segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

AEROPORTO DE VIRACOPOS TEM QUEDA NO NÚMERO DE PASSAGEIROS E CARGA


Viracopos recebeu 3,5 milhões de passageiros no primeiro quadrimestre de 2015 (Foto: Frederico Andrade)
Viracopos encerrou 2016 com menor número de passageiros em três anos  (Foto: Frederico Andrade)


O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), encerrou 2016 com 9,3 milhões de passageiros, o menor fluxo em três anos, de acordo com a concessionária que administra o terminal. A crise econômica também refletiu no terminal de cargas e as receitas encolheram.
No comparativo com 2015, o terminal recebeu 999,4 mil viajantes a menos, total que representa diminuição de 9,6%. A quantidade de passageiros em voos internacionais diminuiu 28,5%, enquanto nos domésticos houve 8,4% de usuários a menos. Veja evolução na tabela abaixo.
"As pessoas estão mais contidas, as empresas estão reduzindo custos de forma geral e a área dos transportes é sempre afetadas. Há um reflexo direto do nível econômico do país", explica o diretor de operações em Viracopos, Marcelo Mota, sobre a retração no movimento de viajantes.
Durante o ano, também houve mudanças em rotas. A American Airlines deixou de realizar voos diários para Miami, Estados Unidos; enquanto a Azul anunciou compra de 40% do capital da TAP - antes responsável por operar voos semanais para Lisboa, em Portugal. Na segunda quinzena de 2015, a Copa Airlines também encerrou voos para cidade do Panamá.
AnoVoos DomésticosVoos InternacionaisTotal
20139,23 milhões60,8 mil9,29 milhões
20149,74 milhões103,4 mil9,84 milhões
20159,67 milhões646,1 mil10,32 milhões
20168,86 milhões462 mil9,32 milhões
Fonte: Aeroportos Brasil Viracopos





Queda de receitas e negociações
Além de perder passageiros, Viracopos registrou pelo terceiro ano consecutivo queda nas operações do terminal de cargas. A estrutura contabilizou 58,5 mil toneladas de materiais exportados, alta de 12,2% em relação a 2015, mas as importações tiveram retração de 17,2% - foram de 124,4 mil toneladas para 103 mil toneladas. As receitas do setor diminuíram 3%.

"Perdemos muito, quase dois terços do volume de cargas desde que assumimos [2013]. O aeroporto só não foi mais impactado, porque tivemos algum benefício por causa do preço do dólar, e estamos buscando maior eficiência ao trabalhar com cargas de alto valor agregado", avalia Mota. O setor responde por aproximadamente 65% das receitas totais do aeroporto.
Para melhorar os indicadores a partir deste ano, explica Mota, Viracopos estuda negociar rotas para países latino-americanos com intuito de elevar movimento de passageiros e faturamento com cargas.
A escolha, segundo ele, ocorre por causa da estabilidade no continente europeu e porque as empresas atuantes no mercado asiático estão focadas em acordos "regionais".
"Nós não chegamos a projetar números, porque depende das negociações. Ainda há muita viabilidade de interligação entre capitais, há oportunidade de investimentos", conta ao admitir que a concessionária tem metas internas, mas não divulga por causa de concorrência. Há dois meses, o aeroporto lançou incentivos para aquecer as operações de cargas. Segundo Mota, uma aeronave deste setor representa a mesma lucratividade de até 20 voos de passageiros.
Reequilíbrio financeiro e novos negócios
Outro ponto destacado por ele foi a primeira revisão extraordinária do contrato de concessão pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em dezembro do ano passado. A instituição aprovou repasse de R$ 209,9 milhões, valor do qual foram descontados R$ 182 milhões da outorga anual - valor devido pela concessionária ao governo federal pelo direito de operar o aeroporto.

fonte/G1

SAAB JAS 39C GRIPEN CAI NA TAILÃNDIA



Um caça-bombardeiro Saab JAS 39C Gripen da Força Aérea Tailandesa caiu neste sábado, dia 14 de janeiro, durante uma demonstração de acrobacia aérea no Aeroporto Internacional de Hat Yai, no sul da Tailândia.
O acidente, em que morreu um piloto militar de 35 anos de idade, que era o único tripulante da aeronave, ocorreu durante um festival aéreo integrado nas celebrações do Dia da Criança que se celebrou neste sábado naquele país asiático.
O avião caiu num terreno pertencente ao perímetro aeroportuário e embora a queda tenha sido presenciada pelos milhares de pessoas que se encontravam no local, não se registaram vítimas em terra.
O ministro da Defesa e o comandante-chefe da Força Aérea da Tailândia anunciaram a abertura de um inquérito para apurar as causas do desastre.

A seguir mostramos um vídeo que se encontra já a circular no canal ‘YouTube’, disponibilizado pelo canal televisivo ‘Gimyong Channel’ e que documenta a queda do caça-bombardeiro tailandês.
fonte/foto/NewsAvia

BOEING 747-400F CAI NO QUIRQUISTÃO


Um Boeing 747-400f cargueiro da MYCargo Airlines, realizando um voo em nome da Turkish Airlines,  registro TC-MCL, voo TK-6491,  de Hong Kong (China) para Bishkek (Quirguistão) com 4 tripulantes,caiu quando estava na aproximação final para a pista 26 de Bishkek  às 07: 18L (01: 18z).

A Boeing informou que o vôo TK-6491 operado pela MyCargo sofreu um acidente perto do aeroporto de Manas em Bishkek e estendeu as  condolências para as famílias daqueles que morreram e os melhores votos para recuperação dos sobreviventes feridos. Uma equipe técnica está em stand by para ajudar na investigação.

A Turkish Airlines ofereceu suas condolências às famílias daqueles que morreram no acidente da aeronave da MyCargo Airlines no Quirguistão.

Ministro da Saúde do Quirguistão informou todos os 4 pilotos e 28 pessoas em terra morreram, 8 feridos receberam lesões e foram encaminhados para hospitais.

O primeiro-ministro do Quirguistão afirmou que o Comitê de Aviação Interestadual (IAC, também conhecido como MAK) vai investigar o acidente. A aeronave estava prestes a pousar para um  reabastecimento de combustível em seu voo de Hong Kong para Istambul e foi autorizado para pousar pelo controle de tráfego aéreo. Onze aviões tinham pousado sem incidente antes do avião da MyCargo cair na manhã de 16 de janeiro.

Serviços de Emergência informaram que o a aeronave destruiu entre 30 a  43 casas na aldeia de Aviator Society, espalhando os destroços sobre uma área de 1000 metros.

O Ministério de Transportes do Quirguistão informou que a aeronave estava em aproximação do leste parao oeste quando impactou na cerca do aeroporto e, posteriormente, caiu sobre diversas  propriedades.

MyCargo Airlines era conhecida anteriormente como ACT Airlines.

fonte/foto/AvHerald/AgInternacionais

Metars:
UCFM 160300Z VRB01MPS 0100 R26/0150N FZFG VV001 M09/M10 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 160230Z VRB01MPS 0100 R26/0250N FZFG VV001 M09/M10 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 160200Z VRB01MPS 0150 R26/0375N FZFG VV001 M09/M11 Q1024 R26/19//60 TEMPO 0100 FZFG
UCFM 160130Z VRB01MPS 0150 R26/0550 FZFG VV001 M09/M10 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 160100Z VRB01MPS 0050 R26/0300N FZFG VV001 M09/M10 Q1023 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 160030Z VRB01MPS 0100 R26/0375 FZFG VV001 M09/M11 Q1023 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 160000Z VRB01MPS 0100 R26/0400 FZFG VV002 M09/M10 Q1023 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152330Z VRB01MPS 0100 R26/0450 FZFG VV002 M08/M09 Q1023 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152300Z 00000MPS 0100 R26/0375 FZFG VV002 M08/M09 Q1023 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152230Z VRB01MPS 0100 R26/0375 FZFG VV002 M08/M09 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152200Z VRB01MPS 0100 R26/0375 FZFG VV002 M08/M09 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152130Z VRB01MPS 0150 R26/0450 FZFG VV002 M08/M09 Q1024 R26/19//60 NOSIG 
UCFM 152100Z VRB01MPS 0100 R26/0400N FZFG VV002 M08/M09 Q1024 R26/19//60 NOSIG

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...