sexta-feira, 13 de abril de 2012

VÍDEO - ACIDENTE EM BROA - FERNANDO DE ARRUDA BOTELHO



fonte/Jornal1a.Pagina

MONOMOTOR CAI NA ZONA RURAL DE FRANCA E MATA DOIS

Uma aeronave (ultraleve), prefixo PU-AJO, caiu no fim desta tarde em Franca e deixou dois mortos. O acidente aconteceu em uma fazenda na Rodovia Rionegro & Solimões a poucos metros do Aeroporto “Tenente Lund Presotto”. 

De acordo com a Aeroalcool, empresa fabricante da aeronave, as vítimas são o empresário Cássio Ferrari - proprietário da Master Racing - e o piloto Fabiano Ferro. Ambos são de Franca. 

A queda ocorreu em meio a um cafezal da propriedade e a comunicação foi feita por funcionários do local. Não há informações do destino que a aeronave fazia. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar já estão na fazenda, mas nada puderam fazer  para tentar salvar a vida das vítimas

fonte/Portal GCN/foto/RafaelMulinari

AVIÃO DE PEQUENO PORTE CAI E MATA EMPRESÁRIO FERNANDO DE ARRUDA BOTELHO



Propriedade rural onde avião caiu em Itirapina
(Foto: Maurício Duch)
Um avião de pequeno porte caiu em um canavial, na tarde desta sexta-feira (13), e deixou dois mortos em Itirapiba (SP), Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave sobrevoava o balneário da Represa do Broa, quando caiu e explodiu.

De acordo com os bombeiros, o empresário do ramo de aviação Fernando de Arruda Botelho e  Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Táxi Aéreo, morreram carbonizados com a queda.

Ainda segundo os bombeiros, o avião tinha acabado de decolar do aeródromo de Itirapina. Os destroços se espalharam por 200 metros. A Polícia Científica de Rio Claro está no local.
O comerciante Mário Ângelo Vieira, que mora próximo ao balneário, disse que foi possível perceber o momento da explosão da aeronave. “Apesar de ser uma avião pequeno, da minha casa eu consegui ouvir o barulho da explosão” contou.

Com as chamas, o canavial também acabou incendiado. Caminhões pipa e dos bombeiros foram até o local para apagar o fogo.

Réplica do Demoiselle
O empresário Fernando de Arruda Botelho é conhecido por sua paixão pela aviação. Seu último projeto foi construir uma réplica do avião Demoiselle de Santos Dumont. Ele era casado com Rosana Camargo de Arruda Botelho, herdeira do grupo Camargo Corrêa, do qual o empresário também era acionista.

O grupo Camargo Corrêa divulgou uma nota lamentando o acidente e a morte de Botelho e Robattino. A empresa informou que vai auxiliar na investigação das causas da queda da aeronave.
 
Confira a íntegra:
Uma aeronave particular em voo local na região da cidade de São Carlos com 02 ocupantes a bordo sofreu um acidente neste dia (13/04/2012). Estavam a bordo da aeronave Fernando de Arruda Botelho, acionista do Grupo Camargo Corrêa, e Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Taxi Aéreo.
Expressamos os mais sinceros sentimentos, trabalhando em conjunto com as Autoridades competentes. Faremos o possível para auxiliar no processo de investigação, bem como assistir as famílias dos ocupantes da aeronave. 

fonte/foto/G1/Salvador Nogueira

NOTA DO GRUPO CAMARGO CORRÊA

"O Brasil perde um dos maiores empreendedores nacionais. Fernando de Arruda Botelho, acionista do Grupo Camargo Corrêa, foi vítima fatal de um acidente aéreo no início da tarde desta sexta-feira. Apaixonado por aviação e pelo Brasil, Fernando Botelho deixa um legado vasto de valorização de inúmeras conquistas brasileiras, as quais divulgou e promoveu internacionalmente."


ATUALIZADO



Um avião T-28 Trojan (foto acima/Cavok) de pequeno porte caiu no início da tarde desta sexta-feira (13) em um canavial próximo ao Aeródromo Doutor José Augusto de Oliveira Botelho no Broa.
O avião era pilotado por Fernando Arruda Botelho e ao lado estava Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Taxi Aéreo. Ambos morreram carbonizados.
O Corpo de Bombeiros de São Carlos foi acionado e apagou as chamas que destruiram a aeronave que agora passará por uma perícia técnica para averiguar as possíveis causas do acidente. A hipótese é que uma pane mecânica tenha derrubado o avião.
O incêndio também atingiu o canavial ao lado e equipes da Brigada de Incêndio estão combatendo as chamas.
Rapidamente as entradas de acesso em terra foram fechadas pela Polícia Militar e por funcionários da fazenda. O acesso da imprensa ao local do acidente não foi autorizada.
Fernando era um dos empresários mais influentes do país. Ele era conhecido por sua paixão pela aviação. Ele era casado com Rosana Camargo de Arruda Botelho, herdeira do Grupo Camargo Corrêa e tinha três filhos.
Sobre o T-28
O T-28 foi operado por Forças Armadas de diversos países, inclusive pela Marinha Brasileira. A aeronave era utilizada em porta-aviões e para treinamento de militares, chegando, inclusive, a ser empregada em conflitos armados.

No meio da tarde a Camargo Corrêa divulgou uma nota lamentando o ocorrido. Acompanhe na íntegra:

Uma aeronave particular em voo local na região da cidade de São Carlos com 02 ocupantes a bordo sofreu um acidente neste dia (13/04/2012). Estavam a bordo da aeronave Fernando de Arruda Botelho, acionista do Grupo Camargo Corrêa, e Sérgio Luiz Robattino, piloto da Morro Vermelho Taxi Aéreo.
Expressamos os mais sinceros sentimentos, trabalhando em conjunto com as Autoridades competentes. Faremos o possível para auxiliar no processo de investigação, bem como assistir as famílias dos ocupantes da aeronave.



fonte/SaoCarlosAgora


Enhanced by Zemanta

INCIDENTE COM BOEING DA COPA AIRLINES EM PORTO ALEGRE NO DIA 12 DE ABRIL

Vista do Pátio de Aeronaves do Aeroporto Inter... (Photo credit: Wikipedia)
Um Boeing 737-700, matrícula HP-1373CMP, da Copa Airlines, realizando o voo CM-821 (dep abril 12) de Panamy City (Panamá) para Porto Alegre, RS (Brasil), abortou a aproximação para a pista 11 do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, devido a uma assimetria dos flaps e realizou espera para executar os procedimentos da flaha.

A tripulação não conseguiu resolver o problema e decidiu pousar com flaps a 15 graus. A aeronave pousou na pista 11 quarenta minutos após abortar  a primeira aproximação em velocidade maior que a normal.

A aeronave só regressou cerca de 5 horas após o desembarque e chegou a Cidade do Panamá com um atraso de 4 horas.

fonte/AvHerald

Enhanced by Zemanta

ACIDENTE COM MONOMOTOR NA AUSTRÁLIA




O piloto de um M20J/201 Mooney, prefixo VH-NFP,  estava realizando um vôo de teste para comprar a aeronve e após aguns loops ao redor do aeroporto foi obrigado a relizar um pouso forçado no Aeroporto de Yarrawonga (YYWG), Victoria.

O avião monomotor pousou sem seu trem de pouso e percorreu cerca de 200m ao longo da pista.

Polícia, bombeiros e paramédicos atenderam à ocorrência, porem não houve feridos.

fnte/foto/Bordermail

ACIDENTE DE BALÃO EM YORKSHIRE



Um balão de ar quente da operadora Ballon Rides  caiu em uma linha de energia de 66 mil volts em North Yorkshire, esta manhã.

O acidente aconteceu por volta das 08h50 no West Haddlesey, perto de Selby. Um piloto e nove passageiros que estavam a bordo sobreviveram sem nehum ferimento.

fonte/foto/Yorkpress

PILOTOS DA SATA INTERNACIONAL CONVOCAM GREVE DE NOVE DIAS

SATA A310 CS-TGU(Photo credit: caribb)
Os pilotos da SATA Internacional decidiram hoje, "por unanimidade", convocar uma greve de nove dias, repartidas em três períodos de três dias cada, começando a 27 de abril e terminando a 20 de maio.
Em comunicado, os pilotos afirmam que "o primeiro período de greve está previsto para os próximos dias 27, 28 e 29 de abril, o segundo para 11, 12 e 13 de maio e o último para os dias 18, 19 e 20 de maio" e ressalvam que "os períodos de greve mencionados só se concretizarão se, até ao seu início, os assuntos que fundamentam esta deliberação não estiverem totalmente resolvidos de forma considerada satisfatória para os pilotos da SATA Internacional".

Em causa está, acrescenta o comunicado, o facto de a administração da empresa "estar com uma atitude inqualificável de desprezo pelos compromissos que assume, nomeadamente o atraso "após uma reunião de dois dias realizada com os Pilotos, na qual a Administração se comprometeu a lavrar por escrito o acordo alcançado, nada ter sido entregue ao SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil na data combinada, ou seja, dia 14 de Março".

Os pilotos aguardaram o envio do acordo, mas afirmam que "a administração nem sequer deu uma justificação para a quebra do compromisso e numa atitude de desconsideração fez chegar ao SPAC uma hora antes da Assembleia de hoje um documento que pouco ou nada tinha a ver com aquilo que havia sido acordado na reunião de março".

De acordo com o texto enviado às redações, os pilotos exigem que a administração "seja clara e séria quanto ao futuro da empresa, à organização da sua operação, à manutenção dos postos de trabalho e à adopção de políticas salariais em consonância com a as suas congéneres nacionais.
 
fonte/Lusa/AO Online
_____________
Enhanced by Zemanta

MATUPÁ RECEBE HOMENAGEM DURANTE EVENTO DE ANIVERSÁRIO DA BASE AÉREA DO CACHIMBO

O Campo de Provas Brigadeiro Veloso foi criado em abril de 1983, de lá para cá são 29 anos de história.

A base área localizada na Serra do Cachimbo é uma das mais importantes do país e é responsável pelo auxílio ao monitoramento do espaço aéreo brasileiro e também pelo treinamento de soldados que integram a Força Aérea Brasileira.

Nesta semana aconteceu a comemoração dos 29 anos, uma programação alusiva de aniversário foi montada pelos militares do Campo de Provas. O Tenente Coronel Sandro Francalassi é o atual diretor da Base de Cachimbo e recebeu todos os convidados durante a programação.

O secretário de indústria e comércio de Matupá, Luiz Rogério Mena, esteve representando o prefeito e recebeu a honra do mérito em nome de Matupá pela parceria do município com as programações da aeronáutica.

Após a formação dos militares e apresentações a programação se encerrou com a certeza de que ao sul do Pará, na entrada da Amazônia existe um espaço fundado há 29 anos e que é muito importante para a segurança do país.

fonte/ExpressoMT/FAB
Enhanced by Zemanta

FAB ABRE 140 VAGAS PARA ÁREAS DE SAÚDE E ENGENHARIA


A Força Aérea Brasileira abriu concurso público com 140 oportunidades de nível superior para ingresso nos quadros de oficiais de Saúde e Engenharia da Aeronáutica. Os aprovados realizarão o Curso de Adaptação Militar no CIAAR, em Belo Horizonte, com duração de 17 semanas a partir de 28 de janeiro de 2013. 

Para a área de saúde são destinados 109 postos para médicos (anestesiologista, cirurgião-geral, clínico, ginecologista, neurologista, pediatra, radiologista, entre outros), dentistas e farmacêuticos. Já para os engenheiros são 37 vagas nas especialidades civil, eletrônica, elétrica, cartográfica, computação, metalúrgica, química, telecomunicações mecânica.

A seleção será composta por provas escritas no dia 17 de junho, além de exames de saúde, avaliação psicológica e condicionamento físico. Os profissionais de saúde ainda realizarão prova prático-oral.
Interessados devem se inscrever de 11 de abril a 10 de maio, pelo site www.ciaar.com.br. A taxa de participação custa R$ 120. Não poderão concorrer aqueles que completarem 36 anos até 31 de dezembro de 2012.

fonte/FAB/TribunaDoNorte

CAMPO DE MARTE VAI CORTAR 8 MIL ÁRVORES POR RISCOS DE ACIDENTE


A Infraero, estatal que administra os aeroportos brasileiros, vai cortar 8.321 árvores da área verde do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo, e terá que replantar o mesmo número de exemplares em outras áreas dentro do próprio aeroporto. O motivo da remoção, segundo o órgão, é garantir a segurança dos voos, hoje comprometida em razão de as árvores bloquearem a visão que os controladores têm da pista. (Veja mapa acima)

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, que autorizou o manejo, afirma que recebeu relatórios de segurança de voo encaminhados pelo Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) dando conta da iminência de acidentes, “especialmente com risco de vida”, informou a pasta.

O Campo de Marte é uma das poucas extensões de área verde na região, próxima à Marginal Tietê. A maioria dos cortes será de espécies exóticas e outras nativas de baixa relevância ambiental, como maricás. O reflorestamento terá que ser feito com espécies nativas de Mata Atlântica, segundo determinação da Secretaria do Verde.

O remanejamento afetará 11,60% da área verde do aeroporto, de acordo com a Infraero. A estatal e a Secretaria do Verde informaram que existem áreas verdes vizinhas à pista, mas distantes da torre de controle, que serão usadas para o plantio de mais exemplares.

Outras áreas do próprio aeroporto poderão ser necessárias para a Infraero conseguir replantar os 8.321 mil exemplares. O terreno tem hoje áreas que abrigam campos de futebol e um pátio usado pela Prefeitura para estacionamento de carros alegóricos que participam dos desfiles de carnaval.
O tamanho total do Campo de Marte é 2 milhões de m².

Área sob disputaA área do aeroporto é uma disputa judicial antiga entre a Prefeitura de São Paulo e a União. O caso chegou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que no ano passado decidiu que o terreno pertence à Prefeitura. A União recorreu, e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal, onde tramita.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) chegou a anunciar um projeto para a área prevendo o uso da Avenida Olavo Fontoura e de parte do Campo de Marte para a ampliação do Parque Anhembi. Tudo isso mantendo o funcionamento da pista de voo. O projeto está parado enquanto o imbróglio judicial não é resolvido.

Metade da área do Campo de Marte é administrada pela Infraero. É onde funcionam os hangares, as pistas e o Aeroclube de São Paulo. O restante está entregue ao Ministério da Defesa e abriga instalações da Aeronáutica.

O Campo de Marte é o quinto aeroporto brasileiro em número de operações e funciona exclusivamente para a aviação geral, executiva, táxi aéreo e escolas de pilotagem como o Aeroclube de São Paulo. Lá se encontra baseado também todo o grupamento aéreo da PM e da Polícia Civil.

fonte/G1
Enhanced by Zemanta

GREVE FAZ IBÉRIA CANCELAR VOO COM DESTINO A SÃO PAULO

A companhia aérea espanhola Iberia cancelou 121 voos programados para esta sexta-feira - sendo um deles com destino a São Paulo -, no segundo dia da greve de seus pilotos em protesto pela criação da filial de baixo custo Iberia Express. 

Com esses cancelamentos, a empresa opera 64% dos 333 voos programados para hoje. 

O sindicato de pilotos Sepla convocou 30 jornadas de greve, que começaram em 9 de abril e vão acontecer em todas as segundas e sextas-feiras até 20 de julho, em protesto contra a criação da filial de baixo custo que começou a operar em 25 de março. 

Os pilotos já levaram a cabo 12 jornadas de greve em dezembro, janeiro e fevereiro, que representaram à companhia a perda de 36 milhões de euros, ou seja, 3 milhões por cada dia de paralisação. 

O Sepla decidiu convocar um novo ciclo de jornadas de greve na Iberia depois de não ter chegado a um acordo com a companhia. 

fonte/EFE/FolhaSP

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...