CARTÃO DE MILHAGEM - QUANTO VALE 1 MILHA OU PONTO

Voando, você acumula grandes quantidades de milhas de uma vez só. O valor pago por esse conjunto de milhas (não se iluda, você, ou quem pagou a sua passagem, paga por elas sim!) pode ser calculado através do valor pago pela passagem subtraído do valor de uma passagem promocional na mesma cia aérea que não permite acúmulo de milhas.


Na inexistência de uma passagem assim, subtraia o valor que você pagaria por uma passagem promocional para a mesma rota em uma cia concorrente que não acumule milhas no seu programa de milhagem.


Não esqueça que em parte você optou por uma passagem mais cara por causa das milhas. Lembrando que esse valor pode ser negativo, ou seja, você conseguiu uma passagem acumulando milhas por uma valor inferior ao de toda a concorrência = um bom negócio! Um ótimo negócio mesmo é acumular milhas em passagens super promocionais vendidas principalmente na baixa estação, onde o preço pago por uma passagem na mesma rota é substancialmente inferior ao pago na alta estação e o número de milhas acumulado é o mesmo!


Se quem pagou suas passagens não foi você, então suas milhas quase não tiveram custo para você, a não ser a de convencer o setor de compras a comprar uma passagem na cia que te permita acumular milhas.


Milhas acumuladas em compras de combustível, estadias em hotéis, aluguel de carros ou em compras no comércio seguem a mesma lógica. Subtraia do valor pago no produto ou serviço em um local que permita acúmulo de milhas do valor que você pagaria por um produto ou serviço semelhante que não permitisse acumular milhas.


As milhas ganhas no cartão de crédito: Se você optou por pagar tudo no cartão (exceto aquilo em que lhe ofereceram um bom desconto em dinheiro), o custo da milha será apenas o valor pago pela anuidade. Não paga anuidade? Então você tem uma boa fonte de milhas baratas, desde que você não tenha aumentado seu impeto de consumo por causa da possibilidade de acumular milhas…. Não soube controlar o cartão e teve que pagar juros? Esqueça o cartão, já que apesar de te dar milhas, ele está lhe tirando valiosos reais pagos na forma de juros abusivos! Acumula milhas no pague contas do cartão? Então o custo de aquisição das milhas é o gasto na taxa paga ao cartão para usar esse serviço!


Uma outra forma de colocar um valor justo e de “mercado” nas suas milhas é basear-se no preço cobrado pelos programas de milhagem que permitem a compra de milhas diretamente pelo associado. O valor médio cobrado por milha fica em torno de 2 a 3 centavos de dólar. Pelo que já li na internet em fóruns especializados (essa informação não é fácil de confirmar), as cias vendem milhas para os parceiros repassarem aos seus consumidores por cerca de 1 a 2 centavos de dólar. Então esse valor de 1 centavo de dólar é o mínimo que uma milha poderia custar a “mercado”.


A não ser que você seja superorganizado e monte uma planilha a fim de calcular o real valor pago por suas milhas, gosto da idéia de colocar o valor de 2 centavos de dólar por cada milha (valor igual ao que um parceiro paga pelas milhas) acumulada para efeito de cálculo no caso de resolver usá-las.


No próximo texto, o tema será: Vale ou não vale a pena emitir uma passagem usando milhas? E depois: Vale ou não vale pagar taxas no cartão de crédito para acumular milhas ao pagar contas nele?


fonte/PousadaDasNoticias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog