quarta-feira, 11 de junho de 2014

AEROVIÁRIOS DO GALEÃO, SANTOS DUMONT E JACAREPAGUÁ FAZEM PARALIZAÇÃO DE 24 HORAS A PARTIR DA 0:00 DE QUINTA-FEIRA (12/06)

Os aeroviários do Rio farão uma paralisação de 24 horas nos aeroportos Galeão, Santos Dumont e Jacarepaguá, segundo o Sindicato Municipal dos Aeroviários do Rio (Simarj). A greve vale a partir da 0h desta quinta-feira (12). A categoria luta por melhores condições e a assinatura da convenção coletiva. De acordo com Fernando Medeiros, assessor do Simarj, 80% do serviço será mantido.

Os aeroviários são os profissionais que não trabalham embarcados e prestam serviço em aeroportos, em balcões de check in, manutenção, servições gerais, mecânicos, engenheiros, entre outros. Pilotos, comissários e funcionários de alfândega fazem parte de outra categoria, a dos aeroportuários.

O Simarj informou que a Anac autorizou quase 20 mil voos a mais durante a Copa do Mundo no Brasil e, só no Rio de Janeiro, serão 2 mil a mais. Fernando Medeiros diz que não houve acordo entre os aeroviários e o Sindicato das Empresas Aéreas (Snea) e que as empresas demitiram alguns trabalhadores antes do mundial. O G1 tentou obter um posicionamento do Snea, mas até a última atualização desta reportagem não havia conseguido contato.

“Os trabalhadores que são terceirizados também deveriam ser da empresa. Não é pago um adicional de periculosidade e eles querem aumentar a carga horária de 6h para 8h diárias. A presidenta deu algumas gratificações para as empresas aéreas e esses subsídios não foram repassados para os trabalhadores”, disse Fernando.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou através de nota que “está acompanhando a situação e os eventuais impactos nas operações”. A agência explica que as "empresas aéreas possuem planos de contingência elaborados para o período da Copa" (leia a íntegra da nota abaixo).

Sindicato Nacional fez acordo
A assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) informou a greve é somente da Simarj e que entidade fechou acordo com as empresas aéreas no dia 3 de junto, referente à Campanha Salarial 2013/2014. A assinatura de atualização da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) ocorreu após a categoria aceitar a proposta apresentada pela empresa, durante assembleias.

O acordo fechado entre empresas e trabalhadores garantiu a extensão da licença maternidade de quatro para seis meses. O reajuste nos pisos foi de 7%. Nas demais cláusulas econômicas, como salários, vale refeição e vale alimentação, a reposição foi feita de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor), de 5,6%.

A direção do SNA informa que não é oportunista e acata a decisão do trabalhador. Porém, algumas bases desse Sindicato, onde houve a tentativa de criação de novos sindicatos, estão convocando paralisação, na tentativa de confundir a categoria e a opinião pública. A direção dessa entidade já passou essas informações tanto para o MPT (Ministério Público do Trabalho) como para o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas).

Companhias aéreas
A TAM informou através de nota que não há ameaça oficial de greve de seus funcionários neste momento. "A companhia mobilizará a sua equipe e não medirá esforços para que seus voos operem nos horários programados, com o objetivo de mitigar os transtornos inerentes a uma eventual paralisação nos aeroportos", disse a nota.

Confira a íntegra da nota da Anac:
A Anac informa que está ciente acerca do assunto e está acompanhando a situação e os eventuais impactos nas operações. Além disso, as empresas aéreas possuem planos de contingência elaborados para o período da Copa. A Anac continuará monitorando a prestação de assistência aos usuários conforme dispõe a Resolução nº 141/2010 da ANAC.

Pela Resolução acima citada, é dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo. Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas. Nos casos de preterição de passageiro por troca de aeronave de capacidade inferior, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010.

Em caso de cancelamento programado de voo, as companhias aéreas devem acomodar o passageiro em voo próprio a ser realizado em data e horário de conveniência do usuário. Caso o voo ofertado não atenda as necessidades do passageiro, a empresa deve prover o reembolso de acordo com a forma de pagamento utilizada na compra da passagem. As providências para o reembolso devem ser imediatas.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. Descumprimento à resolução pode gerar multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração, por passageiro.

Além disso, a Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

fonte/G1


CARTA AOS PASSAGEIROS 
DECRETAÇÃO DE GREVE 
 
 
 
PREZADOS PASSAGEIROS 
 
 
OS TRABALHADORES AEROVIÁRIOS DO MUNICÍPIO DO RIO DE 
JANEIRO VÊM A PÚBLICO PARA DIZER-LHES QUE NÓS TAMBÉM 
SOMOS BRASILEIROS E COMO TAL, ESTAMOS TORCENDO PELO 
BRASIL NO SENTIDO DE CONQUISTARMOS O HEXACAMPEONATO 
MUNDIAL, PORTANTO ESTAMOS JUNTOS. 
 
INFELIZMENTE SÃO DECORRIDOS APROXIMADAMENTE 09 MESES QUE 
ESTAMOS TENTANDO ASSINAR A CONVENÇÃO COLETIVA DE 
TRABALHO COM OS SINDICATOS QUE REPRESENTAM AS EMPRESAS 
DE TRANSPORTE AÉREO - SNEA, AS EMPRESAS DE TAXI AÉREO – 
SNETA E AS EMPRESAS AUXILIARES DE TRANSPORTE AÉREO – 
SINEATA; SEM SUCESSO. 
 
AS ASSINATURAS DAS CONVENÇÕES ACIMA CITADAS GARANTEM AOS 
TRABALHADORES OS DIREITOS LABORAIS ASSEGURADOS. 
 
CONTINUAMOS ATÉ A PRESENTE DATA AGUARDANDO UMA SOLUÇÃO 
PARA AS PENDÊNCIAS. ENQUANTO NÃO TIVERMOS UMA RESPOSTA 
SATISFATÓRIA CONTINUAREMOS EM ESTADO DE GREVE. 
 
Com a intenção de contarmos com o seu entendimento 
Agradecemos a sua Atenção & Compreensão

PROJETO ASTROS 2020 - PRIMEIROS TIROS DAS VIATURAS MK6 - EXÉRCITO DO BRASIL


A-4 SKYHAWK (DISCOVERY WINGS GREAT PLANES)


EMIRATES CANCELA ENCOMENDA DE 70 AVIÕES AIRBUS A350XWB

A350 XWB

A construtora europeia Airbus anunciou nesta quarta-feira, dia 11 de Junho, que chegou a acordo com a companhia Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, quanto ao cancelamento por mútuo acordo de uma encomenda de 70 aviões A350XWB, feita em 2007. Os aparelhos, 50 da versão 900 e 20 da versão 1000, deveriam começar a chegar à companhia em 2009.

O A350XWB é o mais recente avião de passageiros para o longo curso, lançado pela Airbus, e que atualmente está em fase final de testes para começar a ser entregues a diversas companhias aéreas mundiais, incluindo a portuguesa TAP.

No comunicado distribuído esta manhã em Toulouse (França), onde a construtora tem a sua sede e principais instalações fabris, a Airbus refere que o cancelamento resulta de uma reestruturação da frota da companhia que tem sede no Dubai e que é hoje uma das mais relevantes em dimensão e serviço, no mundo da aviação comercial.

A construtora aeronáutica lembra que esta reestruturação tem vindo a ser discutida e acompanhada pela Airbus, desde há algum tempo, o que levou já a Emirates a encomendar mais 50 aviões Airbus A380, um modelo de avião do qual a Emirates é hoje o maior operador mundial. 

O primeiro A380 da Emirates fez o voo inaugural a 1 de Agosto de 2008. A companhia até meados de 2013 tinha encomendados 90 aparelhos A380, tendo acrescentado uma nova encomenda de 50 aviões semelhantes durante o Dubai Air Show, no final do ano passado. Isto significa que até final da corrente década a Emirates terá uma frota constituída por 140 aviões, apenas na gama A380.

fonte/NewsAvia/foto/Divulgação

ILS CAT 2 DO AEROPORTO SALGADO FILHO DEVE SER LIBERADO NA QUARTA-FEIRA


Aparelho antineblina do Salgado Filho deve ser autorizado na quarta Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União o equipamento poderá ser utilizado Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O aparelho antineblina do Aeroporto Salgado Filho deve ter uso autorizado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na quarta-feira. No entanto, somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União, o equipamento, que  reduzirá em até 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo, poderá ser utilizado.

A informação foi divulgada na noite desta terça-feira pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, depois que o ministro Moreira Franco solicitou à Anac informações sobre o procedimento de homologação do sistema de pouso por instrumentos (ILS categoria 2) no aeroporto da Capital. Não há previsão de quando a autorização da Anac deve ser publicada no Diário Oficial da União, mas a expectativa da SAC é de que o aparelho, chamado de ILS CAT 2, esteja em funcionamento até quinta-feira, antes do início da Copa do Mundo.

Devido à neblina, o aeroporto Salgado Filho viveu nesta terça-feira seu dia com maior tempo de fechamento do ano. Foram nove horas sem funcionamento dos voos, o que causou o cancelamento de 28 viagens e o atraso de 73.


O pior caso até então havia sido em 27 de maio, quando os voos ficaram suspensos por sete horas e 40 minutos. No total, maio registrou 28 horas e oito minutos com os terminais fechados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

As operações foram suspensas à 1h35min. Às 6h41min, as decolagens voltaram a operar, mas às 7h39min fecharam novamente e só retornaram às 10h20min. Os pousos só foram permitidos às 10h40min. Entre os passageiros que não conseguiu embarcar pela manhã estava o prefeito de Porto Alegre José Fortunati.

Na segunda-feira, os seriços no Salgado Filho também foram suspensos por causa do nevoeiro. O local ficou cerca de três horas sem pousos e decolagens.


fonte/foto/ZeroHora



TALIBÃS ASSUMEM AUTORIA DE ATENTADO A AEROPORTO NO PAQUISTÃO

Rebeldes talibãs do Paquistão assumiram na segunda-feira (9) a autoria de um ataque ao aeroporto de Karachi, segundo informaram autoridades locais. Pelo menos 27 pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias britânica Reuters.

Na noite de domingo (8), homens fortemente armados atacaram o aeroporto, obrigando o cancelamento de todos os voos. Três explosões foram registradas, e uma delas causou incêndio em um dos terminais. O Exército paquistanês anunciou que retomou o controle do aeroporto na manhã desta segunda-feira, após 6 horas de operação contra grupo armado.

 "Realizamos o ataque contra o aeroporto de Karachi para vingar a morte de Hakimullah Mehsud [antigo chefe do Movimento dos Talibãs do Paquistão, ou TTP]", disse à agência AFP o porta-voz do movimento, Shahidullah Shahid. Desde 2007, o TTP realiza uma rebelião armada contra o governo do país.

Mehsud morreu em novembro do ano passado, por um disparo de um drone dos Estados Unidos em zonas tribais do noroeste do Paquistão.

O ataque envolveu 10 militantes, com fuzis de assalto e explosivos. Segundo a polícia, pelo menos um deles usava colete de homem-bomba. Militares foram chamados para ajudar a polícia a combater os terroristas e impedir a continuação do atentado no aeroporto.

Depois de quase 12 horas do início do ataque, o terminal foi liberado. Todos os militantes foram mortos, anunciou um porta-voz militar. O jornal americano "The Washington Post" diz que os terroristas tentaram sequestrar um avião, mas foram impedidos.

O ataque em Karachi coincide com o recente fracasso das negociações de paz entre as duas partes. Segundo Shahid, os diálogos são uma "ferramenta de guerra" do governo contra o TTP.

Na província do Baluchistão, no sudoeste do país, outros dois ataques no domingo mataram 23 pessoas, a maioria peregrinos xiitas.

fonte/Reuters/G1

VOO PARA MIAMI É EVACUADO NO AEROPORTO DE SALVADOR

Uma evacuação de emergência no voo Salvador-Miami, às 22h05 de segunda-feira, 9, assustou os passageiros a bordo do avião da companhia American Airlines no aeroporto de Salvador. 

Segundo um passageiro, que não quis se identificar, após o embarque, quando o comandante anunciou a decolagem, os problemas da aeronave foram informados. Uma batida do caminhão que abastecia o tanque do avião teria furado o compartimento e espalhado o combustível na pista. Ninguém ficou ferido no incidente.

Ainda conforme o passageiro, as bagagens ficaram retidas e as passagens foram remarcadas para esta terça-feira, 10, no mesmo mesmo horário. O denunciante ressaltou que as pessoas a bordo da aeronave só foram informadas do ocorrido três horas depois, quando já haviam descido do avião.
A assessoria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) confirmou o incidente e o devido suporte aos passageiros, mas informou que não tem como responder pelo ocorrido. Somente a empresa responsável poderá responder pelo episódio.

A equipe do Portal A Tarde entrou em contato com o balcão do Aeroporto e com a gerência da companhia aérea American Airlines, mas sem resultado até o fechamento da matéria.

fonte/ATarde

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...