quinta-feira, 7 de agosto de 2014

AVIÃO COM DESTINO À ÁFRICA DO SUL RETORNA PARA SÃO PAULO POR MOTIVOS TÉCNICOS


Um avião que decolou do aeroporto de Guarulhos (São Paulo) no fim da noite de quarta-feira teve de retornar ao seu destino na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a empresa South African Airways (SAA), que faz o trajeto a Joanesburgo quatro vezes por semana, ocorreu um problema técnico durante o voo e, por questões de segurança, o piloto decidiu voltar.

Ainda segundo a SAA, a aeronave pousou em Guarulhos por volta das 5h e os passageiros estão sendo acomodados. Há previsão de um novo voo sair às 18h30min em direção à África do Sul.

fonte/ZeroHora

BARCO "PESCA" AVIÃO NA NOVA ZELÂNDIA

 
 
A tripulação de um barco pesqueiro da Nova Zelândia teve uma surpresa durante sua empreitada na manhã desta quinta-feira, ao "pescar" um pequeno avião com um corpo preso entre as ferragens, de acordo com informações da agência AP.

Segundo Trish Sherson, porta-voz da empresa Sanford, a embarcação de 18,5 metros procurava por peixes quando recolheu em sua rede a aeronave. Em comunicado, a polícia afirmou que iria buscar o avião e entrar em contato com a família do piloto desaparecido Daroish Kraidy, de Auckland, sobre a descoberta.

Kraidy, 53 anos, decolou no dia 25 de março com um biplano "amador", de um aeroporto perto da principal cidade neozelandesa. Equipes de resgate procuraram pelo piloto por uma semana, mas não encontraram nenhum vestígio de Kraidy ou da aeronave.

O desaparecimento do piloto, no entanto, pode ter sido intencional, de acordo com a ex-mulher e filha de Kraidy disseram à Fairfax Media no mês de maio, uma vez que ele estava enfrentando problemas de depressão.


fonte/foto/AP/Terra

AERONAVE CAI A LESTE DE PARIS


Imagem mostra os destroços da aeronave (Foto: Gendarmerie Nationale/ AFP)Imagem mostra os destroços da aeronave (Foto: Gendarmerie Nationale/ AFP)
 
Um aeronave modelo  Socata TBM 700, prefixo N129AG, caiu em um campo em Saint-Jean-les-Deux-Jumeaux, uma cidade localizada a a leste de Paris, nesta quarta-feira (6). Dois belgas que estavam no voo morreram e outros três ficaram feridos. Ainda não se sabe a causa do acidente.

Dois belgas que estavam no avião morreram e outros três ficaram feridos (Foto: Gendarmerie Nationale/ AFP) 
Dois belgas que estavam no avião morreram e outros três ficaram feridos (Foto: Gendarmerie Nationale/ AFP)
 
fonte/foto/ASN/G1


ESTUDOS APONTAM PRESENÇA DE GASES TÓXICOS NA CABINE DE AVIÕES



Um cheiro de meia molhada dentro de um avião pode ser muito mais do que apenas algupem da cadeira do lado. Passageiros e tripulação descrevem esse odor nos chamados "fume events", ou seja, ocasiões em que gases tóxicos entram no sistema de ventilação e chegam à cabine. Essas substâncias tóxicas atacam o sistema nervoso e podem causar danos irreparáveis à saúde.

Em 2012, a quase queda de um Airbus da companhia Germanwings virou manchete nos jornais alemães. Os dois pilotos que estavam respiraram ar contaminado e apresentaram sinais de envenenamento. Eles quase desmaiaram e conseguiram pousar, com dificuldade, o avião no aeroporto de Colônia/Bonn.

Mas esse caso não é uma exceção. Segundo os mais recentes números da Agência Federal Alemã para Investigação de Acidentes Aéreos (BFU), entre 2006 e 2013, foram registrados cerca de 660 fume events. Em dez deles, os afetados tiveram problemas de saúde de longo prazo, afirma o estudo. Além disso, a avaliação dos dados aponta "indícios claros de problemas de saúde para pilotos e tripulação" – em outras palavras, um risco também para os passageiros.

Um estudo divulgado pelo jornal Welt am Sonntag apresenta outra prova da existência de substâncias tóxicas em cabines de aviões. A companhia aérea Condor pediu ao Instituto Fresenius para testar a presença de fosfato de tricresilo (TCP), usado como aditivo em combustíveis, em suas aeronaves. 

Segundo o jornal, a partir de amostras recolhidas nos aviões, o estudo indicou a contaminação em 11 de 12 Airbuses modelo A320, em cinco de 13 Boeings 757 e em seis de nove Boeings 767. Desde 2009, a Condor mantém o estudo em segredo.

Altamente nocivo
O TCP é semelhante em sua composição ao gás Sarin, usado como arma química devido a seu efeito sobre o sistema nervoso, e pertence ao grupo dos organofosfatos. Motores de avião demandam esse aditivo antidesgaste para evitar corrosão. O problema é que gotas do TCP podem vazar, evaporar rapidamente e entrar na cabine pelo sistema de ventilação.

O efeito da inalação da substância varia. Enquanto alguns sentem dor de cabeça, irritação nas mucosas, enjoo, insônia, tremores musculares ou problemas de concentração, outros não apresentam nenhum sintoma. Por isso, é difícil relacionar problemas de saúde ao TCP presente no ar das cabines.

O médico Frank Bartram tratou de vários pilotos e comissários de bordo que apresentaram problemas de saúde devido à inalação de toxinas. "Todos tinham um desvio-padrão genético, que dificulta a decomposição de organofosfatos ou, ainda, os tornam mais tóxicos no organismo." Ao contrário da regra da toxicologia "muito veneno, muito efeito, pouco veneno, pouco efeito", uma pequena quantidade já pode causar grandes danos ao organismo com um sistema de desintoxicação deficiente, diz Bartram.

Os efeitos nocivos para a saúde causados pela exposição a gases tóxicos em cabines são chamados de síndrome aerotóxica, descrita pela primeira vez em 1999. Entretanto, desde a década de 1950 já havia queixas de saúde desse tipo. Mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) ainda não reconheceu a doença, e, portanto, nem companhias aéreas nem associações profissionais podem ser responsabilizadas. Entretanto, após as descobertas recentes, isso poderia mudar em breve.

Tripulação é constantemente exposta a gases tóxicos
 
Tripulação em perigo
Um estudo recente da Associação Aerotóxica apontou que a morte de um piloto britânico está relacionada à intoxicação por organofosfatos. Richard Westgate, 43 anos, morreu em dezembro de 2012, sem que médicos pudessem diminuir suas dores. Ele sofria de diversas doenças, entre elas, miocardite, leucemia e esclerose múltipla. Em sua autópsia, especialistas encontraram danos no seu sistema nervoso causados por intoxicação.

Em casos graves, a intoxicação por organofosfatos pode diminuir a sensibilidade nos braços e pernas e até causar "paralisia parcial", afirma Jörg Handwerg, da Associação Cockpit, que representa pilotos e engenheiros de voo. Muitos colegas que apresentaram esses sintomas perderam seus empregos e são considerados incapazes de trabalhar, revela.

Há anos a associação tenta convencer as companhias aéreas a instalar sensores na cabine para medir a concentração de organofosfatos e agir, se necessário. "Também ainda não há filtros, embora tentemos há nove anos encontrar uma solução para esse problema", revela Handwerg.

Os efeitos nocivos à saúde poderiam ser evitados se sistemas de ventilação de aviões fossem construídos de uma maneira que evitasse que vapores de combustíveis e fluídos hidráulicos entrassem no ar da cabine.

Entretanto, esse é o caso de apenas um modelo atual, o Boeing 787, cujo sistema de ventilação é elétrico. Até agora, os fabricantes recusam-se a investir em mudanças nesse sistema – "sobretudo a Airbus, na Europa, mas também as fabricantes de Boeing nos Estados Unidos", diz Handwerg. Equipar seus modelos com melhores sistemas de ventilação implicaria custos altos demais, e, assim, "um cartel formado pela política, pelas companhias aéreas, autoridades e fabricantes" impede que haja mudanças no setor.

fonte/foto/dw.de

TAP ASSEGURA REALIZAÇÃO DE 150 DOS 350 VOOS PROGRAMADOS PARA SABADO (9), DIA DA GREVE


A TAP Portugal vai assegurar 150 dos 350 voos que estavam programados para o próximo sábado, 9 de Agosto, dia para o qual está marcada uma greve convocada pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), garantiu António Monteiro, porta-voz da companhia portuguesa, em declarações à PressTur, agência de notícias de viagens e turismo, em Lisboa.

Neste total de 150 voos estão incluídos os que são feitos com aviões e tripulações da PGA – Portugália Airlines e da White Airways (esta ao serviço da PGA), os serviços mínimos e os fretamentos que estão em curso na TAP e os aviões que estarão de regresso aos aeroportos portugueses.

O porta-vos da TAP indicou ainda que das 42 mil reservas para esse dia, pelo menos 60% estão com soluções para a falta de voos.

Isso corresponde a 25 mil passageiros que já alteraram a sua data de voo, que foram encaminhados para outras companhias ou cancelaram, a que haverá que acrescentar por exemplo os que irão em viajar em voos operados pela PGA ou outras companhias às quais a TAP já tinha fretado aviões no âmbito do plano para superar as dificuldades operacionais que tem enfrentado este Verão”, explica o texto publicado pela ‘PressTUR’.

A TAP publicou ontem no seu website uma informação sobre o impacto da greve convocada pelo SPAC, na qual indica quais os voos que estão assegurados, na qual inclui “todos” os que são operados pela PGA Portugália Airlines, que são 90, segundo indicou António Monteiro.

Além destes voos, terá mais cinco voos (dez ida e volta) em aviões que tinha fretado (Fortaleza, Frankfurt, Amesterdão, Viena e Roma), 27 voos de regresso à base (Lisboa) de aviões que estarão fora do País quando se iniciar a greve e mais 22 (ida e volta) autorizados como “serviços mínimos” pelo Tribunal Arbitral.

António Monteiro explicou ao ‘PressTUR’ que a companhia ainda tem que apurar a real situação das outras 17 mil reservas que ainda estão em ‘aberto’, sendo certo que uma parte também terá a situação resolvida, por serem para ligações que a companhia vai poder realizar, designadamente as que são feitas em voos da PGA.

fonte/PressTur/PGA

GOVERNO INICIA ''PENTE FINO" EM PARCERIAS TECNOLÓGICAS DO F-X2



Especialistas do programa F-X2 estão revendo a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela sueca Saab para o projeto dos caças Gripen NG que o Brasil vai comprar para a Força Aérea Brasileira.


Na pauta das reuniões, que deve durar duas semanas, também está sendo atualizado o
plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça.

A informação foi divulgada pelo brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, conforme o site Defesanet.

Na semana passada, a Saab entregou à FAB a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

A Embraer, sediada em São José dos Campos, será a empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Participação. Além da Embraer, outras empresas do polo aeronáutico de São José dos Campos, como a Akaer, também participam do programa do Gripen NG. O Brasil vai comprar 36 caças para renovar a frota da FAB. O contrato está estimado em US$ 4,5 bilhões.

A montagem final do caça será feita na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.

Visita. Na próxima semana, a ministra de Defesa da Suécia, Karin Enströn, se reunirá com o ministro Celso Amorim para efetivar as parcerias entre os dois países.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, na pauta do encontro, o programa F-X2.

Especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Expedito Bastos, avalia que a participação de empresas nacionais no programa é fundamental para a indústria de defesa do país, mas pondera que é preciso definir o grau de transferência de tecnologia que ocorrerá com o programa.

Por enquanto, segundo ele, não é possível avaliar esse quesito porque ainda não foi divulgado pela FAB.

Contrato. Esses dois itens são objetos de avaliação da FAB e deverão constar no contrato que será assinado com a Saab para a produção do caça.

A previsão do governo federal é de que o contrato será assinado até o final deste ano.

A perspectiva do Ministério da Defesa é que a produção dos caças no Brasil seja iniciada em 2018. A Saab vai montar uma fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

fonte/OVale

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