AVIÃO MILITAR EUROPEU AIRBUS A400M INICIA PRIMEIRO VOO TESTE
O avião europeu de transporte militar Airbus A400M decolou nesta sexta-feira às 10h16 local (07h16 de Brasília) de Sevilha (sul da Espanha), em seu primeiro voo teste, com quase um ano e meio de atraso em relação ao calendário inicial.
O futuro avião de transporte dos exércitos europeus decolou em um dia de céu claro, e acompanhado pelo aplauso de centenas de jornalistas, militares, funcionários da Airbus e políticos convidados à sede do construtor europeu.
A Airbus lançou o projeto do A400M em 2003 com a assinatura de um contrato com sete países europeus - Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo - para a fabricação de 180 aparelhos.
Este primeiro voo teste - de três horas de duração - é uma etapa importante neste programa de 20 bilhões de euros (quase US$ 30 bilhões) marcado por importantes atrasos devido às dificuldades na construção do aparelho.
O desenvolvimento do avião foi mais complexo que o previsto. O A400M é um avião de hélices, equipado com quatro turbopropulsores de 11 mil cavalos, o mais potente construído fora da Rússia.
As consequências do atraso são principalmente que as entregas não acontecerão antes do final de 2012, ou seja, com três anos pelo menos de atraso em relação ao cronograma inicial.
O grupo EADS, casa matriz da Airbus, já se viu obrigada a criar um fundo de 2,4 bilhões de euros e agora reclama dos países clientes um esforço financeiro suplementar.
Os sobrecustos do programa poderão alcançar os 5 bilhões de euros, segundo a imprensa alemã e francesa.
fontes/ AFP/ G1 / Terra
O futuro avião de transporte dos exércitos europeus decolou em um dia de céu claro, e acompanhado pelo aplauso de centenas de jornalistas, militares, funcionários da Airbus e políticos convidados à sede do construtor europeu.
A Airbus lançou o projeto do A400M em 2003 com a assinatura de um contrato com sete países europeus - Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha, Turquia, Bélgica e Luxemburgo - para a fabricação de 180 aparelhos.
Este primeiro voo teste - de três horas de duração - é uma etapa importante neste programa de 20 bilhões de euros (quase US$ 30 bilhões) marcado por importantes atrasos devido às dificuldades na construção do aparelho.
O desenvolvimento do avião foi mais complexo que o previsto. O A400M é um avião de hélices, equipado com quatro turbopropulsores de 11 mil cavalos, o mais potente construído fora da Rússia.
As consequências do atraso são principalmente que as entregas não acontecerão antes do final de 2012, ou seja, com três anos pelo menos de atraso em relação ao cronograma inicial.
O grupo EADS, casa matriz da Airbus, já se viu obrigada a criar um fundo de 2,4 bilhões de euros e agora reclama dos países clientes um esforço financeiro suplementar.
Os sobrecustos do programa poderão alcançar os 5 bilhões de euros, segundo a imprensa alemã e francesa.
fontes/ AFP/ G1 / Terra
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