Postagens

Mostrando postagens de dezembro 11, 2009

CARTÃO DE MILHAGEM - QUANTO VALE 1 MILHA OU PONTO

Voando, você acumula grandes quantidades de milhas de uma vez só. O valor pago por esse conjunto de milhas (não se iluda, você, ou quem pagou a sua passagem, paga por elas sim!) pode ser calculado através do valor pago pela passagem subtraído do valor de uma passagem promocional na mesma cia aérea que não permite acúmulo de milhas. Na inexistência de uma passagem assim, subtraia o valor que você pagaria por uma passagem promocional para a mesma rota em uma cia concorrente que não acumule milhas no seu programa de milhagem. Não esqueça que em parte você optou por uma passagem mais cara por causa das milhas. Lembrando que esse valor pode ser negativo, ou seja, você conseguiu uma passagem acumulando milhas por uma valor inferior ao de toda a concorrência = um bom negócio! Um ótimo negócio mesmo é acumular milhas em passagens super promocionais vendidas principalmente na baixa estação, onde o preço pago por uma passagem na mesma rota é substancialmente inferior ao pago na alta estaçã

ENCONTRO DE AVIÕES EM BOA ESPERANÇA

Imagem
A cidade de Boa Esperança , no Paraná, foi palco de um evento inusitado no último sábado, quando o município recebeu a visita de 34 aviões, de várias partes do Paraná e de São Paulo. Foram 33 monomotores e um bimotor. O evento foi organizado por Mario Ferreira de Souza e Estanislau Alcione de Souza, mais conhecido por “Tani”, e seus familiares. O prefeito Cláudio Gotardo (PSDB) gostou da movimentação das aeronaves em sua cidade. “Foi um evento inédito na região, pois eu pelo menos não me lembro de ter visto tantos aviões reunidos numa única cidade”, destacou o prefeito. Esses encontros, segundo o prefeito, ocorrem frequentemente entre os proprietários de aviões de pequeno porte (de passeio). Dessa vez, Mario Ferreira, que possui um avião para aplicação de defensivos agrícolas, e Estanislau conseguiram reunir o grupo em Boa Esperança. “É um encontro interessante para troca de experiência entre eles e de amostra das aeronaves. O Mario possui uma pista em sua propriedade e durante

OTÁVIO MESQUITA RELATA DECEPÇÃO COM VOO PELO TWITTER

Imagem
O apresentador Otávio Mesquita utilizou sua página no Twitter para mostrar sua indignação após discutir com o piloto do voo que o transportava de Manaus para São Paulo nesta quinta-feira, 10. Mesquita viajava pela classe executiva e ao perceber que o banheiro estava ocupado, se dirigiu para o da primeira classe. O apresentador teria sido censurado pelo comandante da aeronave, ao qual chamou de “grosso”, já que não havia nenhum passageiro na primeira classe. Em sua página no Twitter, Otávio Mesquita escreveu sobre o fato. "Fogo viu! Odeio gente mal humorada! O comandante da TAM Prado Sampaio discutiu comigo porque usei o banheiro da primeira classe! Estava na executiva!" , explicou Mesquita. "O comandante foi grosso em discutir comigo, só isso! Não tinha ninguém na primeira classe! Ele precisa conhecer o João Amaro pra ver o que é gentileza! Ah... m*... não é mais palavrão! Então ele que vá à ela!” fonte/ Terra

ADVOGADO PEDE CASSAÇÃO DE LICENÇA DOS PILOTOS JOSSEPH LEPORE E JAN PALADINO

O advogado Dante D'Aquino pediu a cassação da licença dos pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino. Os documentos foram entregues na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), para representantes do National Transportation Safety Board (NTSB), para a direção do Federal Aviation Administration (FAA) e também para a Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. Os dois pilotos estão envolvidos no acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, ocorrido em 29 de setembro de 2006. O avião caiu na região norte de Mato Grosso após colidir com o jato, matando 154 pessoas. D'Aquino é assistente de acusação do Ministério Público Federal (MPF) no processo que apura as causas do acidente aéreo. Ele também se encontrou com senadores e deputados norte-americanos que integram a Comissão de Viação e Transporte dos EUA, em Washington, nesta semana. O mesmo pedido de cassação foi entregue aos políticos daquele país. Segundo o advogado, um dos documentos tem cerca de 200 assin

BOEING INFORMA QUE ATÉ O DIA 15 O 787 DREAMLINER PODERÁ VOAR

Imagem
A Boeing informou na quinta-feira que abriu uma janela de teste para o jato 787 Dreamliner a partir de 15 de dezembro, afastando preocupações de que a aeronave, que está dois anos atrás do prazo, perdesse a última data para alcançar os céus antes do final do ano. A data do voo de teste marca um importante avanço no desenvolvimento do revolucionário avião, cuja promessa de maior eficiência no consumo de combustível e conforto tem atraído um número recorde de encomendas pela aeronave. As ações da Boeing subiam quase 2% antes da abertura dos mercados americanos. "Após a finalização bem sucedida dos testes estáticos, temos trabalhado em uma série de testes antes do voo", informou a Boeing no final da quinta-feira. "Com teste de taxiamento em alta velocidade marcado para os próximos dias, estamos no caminho para o primeiro voo após isso." A companhia informou que a data do teste aéreo depende de "revisões finais internas, do teste de taxiamento e do recebi

AEROPORTO DE BACACHERI FECHADO - ONTEM -

ONTEM O AEROPORTO DE BACACHERI FECHOU DAS 18:00 ÀS 21:30, MOTIVO "QUEIMA DE FOGOS " - FESTA NO CiNDACTA II. NÃO FOI EMITIDO NOTAM, APENAS AVISO AOS CONTROLADORES. NENHUMA NOTA OFICIAL DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA SOBRE O CASO. fonte/pilotos

A VIDA DOS ÓRFÃO DA TRAGÉDIA NOS AÇORES

Imagem
Se lhe perguntarem o que quer para o seu futuro, Alylne, um dos órfãos guineenses do desastre de avião que matou há precisamente dez anos 35 pessoas no Pico da Esperança, diz sempre o mesmo: ser rico e comandante de um navio. Hoje com 14 anos, mas apenas com quatro quando mãe e pai morreram no fatídico voo que esbarrou contra a mais alta montanha de São Jorge, aquele jovem não demorou muito até interiorizar a ideia de que tem, desde 1999, uma outra mãe, Valentina Pereira. Também conhecida como a imigrante do continente português que se radicou na Fazenda das Lajes, Flores, e se tornou conhecida pelos cozinhados transmontanos que dá a provar no seu restaurante. Alylne, que frequenta o 8º ano, tem uma natureza mais extrovertida, curiosa e orgulhosa, enquanto João Paulo, o irmão mais velho de 17 anos, representa o carácter oposto. "Mais calado e sério", conta Valentina. Talvez por uma questão de feitio e, devido à sua idade, por se lembrar melhor da mãe e de sentir

HÁ DEZ ANOS - 35 MORTOS EM ACIDENTE DA SATA NA ILHA DE S.JORGE, NOS AÇORES

Imagem
O desastre aconteceu em 11 de Dezembro de 1999. Um avião British Aerospace ATP da Sata colidiu com o Pico da Esperança, na ilha de S. Jorge, quando iniciava a descida para o aeroporto da Horta, no Faial. Em 11 de Dezembro de 1999, o British Aerospace BAe ATP "Graciosa", prefixo CS-TGM, que realizava o voo ATP SP530M, entre as Ilhas Açorianas de Ponta Delgada e das Flores, com escala na Horta. chocou-se contra o Pico da Esperança, na Ilha de São Jorge, vitimando todos os 31 passageiros e os quatro tripulantes, num total de 35 pessoas. Foto da caixa-preta do avião acidentado O Relatório da Comissão de Inquérito, divulgado pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) concluiu que o voo foi planejado para uma rota direta ao Aeroporto da Horta, tendo a aeronave efetuado um desvio "sem que a tripulação se apercebesse", até que começou a cruzar a linha da costa Norte da Ilha de São Jorge, onde viria a bater. A tripulação "estava plenamente convencida

FUMAÇA NA CABINE OBRIGA AVIÃO DA PANTANAL A RETORNAR AO AEROPORTO

O avião Aerospatiale ATR-42-300, prefixo PT-MFV, da Pantanal Linhas Aéreas, teve que retornar ao Aeroporto de Congonhas após o surgimento de fumaça na cabine, na última terça-feira (8). O voo P8-4788 ia de São Paulo para Juiz de Fora, em Minas Gerais. A fumaça surgiu após uma falha na iluminação da cabine, logo após a decolagem. O avião pousou em segurança.   fonte/Aviation Herald

AEROPORTOS DA COPA DE 2014 OPERAM NO LIMITE

Nove dos 15 aeroportos situados nas cidades-sede da Copa de 2014 têm mais aviões no solo do que posições de estacionamento no pátio no horário de pico. Os dados constam de um estudo feito por Elton Fernandes, da Coppe/UFRJ e presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo, com apoio do Snea (sindicato das empresas aéreas). O pesquisador analisou o número de voos autorizados nos cinco minutos mais críticos de cada aeroporto nas sextas-feiras de outubro. O problema foi maior em Guarulhos, Congonhas e Brasília, que tinham, respectivamente, 12, dez e nove aeronaves a mais do que posições para estacionamento. Para o diretor técnico do Snea, comandante Ronaldo Jenkins, isso pode travar o desenvolvimento do mercado aéreo nacional, que, até novembro, cresceu 15,6% sobre igual período de 2008. Ele teme que, com os pátios dos aeroportos perto da capacidade máxima, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deixe de autorizar novos voos nos horários de maior deman

VÍDEO - PRIMEIRO VOO DO AIRBUS A400M

AVIÃO MILITAR EUROPEU AIRBUS A400M INICIA PRIMEIRO VOO TESTE

Imagem
O avião europeu de transporte militar Airbus A400M decolou nesta sexta-feira às 10h16 local (07h16 de Brasília) de Sevilha (sul da Espanha), em seu primeiro voo teste, com quase um ano e meio de atraso em relação ao calendário inicial. O futuro avião de transporte dos exércitos europeus decolou em um dia de céu claro, e acompanhado pelo aplauso de centenas de jornalistas, militares, funcionários da Airbus e políticos convidados à sede do construtor europeu. A Airbus lançou o projeto do A400M em 2003 com a assinatura de um contrato com sete países europeus - Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo - para a fabricação de 180 aparelhos. Este primeiro voo teste - de três horas de duração - é uma etapa importante neste programa de 20 bilhões de euros (quase US$ 30 bilhões) marcado por importantes atrasos devido às dificuldades na construção do aparelho. O desenvolvimento do avião foi mais complexo que o previsto. O A400M é um avião de hélices, equip

POUSO DE EMERGÊNCIA EM SANTO DOMINGO

Ontem, um Boeing 737-200 da empresa Aerocaribbean SA, matrícula XA-UKW que realizava um voo proveniente de Caracas (Venezuela) a Santiago de Cuba (Cuba), com 90 passageiros e 9 tripulantes, quando foi desviado para Santo Domingo (República Dominicana), devido a problemas com o filtro de óleo motor direito (JT8D). O avião pousou em segurança, ainda que arrastado por uma grande nuvem de fumaça preta do motor. Manutenção resolveu o problema permitindo que o avião decolasse depois de 6 horas. fonte/ Simon Hradecky.

REBELIÃO NO AR

O feriado de três turistas franceses são um pesadelo. Após duas semanas de cruzeiro no Atlântico, eles dormem durante três dias em uma prisão em São Paulo, no Brasil, depois de uma briga em um avião da TAM. Esse episódio lamentável se tornou algo como um incidente diplomático. Os três passageiros, dois homens de 63 e 60 anos e uma mulher de 54 anos, havia embarcado domingoem um avião da companhia brasileira TAM, com uma dúzia de outros turistas, principalmente os aposentados, que estavam retornando para a França. Mas a aeronave ficou no chão por três horas devido a um problema técnico. A disputa se transformou em um confronto físico Segundo a mulher de 54 anos, a Sra. Camus, anunciou em Português e Inglês que a aeronave estava com um problema no sistema informático. Esta notícia aterrorizou os franceses, que foram, provavelmente, levados a lembrar do acidente do vôo da Air France Paris-Rio, no dia 1 de Junho. Solicitaram, portanto, a mudar o voo. A tripulação da TAM d

SISTEMA AEROPORTUÁRIO BRASILEIRO ESTIMULA INEFICIÊNCIA

O estudo “Transporte aéreo: estudo preliminar das capacidades dos aeroportos”, feito em convênio pela Coppe/UFRJ e Snea e apresentado hoje no Rio de Janeiro, comprova o que já se sabia: no horário de pico, os aeroportos brasileiros operam muito acima do limite. Para ilustrar, vale dizer que no maior pico diário, Guarulhos pode chegar a um excedente de 12 aeronaves no pátio – opera 65, suporta 53. Já Congonhas tem condições de receber até 24, mas se todos os vôos partissem e chegassem no horário e não houvesse gerenciamento do movimento por parte da Anac, seriam 34 aeronaves, com um excedente de dez. Em Brasília, a sobra da capacidade é de nove aeronaves enquanto no Santos Dumont e Pampulha, o excedente é de três vôos cada. Por isso, o gerenciamento de horários de pousos, decolagens, tempo de solo etc, pela Anac, é tão fundamental. Porém, segundo o Snea e a UFRJ, é preciso destacar que esse gerenciamento impede o crescimento. “A Anac diminuiu o movimento em GRU recentemen