terça-feira, 24 de junho de 2014

JATO EXECUTIVO DA GLOBAL AVIATION DESAPARECE EM CAMARÕES


As autoridades aeronáuticas dos Camarões informaram ontem à noite que serão retomadas nesta manhã de quarta-feira, dia 25 de Junho, as buscas para encontrar a jato executivo que desapareceu na madrugada de terça-feira, dia 24 de Junho, nos céus do país, quando voava de Kano, na Nigéria, para Libreville, no Gabão, com uma escala técnica em Douala, nos Camarões.

O aparelho, com lotação para quatro pessoas, pertence à companhia de aviação executiva norte-americana Global Aviation, e viajava apenas com um piloto a bordo. O último contacto com a torre de controlo do aeroporto da capital camaroense aconteceu cerca das 23h30 locais de segunda-feira, dia 23 de Junho.

A zona onde navegava o avião é de intensa floresta, junto ao litoral, onde em 19 de Junho de 2010 desapareceu também um avião com 11 pessoas a bordo. Até hoje, passados quatro anos, não se conhece o destino do avião, nem o paradeiros dos ocupantes, que se supõe tenham morrido num eventual desastre.

fonte/NewsAvia

AMELIA PROJECT


AIRBUS A310 SOFRE ATAQUE DE METRALHADORA NO PAQUISTÃO, UM MORTO


Estão suspensas todas as operações no Aeroporto Bacha Khan, em Peshawar, no Paquistão, após um ataque a um avião Airbus A310, em que morreu uma passageira e ficaram outras três pessoas feridas. O ataque foi orientado por homens armados de fora do aeroporto e ocorreu pelas 15h35 locais.

O Airbus A310-300, da Pakistan International, registro AP-BGN, realizando o voo PK-756, tinha acabado de aterrar e era procedente de Riade, na Arábia Saudita. A polícia disse que se tratou de um ataque terrorista e que cerca de uma dúzia de balas perfuraram o avião, a bordo do qual viajavam 176 passageiros e mais 12 tripulantes. Os números estão sujeitos a confirmação.

As primeiras informações são um pouco confusas, mas fontes da companhia aérea disseram aos jornalistas e estações de televisão que à volta do aeroporto estão posicionados muitos terroristas. Estas instalações são também muito utilizadas por aviões da Força Aérea Paquistanesa.

As últimas notícias que chegam indicam que uma comissária de bordo, Ijaz Shah, tem três balas alojadas no corpo e está neste momento a ser operada num hospital de Peshawar. O comandante teria sido atingido de raspão por uma das balas e uma criança de nove anos também é reportada como estando entre a vida e a morte. Um dos motores do avião foi atingido pelo fogo das metralhadoras e se incendiado, incêndio que foi prontamente apagado pelos bombeiros do aeroporto.

Testemunhas no aeroporto disseram que o avião começou a ser metralhado com armas do tipo AK-47 cerca de dois minutos antes de pousar, a cerca de 300 metros de altitude. Responsáveis pela companhia, não obstante o momento de pânico que se viveu, destacaram o grande sangue frio da tripulação que conseguiu aterrar a aeronave em segurança, e numa ocasião em que, supostamente, o comandante estava ferido.

fonte/NewsAvia

AVIÃO DA SELEÇÃO DA ESPANHA É ATINGIDO POR RAIO EM VOO DE VOLTA A MADRI


A seleção da Espanha não vive boa fase. Após a eliminação ainda na primeira fase da Copa do Mundo 2014 no Brasil, os jogadores passaram por um incidente assustador. Segundo o periódico espanhol AS, o avião foi atingido por um raio pouco tempo antes de aterrissar no aeroporto Adolfo Suárez, em Madrid, nesta terça-feira (24).

O incidente aconteceu às 12h (7h no horário de Brasília). Ainda de acordo com a publicação, o avião foi atingido do lado direito e houve um som similar ao de uma explosão. 

Os atletas ficaram assustados com o barulho, mas foram tranquilizados pelo piloto que informou a situação. Apenas os jogadores Piqué, Fábregas e Diego Costa não estavam na aeronave porque decidiram esticar as férias no Brasil.

fonte/Correio24horas

GREVE DOS CONTROLADORES DE VOO NA FRANÇA CANCELA DOIS VOOS DA TAP PARA PARIS


A TAP cancelou hoje dois voos que deveriam partir para Paris , um de Lisboa e outro do Porto, bem como os respectivos regressos, devido à greve dos controladores aéreos em França.

André Serpa Soares, do gabinete de comunicação e relações públicas da companhia aérea, disse que “a Direção-Geral de Aeronáutica (DGAC) de França pediu aos operadores aéreos, entre os quais a TAP, a redução de 20% da sua operação programada para hoje [terça-feira]“.

Desta forma, a empresa cancelou o voo entre Porto e Paris com partida programada para as 05h35 e o regresso, previsto para as 08h30, para além do voo a partir de Lisboa às 12h50 e o regresso, com saída da capital francesa às 16h00.

“Todos os passageiros que tinham reservas válidas para estes voos cancelados serão protegidos nos voos seguintes que a TAP realizará, estando a companhia a proceder à alteração de equipamentos para aumentar a capacidade de lugares de forma a acomodar todos os passageiros que são afectados por estes cancelamentos”, acrescentou André Serpa Soares.

O porta-voz da TAP sublinhou que a companhia aérea vai continuar a acompanhar a situação e que todas as acções que sejam tomadas serão sempre “de acordo com as instruções da Direcção-Geral de Aeronáutica francesa”.

Em comunicado, a DGAC de França anunciou ter pedido às companhias aéreas reduções de 20% dos voos a partir dos aeroportos de Lyon, Marselha, Toulouse e Bordéus, bem como igual redução em direcção ao sul de França, Espanha, Portugal, Marrocos, Tunísia e Argélia a partir de Paris.
“Outras informações seguir-se-ão para o dia de quarta-feira, 25 de Junho”, acrescentou aquela autoridade em relação à anunciada greve, que se prolongará até ao próximo domingo.

fonte/NewsAvia

VÍRUS DA PÓLIO É ENCONTRADO EM ESGOTO DO AEROPORTO DE VIRACOPOS

O vírus da pólio foi encontrado em amostra de esgoto perto de São Paulo, mas até o momento não foi registrado nenhum caso da doença em humanos, informou nesta segunda-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O vírus que foi encontrado em amostras coletadas em março no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é similar a uma cepa recentemente isolada de um caso na Guiné Equatorial, segundo a OMS.

"O vírus só foi detectado no esgoto.Até o momento nenhum caso de paralisia por pólio foi registrado", informou a entidade em um comunicado.

A poliomielite ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em questão de horas. Não há cura para a doença, que pode ser evitada com a vacinação.

A última campanha nacional de imunização contra a pólio no Brasil foi realizada há um ano, e a cobertura no Estado de São Paulo superou 95%, assinalou a OMS, acrescentado: "A elevada imunidade parece ter evitado a transmissão."

A agência da ONU disse que o risco de o vírus da pólio encontrado no Brasil se espalhar internacionalmente é "muito baixo", enquanto na Guiné Equatorial é "alto".

A pólio é considerada erradicada do Brasil desde 1989 e o continente americano foi declarado livre de pólio em 1991, de acordo com a OMS, que mantém uma campanha mundial para erradicar a doença.

fonte/Terra

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...