower e sinalizadores de radionavegação terrestres usados atualmente, a RNP usa a navegação por satélite GPS para rastrear aviões com uma precisão de 10 metros e 10 segundos antes da sua chegada. Ela também exige que aviões voem ao longo de rotas tridimensionais específicas (como o GIF abaixo), resultando em

QUINTA GERAÇÃO DO SU-35S CHEGA AO MERCADO EXTERNO

Imagem
© RIA Novosti O contrato de venda de caças russos Su-35 à China vem abrindo um vasto caminho no mercado internacional. Ao mesmo tempo, a complicada história de colaboração militar russo-chinesa dá motivos para recear a cópia de blocos e tecnologias transferidos, tomando em conta um número reduzido de aviões vendidos. O percurso histórico do Su-35 iniciou-se em meados dos anos 80, altura em que em Komsomolsk começou a ser elaborada uma nova versão do Su-27. O futuro Su-27M, que, mais tarde, terá recebido a designação de Su-35, devia contar com equipamentos modernos, um variado conjunto de armas, incluindo mísseis “ar-terra” e até um sistema de reabastecimento aéreo. Quanto a seu design, as mudanças se traduziriam em uma nova empenagem dianteira horizontal em forma de pequenas asas de ambos os lados da carlinga. Mas o destino do primeiro Su-35 (Su-27M) não foi muito feliz: o colap

NOVO JATO DA BOMBARDIER É PREPARADO PARA PRIMEIRO VOO

Imagem
Paris - O novo avião de passageiros CSeries da canadense Bombardier está sendo preparado para um esperado voo inaugural neste fim de semana, possivelmente no domingo, disseram duas fontes da indústria. Como todas as estreias, o momento exato permanece incerto conforme a tripulação faz testes finais e espera pelo clima necessário para voar o jato da categoria de 100 a 149 assentos. Mas as fontes, que falaram em condição de anonimato, disseram que a adiada estreia pode ocorrer em dias. "Há uma alta probabilidade de que haverá alguma novidade sobre voo neste fim de semana, muito provavelmente no domingo", disse uma fonte da indústria. Em face dos riscos envolvidos, no entanto, não seria uma surpresa se o cronograma for adiado novamente por alguns dias, disseram as fontes. O voo inaugural da aeronave já foi adiado três vezes. A estreia, que marca a tentativa da Bombardier de entrar em um mercado dominado por Airbus e Boeing, ficou mais pró

PASSAGEIROS PREFEREM WI-FI A POLTRONAS MAIS CONFORTÁVEIS

Imagem
A Honeywell Aerospace divulgou uma pesquisa sobre a mudança de valores dos consumidores quanto à definição de conforto a bordo de um avião. A maioria prefere ter acesso à internet a um maior espaço entre as poltronas, por exemplo. A pesquisa foi realizada com mais de três mil adultos do Reino Unido, dos Estados Unidos e de Cingapura, que usaram wi-fi nos últimos 12 meses. Os dados revelam que mais de um terço dos norte-americanos e cingapurianos, e quase metade dos britânicos, abririam mão de uma comodidade, como um assento preferencial, para ter uma melhor conexão internet. Quase dois terços dos passageiro s preferem ter acesso wi-fi de alta velocidade e que lhes permita transmitir vídeo e música em voo, do que sentar-se no seu lugar preferido. Mais de 75% dos pilotos que responderam a pesquisa acha que o acesso sem fio deve estar sempre disponível nos aviões. A maior parte dos entrevistados diz que usa a conectividade em voo predominantemente para fins pessoais (

PILOTO MORRE APÓS QUEDA DE AVIÃO EM MARICÁ, LITORAL DO RIO DE JANEIRO

Imagem
  Avião caiu em cima de muro de residência no Parque Eldorado (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá)    Um homem morreu e outro ficou ferido após a queda de um avião em Maricá , no litoral do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (11). Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o avião partiu da pista de instrução do AeroClub de Maricá, que funciona no aeroporto da cidade. Segundo informações do AeroClub, o piloto que morreu era estudante de uma escola de aviação na cidade. O ferido é um instrutor. O avião que é um monomotor CESSNA 152 , caiu em cima de um muro de uma residência, no bairro Parque Eldorado, próximo ao Centro da cidade. A área foi isolada pela Guarda Municipal e por agentes da Defesa Civil. O homem ferido foi encaminhado para o Hospital Conde Modesto Leal. Nomes e idades das vítimas ainda não foram divulgados. fonte/foto/G1

INCIDENTE COM ATR DA TRIP NO DIA 10 DE SETEMBRO EM JOÃO PESSOA

Um ATR 72-500 da Trip Linhas Aéreas, matrícula PP- PTQ, realizando vôo T4-5362/AD-5362 de João Pessoa , PB a Salvador, BA ( Brasil ) com 52 passageiros , retorno a João Pessoa após 35 minutos de voo em razão de uma pane no motor esquerdo. Um passageiro relatou a hélice direita parado. A companhia aérea confirmou a aeronave retornou a João Pessoa para uma aterragem segura. fonte/AvHerald

INCIDENTE COM EMBRAER E195 DA AZUL NO DIA 8 DE SETEMBRO EM SÃO PAULO

Um Embraer ERJ -195 da Azul Linhas Aéreas, matrícula PR- AYT , realizando o voo A D- 4165 , de Navegantes , SC,  para Campinas, SP (Brasil), precisou desligar o motor esquerdo ( CF34 ) devido uma queda na pressão do óleo, e pousar no  Aeroporto de Guarulhos. O avião realizou um pouso seguro . Os técnicos de  manutenção identificaram qua a bomba de óleo do motor estava rachada . fonte/AvHerald