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Mostrando postagens de fevereiro 1, 2009

VANTAGENS DA ALIANÇA-FRANÇA

Ao mesmo tempo em que lançou em dezembro último o Plano Nacional de Defesa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou com o presidente francês Nicolas Sarkozy importante acordo na área militar, que envolve a construção em parceria com o Brasil de 50 helicópteros e de quatro submarinos convencionais e um movido a propulsão nuclear, que já está sendo desenvolvido pela Marinha em Iperó, São Paulo. Os valores pertinentes são de elevado montante, com especulação na imprensa que poderão chegar a R$ 28,6 bilhões, dos quais R$ 19,9 bilhões destinar-se-ão a empresas francesas.O aspecto novo nesse entendimento bilateral será a transferência de tecnologia de geração avançada para o Brasil em áreas ligadas à defesa. Ressalte-se que do chamado BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), países emergentes economicamente e de grande extensão territorial, o Brasil é o único despreparado militarmente. A Rússia, como herança da extinta União Soviética, acumula gigantesco arsenal de bombas atômicas e de h

O GOVERNO RUSSO CONFIRMA O PAK-FA (T-50) VAI VOAR EM 2009

Finalmente, parece que o “Sukhoi PAK FA” (PAK-FA) (Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsyi ou “Promissor Sistema Aéreo para a Aviação de Linha de Frente”) o projeto de um caça de 5ª geração russo está a entrar na fase final… O projeto é conhecido internamente na Sukhoi como T-50, o que explica porque aparece ora sob essa designação, ora sob a designação “PAK-FA”. O avião, na Força Aérea Russa deverá substituir os remanescentes MiG-29 e SU-27 ainda em operação e sabe-se agora que terá construído o seu primeiro protótipo ainda neste ano de 2009. A informação foi fornecida por Viktor Khristenko, ministro da indústria e da energia da Federação Russa ainda em abril de 2008. Recentemente, o vice-primeiro ministro russo Sergei Ivanov repetiria a mesma data de 2009 em 21 de janeiro deste ano, mas deslocando-a agora para o final do ano. Desta forma se confirma a antecipação em um ano da data da construção do primeiro T-50/PAK-FA.O primeiro protótipo está a ser construído na fábr

ANALISTAS VÊEM MAIOR PODERIO MILITAR DO BRASIL

Especialistas em defesa afirmam que as compras de material militar recentemente fechadas pelo governo não apenas repõem a capacidade bélica do País, mas também apontam para uma alteração, a longo prazo, do peso político-estratégico do Brasil no mundo. Segundo esses pesquisadores, as Forças Armadas brasileiras continuarão distantes de países líderes no setor, como Estados Unidos, Rússia e China, e das potências europeias, como Reino Unido, França e Alemanha. Mas o País poderá aspirar a uma capacidade próxima da de outras nações da Europa, como Espanha e Itália, e assumir maior protagonismo internacional - exigível de um membro permanente do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), desejo da política exterior brasileira."É um processo de reposição e ao mesmo tempo de modernização", diz Geraldo Cavagnari, do Núcleo de Estudos Estratégicos da Universidade de Campinas (Unicamp). "Desde 1995, as Forças Armadas vêm sofrendo um processo de desmonte. Fic

NOVO IMPASSEATRAPALHA BASE DE LANÇAMENTODE FOGUETES EM ALCÂNTRA

Mesmo após a última disputa territorial entre quilombolas e o Programa Espacial brasileiro ter sido resolvida, a construção de uma nova base para lançar foguetes em Alcântara (MA) está gerando conflito. Segundo a ACS (Alcântara-Cyclone Space) --empresa binacional brasileira e ucraniana que vai se instalar no local-- comunidades da região impedem a realização de um estudo de impacto ambiental e um levantamento socioeconômico da região. O impasse, diz a empresa, atrasa o cronograma de seu primeiro lançamento, programado para 2010. Desde outubro do ano passado, a ACS abdicou áreas pleiteadas pelos quilombolas das comunidades de Mamuna e Baracatatiua, dando fim a uma disputa de seis anos. Agora, a binacional ficará no Centro de Lançamento de Alcântara, da Aeronáutica, vizinho à área. Para começar suas construções, porém, a ACS precisa entregar ao Ibama um estudo de impacto com dados de vários pontos da região, o que requer a entrada de funcionários em território quilombola. "Para faze

QUEDA DE ULTRALEVEPRÓXIMO AO AEROPORTO DOS AMARAIS, EM CAMPINAS

Um avião ultraleve caiu no dia 31/01 em uma mata próxima ao aeroporto dos Amarais, em Campinas Um avião ultraleve caiu na manhã deste sábado (31/01) em um matagal próximo ao aeroclube Campo dos Amarais, em Campinas. Policiais e uma equipe do Samu resgataram o piloto, que era o único na aeronave, mas ele já estava morto. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima se chamava Sandro Giorgetti. O piloto teria entrado em contato com o aeroclube informando que estava com problemas na aeronave e tentaria fazer o pouso. A mata onde ocorreu o acidente fica dentro da Fazenda Chapadão, que pertence ao Exército. O Campo dos Amarais fica próximo à Rodovia D. Pedro I e é usado como alternativa a Viracopos para aviões de pequeno e médio porte. Fonte: Cosmo On Line

CONCURSO DA INFRAERO TERÁ VAGAS PARA UBRRABA

Concurso público da Infraero deve liberar vagas para o aeroporto de Uberaba. Segundo o gerente de operações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária na cidade, Lélio Baldo, por enquanto não foi repassado à administração local número de vagas para a região. Mas, segundo ele, as vagas são divididas por regionais, e Uberaba está incluída no grupo da regional Brasília. “O último concurso, realizado no ano passado, foi expirado e, portanto, há necessidade de substituições, principalmente por motivo de aposentadoria”, explica Lélio, destacando que as vagas são para preencher cadastro de reserva.Questionado sobre funções que estariam necessitando de funcionários no aeroporto de Uberaba, o gerente disse que não tem acesso às situações específicas do quadro de efetivos. No edital de convocação para as inscrições no concurso, também não consta número de vagas para cada regional e nem o direcionamento para os municípios que integram cada grupo.O prazo de inscrições vai até o dia 11 d

TAM ENTRA NAS ROTAS DA AZUL EM CAMPINAS

A chegada da Azul está fazendo a concorrência se movimentar. A TAM começa a operar, no dia 6 de fevereiro, dois voos diários de Campinas para Salvador e outros três de Campinas para Porto Alegre - as duas rotas inaugurais da nova companhia.Até então, a TAM só ligava o interior de São Paulo a Salvador e Porto Alegre por meio de voos com conexão. E antes mesmo da estreia da Azul, em 15 de dezembro, a Gol anunciou promoções bastante agressivas para essas mesmas rotas. Para a Azul, que oferece quatro ligações diárias para cada um desses destinos, a resposta dos concorrentes não surpreende. "Já estávamos aguardando esse tipo de reação em todas as nossas rotas. Estamos preparados para isso. Nosso plano de negócios leva em conta essa reação", afirma o diretor de relações institucionais da Azul, Adalberto Febeliano.A TAM informou apenas que sua "malha aérea doméstica é ajustada periodicamente para atender às variações de mercado de acordo com as mudanças de alta e baixa temporad

BURACO NA FUSELAGEM DE AVIÃO DA TRIP ASSUSTA PASSAGEIROS

Um buraco na fuselagem do avião obrigou um voo da Trip Linhas Aéreas a pousar em Tocantins e assustou os passageiros no último dia 21, conta o leitor Edson Santos. Segundo ele, houve um forte barulho, seguido de muita turbulência. Logo depois, os passageiros puderam ver piloto e co-piloto fazerem uma verificação da parte externa do avião pelas janelas laterais. Passados 10 minutos, a aeronave, procedente de Carajás (PA), de onde partiu às 14h15, pousou em Araguaína (TO), às 15h.Depois do susto, no entanto, teve início o drama dos passageiros para seguir viagem a Brasília, destino final do internauta. Só após uma hora parados no aeroporto eles foram informados de que o avião não tinha condições de voo e que outra aeronave, vinda de Belo Horizonte, estava prevista para partir para Araguaína às 19h.- Por volta das 17h, alguns passageiros retornaram à pista para tirar fotos da avaria causada na aeronave. Somente então foi possível ver o tamanho do estrago ocorrido na fuselagem da aeronave
Embraer entrega jato 195 à Air Dolomiti A Embraer entregou na terça-feira (27) o primeiro jato Embraer 195 à Air Dolomiti, companhia aérea regional do norte da Itália pertencente à Lufthansa. O negócio com a Lufthansa foi anunciado em junho de 2007, abrangendo 30 pedidos firmes do jato Embraer 190, com a opção de receber qualquer aeronave da família dos E-Jets.O Embraer 195 da Air Dolomiti é configurado com 116 assentos em classe única, com uma divisão móvel, e será utilizado para ligar a malha aérea italiana da Air Dolomiti ao centro de operações da Lufthansa em Munique, Alemanha."É uma honra entregar o primeiro jato Embraer 195 à Air Dolomiti", disse Mauro Kern, vice-presidente executivo da Embraer para o mercado de Aviação Comercial. "A Air Dolomiti é um dos principais integrantes da família de companhias aéreas regionais da Lufthansa e estamos orgulhosos de ver nossos E-Jets assumindo papel de destaque no programa de modernização da frota da empresa."A nova aero

TCU JULGA PEDIDO DE RIGOR NAS OBRAS DO AEROPORTO DE MACAPÁ

O Tribunal de Contas da União analisou, em sessão do plenário, nesta quarta-feira, 28, o pedido da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) para que haja maior rigor nas contas das obras do Aeroporto Internacional de Macapá, com a devida punição dos responsáveis pela má gestão dos recursos públicos. O pedido foi protocolado pela deputada socialista em audiência com o então presidente do TCU, ministro Walton Alencar Rodrigues, em novembro passado. A obra está impedida de receber novos recursos por determinação do próprio Tribunal, que constatou o desvio de R$ 50,9 milhões dos R$ 112,8 milhões contratados para a obra.A deputada Janete Capiberibe é favorável à reforma e ampliação do Aeroporto, que considera inadequado para impulsionar o desenvolvimento do Amapá, mas repudia a má gestão dos recursos públicos que faltam noutras áreas, como saneamento e saúde.“Defendemos a construção do Aeroporto Internacional de Macapá. É fundamental para nossa relação com o Brasil e com o mundo. Importa

CITIGROUP DESISTE DE RECEBER AVIÃO PARTICULAR PARA NÃO IRRITAR WASHINGTON

O grupo bancário americano Citigroup, que ganhou 45 bilhões de dólares do Estado federal, desistiu nesta terça-feira de receber um novo jato particular, um projeto que chegou a provocar a ira de Washington.Sem confirmar claramente uma mudança de decisão, uma porta-voz do Citigroup destacou nesta terça-feira à AFP que o grupo "não tem qualquer intenção de receber um novo aparelho".Na véspera, o Citigroup informara em breve declaração ter instalado em 2005 um programa de redução de sua frota de jatos, de cinco para dois, através da venda dos aparelhos existentes e da compra de novos aviões que consumam menos combustível."Recusar a recepção um aparelho encomendado significa pagar uma multa de milhões de dólares", alegou o banco na noite de segunda-feira, antes de voltar atrás poucas horas depois.As informações publicadas pela imprensa sobre a compra de um Falcon 7X levaram o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, a comentar a aquisição em termos poucos amenos.O presid

PREÇOS DO BILHETE AÉREO SUBIRAM 36% EM 2008

As tarifas aéreas subiram 36,15% de janeiro a novembro do ano passado, segundo cálculos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Trata-se da primeira alta na comparação anual desde 2005.Na avaliação do órgão regulador, o aumento de preços é reflexo da falta de concorrência no setor. TAM e Gol representam mais de 90% do mercado doméstico. A inflação do período foi de 5,6%.A agência considerou a variação do “yield” médio (indicador da aviação que relaciona o preço médio pago por quilômetro voado), que chegou a R$ 0,61 no ano passado, em mais de 50 rotas, como a ponte aérea Rio -São Paulo e voos realizados a partir de Congonhas. Segundo a Anac, as tarifas praticamente voltaram ao patamar de 2002.Para Marcelo Guaranys, diretor da agência, além da variação do preço do querosene de aviação e da valorização do dólar, o resultado mostra que o setor precisa de mais concorrência. "Em 2002, o setor ainda sofria os efeitos da entrada da Gol no mercado. Depois disso, diversas empresas para

AEROPORTO DEZURIQUE ESTIMA EM MILJATOS DE EMPRESÁRIOS QUE ESTÃO EM DAVOS

Aeroporto de Zurique estima em mil os jatos de empresários que estão em Davos Fundador do fórum, Klaus Schwab, pediu discrição a empresários.Mas número de voos cresceu, informou porta-voz do aeroporto. “Moldando um mundo pós-crise” é o mote da edição deste ano do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça.Para muitos, isso significa adotar medidas que permitam a volta do crescimento econômico nos países atingidos pelo grande abalo financeiro que o mundo atravessa.Os empresários que vieram até os Alpes para debater essas medidas, no entanto, não economizaram com elevados gastos de transporte, já que grande parte chega ao evento a bordo de milionários jatos particulares.Apesar do apelo do fundador do fórum, Klaus Schwab, para que os líderes empresariais fossem mais discretos na edição deste ano, sem esbanjar suas riquezas, o número de voos privados para Davos cresceu entre os anos de 2008 e 2009, de acordo com o jornal "News".O diário afirma que o principal aeroporto

BOEING PREVÊ CORTAR 10 MIL EMPREGOS PARA COMBATER CRISE

Anúncio foi feito dia 28 pelo presidente da companhia.Lucro da empresa teve queda de 34% no ano passado. A fabricante do setor de aviação Boeing norte-americana prevê suprimir 10 mil empregos ainda este ano por conta da crise, anunciou nesta quarta-feira (28) o presidente da empresa, Jim McNerney, em teleconferência, explicando que o grupo deverá preparar-se para enfrentar as turbulências que estão por vir.A redução de 10 mil empregos representaria um corte de 6% no quadro de funcionários da Boeing, de acordo com informações de mercado.O anúncio das demissões ocorreu durante a divulgação do balanço do ano passado da empresa. Em 2008, o lucro da companhia caiu 34% por conta de perdas no quatro trimestre. O lucro da companhia foi de R$ 2,7 bilhões no ano passado, o que equivale a US$ 3,71 por ação. Fonte: G1

TARIFA MÍNIMA EM VOO INTERNACIONAL PODERÁ ACABAR

A Diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) marcou para o dia 11 de fevereiro, em Brasília (DF), audiência pública sobre a proposta de liberação gradual das tarifas dos vôos internacionais com origem no Brasil. Atualmente, tanto companhias aéreas nacionais quanto estrangeiras são obrigadas a praticar preços mínimos tabelados, "que podem inibir a competição e prejudicar passageiros", considerou a Anac. A proposta da agência é permitir descontos graduais sobre a tabela de referência até a liberação tarifária total em 2010.De acordo com a Anac, a medida deveria ter entrado em vigor no dia 1º de janeiro de 2009, possibilitando 20% de desconto numa primeira fase, porém foi proibida pela Justiça, "que atendeu a solicitação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), que representa, entre outras, os interesses da TAM - única companhia brasileira que realiza voos internacionais fora da América do Sul, onde as tarifas já são liberadas desde o ano passado&qu

ACIDENTE DE AVIÃO MATA DOIS NOSESTADOS UNIDOS

Duas pessoas morreram, nessa quarta-feira (28), durante um acidente de avião em Los Angeles, nos Estados Unidos. A pequena aeronave SIAI Marchetti SF-260C, prefixo N688C, caiu na pista do aeroporto de Santa Mônica e pegou fogo ao fazer uma manobra para decolar.As autoridades investigam se o acidente foi motivado por uma perda repentina de potência. O avião Marchetti F260 estava registrado como aeronave de teste da companhia Wingspan Inc. com base em Malibu.Um dos mortos no acidente era Paulo Emanuele, manager do Site Airliners.net. Fonte: EFE

BOEING ENCERRA ÚLTIMO TRIMESTRE DE 2008 NO VERMELHO

A Boeing apresentou prejuízo líquido de US$ 56 milhões, ou US$ 0,08 por ação, no quarto trimestre, refletindo o impacto de uma greve de funcionários e despesas. Um ano antes, a fabricante de aviões apresentou lucro de US$ 1,03 bilhão, o correspondente a US$ 1,36 o papel.A receita encolheu 27%, somando US$ 12,68 bilhões, devido aos efeitos de uma paralisação de pessoal, que reduziu as entregas de aviões comerciais em aproximadamente 70 unidades.Em 2008 completo, o lucro líquido recuou 34%, para US$ 2,7 bilhões, ou US$ 3,71 por ação. A receita caiu 8%, a US$ 60,9 bilhões."O progresso que fizemos em muitas áreas da Boeing durante 2008 foi compensado pelo impacto da greve e nosso desempenho em alguns importantes programas de desenvolvimento", salientou o executivo-chefe e presidente da empresa, Jim McNerney, em nota.Para 2009, a previsão é de receita de US$ 68 bilhões a US$ 69 bilhões. O lucro por ação deve ficar entre US$ 5,05 a US$ 5,35. Fonte: Juliana Cardoso (Valor Online)

INFRAERO CONFIRMA COLISÕES DE PÁSSAROS COM AVIÕES DA GOL EM CAMPINA GRANDE

O superintendente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) no aeroporto João Suassuna, na cidade de Campina Grande, na Paraíba, Sérgio Baltoré, revelou, nesta quarta-feria, 28, que houve dois registros de colisões com dois aviões da Gol Linha Aéreas com aves na rota de aproximação das aeronaves.O primeiro incidente aconteceu no dia 1º janeiro e o outro no dia 24 de dezembro do ano passado. Baltoré disse ainda, que tem relatos de quatro pilotos de aviões de menor porte que tiveram que desviar de aves para não colidir. “Há um sério risco de acontecer um grave acidente”, denunciou. A Infraero, segundo Sérgio Batoré, tem pedido providências ao Ministério Público no sentido de providenciar ações para evitar o risco de acidentes. Uma dessas medidas seria a interdição ou transferência do lixão da cidade, que está localizado a 6,5 km do aeroporto, ferindo a lei que determina uma distância mínima de 20 km. O lixão, segundo o superintendente, está direto na rota de proce