sábado, 9 de outubro de 2010

NOTA OFICIAL (2) - ACIDENTE PLANADOR DA AFA


 
O Comando da Aeronáutica informa que as buscas pelo Cadete Aviador Gabriel Blanco Vázquez foram encerradas ao anoitecer de hoje. Ao nascer do sol de amanhã, um Helicóptero H-50 Esquilo e equipes de resgate recomeçarão a operação.

O Cadete Blanco estava no Planador do tipo TZ-23 Super Blanik, matrícula FAB 8074, que se acidentou na manhã de hoje, durante uma missão de treinamento, na área de instrução do Clube de Voo-a-Vela da Academia da Força Aérea (AFA).


Brasília, 09 de outubro de 2010.


Marcelo Kanitz Damasceno - Coronel Aviador

Chefe interino do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

fonte/ AFA / CECOMSAER

NOTA OFICIAL DA FAB - ACIDENTE COM PLANADAOR DA AFA


O Comando da Aeronáutica lamenta informar o acidente aeronáutico ocorrido hoje, dia 09 de outubro de 2010, por volta das 08h30min com o Planador do tipo TZ-23 Super Blanik, matrícula FAB 8074.

O acidente aconteceu durante uma missão de treinamento, realizada na área de instrução do Clube de Voo-a-Vela da Academia da Força Aérea (AFA), sediada na cidade de Pirassununga (SP).

O Cadete Aviador Felipe Vieira Cristino dos Santos faleceu no momento do acidente e foi encontrado já sem sinais vitais pela equipe de resgate, que realiza, agora, buscas ao Cadete Aviador Gabriel Blanco Vázquez, ainda desaparecido. 

O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente.


Brasília, 09 de outubro de 2010.


Marcelo Kanitz Damasceno - Coronel Aviador

Chefe interino do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

FUNCIONÁRIOS E VOLUNTÁRIOS SÃO TREINADOS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Uma simulação de acidente no aeroporto de São José dos Campos ajudou a treinar voluntários e funcionários para situações de emergência. A cena foi a seguinte: um avião depois de um pouso forçado seguida de uma explosão. 20 pessoas precisam ser salvas.

Primeiro chegam as equipes de resgate do aeroporto. Minutos depois chegam os bombeiros, e ambulâncias do atendimento de emergência. O helicóptero Águia da Polícia Militar também participa da ação.

A simulação é a última etapa de um treinamento feito por 60 pessoas durante uma semana. Elas fazem parte do corpo voluntário de emergência, um grupo formado por funcionários do aeroporto e de empresas que ficam na região.

A simulação serve também para testar a rapidez dos primeiros socorros, e dos deslocamentos de ambulância e helicóptero.
 
fonte/foto/VNews 
Enhanced by Zemanta

AEROPORTO SALGADO FILHO REGISTRA ATRASOS EM MAIS DA METADE DAS PARTIDAS PROGRAMADAS

Na véspera do início do feriado prolongado, com 54,8% dos voos atrasados até as 23h de sexta-feira, o aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, era o que registrava pior situação no país. O terminal esteve fechado no começo da manhã em razão de más condições climáticas e foi reaberto às 9h15min.

Segundo a Infraero, a média de voos domésticos atrasados em todo o país, até as 23h de ontem, era de 31,1%. E a Gol detinha o maior índice: 42%. No total, eram 415 voos.

A situação teria sido agravada pela operação padrão dos funcionários da Gol no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo uma das diretoras e segunda tesoureira do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Tatiane de Paiva Ribeiro, a operação padrão iniciou por volta das 12h desta sexta-feira e se estende até a meia-noite.

A categoria protesta contra a sobrecarga de trabalho e também por não ter recebido proposta de reajuste salarial da empresa, ao contrário dos aeronautas, para os quais foi oferecido reajuste de 18% para co-pilotos e 20% para comissários e chefes de cabine.

De acordo com Tatiane, a jornada de trabalho ocorreu no ritmo que os funcionários podiam trabalhar, sem horas extras ou esforço além da capacidade de cada um.

— Estamos em ameaça de greve. A operação padrão é para a empresa estar ciente de que os funcionários podem parar a qualquer momento.

Segundo Tatiane, cerca de 400 funcionários da Gol são filiados ao sindicato de Guarulhos. Nem todos participaram da operação padrão em função do horário. Ao mesmo tempo, segundo ela, funcionários não filiados ao sindicato também integraram a operação. A categoria reivindica reajuste de 15% para este ano.

Em nota, a empresa negou que haja operação padrão de seus funcionários nos aeroportos do país. A Gol afirma que o índice de atrasos disponível no sistema da Infraero é compatível com a média da indústria e reflete o fechamento temporário de alguns aeroportos por condições climáticas adversas na madrugada e manhã de hoje.

Para minimizar o impacto e melhor atender os clientes, a companhia informou que realizou ajustes em sua malha aérea durante o dia. 

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...