sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CELEBRAÇÃO DOS 25 ANOS DOS MOTORES ROTAX JUNTOU PILOTOS E SPYDERS

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A celebrar 25 anos do motor 912, o primeiro a quatro tempos da ROTAX para a aviação ultraligeira, a fábrica voltou a promover um evento num aeródromo da Áustria, a cerca de 15 quilometros das suas instalações fabris, em Gunskirchen.

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Foi um  encontro memorável, promovido pela filial austríaca da BRP (Bombardier Recreational Products),  que juntou, em Gunskirche, na Áustria, quatro centenas de participantes, entre pilotos da aviação ligeira, de ultraleves  e de entusiásticos proprietários de Can-Am Spyder.

Nesta junção de dois eventos – o II Rotax Fly-In e o Spyder Grossglockner Challenge – assistiu-se ao encontro de dois mundos distintos (ar e terra), que em comum têm o facto de confiarem na  Rotax para locomoção dos seus veículos.

Foram cerca de  160 pilotos presentes no II Rotax Fly-In, de proveniências muito distintas e longínquas, como foi o caso dos participantes de Taiwan, Brasil, África do Sul e outros. Também houve quem jogasse em casa e outros que apenas se deslocaram dentro do continente anfitrião, como foi o caso dos alemães e britânicos presentes.

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Mais de 70 aeronaves ligeiras e ultraleves aterraram e descolaram no aeródromo de Wels durante o encontro.

Em terra, mais de 200 “spyders”, provenientes da Rússia, Ucrânia, França, Eslovénia, Alemanha e Áustria, deram cor, movimento e som (o som dos motores Rotax) àquela que é considerada uma das mais pitorescas estradas do mundo, situada nos alpes austríacos: Grossglockner High Alpine Road.

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Todos os participantes, os de terra e os do ar, tiveram oportunidade de visitar a empresa onde, na Áustria, são produzidos os motores Rotax.

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Pilotos e proprietários de ultraleves e outras aeronaves experimentais tiveram oportunidade de conhecer e falar com os engenheiros que projetam o motor mais famoso da aviação experimental: o 912. Tiveram ainda direito a algumas acções de formação em práticas de manutenção e serviço. Na visita à fabrica ficaram a saber tudo sobre o 912 Is, e ainda privaram com os pilotos de testes da Rotax, habituados a levar estes pequenos grandes motores às condições mais extremas.

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No final do evento  foram atribuídos galardões aos pilotos mais jovens e aos mais “vintage”, assim como ao piloto que efetuou a viagem mais longa para chegar ao evento.

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Sobre a BRP
A BRP é líder em design, desenvolvimento, fabrico, distribuição e promoção de veículos motorizados de recreio e de sistemas de propulsão. Do seu portfólio constam os Ski-Doo and Lynx (veículos para neve), Sea-Doo (motos de água), Can-Am todo-o-terreno e side-by-side, Can-Am Spyder, Evinrude e sistemas de propulsão Rotax para uso na água e motores Rotax para karts, motociclos e ultraleves. Fornece igualmente peças, acessórios e vestuário das marcas. A BRP está em 105 países e emprega 7.100 pessoas.

Este é um evento que se realiza de dois em dois anos. 

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fonte/foto/NewsAvia

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