domingo, 21 de dezembro de 2008

BOEING PEGA FOGO AO TENTAR DECOLAR DO AERPORTO DE DENVER (EUA)

Um Boeing 737-500 da Continental Airlines saiu da pista e pegou fogo depois de tentar decolar em Denver, nos Estados Unidos, na noite deste sábado (20). No acidente, ao menos 38 pessoas ficaram feridas, dos quais uma em estado grave, segundo as agências de notícias internacionais.A aeronave com destino a Houston, no Texas, transportava 112 pessoas e saiu da pista pouco depois de percorrer cerca de 700 metros, de acordo com autoridades do aeroporto. O avião teria parado após descer um barranco e se incendiar. A causa do acidente, porém, ainda é desconhecida.O chefe dos bombeiros, Steve Garrod, confirmou que a aeronave pegou fogo e que havia danos na parte direita do avião. Ele informou ainda que o incêndio foi controlado rapidamente.Os 107 passageiros e cinco tripulantes foram retirados da aeronave, um Boeing 737, pelas saídas de emergência e com a ajuda das rampas de emergência. Os feridos foram transportados de ambulâncias para um hospital da região.No momento do acidente em Denver, a temperatura estava fria mas não havia neve na pista, segundo os bombeiros, quando o vôo 1404 da Continental Airlines tentou decolar, por volta de 23h20.O acidente forçou o bloqueio da pista oeste do Aeroporto Internacional de Denver, e provocou atrasos de 40 minutos nas demais operações do complexo.
Fontes: G1 / AP / EFE / Reuters

AVIÃO DO AEROCLUBE DE GUARAPUAVA (PR) FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA

Uma aeronave de instrução de vôo fez um pouso de emergência no início da tarde deste sábado (20), em Guarapuava (PR).O avião Aero Boero AB-115, prefixo PP-GOL, do Aeroclube de Guarapuava, estava voltando de manutenção feita em uma oficina especializada em Curitiba. Os dois passageiros não se feriram.O piloto, que estava acompanhado de um passageiro, já tinha começado os procedimentos de pouso quando o motor apagou. Segundo Josimar Karpinski, presidente do Aeroclube de Guarapuava, o piloto, percebendo que não conseguiria chegar ao aeroclube da cidade, local onde iria pousar, ele fez um pouso alternativo em uma lavoura de soja no bairro Morro Alto, próximo de Guarapuava."Foi um pouso alternativo, feito dentro dos procedimentos previstos para este tipo de situação. Os pilotos são treinados para isso", afirmou Karpinski.Técnicos vindos de Curitiba devem fazer um laudo para apurar as causas do acidente.
Fontes: G1 / Gazeta do Povo / ANAC

UM MORTO EM QUEDA DE AVIÃO EM VANUATA

Uma pessoa morreu na queda de um avião da transportadora aérea Air Vanuatu na ilha de Espírito Santo, no Pacífico Sul, causando um morto, enquanto nove passageiros conseguiram escapar, disse hoje fonte do exército francês na Nova Caledónia.O aparelho, um Britten Norman Highlander, chocou-se por razões que as autoridades ainda não conseguiram apurar numa montanha com 1.300 metros de altitude, numa zona florestal de acesso difícil na ilha de Espírito Santo, no noroeste do arquipélago de Vanuatu, independente desde 1980.
Com falta de meios, as autoridades de Vanuatu pediram auxílio ao exército francês estacionado na Nova Caledónia, província ultramarina de França.O exército francês fez deslocar para o local um helicóptero Puma, indo a bordo uma equipa de socorro que, apesar das condições climatéricas difíceis, conseguiu identificar e recolher o corpo do piloto morto e um passageiro gravemente ferido.Os oito restantes passageiros aventuraram-se pela floresta em busca de socorro, tendo os militares franceses encontrado sete e as equipas de socorro de Vanuatu descoberto o restante.Todos os passageiros são cidadãos de Vanuatu, referiu o exército francês.
Fonte: Agência Lusa (Portugal)

AVIÃO CAI EM OHIO (EUA), PILOTO MORRE

Um piloto de Ohio morreu na queda de um pequeno avião Piper Saratoga, fabricado em 1997 e registrado para a Sierra-November Aviation, na área rural de Uniontown, cerca de 10 milhas a sudeste de Akron, em Ohio (EUA), na sexta-feira (19).Michael Connell, 45 anos, era consultor de mídia que ajudou a operar sites da campanha para o presidente Bush e para o ex-candidato presidencial John McCain.Ele estava tentando aterrissar a aeronave no Aeroporto Akron-Canton.Connell foi o CEO e fundador da base em Cleveland da New Media Communications, que construiu sites para as campanhas de Bush e McCain, de acordo com o Web site da companhia. O site diz que a empresa também trabalhou com o Partido Republicano de Ohio, o Comitê Nacional Republicano e outros grupos políticos.Ninguém ficou ferido em solo e o avião não levava nenhum passageiro.
Fontes: FoxNews

BRITISH AIRWAYS E AMR PODEM ADIAR FUSÃO, DIZ JORNAL

A união entre a companhia de aviação British Airways e a AMR Corp., da American Airlines, poderá ser adiada por vários meses depois que os reguladores norte-americanos pediram mais informações sobre a proposta de fusão, informou o Sunday Telegraph.O departamento de transporte dos Estados Unidos pediu à British Airways para detalhar as informações sobre seus planos de expansão globais, incluindo o impacto que a aliança entre as duas empresas terá no mercado de aviação dos Estados Unidos e também outros planos de fusão da empresa.O jornal The Mail on Sunday informou que a British Airways também abriu negociações com a Alitalia para a criação de vínculos comerciais. As empresas estão discutindo um esquema de divisão de receita para certas rotas.
Fonte: Dow Jones

INFRAERO NEGA PROBLEMA EM ESTEIRAS DE BAGAGENS NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Em nota, empresa disse que houve má utilização do equipamento.Gol informou anteriormente que problema provocou atrasos nos voos.
Problemas operacionais complicaram a vida de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos neste domingo (21).
A Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou nota, neste domingo (21), contestando informação da Gol sobre problemas nas esteiras de bagagens no Aeroporto de Cumbica, o que teria, segundo a empresa aérea, provocado atrasos em vôos durante a manhã.O documento da Infraero informa que não houve problemas na estaeira de bagagens, mas a má utilização da esteira pelos funcionários da empresa aérea. Ainda de acordo com a nota da Infraero, a empresa aérea sabe que existe um peso máximo permitido pelo fabricante das esteiras e, se não utilizadas de maneira correta, pode vir a acontecer uma paralisação momentânea.A Infraero informou ainda que não foi necessária a presença da equipe de manutenção no local. Preventivamente, a Infraero está disponibilizando um técnico em mecânica para monitorar e orientar os funcionários da cia aérea.A Infraero alerta para que a Gol reforce o treinamento de seus funcionáriosIrritaçãoO problema nas esteiras rolantes das bagagens e falhas na conexão com operadores de telecomunicações da empresa aérea Gol atrasaram em uma hora os vôos programados para o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã deste domingo. O incidente causou filas nos check-ins. A demora para embarcar irritou alguns passageiros no saguão.Por meio de nota à imprensa, a GOL informou que “uma falha na conexão entre duas operadoras de telecomunicações que prestam serviços à companhia deixou inoperante o sistema de atendimento aos passageiros em algumas posições de check-in no aeroporto internacional de Guarulhos”.“Esta ocorrência, acrescida de um defeito nas esteiras de bagagens do terminal da Infraero, fez com que os primeiros vôos deste domingo saíssem com atraso de cerca de uma hora. A Companhia ressalta que o sistema de atendimento foi normalizado por volta das 9h e que a Infraero já está consertando as esteiras de bagagens. Neste momento, a GOL trabalha com a maior agilidade possível no sentido de reduzir suas filas no terminal”, encerra a nota.
Fonte: G1

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...