domingo, 24 de abril de 2011

CRI-CRI O MENOR AVIÃO DO MUNDO

JÁ IMAGINOU TER SEU CARRO ATINGIDO POR UM AVIÃO ......





Uma família em uma minivan Toyota Sienna andava por uma rua em Nova Orleans neste final de semana quando um monomotor surgiu do nada em sua frente. Sem poder desviar das asas do Piper os dois veículos colidiram.

A polícia disse que o senhor Houston Hunter de 60 anos voava sobre o Lago Ponchartrain para deixar seu neto quando o motor de seu Piper, com 50 anos de estrada, do nada começou a falhar. Sem poder voltar ao aeroporto, Hunter decidiu pousar na West End Boulevard em Nova Orleans.


 
Infelizmente uma família com cinco pessoas vinha no sentido contrário em sua minivan. Vamos deixar que a tradução da filha da vovó (a da van) dê uma ideia do ocorrido: “Ela pensou que morreria… ela nunca pensou que ficaria cara a cara um avião.”

Ambos os os veículos foram seriamente danificados, mas nem a família na van nem o piloto sofreram ferimentos graves.



fonte/Jalopnick/fotos/AP/Gerald Herbert
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - APROXIMAÇÃO ILS PARA PISTA 17R DE CONGONHAS, SÃO PAULO

Approach and Land - Congonhas (CGH) from Fabio Laranjeira on Vimeo.

AEROPORTO INTERNACIONAL PINTO MARTINS, FORTALEZA - ANTIGO ALTO DA BALANÇA



Fotos do Avião de Amélia Earhart pousado no Campo de Pouso do Alto da Balança - Cocorote 


O aeroporto teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até 2000 pelo Aeroclube do Ceará. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de base de apoio às Forças Aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens (Base do Cocorote), a atual pista principal do Aeroporto de Fortaleza.


velho terminal do Aeroporto Pinto Martins. - Arquivo OPovo


Em 13 de maio de 1952, o aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins, em homenagem ao cearense Euclides Pinto Martins* que realizou o primeiro vôo sobre o Oceano Atlântico entre Nova Iorque e o Rio de Janeiro, no início da década de 1920, a bordo do hidroavião Sampaio Correia. 



Arquivo D'Neto


A segunda pista do Alto da Balança foi ampliada de 1.500m para 2.545m em 1963. O primeiro terminal de passageiros e o pátio de aeronaves foram construídos em 1966.
A administração do Aeroporto foi transferida à Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), em 7 de janeiro de 1974 (Portaria nº 220/GM5, de 3 de dezembro de 1973), quando deu início a uma série de obras para revitalização e ampliação do complexo aeroportuário, entre elas a do pátio e a do terminal de passageiros.
Por meio de uma parceria entre a Infraero, governo federal e governo estadual, o aeroporto recebeu novo e moderno terminal de passageiros com 32.000 metros quadrados, inaugurado em fevereiro de 1998, pelo governador Tasso Jereissati. O novo terminal tem capacidade para 2,5 milhões de passageiros/ano, 14 posições para estacionamento de aeronaves e é dotado de modernos sistemas de automação, sendo classificado como Internacional em 1997 (Portaria 393 GM5,
de 9 de junho de 1997).

Arquivo D'Neto
Atualmente, o antigo aeroporto de Fortaleza funciona como Terminal de Aviação Geral (TAG), onde opera a aviação de pequeno porte (aviação geral, executiva e táxi aéreo).

fonte/foto/ FortalezaNobre
Enhanced by Zemanta

TAM TEM INTERESSE DE PARTICIPAR DE TERMINAIS NO BRASIL


A união entre a TAM e a chilena LAN é coisa antiga, diz Marco Antonio Bologna, presidente da holding brasileira, que tem como principal missão concluir o negócio até o fim do ano. O namoro entre as duas empresas começou nos anos 90 sob a batuta do comandante Rolim Amaro, fundador da TAM.

Rolim sempre acreditou na consolidação do setor aéreo e é sob esta inspiração que Bologna antecipou o interesse na privatização da TAP, a compra, em dois meses, de um terço da regional Trip e a disposição de entrar na concessão de aeroportos . Para o Executivo, "a participação do setor privado na melhora dos aeroportos é ′inexorável`. Sobre o processo de fusão com a LAN, Bologna disse que ainda não há efeito prático.

"O Tribunal de Defesa do Chile proibiu os atos de fusão enquanto não terminar sua análise e, a pedido de uma associação de consumidores, realizará audiências até o fim do mês para discutir os reflexos da operação, principalmente na linha Santiago-SP. No Brasil, deverá coincidir com a aprovação do Cade. Depois disso, temos outro caminho crítico, que é a aprovação dos acionistas não-controladores das duas companhias. No caso da TAM, vamos fazer uma oferta pública na Bolsa para que os minoritários possam trocar as ações da TAM pelas da Latam, numa relação de troca favorável, terá um prêmio. A gente vai solicitar a adesão de 95% desses acionistas, que têm 54% do capital (46% são da família Amaro). Se eles não quiserem, o negócio não sai" - disse o executivo.

fonte?OGlobo/DiarioDePernambuco
Enhanced by Zemanta

HOMEM COM FACA TENTA DESVIAR PARA TRÍPOLI VOO PARIS-ROMA


Um homem armado com faca tentou, neste domingo, desviar para Trípoli, na Líbia, um voo da Alitalia entre Paris e Roma, informou a agência ANSA, citando a polícia italiana. 

O homem armado com uma pequena faca se aproximou de uma comissária de bordo, por volta das 16h30 (de Brasília), para tentar dominá-la com a intenção de desviar o voo para Trípoli. 

O homem, ao que parece oriundo do Cazaquistão, foi rapidamente contido por passageiros e membros da tripulação, e o avião pousou sem problemas no aeroporto internacional de Fiumicino, às 17h05. 

O agressor, cuja identidade não foi informada, está detido na delegacia da polícia de fronteiras no aeroporto. 

fonte/AFP/Terra
Enhanced by Zemanta

AEROPORTO DE ST. LOUIS REABRE DEPOIS DE TORNADO NOS EUA

O aeroporto de St. Louis reabriu para alguns voos na noite de sábado, após um tornado passar pela área, destruindo casas e carros e deixando a cidade norte-americana sem eletricidade.

Autoridades fecharam o aeroporto internacional de Lambert-St. Louis depois do tornado na sexta-feira, que quebrou os vidros do terminal e deixou buracos no telhado, espalhando destroços e danificando ao menos um avião.

Mais de mil operários foram enviados para trabalhar no aeroporto e trazê-lo de volta à atividade. A energia foi restaurada no terminal e voos puderam novamente aterrissar no sábado à noite, disseram autoridades locais.

Esperava-se que o aeroporto fosse reaberto oficialmente no domingo e a partida de voos volte ao normal. Aproximadamente 70 por cento das operações do aeroporto estão normalizadas.

O governador de Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e liberou recursos do Estado para ajudar na limpeza.

Ao menos 750 casas foram danificadas e quase 100 foram destruídas, disse Nixon. Houve feridos mas nenhum morto até agora.

Autoridades locais disseram que 47 mil pessoas ficaram sem eletricidade depois da tempestade.

fonte/Reuters
Enhanced by Zemanta

PROBLEMAS COM VOOS DA TAM CAUSAM TUMULTO NO AEROPORTO SALGADO FILHO

Dois voos da TAM Linhas Aéreas tiveram problemas neste domingo no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Os passageiros do voo da companhia previsto para as 10h40min, com destino a Guarulhos, em São Paulo, já tinham embarcado quando foram avisados de que o avião não iria decolar em razão de problemas mecânicos.

— Já estávamos há mais de 45 minutos dentro do avião, quando nos pediram para sair e esperar na área de embarque. Era um avião grande, com mais de 200 passageiros. Minutos depois, um funcionário chamou os passageiros que tinham conexão para o Exterior para remarcar as passagens — conta a funcionária pública Luana Campello, que faria escala para Roma, na Itália, onde vai passar as férias.

Luana conseguiu remarcar seus dois voos para esta segunda-feira, mas lamenta o ocorrido:

— Já perdi um dia de hotel e vou perder um dia de férias, mas consegui resolver a minha situação. Tem muita gente aqui esperando há horas e ainda não teve informações. Os ânimos se alteraram, um passageiro e um funcionário da empresa trocaram agressões físicas. É uma pena.

A diretora-comercial Roseli Sritzen também estava no voo. Ela veio de Recife (PE) com a família para visitar parentes em Porto Alegre:

— Cheguei aqui às 9h e ainda estou no aeroporto sem saber quando vou chegar em casa. Somos um grupo de 60 pessoas que iria para Guarulhos e depois para Recife. Até agora a TAM não nos informou sobre quando vamos conseguir embarcar. Estou esperando para poder desmarcar meus compromissos de amanhã.

Segundo Roseli, além disso, o que chamou atenção no caso foi a confusão que o problema gerou no aeroporto.

— Foi um caos. Não traziam as nossas bagagens, não organizaram uma fila para cada um tentar resolver a sua situação, enfim, ficamos aqui no meio de um tumulto. Eles estavam muito despreparados — critica.

Reclamação semelhante fez a gerente de contas Jerusa Dalla Valle. Ela mora em São Paulo e iria embarcar com o marido para Congonhas às 14h20min. No entanto, o casal e mais quatro passageiros foram impedidos de pegar o voo, pois, segundo a companhia, o voo estaria com excesso de peso.

— Foi bem complicado, esperamos muito tempo e queriam nos realocar em um voo com conexão em Curitiba que chegaria em São Paulo depois das 20h. Depois de muita discussão, conseguimos um voo às 17h20min — diz Jerusa.

De acordo com ela, este tipo de problema com a companhia aérea é recorrente no Aeroporto Salgado Filho:

— Eu e meu marido viajamos por todo Brasil e nunca temos problemas. Aqui já aconteceu mais de uma vez.

Passageiros que tentavam vaga em voos no fim da tarde informaram que muitas pessoas foram levadas a hotéis e só embarcariam no dia seguinte. Outras, que teriam perdido conexões, seriam levadas a São Paulo e lá seriam hospedadas em hotéis.

Segundo a psicóloga Luciane Ribeiro, que conseguiu garantir o embarque às 17h20min, a situação dos passageiros só começou a ser resolvida depois de quase cinco horas de espera:

— Esperava estar em casa para o almoço de Páscoa, em vez disso passamos a manhã e parte da tarde esperando uma explicação.

Funcionários da TAM no aeroporto não quiseram dar explicações sobre o ocorrido à reportagem. Zero Hora tentou entrar com contato com a empresa, mas não conseguiu retorno.

fonte/ZeoHora
Enhanced by Zemanta

MOTORISTAS ENFRENTAM FILAS E ESTACIONAM CARROS SOBRE CANTEIROS NO AEROPORTO INTERNACIONAL TOM JOBIM


RIO - Considerado o pior aeroporto do país em relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado em fevereiro , o Aeroporto Internacional Tom Jobim acumula reclamações de passageiros. A falta de estrutura do estacionamento, que já foi alvo de protestos no domingo (17) , volta à cena no registro de leitores. Diante da falta de vagas do aeroporto, por onde passaram 12,2 milhões de pessoas em 2010, a saída encontrada por motoristas é parar o carro em cima de canteiros, como relata o internauta Luiz Lopes ao Eu-repórter:
"A Infraero, não satisfeita em brindar os cariocas com um aeroporto internacional caindo aos pedaços e imundo, agora cobra (e caro) para os usuários do estacionamento do Galeão estacionarem em cima do gramado e das calçadas. No Santos-Dumont, a fila de espera por uma vaga no estacionamento alcança o Aterro. Será tão difícil fazer um edifício-garagem? E as autoridades dizem que tudo estará OK até a Copa".


O fato de o Rio ser cidade-sede de jogos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 também preocupa o internauta Alexandre Saad, outra vítima da limitada estrutura do Galeão. 

"Como prova do despreparo, do desrespeito e da falta de planejamento, fui surpreendido ao ver às 6h desta sexta-feira (22) que os estacionamentos do Galeão estavam lotados e com fila de espera. Aonde vamos chegar? Imagina passar vergonha mundialmente na Olimpíadas e Copa do Mundo..." 

Segundo a Infraero, a modernização dos estacionamentos do Aeroporto Internacional Tom Jobim já estão sendo estudada, a fim de aumentar o número de vagas. Também está nos planos da empresa a instalação de novas cabines na saída do estacionamento e guichês de pagamento dentro do terminal de passageiros, para minimizar os transtornos pelos quais as pessoas estão sendo obrigadas a enfrentar.

fonte/OGlobo
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...