terça-feira, 21 de agosto de 2012

QUEDA DE MONOMOTOR MATA INSTRUTOR NOS CAMPOS GERAIS, PARANÁ

Um monomotor pilotado pelo instrutor do Aeroclube de Ponta Grossa Robson Pedroso, cuja idade não informada, caiu no final da tarde desta terça-feira (21) na zona rural de Palmeira, nos Campos Gerais. O instrutor morreu na hora. O aluno de aviação, Nicolas do Carmo, 18 anos, que o acompanhava, ficou gravemente ferido e está internado no Hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Uma equipe do Instituto de Criminalística de Ponta Grossa foi ao local nesta noite. Segundo a Polícia Militar de Palmeira, a área do acidente foi isolada e na quarta-feira (22) uma perícia do Cindacta será feita nos destroços da aeronave, que caiu de bico no meio da vegetação na colônia Benfica, que fica entre Ponta Grossa e Palmeira, às margens da rodovia PR-151. 

O aeroporto Sant’Ana em Ponta Grossa, de onde partiu a aeronave, fica próximo do local do acidente. O acidente ocorreu por volta das 17h15. O Corpo de Bombeiros de Palmeira resgatou o aluno do local e o encaminhou ao hospital de Palmeira, mas, como as condições de saúde da vítima eram graves, ele foi levado de ambulância até o trevo do distrito de Guaragi, em Ponta Grossa, e de lá foi colocado numa ambulância do Samu e transportado até o Hospital Bom Jesus. 

As informações obtidas no aeroporto são de que os dois ocupantes do monomotor participavam de curso de aviação do aeroclube. Pedroso seria instrutor do aeroclube há cerca de um ano. 

Esse foi o segundo acidente registrado neste ano. No final de maio, duas pessoas (instrutor e aluno) ficaram feridas durante um pouso forçado próximo ao aeroporto Sant’Ana.

fonte/foto/GazetaDoPovo
Enhanced by Zemanta

AVIÃO COLIDE COM UM VOLVO XC 60 E O "SUV" VENCE


Os passageiros desse Volvo XC60 não estavam esperando nada fora do normal enquanto saíam de um aeródromo próximo a Londres ontem à tarde. Mas o piloto de um pequeno monomotor AT3, de algum modo, atingiu o SUV ao aterrissar.

O piloto se machucou gravemente, e seu avião ficou quase completamente destruído, mas os passageiros do Volvo são exemplos vivos da fama dos Volvo de carros seguros: saíram do acidente sem um arranhão.

Por sorte, uma brigada de incêndio estava trabalhando em uma corrida de arrancada que acontecia por perto, então puderam correr para apagar o incêndio que se seguiu. O chefe da estação, Len Cleary, disse ao Daily Mail que os passageiros do Volvo conseguiram remover o piloto do avião antes que o cockpit fosse engolido pelas chamas.

Agora que eles passaram no teste do alce, sairam “ganhando” em um acidente com um avião ecapotaram sem matar seus ocupantes, dá para dizer que os SUVs da Volvo são mesmo muito bons.

fonte/foto/Gizmodo
Enhanced by Zemanta

AIRBUS CELEBRA COM ESTILO A NONA EDIÇÃO DA LABACE

A Airbus exibiu um ACJ318 na 9ª Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace), que é a segunda maior feira do mundo na área de aviação executiva. 

Na última quinta-feira, dia 16, a empresa celebrou a participação no evento com o grupo infantil Batucada.








“Crianças do grupo infantil Batucada posam na frente do ACJ318, na 9 ª Labace, em São Paulo”

fonte/Divulgação

LABACE 2012 BATE RECORDE DE PÚBLICO

A nona edição da Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), que terminou na última sexta-feira (17/08) em São Paulo, bateu um recorde de público: 16722 visitantes. No ano passado, foram pouco mais de 15 mil pessoas. Com isso, a Labace se consagra como a  maior feira de aviação executiva na América Latina .

Além do fluxo intenso de pessoas, a movimentação de negócios também surpreendeu os 190 expositores. Várias negociações foram iniciadas ou até mesmo concretizadas na feira, incluindo a venda de aeronaves. Ao longo de três dias, 70 aeronaves estiveram expostas no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e o evento reuniu fabricantes, empresas nacionais e estrangeiras, operadores de táxi aéreo, oficinas de manutenção, interiores, equipamentos etc.

Na abertura, na quarta-feira, a Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), organizadora da Labace, lançou a campanha “Aviação Geral Patrimônio Nacional”.  A proposta foi mostrar a importância da aviação geral para o crescimento do Brasil, pois enquanto a aviação comercial conecta pouco mais de 130 dos mais de 5.500 municípios existentes no país, a aviação geral atinge cerca de 3.500 aeródromos.

“Estamos muito contentes com o resultado da Labace este ano e animados com o crescimento do setor”, disse Eduardo Marson, presidente da ABAG. A frota da aviação geral no Brasil cresceu 6,4% de 2010 para 2011, de acordo com a segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral, lançada na Labace. A frota de jatos foi a que mais cresceu, mais de 15% em 12 meses.  A publicação mostra o crescimento da frota brasileira, divide as aeronaves por tipo, uso e ainda faz um estudo aprofundado da movimentação da aviação geral nos principais aeroportos brasileiros.

A próxima edição da Labace vai acontecer de 14 a 16 de agosto de 2013. Será a décima edição do evento. Mais informações em www.abag.org.br.


fonte/Divulgação

POWER HELICÓPTEROS VENDE EUROCOPTER EC130B4 na LABACE 2012

Um dos mais modernos modelos de helicópteros em operação no Brasil, o EC130B4 foi comercializado pela Power Helicópteros durante a Labace 2012, segunda maior feira de negócios da aviação do mundo, realizada em São Paulo nos dias 15, 16 e 17 de agosto. O helicóptero foi trazido ao Brasil especialmente para exposição na 9ª edição da Labace, no stand da Power e da Columbia Trading, empresa responsável pela importação por encomenda das aeronaves vendidas pela Power Helicópteros no país.

Por 3,85 milhões de dólares, o modelo EC130B4 da Eurocopter foi comprado por Douglas Aguiar, empresário da Brastub. Além dele, outro modelo também foi vendido no stand. Desta vez, um Robinson R66, marca da qual a Power Helicópteros é a distribuidora número 1 em vendas no mundo. O Robinson R66 irá para as mãos de um empresário do ramo da construção civil de Minas Gerais.
 

Sediada em Ribeirão Preto, a Power Helicópteros atua desde 1967 comercializando aviões e helicópteros no mercado nacional e internacional. Para trazer seus modelos ao Brasil, a empresa fechou parceria com a Columbia Trading, que criou recentemente uma área especializada nas importações por encomenda com helicópteros, pequenos e médios aviões. Juntas, as empresas oferecem a seus clientes não só aeronaves, mas toda assessoria necessária para entregá-las aos compradores, prontas para voar.



fonte/Divulgação
Enhanced by Zemanta

BOA LEITURA - OPRERAÇÃO SANTA CATARINA



 O livro com 264 páginas ilustradas, registra uma das maiores catástrofe que tingiu o Vale do Itajaí em novembro de 2008 e a gloriosa participação da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação de Santa Catarina. 

O autor é o Capitão Aviador da Polícia Militar de Santa Catarina Alessandro José Machado

A compra poderá ser feita pelo email ajmachado@hotmail.com ou no site da Editora Insular.

fonte/Divulgação

POLICIAIS FEDERAIS EM GREVE FAZEM APITAÇO NO AEROPORTO DE CONGONHAS

 SÃO PAULO - Policiais federais em greve fizeram um apitaço e distribuíram panfletos no aeroporto de Congonhas nesta terça-feira, 21, na zona sul de São Paulo. Eles chamavam a atenção para a "insegurança e o sucateamento da PF". Os grevistas reclamam também dos baixos salários, um estímulo para que muitos façam concurso em outras instituições, elevando índice de evasão.

O presidente do sindicato de São Paulo, Alexandre Santana, participará de audiência do dissídio coletivo instaurado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde desta terça-feira, 21. "Pode ser que ali saia algum acordo quanto ao corte de ponto e à manutenção de efetivo mínimo, disse.

Ele afirmou os trabalhadores não descartam um endurecimento da greve. "Ficamos conversando dois anos com o governo, demonstrando que a gente tinha paciência e estava disposto a negociar. Mas infelizmente o acordo não veio, o que deflagrou a greve. Nós podemos endurecer sim", disse.

Negociações e operação padrão
Estavam previstas para esta semana novas operações-padrão - revistas mais rigorosas que vêm causando filas nos aeroportos -, mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) proibiu a prática na última quinta-feira. O ministro Napoleão Nunes Maia Filho considerou a ação lesiva à população e concedeu liminar a pedido do governo. A multa no caso de descumprimento é de R$ 200 mil por dia para os sindicatos, e vale também para os representantes dos trabalhadores da Polícia Rodoviária Federal, que cruzaram os braços na segunda-feira.

Na última sexta-feira, o Ministério do Planejamento propôs um reajuste de 15,08% ao longo dos próximos três anos para os servidores de mais de 30 categorias em greve em todo o País. A proposta foi aceita por alguns setores, como algumas universidades federais. Outros, no entanto, como os funcionários da Polícia Federal, não concordaram e decidiram manter a paralisação.

fonte/EstadoSP
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...