Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 24, 2014

BIMOTOR CLONADO FAZ POUSO FORÇADO EM ÁREA DE LAVOURA APÓS APRESENTAR PROBLEMAS

Avião pousou em fazenda, a três quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de Sinop Um avião bimotor Embraer EMB-810 Seneca, com prefixo PT-VDO, fez um pouso forçado, nesta terça-feira à tarde, em uma área de lavoura de milho recém-colhida, ao lado do Residencial Mondrian, em Sinop, quando fazia a aproximação para pousar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo.

Conforme informações da polícia, o piloto retornava de Cuiabá e teve muita perícia, conseguindo pousar no terreno plano sem sofrer impacto e nem danificar a aeronave. Nem mesmo o trem de pouso sofreu avarias. O bimotor deverá ser retirado do local com o uso de um guincho.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por precaução, como é de praxe em acontecimentos desse tipo. O piloto, que não teve o nome divulgado, não informou qual o problema apresentado na aeronave para que fizesse o pouso forçado. Ele não portava nenhum documento do Seneca e foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos.

A Polícia Civil re…

TAP ESPERA REGULARIZAR HOJE FLUXO DE PASSAGEIROS PARA O NORDESTE BRASILEIRO

Fontes da TAP Portugal disseram ao ‘NewsAvia’ que a companhia espera normalizar no dia de hoje o tráfego de passageiros com destino aos aeroportos do Natal (Rio Grande do Norte) e de Fortaleza (Ceará), atrasados devido a uma intervenção mais demorada dos seus serviços de Manutenção e Engenharia num dos aviões Airbus A330-200.
Ontem a companhia alugou um aparelho Boeing 767-300 (CS-TRW) à EuroAtlantic Airways (EAA) que fez um voo para Fortaleza (TP31) e hoje voltará a haver voos para Fortaleza e para Natal, prevendo-se que dessa forma o tráfego possa ser normalizado, com a ajuda dos passageiros que aceitem fazer escala noutros aeroportos. Se for necessário a TAP voltará a recorrer à utilização de equipamento da EAA, estando um avião desta companhia disponível para qualquer voo transatlântico.
Como tem sido referido insistentemente a frota da TAP está muito curta, em termos de aviões face às rotas que a companhia tem, não obstante a recente aquisição de aviões, pelo que qua…

CENIPA COMEÇA A APURAR QUEDA DE HELICÓPTERO EM FAMA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começou apurar no domingo as circunstâncias da queda do helicóptero prefixo PR-CIG, na represa de Furnas, em Fama, no Sul de Minas. No acidente, duas pessoas morreram. Há suspeita de que a aeronave, que é registrada para uso particular, estivesse fazendo voo panorâmico pago, o que se configura em infração. O piloto Bruno Abtibol de Andrade, de 34 anos, que abandonou o local do acidente e depois se apresentou à polícia, prestou depoimento na madrugada de ontem na delegacia de plantão da Polícia Civil em Varginha, e foi liberado. 
De acordo com o major Raphael Vargas Vilar, do Cenipa, somente aeronave com registro para operações comerciais pode realizar voos panorâmicos pagos. Vilar, que chegou ontem à tarde no local do acidente, disse que inicialmente vai colher evidências, que inclui depoimentos de testemunhas, para em seguida analisar quais foram as circunstâncias do voo e a queda. Nos próximos dias…

SETOR AERONÁUTICO É APOSTA DE INDÚSTRIA DO GRANDE ABC

Buscar se fortalecer em outras áreas de atuação, para reduzir a dependência dos resultados do setor automotivo, é o caminho de muitas empresas da região, em meio ao cenário das vendas retraídas de veículos. Esse tem sido o foco da Serra do Brasil, fabricante de dispositivos e máquinas para soldagem, com sede em São Bernardo, que tem procurado ganhar presença na indústria aeronáutica, com projetos de engenharia, ferramentas e peças para a montagem de aeronaves.  Filial da multinacional espanhola Aernnova, a empresa, que tem fábrica no bairro Pauliceia, tem se preparado para crescer no segmento aeroespacial. No início deste ano, se transferiu para imóvel duas vezes maior do que o anterior (que ficava nas proximidades do atual), e que conta com 5.000 m² de terreno, com 2.600 m² de piso de fábrica, mais 600 m² de salas de escritório, com investimento de R$ 3 milhões.
A companhia já é tradicional no fornecimento de máquinas para soldagem de componentes automotores. Tem, entre …

PILOTOS DE AVIÃO DE CAMPANHA DE JANETE RIVA ESTÃO DESAPARECIOS EM MATO GROSSO

A Polícia Civil de Mato Grosso suspeita que traficantes internacionais de drogas sejam responsáveis pelo desaparecimento, no último sábado (20), do avião usado na campanha eleitoral por Janete Riva (PSD), candidata ao governo do Estado.
Desde o desaparecimento a polícia não tem informações sobre a localização da aeronave e de seus pilotos. A principal hipótese é que o avião tenha sido roubado do aeroporto de Pontes e Lacerda (a 359 km de Cuiabá) para ser utilizado no tráfico internacional de drogas.
O delegado José Gadioli, que apura o caso, está em contato com a polícia da Bolívia porque o país vizinho é o destino mais provável da aeronave. De acordo com a polícia, o avião tinha combustível suficiente para chegar até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde há outro ponto de abastecimento. O delegado afirmou à Folha que pedirá auxílio da FAB (Força Aérea Brasileira) nas buscas. Uma equipe especializada em ações na fronteira também atua na região.
A FAB informou que no caso…

HÁ TRÊS MESES EM ÓRBITA, NANOSSATÉLITE BRASILEIRO FUNCIONA COMO PROGRAMADO

Lançado ao espaço há três meses, o NanosatC-Br1 – primeiro cubesat nacional - opera como programado transmitindo dados para estações localizadas em Santa Maria (RS) e São José dos Campos (SP).
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade de Santa Maria (UFSM), com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB), o cubesat leva a bordo instrumentos para o estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico.
“Já temos uma quantidade de dados razoável das cargas úteis e da plataforma. Muitos ensinamentos estão sendo extraídos por meio da operação do NanosatC-Br1, do seu comportamento e performance que serão utilizados em futuros satélites desta classe”, diz o pesquisador do Inpe, Otávio Durão.
Além de testar circuitos integrados resistentes à radiação projetados no Brasil, para utilização em futuras missões de satélites nacionais, a c…